You are on page 1of 8

Questionário

1- Quais fatores técnicos são necessários para selecionar um material mais adequado para a
construção do equipamento?
Resp.:
- propriedades mecânicas: o material deve resistir aos esforços solicitados, o que também determina a
espessura adequada, dependendo dos limites de resistência e de escoamento, resistências à fadiga e à
fluência, etc.;
- propriedades térmicas: maior ou menor capacidade que o material tem de transmitir o calor,
estabilidade à elevadas temperaturas e tensões mecânicas originadas com dilatações térmicas;
- propriedades químicas: resistência à corrosão pelo fluido de contato e tempo útil de vida dentro da
vida prevista para toda unidade;
- serviço de uso: condições de escoamento do fluido de contato sobre o material, gases ou outros
contaminantes dissolvidos, etc.;
- segurança: quando o risco do equipamento ou do local onde se encontra for elevado, usa-se materiais
mais nobres de forma a evitar a ocorrência de problemas de vazamentos ou paradas da unidade;
- experiências anteriores e novas tecnologias: é um fator preponderante, podendo ser a experiência
anterior do usuário do equipamento ou como consulta na literatura sobre materiais.

2- Quais fatores econômicos são necessários para selecionar um material mais adequado para
a construção do equipamento?

Preço: implicação direta no custo de fabricação e tempo de vida;
Disponibilidade: deve ser considerada a facilidade de obtenção, necessidade de importação, prazo de
entrega, quantidades mínimas de compra, etc.;
Qualidade de fornecimento: as características de um mesmo material podem variar entre vários
fornecedores. O material deve ser acompanhado de laudo de análise, quando necessário;
Equipamentos essenciais: quando há parada de certo equipamento, principalmente os pequenos como
válvulas, filtros, etc., implicam em parar toda uma grande unidade, esses devem ser fabricados com
materiais mais nobres.

3- O que é módulo de elasticidade ou módulo de Young?

O módulo de Young tem origem na energia de ligação entre os átomos do material e divide os
materiais em aproximadamente duas grandes classes: os flexíveis e os rígidos. O valor para o módulo
de YOUNG é obtido a partir da razão entre a tensão e o alongamento do material. Um material rígido,
alto módulo de elasticidade, tem uma capacidade maior de se opor a uma deformação.

4- O que são ductilidade e fragilidade de metais?

Um material dúctil é aquele que, ao sofrer a ação de uma força, tem um limite elástico ou de
escoamento além do qual ocorre deformação permanente.
Um material frágil é aquele que, ao sofrer a ação de uma força, não se deforma plasticamente antes de
sua ruptura.

5- O que é dureza e tenacidade de um metal?

Resp.: A dureza é definida como sendo a resistência do material à penetração. Geralmente é
proporcional ao limite de resistência do material e às ligações químicas de seus constituintes. A

é uma propriedade expressa pela relação entre a condutividade térmica e o produto entre o calor específico e a densidade. tetragonal. 11. O polimorfismo está relacionado aos diferentes empacotamentos das moléculas devido às diferentes conformações e/ou interações intra e intermoleculares. ou seja. triclínico. Uma solução sólida é um sólido constituído por dois ou mais elementos dispersos atomicamente numa única fase. Podem ser citados como exemplos de polimorfismos (que nesses casos também são formas alotrópicas) as formas polimorfas do carbono (diamante e grafite) e do enxofre (rômbico e monoclínico). quando o material é submetido à tração. 7. sua composição pode ser variada por solução sólida e os seus grãos podem ter várias microestruturas. Polimorfismo é a capacidade de uma substância existir em mais de uma forma cristalina.propriedade que os materiais possuem de transmitir calor entre sólidos.aumentando a temperatura a dilatação térmica também aumenta.Quais são as 3 propriedades térmicas mais importantes para os materiais? Dilatação térmica . e diferentemente do polimorfismo a alotropia pode ocorre em qualquer estado físico da matéria.Em qual classe de estrutura se enquadra o vidro? Vidro é um sólido. 12. Exemplos de soluções: Aço.Que são metais monofásicos? Cite 3 exemplos. Condutividade térmica . 8. não cristalino. 9. hexagonal e romboédrico. o Alumínio para utensílios domésticos e o Tungstênio usado nos filamentos de lâmpadas são exemplos de metais monofásicos.: São metais que possuem apenas uma estrutura cristalina (uma só fase). Difusibilidade térmica .Que são soluções sólidas? Cite 3 exemplos de soluções.Quais são as diferentes formas alotrópicas do carbono? O carbono apresenta-se na natureza sob as formas alotrópicas: grafite. 10. e ocorre somente no estado sólido da matéria. Geralmente. é o produto da força aplicada pelo deslocamento ocorrido.O que é polimorfismo? Qual a diferença entre polimorfismo e alotropia? Cite 2 exemplos. 6. Resp. existem dois tipos de soluções sólidas: substitucionais e intersticiais. ortorrômbico. . diamante e fulereno. latão (cobre e zinco). Ligas metálicas: bronze (cobre e estanho). entretanto.Quais são os 7 sistemas cristalinos que podem ser formados pelo empacotamento dos átomos de um cristal? Cúbico. o Zinco para ser usado na zincagem dos aços.tenacidade é a energia necessária para romper o material. O Cobre para fios elétricos. entre outras. a qual quando modificada faz com que os átomos interajam de forma distinta. Já a alotropia está relacionada à equação de estado da substância. monoclínico. que apresenta o fenômeno de transição vítrea.

