You are on page 1of 4

3, 2, 1, AVANÇO de Moderna!

Turma IME/ITA – 18/11/2017
Brandeirão

I. Lista de Exercícios
Questão 1. O elétron do cátion monovalente de hélio é excitado até a segunda camada
de Bohr. Determine, em função da constante de Planck h, da massa do elétron m e do
raio de Bohr ao :
a) o raio dessa segunda órbita;
b) a energia cinética do elétron nessa órbita.
Questão 2. Átomos exóticos são definidos como átomos convencionais em que uma de
suas partículas é substituída por uma partícula de mesma carga. O muônio (Mu) foi
descoberto em 1960 e contém um antimuon, cuja massa é cerca de 199 vezes a massa
do elétron, em substituição ao próton, ambos orbitando em torno de seu centro de
massa. Considerando que o átomo muônico se comporta como o átomo de hidrogênio
de Bohr, determine:
a) a energia estacionária em função do número quântico n;
b) a energia de ionização do átomo de muônio.
Questão 3. Considere o seguinte diagrama de energia para o átomo de hidrogênio:

Determine:
a) o comprimento de onda do fóton incidente necessário para excitar o elétron do estado
fundamental até o primeiro estado excitado.
b) a série de emissão na qual figura o salto quântico regressivo da camada Q com emissão
de um fóton de 3,122 eV de energia
c) as cores das emissões visíveis associadas às duas primeiras raias Balmer-α e Balmer-β.

determine o potencial trabalho da superfície metálica. de frequências 6. iluminou-se uma superfície metálica de uma célula fotoquímica. com duas fontes de luz monocromática distintas. 2. Brandeirão – 18/11/2017 . do salto quântico X→Y. Questão 5. c) Compare e explique os resultados encontrados. Um feixe de radiação incide sobre a superfície catódica de uma placa de sódio. Questão 6.5 ∙ 1014 Hz.64 ∙ 1014 Hz. estão indicados no gráfico a seguir: Com base nos resultados encontrados. b) Calcule a energia de ionização prevista pelo modelo de Bohr. pelos dois tipos de luz. a) Calcule a energia de ionização segundo o experimento fotoelétrico descrito. A menor frequência da radiação necessária para ejetar o elétron mais externo desse metal no estado fundamental é de 6. separadamente. determine a energia. 3. compare e explique os resultados encontrados.0 ∙ 1014 Hz e 7. As energias cinéticas máximas dos elétrons arrancados do metal. absorvida ou liberada. Em uma experiência de efeito fotoelétrico. 1. AVANÇO de Moderna! Questão 4. O elétron do átomo de hidrogênio reside no orbital X esfericamente simétrico descrito pela curva (b) de seguinte distribuição radial de probabilidade: a) Sabendo que o orbital Y descrito pela curva (a) possui o mesmo número quântico principal que o orbital X.

determine: a) a variação no comprimento de onda do fóton. enquanto as outras duas estão em repouso. foi de 5000 m/s a velocidade orbital de um elétron. Em um experimento. Brandeirão – 18/11/2017 . Questão 10. Identifique o salto quântico progressivo S1→S2.67 ∙ 10−27 kg e massa do elétron: 9. Com isso. Dados: massa do próton: 1.1 ∙ 10−31 kg e a constante de Planck reduzida ћ = 1. 1. Um feixe de fótons que tem comprimento de onda igual a 6 pm é espalhado por elétrons inicialmente em repouso. absorvida ou liberada. Calcule a incerteza associada à determinação da posição do elétron nessa órbita. Se na primeira colisão entre esta partícula em movimento e a do meio ocorre um choque totalmente inelástico e posteriormente a partícula resultante daí choca-se também inelasticamente com a partícula da direita. b) a energia cinética do elétron. calcule a velocidade e a massa de repouso finais do sistema. Questão 8. em termos clássicos. Um cátion divalente de lítio está em um estado esfericamente simétrico S1 com apenas um nodo radial. Questão 7. AVANÇO de Moderna! b) Sabendo que o orbital Z possui a seguinte função de onda: 1 r − Ψ(r) = e ao 3/2 √πao Determine a energia. b) Calcule o momento angular do elétron do átomo de hidrogênio e compare com o resultado encontrado pelos postulados de Bohr. Um fóton com energia Ei sofre um espalhamento Compton sob um ângulo θ. inicialmente em repouso. medida com precisão de 0. pode ser calculado. Mostre que a energia Es do fóton espalhado é dada por Ei Es = Ei 1+( ) (1 − cos θ) me c 2 Questão 13. Calcule a velocidade de recuo de um cátion monovalente de hélio que. essa espécie transita para um estado S2. a) Calcule o momento angular do elétron de valência do carbono. Um fóton no feixe é espalhado numa direção perpendicular à direção do feixe incidente. o núcleo do átomo e. Ao absorver 17 eV de energia eletromagnética. Questão 11. dadas a massa do elétron 9. Questão 9. recebe um elétron com 𝜆𝐷𝐵 = 660 nm em sua primeira camada.1 ∙ 10−31 kg. A partícula mais à esquerda move-se a uma velocidade 𝑣𝑜 para a direita. 3. Questão 12. do salto quântico Y→Z. O momento angular do orbital do elétron é uma medida da velocidade com que esse elétron orbita.003 %. como resultado da equação de Schrödinger pela relação √l(l + 1)ћ.1 ∙ 10−34 J∙s. Três partículas com massa de repouso 𝑚𝑜 estão inicialmente alinhadas. 2. que também possui apenas um nodo radial.

t 2 ) = (12 ∙ 104 m. O professor começa a contagem do tempo quando o aluno passa por ele. Um canhão está disposto de forma a fazer um ângulo θ com o eixo x de um referencial fixo S. que se move com uma velocidade 0. 0. Posteriormente. Calcule a frequência observada por um referencial S’ que se move com velocidade v na direção positiva do eixo x do referencial S. realiza uma prova cuja duração deve ser de duas horas.9c em relação ao professor parado. 0. Um aluno. y2 . 1 ∙ 10−4 s) Qual deve ser a velocidade de um referencial S’ para que esses eventos aconteçam simultaneamente neste referencial? Questão 15. emite um sinal luminoso.9c dispara uma sonda com velocidade de 0. 2. 0. AVANÇO de Moderna! Questão 14. Brandeirão – 18/11/2017 . O estudante para de escrever quando o sinal o alcança. 3. Qual é a velocidade da sonda espacial em relação a Terra? Questão 17. 2 ∙ 10−4 s) (x2 . y1 . medida pelo relógio de pulso do professor. Determine quanto tempo o aluno teve para fazer a prova. Uma nave espacial que se afasta a Terra com velocidade 0. t1 ) = (6 ∙ 104 m. Este canhão se move com velocidade constante u nesta direção e emite um laser com luz de frequência natural f. quando do término da prova no seu referencial. 0. z1 . Questão 16. As coordenadas espaço-tempo de dois eventos medidos em um referencial S são: (x1 . z2 . 1.7c em relação a espaçonave no mesmo sentido e direção da velocidade da espaçonave.