You are on page 1of 17

Aula 3 – 8 Pilares da Manutenção Produtiva Total

TPM

Professor: Nelson Pimenta Neto

2 .

3 .

(KARDEC. NASCIF.. pela promoção da Manutenção do Sistema de Produção com participação das pessoas da operação. J.A.2013) 4 . Manutenção Produtiva Total O TPM é a ampliação do conceito da manutenção.

TPM 5 .Os 8 Pilares da Manutenção Produtiva Total .

6 .

7 .

pois o objetivo é focar a melhoria global do negócio. Se trata de uma melhoria focada. Desse modo. 8 . procura-se reduzir os problemas para melhorar o desempenho.

conscientização da filosofia TPM. Autogerenciamento e controle. elaboração e cumprimento de padrões. 9 . liberdade de ação.

Significa ter realmente o planejamento e o controle da manutenção. o que implica treinamento em técnicas de planejamento. utilização de um sistema mecanizado de planejamento da programação diária e do planejamento de paradas. 10 .

11 . Ampliação da capacitação técnica. comportamental do pessoal de manutenção e operação. gerencial.

fabricação. operação e substituição. Como o nome já diz. quando ao seu final o equipamento é entregue ao departamento de produção para a operação plena 12 . instalação. O controle inicial é o intervalo de tempo entre a fase de especificação até a fase de comissionamento ou partida. comissionamento. Na abordagem tecnológica do ciclo de vida de um equipamento esta dividido nas seguintes fases: especificação. que serão adquiridos a partir de uma necessidade identificada durante ou após a implantação da metodologia TPM. projeto. o controle inicial aplica-se a equipamentos e processos novos.

13 .

A Manutenção da Qualidade consiste na definição e padronização das condições dos equipamentos. 14 . Estabelecimento de um programa de zero defeito. de forma que eles não produzam produtos defeituosos.

Estabelecimento de um programa de TPM nas áreas administrativas. visando o aumento da sua eficiência. 15 .

16 . Estabelecimento de um sistema de saúde. segurança e meio ambiente.

Obrigado. 17 .