You are on page 1of 21

CARGA HORÁRIA: 90 horas

PROFESSORAS: Ronice Müller ,
Aline Lemos Pizzio e Ana Regina
TUTORA: Renata Rodrigues

Antes do 1º encontro presencial –
4 de maio à 15 de maio

1. Ver DVD no AVEA;
2. Ver as unidades 1 a 4 no AVEA;
3. Ler texto-base da disciplina de LIBRAS I;
4. Ver hipermídia.

INÍCIO DA DISCIPLINA DE LIBRAS 1 NO AVEA – 01/05

.

DIA 17 DE MAIO domingo MANHÃ – VC 1 – PRESENCIAL DE LIBRAS 1 CONTEÚDO: Unidades 1 e 2 TARDE – VC 2 – PRESENCIAL DE LIBRAS 1 CONTEÚDO: Unidades 3 e 4 .

6 Comparação de sinais Avaliação Até o dia do (Individual) entre 3 LS para refletir Parcial segundo encontro sobre gestualidade e presencial iconicidade Em LIBRAS 6e7 Nº. 17 Elaborar atividades Avaliação No dia do terceiro (Em grupo) sobre o conteúdo das Presencial encontro unidades 6 e 7. 4 sinais em dicionários de Avaliação Até o dia do (Individual) Libras e relacionar com Parcial segundo encontro as propriedades das presencial línguas Em LIBRAS 4 Nº. presencial . 1 Roteiro de Leitura Avaliação segundo encontro (Individual) Parcial presencial Ver arbitrariedade dos Em LIBRAS ou LP 2 Nº. CRONOGRAMA – LIBRAS I Unidade Atividade Tipo Avaliação Prazos Como enviar no (Individual. (Parcial ou AVEA em dupla ou Presencial) (LIBRAS ou em grupo) Escrita em LP) Até o dia do Em LIBRAS ou LP 1 Nº.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES .

e PEREIRA. M. a.. São Paulo. Quais os tipos de problemas encontrados nesses pacientes e qual a relação dos mesmos com a linguagem e a especialização hemisférica? Postar no AVEA em Português ou LIBRAS (Individual) – 06/06 – 23:55 .UNIDADE 1 – ATIVIDADE 1 ( AVALIAÇÃO PARCIAL) Textos de leitura obrigatória: RODRIGUES. Organização neural da linguagem. C. e PEREIRA. São Paulo. N. 1993. & KLIMA. C. Em Língua de sinais e educação do surdo. U. Roteiro para a análise: a. Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.. SBNp. LODI. C. C. Quais as contribuições que os dados encontrados em pacientes surdos lesionados cerebrais trazem para o estudo do processamento da língua de sinais? c.M. Após a leitura dos textos mencionados acima. Eds.. Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. 1993. a. Eds. E. Em Língua de sinais e educação do surdo. EMMOREY. Organização neural da língua de sinais. Moura. é possível dizer que há semelhança na representação da linguagem e na especialização hemisférica entre pessoas surdas e ouvintes? Justifique sua resposta. C. Moura. b. BELLUGI. SBNp. exemplificando as semelhanças e/ou diferenças entre esses dois grupos de indivíduos. C.M. LODI. M. K.

Postar no AVEA (Individual) – 06/06 – 23:55 . produção). expressões faciais.UNIDADE 1 – ATIVIDADE 2 Analise a figura do cérebro e. ao clicar em cada uma de suas regiões. preencha a linha com a informação sobre os aspectos da língua de sinais e de seu processamento que acessam a respectiva região cerebral (movimentos. compreensão. sinais que identificam localizações espaciais.

Porto Alegre. b. Com base nas áreas da lingüística apresentadas nas páginas 17 a 23. M.06/06 – 23:55 . de & KARNOPP.UNIDADE 2 – ATIVIDADE 3 Texto de leitura obrigatória QUADROS. Com relação aos mitos das línguas de sinais. 2004 – Capítulo 1 Roteiro para a análise: a. ilustrando com exemplos. quais destes você percebe que as pessoas em geral acreditam mais? Relate sua experiência com pelo menos dois dos mitos apresentados. R. Como as interfaces da lingüística (sociolingüística. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. psicolingüística. ArtMed. lingüística textual e análise do discurso) podem contribuir para os estudos da língua de sinais brasileira? c. L. Postar no AVEA em Português ou LIBRAS . faça a correspondência das mesmas com a língua de sinais brasileira.

sp.br/libras/anexos/cds.ines. www.feneis.dicionariolibras.sãopaulo.ines.br/libras/index.com.06/06 – 23:55 .shtml www.bussoleescolar.UNIDADE 2 – ATIVIDADE 4 ( AVALIAÇÃO PARCIAL) Visite alguns dicionários de libras disponíveis on-line para ter uma idéia da arbitrariedade dos sinais e depois comente a sua impressão relacionando com as propriedades listadas.br/dicionarios.com.com.br www.org.htm www.htm Postar no AVEA em Português ou LIBRAS (Individual) .br/hotsite/libras/ www.gov.

