You are on page 1of 7

1

NÃO TEMAS
Lucas 2:8-12 (NVI-PT)
8 Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante
a noite tomavam conta dos seus rebanhos.
9 E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória
do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram
aterrorizados.
10 Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes
trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o
povo:
11 Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é
Cristo, o Senhor.
12 Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em
panos e deitado numa manjedoura”.
INTRODUÇÃO
1. A expressão “não temas” aparece 365 vezes em toda a bíblia
(uma para cada dia do ano)
2. Só no evangelho de Lucas podemos encontra-la pelo menos 7
vezes
3. E cada uma das vezes em que ela aparece nos ajuda a entender
por que não precisamos temer quando nos aproximamos do
Senhor Jesus .
4. Então entendamos estas razões.
I PORQUE ELE VEM AO NOSSO ENCONTRO PARA SE
REVELAR A NÓS.
1. Uma das coisas mais tremendas do nosso relacionamento com o
Senhor é que ele é quem nos procura .
2. É ele que vem ao nosso encontro e se revela a nós.
3. Não eram os pastores que estavam buscando o Senhor , mas
era o Senhor que estava buscando os pastores.
4. Este é o sentido do natal . Jesus veio ao mundo buscar aquele
que havia se perdido . Estas foram as palavras do Senhor Jesus :

Paschoal Piragine Jr 1 19/12/2017

6. lhes nasceu o Salvador. Antes . 4. vai muito bem Com Cristo no barco tudo vai muito bem E passa o temporal Passou o temporal. vai muito bem . o toque do Senhor. Com ele sempre estaremos diante da salvação de Deus .” E todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim. 5.com/watch?v=a1pDuR8WWa4 Paschoal Piragine Jr 2 19/12/2017 . que me enviou. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria. passou o temporal Com Cristo no barco tudo vai muito bem E passa o temporal. Se o seu coração tem fome de Deus é porque ele está tocando a sua alma e buscando você. Com Cristo no barco tudo vai muito bem . II PORQUE A MENSAGEM É SEMPRE A BOA NOTÍCIA DO CÉU 10 Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. 45 Nos Profetas está escrito: “Todos serão ensinados por Deus. o chamado. o Cristo! É a mensagem . Um cântico antigo . que são para todo o povo: 11 Hoje. o Senhor. https://www. que é Cristo. com alegria. na cidade de Davi. Jesus. João 6:44-45 (NTLH) 44 Só poderão vir a mim aqueles que forem trazidos pelo Pai. aceite-o . 3. 2 Lucas 19:10 (NVI-PT) 10 Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”. 1. A mensagem dos anjos era que a salvação de Deus havia chegado 2. Por isso não tema a revelação. e eu os ressuscitarei no último dia.youtube.

3 E todos iam para a sua cidade natal. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura. e disse: “Sua filha morreu. estamos seguros. muito tempo antes de ser cumprido . Quanto tempo antes a estrela se moveu ( ela estava a anos luz de distância da terra. 7 e ela deu à luz o seu primogênito. 4 Assim. Uma nova razão porque não precisamos temer é que o Senhor. é o todo poderoso. 4. chegou alguém da casa de Jairo. III PORQUE ELE ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS. cidade de Davi. 2 Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. Não incomode mais o Mestre”. o dirigente da sinagoga. 5. com Maria. para Belém. 3 5. Há uma boa notícia de Deus para nós Jesus quer segurar a nossa mão e nos conduzir pela vida até a eternidade . Paschoal Piragine Jr 3 19/12/2017 . o nosso salvador. 5 Ele foi a fim de alistar-se. 6. a fim de alistar-se. É por isso que Jesus pode falar a Jairo. para que no tempo certo Jesus nascesse conforme as profecias na cidade de Belém . Ele tem o controle de todas as coisas em suas mãos. Cesar escreveu a Lei . 6 Enquanto estavam lá. 2. chegou o tempo de nascer o bebê. 3. E se pensarmos nos magos do oriente. que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. um pai em aflição diante da morte de sua filha: Lucas 8:49-50 (NVI-PT) 49 Enquanto Jesus ainda estava falando. José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia. Lucas 2:1-7 (NVI-PT) 1 Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. porque não havia lugar para eles na hospedaria. E não importa se há tempestade ou não se ele está em nosso barquinho . 1. mas o decreto foi de Deus. porque pertencia à casa e à linhagem de Davi.

