You are on page 1of 4

CEJA: CENTRO DE ENSINO DE JACAREPAGUÁ

PRÉ-VESTIBULAR DISCIPLINA: QUÍMICA

PROFESSOR(A): ANA PAULA SANCHES DATA: _____/______/______

SEMANA 01: TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA; SUBSTÂNCIA E
MISTURAS

1) Considere um sistema formado por gelo, água líquida, sal e açúcar. O sal e o açúcar estão ambos
dissolvidos na água. O número de fases e o número de componentes deste sistema são,
respectivamente:
a)1 e 3 b) 2 e 3 c) 1 e 4 d) 2 e 4 e) 3 e 4

2) O fato de um sólido, nas condições ambientes, apresentar um único valor de massa específica
em toda sua extensão é suficiente para afirmar que este sólido:

Das afirmações feitas, estão CORRETAS
I. É homogêneo.
a) apenas I e II
II. É monofásico.
b) apenas I, II e III.
III. É uma solução sólida.
c) apenas II, III e IV.
IV. É uma substância simples.
d) apenas IV e V.
V. Funde a uma temperatura constante.
e) todas.

3) Das substâncias abaixo, assinale a única que NÃO é exemplo de solução verdadeira.
a) Ar atmosférico filtrado b) Vinagre
c) Água e óleo d) Álcool etílico 94oG.L.
e) Água mineral engarrafada.

4) Considere os seguintes sistemas: Os sistemas I, II e III correspondem, respectivamente, a:
a) substância simples, mistura homogênea, mistura heterogênea.
b) substância composta, mistura heterogênea, mistura
heterogênea.
c) substância composta, mistura homogênea, mistura heterogênea.
d) substância simples, mistura homogênea, mistura homogênea.
e) substância composta, mistura heterogênea, mistura homogênea.

5) Indique a alternativa falsa:
a) um sistema contendo apenas água e um pouco de açúcar forma uma mistura homogênea
b) um sistema constituído por três pedaços de ouro puro é monofásico
c) uma substância pura sempre constituirá um sistema monofásico
d) a água e o álcool etílico formam misturas homogêneas em quaisquer proporções
e) a água filtrada é uma mistura homogênea

6) Numa dose de uísque com gelo há água sólida, solução aquosa de etanol, outras substâncias
dissolvidas e vapor d’água. Esse sistema é:
a) homogêneo e constituído de uma fase.
b) homogêneo e constituído de três fases.
c) heterogêneo e constituído de duas fases
d) heterogêneo e constituído de três fases.
e) heterogêneo e constituído de quatro fases.

7) Observe os frascos I, II e III e seus conteúdos indicados abaixo:

Excluindo-se o recipiente e o ar atmosférico. areia e açúcar. IV e V 13) Considere um sistema formado por água + álcool + granito. II e IV d) II. água e óleo de cozinha. de modo que o açúcar e o cloreto de sódio sejam totalmente solubilizados e que ainda restem alguns cubos de gelo. II.Juntando-se sob agitação os conteúdos desses três frascos. . III e V e) II. “Gelo seco” e Diamante são. monofásico b) homogêneo. respectivamente. nessa ordem. b) mistura heterogênea c) mistura homogênea d) substância composta e) um elemento 12) Em cinco recipientes encontramos misturas distintas. III e V b) I e V c) II. bifásico e) heterogêneo. mistura e substância simples d) substância composta. exemplos de: a) mistura. II e III e seus componentes. III. podemos afirmar que o sistema apresenta: a) três componentes e três fases b) três componentes e duas fases c) cinco componentes e cinco fases d) cinco componentes e quatro fases e) cinco componentes e duas fases 14) Observe a representação dos sistemas I. bifásico c) heterogêneo. Em outro tubo B adicionou-se álcool etílico. substâncias simples e mistura e) substância simples. monofásico d) heterogêneo. mistura e substância composta 9) Num tubo graduado A adicionou-se água. trifásico 11) A água mineral filtrada (sem gás) é uma : a) substância pura. substância composta e substância simples c) substância composta. respectivamente: a) 3 e 3 b) 2 e 2 c) 2 e 3 d) 3 e 2 e) 1 e 1 10) Adicionando-se excesso de água à mistura formada por sal de cozinha. nessa ordem. substância simples e substância composta b) mistura. obtém-se um sistema: a) homogêneo. O número de fases nos tubos A e B são. a saber: Em quais recipientes encontramos uma mistura homogênea? a) I. resultará um sistema heterogêneo: a) bifásico com 3 componentes b) bifásico com 4 componentes c) trifásico com 5 componentes d) trifásico com 6 componentes e) tetrafásico com 6 componentes 8) Bronze. óleo de cozinha e álcool.

