You are on page 1of 4

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS

LISTA DE EXERCÌCIOS DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Turno:N
Disciplina: Manutenção Mecânica e Lubrificação Período: Turma:
oturno

Professor:Nelson Pimenta Neto Data:

Nome do aluno: _____________________________________________________________________________

1) O quê representam os planos de manutenção?

R= representam a operacionalização das estratégias de manutenção. Ou
seja, é neles que são definidas quais as melhores atividades a serem
realizadas em cada componente ou equipamento.

2) Quais são as atividades de manutenção classificadas conforme os
métodos de manutenção?

R=

3)Qual é o objetivo de um plano de manutenção.

R= é operacionalizar as estratégias e políticas de manutenção planejada para
cada equipamento/componente com exceção da estratégia definida como a de
operar até a falha, para qual se utiliza o método de manutenção corretiva.

os equipamentos classificados como críticos devem ter seus planos inicialmente revisados/elaborados. -Definir a estratégia de manutenção. partida. 8)O quê decomposição de equipamentos? R= É o detalhamento do equipamento e classifica a criticidade de cada componente. tais como a reforma ou a troca periódica de componentes ou peças 5)Qual o conceito de manutenção preventiva condicional? R= Manutenção Condicional é definida como uma manutenção baseada no conhecimento do estado de um componente ou peça através da verificação ou medição (contínua ou em intervalos pré-definidos) de um ou mais parâmetros significativos do seu comportamento. ou seja. o ciclo de vida de um equipamento é o período de tempo no qual todas as atividades relacionadas ao mesmo são realizadas.4)Qual o conceito de manutenção preventiva sistemática? R= A Manutenção Preventiva Sistemática ou simplesmente Manutenção Sistemática consiste de atividades específicas. instalação. Essas atividades compreendem as etapas de especificação. operação. permitindo assim que seja decidida qual política a ser aplicada para se eliminar o modo de falha de cada componente (modo de falha é a maneira pela qual a falha é observada). fabricação. -Definir prioridades de planejamento.Em quais equipamentos aplicar as estratégias de manutenção. manutenção e descarte ou substituição. . projeto. executadas em intervalos fixos e pré-estabelecidos. 7)Cite as caractrerísticas de classificação de criticidade de equipamentos ? R= . 6)Qual o conceito de manutenção prevenção de manutenção? R= A Prevenção de Manutenção está associada aos conceitos de Custo do Ciclo de Vida (LCC na sigla em inglês). Basicamente.

. Sistemática ou Condicional).9) Quai são as atividades que será composto ou agrupamentos o plano de manutenção? R= Manutenção Básica. salvo por raras exceções. Prevenção de Manutenção. Manutenção Preventiva Condicional. Mão de Obra. poderão ser encaixadas nos tipos citados. conjunto. componente e etc. cite quais são? R= Plano de Inspeção Plano de Lubrificação Plano de Manutenção de Equipamentos Mecânicos Plano de Manutenção de Equipamentos Elétricos Plano de Manutenção de Instrumentos 11) Quanto mais completo o plano de manutenção. Ação. De acordo com o cliente no qual o Centro de Negócios está localizado podem ocorrer variações dos nomes anteriormente citados ou a inclusão de outros tipos de atividades que na maioria dos casos. Manutenção Preventiva Sistemática.). mais satisfatório ele será. Quais os itens que devem compor um plano de manutenção adequado? R= Localização da atividade (Equipamento ou TAG. Tempo necessário. Descrição. Frequência. 10) Em alguns casos os planos podem ser nomeados ou organizados por especialização. Estratégia de Manutenção (Manutenção Preventiva Básica.

É através dele que se verifica o excesso ou falta de atividades em determinados períodos (normalmente semanas) do plano de manutenção.Materiais. R= Manutenção é uma ferramenta que permite a distribuição das atividades do plano de manutenção ao longo do tempo. Ferramentas. Condição (Em operação ou fora de operação). 12) Explique calendário de manutenção. Parâmetros de medição (caso necessário). . Medidas de segurança. Padrões. Data de início.