You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Pedro Henrique de Castro Gomes

Trabalho da Disciplina: Fundamentos em Gestão de Projetos,
Tutor: Prof. Carlos Fernando da Rocha Santos

Rio de Janeiro
2017

Na primeira seção. no final do ano de 2000. é citada a captação de investimento externo de U$ 26 milhões. os autores apresentam uma visão da evolução geral dos negócios da empresa. O artigo é iniciado realizando um breve histórico da empresa. de grande repercussão fora da empresa e que teve como principal objetivo responder à seguinte questão: “Os gerentes são importantes?”. no ano de 2000 é feita uma parceria do Google com as empresas AOL e Yahoo. como a contratação do ex-presidente da Novell como um dos diretores da empresa. e a obtenção do lucro liquido no valor de U$ 100 milhões. em 2001. logo após. os autores do artigo comentam que a empresa já contava no seu quadro de pessoal o expressivo número de 700 funcionários. bem como expõe uma visão geral da mesma. é descrito que em 2004 ocorreu a abertura de capital da empresa. Nesse ponto. Os autores continuam descrevendo outros fatos relevantes. é comentado pelos autores do artigo a “cultura informal” de trabalho da empresa. De acordo com os autores. é citada a fundação da empresa chamada “GooglePlex”. predecessora da empresa Google. os autores fazem referencia ao ano de 2011. bem como é criado o projeto “ADWord”. quando . em relação ao lucro líquido da companhia. em que os gerentes e nem uma estrutura hierárquica formal eram valorizados. ocorrida em 1999 e. Estudo de Caso CASO: Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes São importantes? Os autores do artigo (David A. Em seguida. Logo após. iniciado em janeiro de 2010 e que se estendeu até o início do ano de 2012. Na continuação do artigo. em 1998. no estado da Califórnia. com a criação da ação “GOOG. fator que permitiu com que a empresa alcançasse em 2001 seus primeiros resultados positivos. já em 2002. Nesse ponto. Garvin. Alison Berkley Wagonfeld e Liz Kind) fazem uma análise sobre um projeto realizado pela empresa Google. denominado Projeto Oxigênio. é mencionada a fundação da empresa.” que teve como resultado a captação de aproximadamente U$ 2 bilhões. Logo após. por dois alunos de doutorado da universidade de StanFord.

Em 2007. a empresa era formada basicamente por engenheiros. É comentado que a empresa atuava em diversos projetos. segundo os autores. bem como é mencionado o valor total da empresa.o lucro liquido da empresa alcançou a cifra de 10 bilhões de dólares.000 funcionários. no intuito de eliminar a parcialidade na tomada de decisões. No inicio do funcionamento da área. Nesse ponto. Finalmente. é citado pelos autores a contratação do analista Setty. a partir da sua criação. que passou a ter 35. Na próxima seção é feita uma descrição da área de “Operações de Pessoal” da empresa. é feita uma descrição da organização e da cultura de pessoas adotada pela empresa. contando agora com 5. a mesma se concentrava no trabalho de rastreamento de dados dos funcionários para criar um melhor ambiente de trabalho. Entretanto. comparando em especial os anos de 2002 e 2012. A partir daí. com uma estrutura hierárquica plana. os autores do artigo mencionam que é determinação da área de “Análises de Pessoal” que todas as decisões da empresa devem ser apoiadas por análises de dados. no ano de 2012. o que contribuía para que os gerentes fossem mal vistos. bem como determinar o nível ótimo de benefícios e salários dos mesmos. Continuando o artigo. para avaliar a satisfação geral dos funcionários e a realização de processo de revisão de desempenho dos funcionários (feedback). é finalizada a descrição do histórico da empresa. para gerir a área “Análises de Pessoal”. Em 2002. Também é mencionado pelos autores que a área de operações de pessoas tinha grupos que trabalhavam próximos aos engenheiros.000 gerentes (1 gerente para 7 analistas). Também é mencionado que as decisões da empresa eram voltadas para o consenso. quais sejam: criação da Pesquisa “Googleist”. entre outros. onde é comentado que aproximadamente metade da receita do GOOGLE vinha de fora do país. Também são citados outros projetos criados pela área “Operações de Pessoal”. desde a aquisição de outras empresas. em que é exposto o crescimento da empresa. advindo da empresa Capital One. bem como na criação de novos produtos. de U$ 250 bilhões. o que contribuía para a construção de uma relação de confiança mútua. no ano 2006. é ressalvado que as decisões não deveriam ser inteiramente . o autor menciona o ano de 2012. em média). sendo que possuía um baixo número de gerentes (1 gerente para 30 analistas. dentro da diretoria “Operações de Pessoal”.