o material volta ao seu estado inicial. em consequência a aplicação de um carregamento cíclico. 13. A resistência . com a remoção da tensão. é o produto da força aplicada pelo deslocamento ocorrido. ou de escoamento. ocorre quebra de ligações com átomos vizinhos originais em seguida formação de novas ligações com novos átomos vizinhos. 14.O que são grãos numa estrutura metálica? São os cristais individuais. As deformações elásticas são proporcionais ao esforço aplicado e são deformações reversíveis. eles não retornam as posições originais. Ocorrem na atuação de uma força tangencial a uma superfície. Geralmente é proporcional ao limite de resistência do material e às ligações químicas de seus constituintes. Estes rearranjos para a recristalização ocorrem mais facilmente a altas temperaturas. Limite de resistência à tração: carga máxima suportada pelo metal por área da seção reta inicial. quando o material é submetido à tração. 19.O que é fadiga de um metal? Em que condições ela ocorre? A fadiga mecânica é o fenômeno da ruptura de um material com tensões inferiores ao limite de resistência.: A recristalização é um processo de crescimento de novos cristais a partir de cristais previamente deformados. A partir da perspectiva atômica. Tenacidade: energia necessária para romper o material. O alongamento ou a contração de um segmento de reta por unidade de comprimento é denominado deformação normal. ou seja.O que é recristalização? Quais efeitos da recristalização nos metais? Resp. alongamento e encurtamento? Como ocorre cada um deles? Resp. Pode ocorrer devido a forças de tração ou a variações de temperatura.O que é limite de elasticidade e limite de ruptura de um metal? Limite de elasticidade: ponto de tensão onde ocorre uma deformação elástica. ou seja. A recristalização é um processo que permite a eliminação completa dos efeitos da deformação plástica na estrutura e nas propriedades do material metálico através da nucleação e crescimento de grãos cristalinos não deformados no interior da estrutura deformada até a completa substituição desta.Que são deformações elásticas e deformações plásticas? Deformação Plástica trata-se de uma tensão aplicada a um material onde a deformação é não recuperável e permanente. 15. 18.Quais são as 3 causas de ruptura dos metais? Descreva cada uma delas. Limite de ruptura: ponto de máxima tensão onde ocorre ruptura. O processo de recristalização requer movimentos e rearranjo de átomos. quando a deformação de tensão que provocou a deformação elástica é retirada. diferente do que acontece na deformação elástica. 16.O que são deformações por cisalhamento. Dureza: resistência do material à penetração. 17.: Deformações por cisalhamento são deformações que causam mudanças nos ângulos retos iniciais entre as linhas imaginárias do corpo.