4 50 Ouvindo isso. 5. Outra razão porque não precisamos temer é como você é importante aos olhos do pai 2. Não tenham medo. Jesus foi a mais sublime manifestação da graça para todo aquele que desejar recebe-la . porque ela não deveria temer foi que Deus havia decidido derramar a sua graça sobre Ela . A razão dada pelo anjo a Maria. tão- somente creia. vocês valem mais do que muitos pardais! 1. 6. A graça  um favor imerecido  um ato de redenção c. nenhum deles é esquecido por Deus. porque achaste graça diante de Deus. 1. separado de Deus pelos nossos pecados ii. a. e ela será curada”. Toda a obra da salvação  Tomar o nosso lugar 4. não temas. Condenados por sua justiça e santidade b. Ele está no controle do universo 7. IV PORQUE ELE DECIDIU DAR A SUA GRAÇA Lucas 1:30 (RA) 30 Mas o anjo lhe disse: Maria. Mas esta não era uma decisão exclusiva para ela ! 3. 2. Hoje você achou graça diante de Deus. Mas a graça precisa ser recebida e aceita V PORQUE PARA ELE VOCÊ É PRECIOSO Lucas 12:6-7 (NVI-PT) 6 Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo. A nossa condição i. Mas cada vez que Deus invade a nossa realidade é uma nova oportunidade da graça de Deus a nosso favor . se você deixar ele pode assumir o controle da sua vida. Eu creio que não somos capazes de entender quanto Deus nos ama e como somos importantes para ele Paschoal Piragine Jr 4 19/12/2017 . Jesus disse a Jairo: “Não tenha medo. 7 Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. 6. Por isso .

Pois ele é a nossa segurança. também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. não a conheceu. em sonho. seu esposo. dizendo: José. sendo justo e não a querendo infamar. Mas se não . e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). 9 Mas aquele que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. Ele sabe até quantos fios de cabelo você tem na cabeça 4. 25 Contudo. porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. resolveu deixá-la secretamente. filho de Davi. tua mulher. 21 Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. Por isso ele se fez carne e tomou o nosso lugar na cruz 5. Paschoal Piragine Jr 5 19/12/2017 . sem que tivessem antes coabitado. tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. 19 Mas José. Se tivermos a coragem de faze-lo Senhor e salvador de nossa vida podemos confiar no seu amor e cuidado 6. um anjo do Senhor. não temas receber Maria. Lucas 12:8-9 (NVI-PT) 8 “Eu lhes digo: Quem me confessar diante dos homens. sua mãe. E você já o confessou diante dos homens ? VI PORQUE ELE TEM PRAZER DE NOS AJUDAR A DECIDIR OS CAMINHOS DE NOSSA VIDA Mateus 1:18-25 (RA) 18 Ora. porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. achou-se grávida pelo Espírito Santo. 7. 20 Enquanto ponderava nestas coisas. neste mesmo texto Jesus nos explica que ai perderemos a nossa segurança. o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria. 5 3. 24 Despertado José do sono. eis que lhe apareceu. desposada com José. 22 Ora.

3. 2. e ele acrescenta aqui o que for necessário e ainda lhe dará o Reino de Deus como bônus. O Dilema de José 3. primeiro as coisas dele . 1. Outra razão porque não precisamos temer é porque o Senhor tem prazer em nos ajudar a decidir os caminhos da vida . 6 enquanto ela não deu à luz um filho. 1. Minhas decisões e as orientações de Deus . mas a bênção é que ele quer nos ajudar . 32 “Não tenham medo. porque o bônus é infinitamente maior do que o que você espera que lhe possa ser acrescentado. primeiro a sua vontade. primeiro o Reino Paschoal Piragine Jr 6 19/12/2017 . e essas coisas lhes serão acrescentadas. pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino. Deus é tão bom . Se você quer sentir-se seguro . esta é a formula de Jesus  buscar primeiro o reino de Deus . 8. 7. Mas a regra é primeiro Jesus. pois. o Reino de Deus. Sempre a decisão será sua . Nosso papel é aprender a ouvir e obedecer . primeiro Deus . Eu acho incrível como o Senhor se preocupa com os detalhes da nossa vida e nos ajuda a tomar as decisões mais complicadas da nossa história . PORQUE ELE JÁ PREPAROU UM FUTURO ETERNO PARA VOCÊ Lucas 12:31-32 (NVI-PT) 31 Busquem. pequeno rebanho. 2. A voz do anjo  Não temas receber Maria 4. Você não precisa temer se o convidar para ser aquele que há de decidir os caminhos da sua vida . a quem pôs o nome de Jesus. VII. 6. 5.

6. A visitação de Zacarias e a promessa do nascimento de João Batista era uma resposta de oração. mas crer e esperar por ela . Por isso o grande desafio destas palavras é não temer viver todo o tempo pela fé. a quem darás o nome de João. tua mulher. A grande luta do coração deste homem tinha a ver com o tempo de espera pela resposta . 4. as vezes tememos não a resposta. 3. 7. mas quando a resposta demora. não temas. Você quer ? Paschoal Piragine Jr 7 19/12/2017 . Não temas Deus ouviu a sua oração. o anjo: Zacarias. te dará à luz um filho. 2. Especialmente no tempo da espera . Ele sempre ouve e está preparando o melhor da sua graça para você CONCLUSÃO 1. porque a tua oração foi ouvida. até quando ele fala conosco. 7 VIII PORQUE ELE RESPONDE AS NOSSAS ORAÇÕES Lucas 1:13 (RA) 13 Disse-lhe. O Salvador e Senhor já pode assumir o controle 3. 1. 5. Uma das mensagens do natal é não temas 2. Outra razão porque não precisamos temer é que o Senhor tem alegria em responder as nossas orações . e Isabel. Quando Deus responde imediatamente não temos nada a temer . porém.