respectivamente. 4. e) 3. 2. podemos afirmar que correspondem. c) O derretimento das geleiras e a degradação dos alimentos no organismo são fenômenos químicos. foi submetida a processos de purificação obtendo-se. “O REFLEXO DA LUZ NAS ÁGUAS onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”. 2 e 5. 16) Quando a matéria sofre uma transformação qualquer. 3. uma solução límpida e cristalina. c) misturas homogênea e heterogênea. c) a transformação do leite em coalhada. “A CHAMA DA VELA confundia-se com o brilho nos seus olhos”. d) Orvalho. e) O derretimento das geleiras e a produção de energia solar são fenômenos físicos. 2 e 4. e) Erosão 18) A alternativa que contém um fenômeno físico observado no dia-a-dia é: a) a queima de um fósforo. b) Todas são fenômenos físicos. respectivamente: a) 3. c) 2. observava O GELO DERRETENDO em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração”. e) mistura heterogênea e substância simples. ao final do tratamento. considere-as seguintes transformações:  Derretimento das geleiras. diz-se que ela sofreu um fenômeno. Em relação às amostras de água antes e após o tratamento. Qual das situações abaixo corresponde a um fenômeno químico? a) Decomposição da matéria orgânica. quando se coloca sal de frutas em água.  Ação de um medicamento no organismo. b) o derretimento do gelo. 2 e 4.  Degradação dos alimentos no organismo. Nesse sentido. Com relação a essas transformações. 3 e 4. e) o escurecimento de um objeto de cobre. que pode ser físico ou químico. 3 e 6. c) Chuva. 17) Os sistemas naturais mantêm parte de sua regulação por meio do desencadeamento de fenômenos físicos e químicos. “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha TESOURA ENFERRUJANDO no fundo da gaveta”. a: a) substâncias composta e simples. . b) 3.  Produção de energia solar. d) A ação de um medicamento no organismo e a produção de energia solar são fenômenos físicos. é correto afirmar: a) Todas são fenômenos químicos. d) 3. “Desolado. d) o desprendimento de gás. 15) Uma amostra de água do rio Tietê. que apresentava partículas em suspensão. b) substâncias simples e composta. d) misturas heterogênea e homogênea. 19) Em quais das passagens destacadas a seguir está ocorrendo transformação química? 1. O número de fases em cada um é. b) Evaporação das águas de um lago.

b) dissolução de um comprimido efervescente em água. regressa à forma do ar. Ferver a água. Triturar o carvão para obter o carvão ativo. e. mas quando derrete e se dispersa. novamente concentrado e contraído. d) destruição da camada de ozônio. e de água torna-se novamente terra e pedras. Produção de queijo a partir do leite. b) combustão do magnésio. Enferrujamento de uma palha de aço. aquela que NÃO representa um fenômeno químico é: a) queima de uma folha de papel. Fotossíntese realizada pelas plantas. líquida. Transformação de tecido em roupas. EXCETO: a) ação do fermento sobre a massa de pão. quando se contrai e se extingue. PLATÃO. b) transmutação nuclear dos elementos químicos do material. quando congela. Aquecer uma panela de alumínio. dão geração uns aos outros de forma cíclica. essas transformações sofridas pela matéria. às fases sólida. em nível microscópico. os “quatro elementos” descritos por Platão correspondem. o ar. d) mudança na estrutura espacial formada pelos diferentes constituintes do material. a partir destes estados.Estão corretas apenas: a) 1 e 2 b) 2 e 3 c) 3 e 4 d) 2 e 4 e) 1 e 3 20) Das alternativas abaixo. torna-se água corrente. torna-se fogo. c) redistribuição de prótons entre os diferentes átomos do material. Congelamento da água. em relação àquilo a que chamamos água. estão associadas a uma: a) troca de átomos entre as diferentes moléculas do material. e deste modo. Queima de combustíveis no motor Amassar uma latinha de alumínio. e) digestão dos alimentos no organismo humano 21) Todos os fenômenos a seguir são químicos. d) formação de azinhavre em objetos de cobre. . esta torna-se bafo e ar. torna-se nuvem e nevoeiro. o ar. inversamente. 22) Primeiro. Alimento decompondo-se no lixo. c) evaporação da água dos oceanos. As transições entre elas são hoje entendidas como consequências macroscópicas de transformações sofridas pela matéria em escala microscópica. Queima de papel. c) comprimido efervescente dissolvido na água. Azedamento do leite. quando é queimado. 2011. gasosa e plasma da matéria. como nos parece. Quebrar um copo de vidro. na verdade. Corte de um bolo. Digestão de alimentos. se for ainda mais comprimido. Timeu-Crítias. Queima do carvão. 23) Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B: Coluna A: (I) fenômenos físicos (II) fenômenos químicos Coluna B: Amassar um papel. parece-nos estar a olhar para algo que se tornou pedra ou terra. mas. Do ponto de vista da ciência moderna. o fogo. e) destilação da água. e) alteração nas proporções dos diferentes isótopos de cada elemento presente no material. dos automóveis. Excetuando-se a fase de plasma. Coimbra: CECH.