assim como o português. que esses gestos vocês colocavam na estrutura da língua portuguesa. Diálogo 4 B – Ah. Diálogo 5 B – Eu fico pensando. só que na língua de sinais. justificando a sua resposta: Diálogo 1 A . como os teus pais te ensinaram coisas abstratas.É mesmo?!!! Como você aprendeu a falar? A . então é o português que vocês fazem como gesto.Mas a língua de sinais é língua? Como eles ensinaram as coisas para ti? Diálogo 2 B– Como você se comunica com eles? A– Eu uso a língua de sinais brasileira. Postar no AVEA em Português ou LIBRAS . não tem nada haver com a língua portuguesa. então. eles me ensinaram todas as coisas por meio dessa língua. A – Não.. idéias.Aprendi a língua de sinais com eles e o português com vizinhos e outros parentes.Meus pais são surdos. A – Não.06/06 – 23:55 . B – Eu pensei. explicando. mas é língua de verdade mesmo? Parece gesto.UNIDADE 3 – ATIVIDADE 5 Identifique os mitos que aparecem nos diálogos a seguir. é língua.. B . A – Do mesmo jeito que os pais fazem quando ensinam as crianças. como explicar o que é certo e errado. B – Língua de sinais brasileira? Não é tudo igual no mundo inteiro? Diálogo 3 B – Eu pensei que era tudo gesto. B . Nunca imaginei que fosse uma língua. falar sobre sentimentos.

br/dicionarios.dicionariolibras. Faça uma reflexão quanto à gestualidade e sua iconicidade.masterstech-home.html www. Por exemplo. Nos dicionários das línguas de sinais brasileira. roupas e objetos em geral.htm 2. ASL e LSF.com. assim por diante. BLUSA. francesa e americana. Procure incluir na lista o máximo de sinais concretos. faça um levantamento de 10 sinais que possivelmente tiveram origem gestual.htm para traduzir os sinais elencados no inglês e procurá-los na língua de sinais americana. DINHEIRO. www.br www. flexibilizando a sua representação tratada como universal.com.bussolaescolar. Utilize novamente o dicionário virtual de português-inglês disponível on-line: http://www.bussolaescolar.com.br/dicionarios. sinais que representem alimentos. BANANA.Faça uma lista dos 10 sinais eleitos que estejam disponíveis nas três línguas.06/06 – 23:55 . Postar no AVEA em LIBRAS (Individual) . LIBRAS.com/ASLDict. ou seja.UNIDADE 4 – ATIVIDADE 6 ( AVALIAÇÃO PARCIAL) 1.

UNIDADE 7 – ATIVIDADE 15 Assista a filmagem sobre o cérebro e o processamento da língua de sinais no DVD de Libras I e identifique a utilização da flexão de pessoa. número. grau e aspecto. Postar no AVEA em LIBRAS – 07/06 – 23:55 .

UNIDADE 7 – ATIVIDADE 16 Assista a filmagem sobre as propriedades das línguas de sinais e sobre os mitos no DVD de Libras I e identifique a utilização os diversos verbos existentes. com concordância. espaciais e manuais. classificando-os em simples. Postar no AVEA em LIBRAS – 07 /06 – 23:55 .

Parecer Descritivo 20% Realizado pelos tutores sobre o desempenho de cada aluno e desenvolvimento das atividades. Trabalho Final (atividade 20% Atividade avaliada pelos 17) tutores. Prova Presencial 31% Atividade avaliada pelos tutores. TOTAL 100% . TABELA DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ATIVIDADE PONTOS AVALIAÇÃO Atividades de Avaliação 29% Atividades avaliadas pelos Parcial tutores.

Interesse/ Participação 6. Fóruns de discussão 3. PARECER DESCRITIVO – RAE – 20% 1. Freqüência 4. Pontualidade 5. Atividades Parciais e Presenciais PROVA PRESENCIAL – 20/06 . Atividades opcionais 2.

AVISOS GERAIS .

• Atividades Complementares: 210h (dúvidas dos alunos da USP).org). . porém não chegará ao pólo. • Entrega dos dvd’s (provavelmente não enviarão mais). • Abaixo-assinado pela regulamentação do ILS (febrapils@febrapils.• Curso de ELIS na UFG – turma III: toda segunda e quinta (18/05 a 02/07 das 17:00 às 18:40h no Campus II – UFG) – Estelita enviou e-mail a todos. • Dvd de LIBRAS I está disponível no AVEA.

• Verificar se os alunos estão recebendo por e-mail as postagens do AVEA. .• Mudanças no calendário. • III ENELL – Critérios para interpretar no evento e nome de quem tem interesse para interpretar. • Dia de atendimento da tutoria no pólo. • Faltas.

• Fechamento das disciplinas: MORFOLOGIA e LA -28/05. • Novidades no mundo da LIBRAS que são divulgados no Fórum pelos tutores e coordenadores do LL serão disponibilizados para os alunos do pólo no AVEA.• Verificar quem ficou de DP ou Recuperação. • Livros em promoção (postados no AVEA). .

BOM TRABALHO! .