You are on page 1of 53

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

TK 0134 – Fundamentos de Administração

Áreas Funcionais da Administração

1

O conceito de uma ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA

Uma organização PRODUTIVA (empresa) é um sistema de
trabalho que transforma recursos em produtos e serviços

RECURSOS
• HUMANOS
OBJETIVOS
• MATERIAIS
• FINANCEIROS ORGANIZAÇÃO • PRODUTOS
• INFORMAÇÃO PRODUTIVA • SERVIÇOS
• CONHECIMENTO
• ESPAÇO
• TEMPO

2

ADMINISTRAÇÃO
GERAL DA
EMPRESA

PRODUÇÃO/ FINANÇAS
OPERAÇÕES

MARKETING RECURSOS
HUMANOS

As principais Áreas Funcionais da Administração
3

PRODUÇÃO

4

PRODUÇÃO

(DEFINIÇÃO)

A Produção é constituída de todas as
atividades que diretamente estão
relacionadas com a produção de bens ou
serviços.

5

PRODUÇÃO Correlação com outras áreas da Empresa P&D Engenharia / Suporte Técnico Marketing Recursos Produção Humanos Compras Finanças 6 .

Modelo de Transformação Recursos Transformados Bens e Serviços Processo de Input Transformação Output Recursos Transformadores 7 .

• Instalações • Equipamentos • Mão-de-obra 8 . • Materiais • Informações e • Consumidores Recursos Transformadores: Aqueles que agem sobre os recursos transformados. transformados ou convertidos de alguma forma. Processo de Transformação Inputs Recursos Transformados: Aqueles que são tratados.

• Processamento de Informações: pesquisas de mercado. Serviços de entretenimento. 9 . Escolas. Universidades. empresas de comunicação em geral. Transforma as propriedades físicas e / ou químicas dos materiais. Processo de Transformação Recursos transformados • Processamento de Materiais: Ocorre com a maioria das operações de manufatura. revistas. • Processamento de Consumidores: Área de serviços: Medicina e outras áreas de atendimento à saúde. Jornais. etc.

• Qualidade 10 . • Durabilidade. • Portabilidade. Processo de Transformação Outputs (Produtos) Bens e Serviços. Diversos tipos. podendo ser diferenciados segundo alguns aspectos como: • Tangibilidade.

2007.6) 11 . 3 . Antonio C. Cap. A.  MAXIMIANO. 1: ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO (pg. Fundamentos de Administração: manual compacto para as disciplinas TGA e Introdução à Administração. Editora Atlas.

FINANÇAS 12 .

13 .  Áreas de Decisões:  financiamento. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA  A Administração Financeira de uma empresa busca aplicar o processo administrativo na captação e gerenciamento de recursos financeiros limitados.  investimento.  utilização do Lucro Líquido . de acordo com objetivos de desempenho.

FINANCIAMENTO  Busca de fontes de recursos financeiros disponíveis nas melhores condições de custos e outras variáveis inerentes ao negócio (prazos. garantias. taxas. etc.). datas de pagamento. 14 .

INVESTIMENTO  Avaliação e escolha das alternativas de aplicação dos recursos financeiros nas atividades normais da empresa (planejamento financeiro). 15 .

UTILIZAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO  Política de dividendos.  Decisões de reaplicação em investimento 16 .

 Análise de registros e informações contábeis. 17 .  Aplicação dos recursos financeiros.  Fornecimento de informações sobre as perspectivas financeiras futuras da empresa. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA  Atribuições Gerais da Administração Financeira  Elaboração de planos para fontes e usos dos recursos financeiros.

7) 18 . A. 2007. Fundamentos de Administração: manual compacto para as disciplinas TGA e Introdução à Administração. Antonio C.  MAXIMIANO. Editora Atlas. 1: ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO (pg. Cap.

MARKETING 19 .

MARKETING EMPRESA MARKETING CLIENTE • PRODUTOS • PRODUTOS • SERVIÇOS • SERVIÇOS 20 .

2005). de modo que beneficie tanto a organização como seus clientes. 21 . MARKETING Marketing é uma função organizacional que envolve a criação. (AMA – American Marketing Association. a comunicação e a entrega de valores para os clientes. bem como a administração do relacionamento com eles.

Necessidades CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING 22 .

CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING NECESSIDADES Necessidades fisiológicas e materiais. 23 . de conhecimento e auto realização. sociais.

Necessidades Desejos CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING 24 .

CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING DESEJOS O marketing deve se dirigir para criar desejos ( novas “necessidades”) de produtos e serviços com o objetivo de assegurar a própria existência da empresa. 25 .

Necessidades Desejos Mercado CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING 26 .

CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING MERCADO É o conjunto de empresas ou pessoas que ofertam (mercado Produtor) ou demandam (mercado Consumidor) um determinado bem ou serviço. 27 .

Necessidades Desejos Mercado CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING Pesquisa de mercado 28 .

29 .CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING PESQUISA DE MERCADO É a atividade de planejamento. coleta e análise de informações para avaliação das oportunidades da empresa no mercado.

Necessidades Desejos Mercado CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING Pesquisa de mercado Demanda 30 .

mas a intenção de comprar.CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING DEMANDA Demanda (ou procura) é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir. em um dado período. A Demanda não representa a compra efetiva. a dados preços. 31 .

Necessidades Desejos Mercado CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING Pesquisa de mercado Demanda Produto 32 .

CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING PRODUTO São as características de qualquer bem. Entre essas características estão o design do produto em si. sabor. seu aroma. pessoa. ideia. 33 . instituição etc. a embalagem. que potencialmente possuem valor de troca. serviço. suas cores. e outras.

Necessidades Desejos Mercado CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING Pesquisa de mercado Preço Demanda Produto 34 .

a concorrência e o posicionamento no mercado. Devemos sempre levar em consideração a relação custo-benefício. 35 . o equilíbrio entre a oferta e a demanda. CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING PREÇO É o valor atribuído a um produto ou serviço. Ou seja.

Necessidades Desejos Mercado CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING Promoção Pesquisa de mercado Preço Demanda Produto 36 .

CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING PROMOÇÃO É o esforço que a empresa faz para comunicar a existência de seus produtos (ou serviços) ao mercado e promovê-los. utilizando os meios de comunicação. 37 .

Necessidades Desejos Ponto-de-venda Mercado CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING Promoção Pesquisa de mercado Preço Demanda Produto 38 .

39 .VENDA Toda estrutura que se relaciona com os canais de distribuição e de logística que viabilizam a aquisição ou a entrega do produto ao cliente. .CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING PONTO – DE .

Necessidades Cliente Desejos Ponto-de-venda Mercado CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING Promoção Pesquisa de mercado Preço Demanda Produto 40 .

Por exemplo: Qual a posição na mente do cliente em relação à concorrência? 41 . CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING CLIENTE POSICIONAMENTO NA MENTE DO CONSUMIDOR Posição que o produto ou serviço ocupa na mente do consumidor .

1: ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO (pg. 6) 42 . 2007. A. Fundamentos de Administração: manual compacto para as disciplinas TGA e Introdução à Administração. Antonio C. Editora Atlas.  MAXIMIANO. Cap.

RECURSOS HUMANOS 43 .

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS ARH QUALIFICAÇÃO & REMUNERAÇÃO 44 .

45 .  Construção da estrutura salarial.SUBSISTEMA DE QUALIFICAÇÃO E REMUNERAÇÃO  Análise da função/cargo  Descrição da função/cargo  Avaliação da função/cargo  Pesquisa de salários.  Política de remuneração.

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS ARH RECRUTAMENTO QUALIFICAÇÃO & & REMUNERAÇÃO SELEÇÃO 46 .

objetivando atender aos requisitos das funções.. 47 . internamente e externamente à Organização.SUBSISTEMA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO RECRUTAMENTO DE PESSOAL  Atividade que tem por finalidade a atração de R.H.

48 . candidatos a emprego recebidos pelo setor de recrutamento. sob um procedimento específico. para atendimento das necessidades organizacionais.SUBSISTEMA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO SELEÇÃO DE PESSOAL  A seleção de pessoal tem por finalidade escolher.

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS ARH TREINAMENTO . QUALIFICAÇÃO & RECRUTAMENTO & DESENVOLVIMENTO REMUNERAÇÃO SELEÇÃO & AVALIAÇÃO 49 .

SUBSISTEMA DE TREINAMENTO. 50 . DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO Treinamento e Desenvolvimento  Processo de assimilação cultural. habilidades e atitudes relacionadas à execução do trabalho. que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos.

51 . em um período de tempo e área específicos.SUBSISTEMA DE TREINAMENTO. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO Avaliação de desempenho  Instrumento gerencial que permite ao Administrador mensurar os resultados obtidos por um empregado ou por um grupo.

A. Cap. 2007. 7 .  MAXIMIANO. Editora Atlas.8) 52 . Antonio C. Fundamentos de Administração: manual compacto para as disciplinas TGA e Introdução à Administração. 1: ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO (pg.

Fundamentos de Administração: manual compacto para as disciplinas TGA e Introdução à Administração. A.15) 3: Visão panorâmica da Administração 4: Todos são gerentes 5: O trabalho de administrar 6: Competências gerenciais 53 . 2007. Editora Atlas. 8 . Antonio C. Cap.  MAXIMIANO. 1: ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO (pg.