You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL JÚLIO DE MESQUITA

FILHO - UNESP
FACULDADE DE ENGENHARIA – FEB
CAMPUS DE BAURU

Conceitos de POO

Renan Pascon 911151
Jose Rodrigo Neves 812196

BAURU-SP
2010

Encapsulamento vem de encapsular. através de "heranças". sua superclasse. que permite que classes compartilhem atributos e métodos. e assim por diante. Objeto: Uma instância de uma classe. Assim. Os métodos são semelhantes a funções em outras linguagens. A criação de uma nova classe que herda de outra existente normalmente é chamada de subclassificação. sua subclasse. que contém variáveis para descrever o objeto e métodos para descrever como o objeto se comporta. Classe abstrata é desenvolvida para representar entidades e conceitos abstratos. ignorando características menos importantes ou acidentais. Método: Um grupo de instruções em uma classe. mas sempre precisam estar localizados dentro de uma classe. Ela define um modelo (template) para uma funcionalidade e fornece uma implementação incompleta . Ela é usada na intenção de reaproveitar código ou comportamento generalizado ou especializar operações ou atributos. O conceito de herança de várias classes é conhecido como herança múltipla. Instância: O mesmo que um objeto. que as classes individuais podem então implementar. fácil de modificar e de criar novas implementações.Classe: Um modelo para um objeto. Cada objeto é uma nova ocorrência ou uma instância de alguma classe. é possível tratar vários tipos de maneira homogênea (através da interface do tipo mais abstrato). . Interface: Uma especificação de comportamento abstrato. que define como os objetos da classe se comportarão. Abstração é a habilidade de concentrar nos aspectos essenciais de um contexto qualquer. Herança é um princípio de orientação a objetos. que em programação orientada a objetos significa separar o programa em partes.que é compartilhada por um grupo de classes derivadas.a parte genérica dessa funcionalidade . Superclasse: Uma classe mais acima na hierarquia de classes do que outra classe. o mais isoladas possível. mas normalmente possuem valores diferentes para suas variáveis de instância. mas esta também pode ter uma superclasse. uma classe é uma abstração de entidades existentes no domínio do sistema de software. Uma classe só pode ter uma superclasse imediatamente acima dela. As classes podem herdar varáveis e métodos de outras classes. Uma classe pode ter tantas subclasses quantas forem necessárias. Cada uma das classes derivadas completa a funcionalidade da classe abstrata adicionando um comportamento específico. Vários objetos que são instâncias da mesma classe têm acesso aos mesmos métodos. A classe abstrata é sempre uma superclasse que não possui instâncias. Em modelagem orientada a objetos. Subclasse: Uma classe mais abaixo na hierarquia de classes do que outra classe. Polimorfismo permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas que referenciam. A idéia é tornar o software mais flexível.

porém recebendo argumentos diferentes Um tipo T é um conjunto de valores equipado com operações Um subtipo de T é um subconjunto dos valores de T equipado com as mesmas operações de T . Overloading é a capacidade de conter duas funções com mesmo nome distinguíveis pelo contexto. objetos. Os objetos que contém outros objetos são chamados de objetos compostos ou complexos. Especialização e Generalização Um objeto herdeiro é em geral uma especialização do seu ancestral. Prover uma diferente implementação para a mesma assinatura. Atributos são. a estrutura de dados que vai representar a classe. incorrendo em uma hierarquia de composição de objetos. usa-se identificadores para nomear classes.Atributo é um dado para o qual cada objecto tem seu próprio valor. uma vez que duas ou mais superclasses envolvidas podem possuir variáveis e/ou métodos com mesmos nomes. A herança múltipla possibilita ambigüidade. é selecionada em tempo de execução. Ligação dinâmica (dynamic binding) A operação é associada com um objeto particular. que originalmente foi definido na superclasse. Persistência é uma ação que consiste em manter em meio físico recuperável.. Ligação estática (static binding)significa que uma chamada de método é resolvida pelo compilador e pelo linkeditor. Também pode ser direcionada diretamente a uma classe (através de uma invocação a um método estático). Em java. em uma subclasse. basicamente. Overriding é a capacidade de reescrever um método. Herança múltipla é a habilidade de uma classe herdar variáveis e/ou métodos de mais de uma classe. Identificador de objeto Identificadores são tokens de texto utilizados para nomear uma entidade. Mensagem é uma chamada a um objeto para invocar um de seus métodos. métodos e variáveis. de modo a garantir a permanência das informações de um determinado estado de um objeto lógico Estado de um objeto é toda a informação que ele carrega Sobrecarga definir métodos com o mesmo nome. ativando um comportamento descrito por sua classe. Eles substituem a chamada por uma chamada à localização de memória específica em que a função ou procedimento reside (a qual é conhecida como endereço da função). como banco de dados ou arquivo. que por conseqüência será uma generalização de seu sucessor.

e assim sucessivamente. mas sem modificar o tipo original. é determinado pela definição de uma função com a mesma cabeceira em alguma de suas subclases. Essa operação é denominada decomposição e a relação inversa. correspondem ao protocolo ou ações das instâncias de uma classe Hierarquia de herança é quando uma classe herda de outra. Assinatura é o que possibilita a identificação do emissor durante uma comunicação entre usuários. são determinados que instâncias (objetos) de uma classe são compostas por instâncias de outras classes. Referência é um apontador em memória para uma variável ou instância. instâncias da classe Microcomputador são compostas por. ela não garante confidencialidade. . a formação de uma nova classe como um agregado de classes preexistentes. Este conceito é uma parte muito importante do polimorfismo na POO.A relação de agregação permite que objetos sejam compostos pela agregação de outros objetos ou componentes. mas não deve ser considerado estável. ou seja. para ser mais idiomática Java. instâncias das classes Teclado e Vídeo Composição de objeto é a mesma coisa que agregação Função virtual ou método virtual é uma função cujo comportamento. A finalidade da função estrangeira é garantir a integridade dos dados referenciais. é denominada composição. Uma função estrangeira é um campo que aponta para a função primária de outro programa. A capacidade de classificar objetos (em classes) permite expressar relações do tipo classificação/instanciação. pois apenas serão permitidos valores que supostamente vão existir na Base de Dados. O java binding é amplamente especificado: ele é completo o suficiente para que seja possível construir implementações de trabalho. Extensão permite ao usuário “adicionar” métodos para tipos existentes sem criar um novo tipo derivado mesmo que para recompilar. É passível de mudança: em particular. Cada uma das classes derivadas completa a funcionalidade da classe abstrata adicionando um comportamento específico. ao ser declarado "virtual". Uma operação genérica é uma operação com múltiplas implementações. Comportamento refere-se a uma classe. Por exemplo. e definido através de métodos e estados possíveis de um objeto através de atributos. Neste relacionamento. entre outras. com base no conjunto de propriedades comuns a todos Relacionamento é a intercomunicação entre classes Operação/Serviço epresentam o comportamento das instâncias de uma classe. O relacionamento é feito a partir da observação de diversos fenômenos para categorização dos mesmos em grupos (classes). passa a existir uma relação entre esses dois programas.

Uma classe pode conter três tipos de componentes. Estático. são valores multidimensionais que podem ser decompostos em componentes menores. de instância e de inicialização Objetos complexos. Descrevem objetos que são armazenados no heap Objeto encapsulado: não é possível acessar o interior de um método fora do objeto .Objetos componentes de uma classe são seus membros.