You are on page 1of 6

Manual PIM VII

Marketing

........................ Operacionalização do trabalho.............. Estrutura do projeto.........03 4.................... O PIM VII abrange as disciplinas....................05 8............................................................................................04 6................................................ Objetivos gerais........................................................... A empresa........................................................06 2 ......................................................................................................................... Prazos e validação do recebimento do projeto...........................................................03 3.....................................................................................................................................03 2.... Envio do projeto................. Dúvidas sobre o projeto.........06 9.................... Objetivos específicos......................... Marketing Tecnologia da Informação Sumário Manual de Orientação PIM VII 1.........................................04 7..............03 5.....06 10........ Introdução........................................................................................

2. OPERACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO As atividades do PIM são desenvolvidas em empresas reais previamente selecionadas pelos alunos. por meio de uma visão bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais. execução e avaliação dos modelos administrativos. aplicando suas percepções e conclusões através da metodologia científica para produção acadêmica. Nestas empresas serão realizadas pesquisas de avaliações de itens específicos apontados para cada disciplina. O profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratégias organizacionais. colaborando no processo de ensino-aprendizagem. como também a transferência dos conhecimentos acadêmicos adquiridos. 4. 3 . O PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.Manual PIM II VII Manual de Orientações para o Desenvolvimento do Projeto Integrado Multidisciplinar VII – PIM VII Curso Superior de Tecnologia em Marketing 1. INTRODUÇÃO O Projeto Integrado Multidisciplinar VII – PIM VII têm como sua principal característica estrutural o desenvolvimento do trabalho no formato de um projeto. 3. da UNIP Interativa . essa habilidade somente será viável se houver uma conscientização do real papel do gestor. elaborando um relatório conclusivo e suas ponderações. Esse projeto visa disponibilizar ao aluno a oportunidade de aprender uma atuação que garanta não somente a eficácia na produtividade de uma organização. ▪▪ Propiciar ao aluno uma visão ampla das dificuldades existentes na implementação. entretanto. OBJETIVOS ESPECÍFICOS São objetivos específicos do PIM: ▪▪ Desenvolver no aluno a prática da realização de um levantamento das caracteristicas e práticas organizacionais de uma empresa. Para os futuros profissionais. Seu propósito consiste em propiciar condições para que o aluno possa desenvolver de forma prática conhecimentos teóricos. ▪▪ Proporcionar condições para que o aluno desenvolva praticamente os conhecimentos teóricos adquiridos.Universidade Paulista. com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVOS GERAIS O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM faz parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia a distância. baseados na integração multidisciplinar e na organização escolhida como foco de estudo.

via Fórum de Discussão* e chat. Introdução 5. Um trabalho acadêmico deve ser elaborado respeitando as normas das ABNT e para isso. Todos os textos devem ser originais e baseados em fontes confiáveis. Desenvolvimento (capítulos) – Descrever cada proposta apresentada. entre outros fatores. O desenvolvimento do projeto ficará sob a orientação de um Professor Orientador de Projeto e Tutoria à Distância. Observe abaixo: 1. Marketing Tecnologia da Informação 5. sendo alunos matriculados no mesmo curso. principais produtos ou serviços.AVA. para isso realizará: ▪▪ Análise do cenário atual da empresa no país de origem. deverá escolher uma empresa real para realização do trabalho. a economia. localizado no quadro de avisos gerais – Ambiente Virtual de Aprendizagem . não havendo restrição quanto ao ramo de negócios. porte da empresa. ▪▪ Pesquisa e identificação do país adequado para a internacionalização da marca/ produto. podendo ser de modalidades diferentes (SEI/SEPI). 6. Uma escolha inadequada poderá redundar em grande perda de tempo e resultados negativos para o trabalho em si. *Verificar manual de instrução de acesso ao fórum no GUIA DO ALUNO. Recomenda-se que sejam escolhidas de capital aberto ou que disponibilizem as informações necessárias para o trabalho proposto. ▪▪ Plano de adequação da marca/ produto para atender as variáveis do novo mercado. Sumário 4. entre outras características. A EMPRESA O aluno e/ou grupo de até seis pessoas. É fundamental observar que tal escolha é determinante da qualidade do trabalho a ser realizado. Resumo 3. O (a) aluno (a) deverá desenvolver um plano de internacionalização de produto/ marca da empresa em estudo. a política e a cultura do país. ▪▪ Adequação do plano de internacionalização as exigências de preservação ambiental do novo mercado. Capa 2. fundamentando cada 4 . Para isso é preciso analisar o comportamento do consumidor. ESTRUTURA DO PROJETO O objetivo central do PIM VII é promover o estudo de mercados internacionais tendo em vista a internacionalização da marca. é necessário seguir certos padrões para facilitar a compreensão do leitor. Deverão ser privilegiadas empresas que estejam “abertas” ao empreendimento. Exemplo: atividade empresarial. ▪▪ Estudo de logística para a distrbuição do produto no novo mercado. Descreva brevemente a empresa estudada. 6.