Nesse âmbito. realização de palestras feitas pelos melhores gerentes detectados para cada atributo e pesquisas de feedback anuais. ressalvando a existência do fator humano na tomada de decisões. O desenvolvimento incluía a realização de cursos online. A partir daí. cujo principal objetivo era debater a importância dos gerentes na empresa. inclusive funcionários que deixavam a empresa. ajudar os membros da equipe com o desenvolvimento da carreira e ser um bom comunicador. no início de 2010. no final de 2009 foi iniciado formalmente o projeto oxigênio. As pesquisas focadas nos oito atributos eram realizadas de forma periódica. Em 2009 é criado o grupo de trabalho PiLab. de acordo com os autores do artigo. A lista foi criada baseada na análise de desempenho desses gerentes baseado nas pesquisas googleist e de análise de desempenho . chegou-se a uma lista de 8 atributos detectados em gerentes considerados bons na empresa. Os gerentes . satisfação dos funcionários. Ressalva-se que. “Como melhorar o processo para novas contratações?” e a questão que deu início ao Projeto Oxigênio: “Os gerentes são importantes?”. expressar interesse pelo sucesso e bem-estar dos membros da equipe. dentro da área de “Análises de Pessoal”. focadas nos oito atributos. respectivamente. rotatividade. apenas um dos 8 atributos era relacionado à capacidade de conhecimento técnico do gerente. Sendo assim. destacavam-se: “Como encorajar comportamento de economia nos funcionários?”. a partir da pesquisa efetuada. o plano do projeto Oxigênio consistiu em desenvolver e apoiar os gerentes da empresa com base nos oito atributos de melhores gerentes detectados com a pesquisa PiLab. foram criadas duas listas para a análise de gerentes (bons e fracos gerentes. Desse modo. Os atributos incluíam ser um bom instrutor. dados obtidos de pesquisas de satisfação de funcionários que saíam da empresa e até baseado nos dados dos melhores gerentes eleitos anualmente pelo Google.feedback). com os dados de análise de desempenho. O projeto foi iniciado pelo grupo de trabalho PiLab realizando uma pesquisa de satisfação dos funcionários com o seus respectivos gerentes. localizados no primeiro e quarto quartil.pautadas na análise de dados. O principal objetivo do grupo era abordar questões relacionadas ao bem estar e produtividade dos funcionários. Dentre as questões iniciais do grupo.

ALISON BERKLEY. o artigo chega à conclusão de que é possível mensurar e capacitar de forma contínua as habilidades dos seus gerentes. além do programa de treinamento já existente para gerentes já alocados na empresa Google. Dessa forma. sendo que os mesmos alcançaram uma melhora na avaliação de satisfação de seus funcionários de 83% para 85%. WAGONFELD. DAVID A. Também foi observado que gerentes menos eficientes melhoraram muito com o tempo.I. [S. e comparar os resultados obtidos com os atributos do Projeto Oxigênio. De acordo com os resultados alcançados pelo projeto.LIZ.recebiam seus relatórios de feedback e eram encorajados a compartilhar os resultados com os seus funcionários. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: GARVIN. de acordo com a avaliação de desempenho e feedback realizada pelos funcionários do Google. é criada uma área para treinar novos gerentes. De acordo com os autores do artigo. em 2011. KIND.. com base nos atributos do Projeto Oxigênio. envolvendo as três principais funções do Google.Projeto Oxigênio do Google: Os Gerentes são importantes? . baseado nos 8 atributos detectados pelo Projeto Oxigênio. verificou-se que houve uma melhora no desempenho dos gerentes.]HarvardBusiness School .