5 . Referências – Citar as fontes de pesquisa (bibliografia. Marketing Internacional Para propor um plano de internacionalização da marca será preciso analisar a situação atual da empresa em seu país de origem. tais como: ▪▪ Analise de mercados internacionais. baseando-se nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas no módulo e identificando as oportunidades de aplicá-los na empresa estudada. para isso é necessário fazer uma breve descrição da situação econômica/ financeira da empresa. e nessas devem constar: ▪▪ Adequação do produto/ marca ▪▪ Formas de distribuição ▪▪ Formas de comunicação Essa disciplina deve ser integrada ao plano de internacionalização do produto/ marca como estudo de viabilização logística para a distribuição do produto no novo mercado. 7. Conclusão – Descrever sua análise final e pontos preponderantes (positivos e negativos) que levaram o seu relatório ao êxito. formas de distribuição de produtos e estratégias de comunicação e de preço. também. posicionamento de mercado. 8. 7.Manual PIM II VII uma delas. O PIM VII ABRANGE AS DISCIPLINAS: ▪▪ Marketing Internacional ▪▪ Desenvolvimento Sustentável ▪▪ Distribuição e Trade Marketing. deverá ser integrada ao plano de internacionalização da marca como fonte de estudo e diretriz para pesquisas de padrões internacionais de atuação sustentável de empresas. lembrando-se de verificar a proposta do PIM. Desenvolvimento Sustentável Essa disciplina. ▪▪ Ambiente social e cultural ▪▪ Verificação do processo de exportação ▪▪ Segmentação do novo mercado. participação de mercado. ▪▪ Moeda e taxa de câmbio do país que se pretende atingir. nos moldes da ABNT) – se houver. Após a descrição da situação no país de origem é imprescindível uma pesquisa para identificar o país que teria uma melhor aceitação do produto/ marca e para isso alguns aspectos devem ser analisados. ▪▪ Ambiente competitivo ▪▪ Ambiente político/ legal. Logo em seguida é preciso demonstrar no plano quais serão as estratégia de atuação.

desde que apresente conceito igual ou maior que 6. CST Gestão 6 . Marketing Tecnologia da Informação O aluno deverá pesquisar quais são os parâmetros de sustentabilidade do país que se pretende alcançar para adequar suas estratégias a essas exigências. para isso identifique e apresente uma proposta inicial para o país de destino. O PIM é um projeto que consta do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia e corresponde à computação de 50 horas (para cada PIM). equivalendo ao controle de frequência e nota do aluno. Bons estudos! Atenciosamente. Caso o aluno obtenha o conceito final menor que 6. * Atenção quanto aos prazos estipulados pela Secretaria virtual. trabalhos após as datas publicadas. ficará em situação de reprovado na disciplina PIM. Distribuição e trade marketing. ou por outros meios que não sejam os definidos pela UNIP Interativa. 9. poderá contatar seu Tutor à distância. totalizando 100 horas no semestre. correio. As datas encontram-se publicadas no calendário acadêmico. na realização das matrículas de disciplinas em que foi reprovado. Digital Dropbox. e só poderá reenviar seu projeto caso esteja matriculado em regime de dependência* (via secretaria virtual) e siga as informações sobre o projeto. contidas no AVA. Portanto. * Os alunos reprovados em qualquer uma das disciplinas PIM só poderão enviar seus Projetos caso estejam matriculados em regime de dependência (verificar prazos na secretaria virtual). por meio dos canais de comunicação disponibilizados pela instituição. Para que essa marca seja internacionalizada é preciso elaborar uma estratégia de distribuição e de trade marketing para o novo produto ou serviço. não haverá possibilidade de entrega do Projeto PIM via e-mail.0 (seis). no semestre que estiver cursando. PRAZOS E VALIDAÇÃO DO RECEBIMENTO DO PROJETO Não serão aceitos. em hipótese alguma. ENVIO DO PROJETO Verificar informações sobre o envio do trabalho no AVA. 10. FAX ou qualquer outro meio que não esteja ligado ao Campo de Envio destinado ao Projeto. 8. DÚVIDAS SOBRE O PROJETO Caso o aluno tenha dúvidas sobre o desenvolvimento do projeto PIM.0 (seis) ou não envie o projeto dentro do semestre.