e o que é ferro fundido? O teor de carbono contido em sua composição química. entre 910°C e 1400°C é chamado de ferro γ ou austenita.: O principal elemento da liga no aço-inoxidável é o cromo (Cr).O que é alto forno? Para que serve? É um forno de formato cilíndrico vertical e de grande altura. onde o material é submetido a carregamentos. dendritas. 26. a partir dele.7%.O que é têmpera e o que é revenido? Quais são os efeitos destes tratamentos nos aços? Têmpera refere-se ao resfriamento brusco de um determinado material e tem como objetivo a obtenção de microestruturas que proporcionem propriedades de dureza e resistência mecânica elevada. entre 1400°C e 1540°C o ferro volta a apresenta cristalização cúbica de corpo centrado (ccc). hematita e material fundente (calcário. mudando o comportamento do aço no processo (endurecimento secundário). bolhas etc. 20. segregações. quartzito e dolomita). Ferro gama (Fe ) e Ferro delta (Fe )? Até 910°C o ferro é chamado de ferro-α ou ferrita.Quais são as principais heterogeneidades no aço? As principais heterogeneidades dos aços são: vazios.Qual a principal diferença entre aço-carbono e ferro fundido. 21.O que é Ferro alfa (Fe ). 25. que consiste em reaquecer a peça temperada a uma temperatura muito superior à da têmpera (zona crítica-fase austenítica). Os elementos de liga contidos no aço também influem no revenido. sendo chamado de ferro delta. 24. A temperatura de revenido e o tempo de manutenção desta temperatura influem decisivamente nas propriedades finais obtidas no aço: quanto mais tempo e/ou maior temperatura. para a liga de aço ser considerada inoxidável deve conter no mínimo quantidades superiores a 12% de cromo. 23. geralmente de forma senoidal. o que é corrigido pelo revenido. apresentando estrutura cristalina cúbica de faces centradas (cfc). mais maleável se torna o aço. e acima de 1540°C torna-se líquido. apresentando estrutura cristalina cúbica de corpo centrado (ccc). 22.a fadiga é media através de ensaios. Ferro fundido são todas as ligas ferrosas que contenham na sua composição química um teor de carbono entre 2.Qual o principal elemento de liga no aço-inoxidável e qual a composição mínima que deve ter desse elemento de liga para que seja classificado como inoxidável? Resp. que é chamado de ferro-gusa. . A têmpera tende a tornar o aço excessivamente rígido (pouca elasticidade) e frágil (pouca resistência ao choque) e a criar tensões internas.06 e 6. obtem-se o ferro.Quais são os compostos necessários para produção de ferro gusa no alto forno? Carvão vegetal. Ele é usado em uma das etapas da produção de aço.

. assim temperatura de transformação alfa-gama. Contém de 12% a 30% de cromo. coeficiente de radiação. e do elemento Silício (Si) nos aços? O fósforo prejudica a qualidade do aço aumentando sua fragilidade. Aplicados para alta resistência mecânica. 27. Mais níquel também deve ser adicionado para manter a característica austénitica. riscamento. O silício produz a desoxidação do aço no processo metalúrgico. ou pela adição conjunta de Ni e Mn. Devido a isso são todos não magnéticos e apresentam grande coeficiente de dilatação. é conseguida pela adição de pelo menos 7% de Ni. Obter um efeito estético de acabamento – brilho. homogeneizar estrutura dos grãos. faz com que ele seja usado em 50% das aplicações de aços inoxidáveis. não tendo.ácidos.Aços inoxidáveis martensítico: escreva suas características e aplicações Tais como os aços-carbono. luz solar. Os aços inoxidáveis austeníticos com molibdênio têm melhor resistência à fluência e melhor resistência à corrosão. etc. que consiste em aquecer o aço a uma temperatura acima da temperatura de transformação e resfriá-lo rápido em fluidos como óleo ou água. A estrutura cubica cristalina de face centrada permite uma maior resistência a fluência. soluções orgânicas e inorgânicas.Aços inoxidáveis austeníticos: escreva suas características e aplicações. inclusive eliminação de camadas não desejadas. . mecânicos. e elétricos separados ou em combinações. calor. Alterar uma superfície pode ter uma ou mais das seguintes finalidades: Aumentar a resistência aos agentes atmosféricos – umidade. Obter propriedades físicas especiais – isolamento ou condutividade térmica e/ou elétrica.Explique o que são e para que servem os tratamentos superficiais nos metais Os tratamentos de superfície abrangem a alteração da superfície através de transformação química ou aplicação de revestimentos. 28. O processo consiste no aquecimento até temperatura acima da transformação da austenita e resfriamento lento no próprio forno. deformação. o tipo 304 (aço 18-8. Sua combinação de excelente resistência à corrosão e custo não muito elevado. cor. A estabilização da austenita em qualquer temperatura. 29. com nenhuma ou pequenas quantidades de níquel. remover gases dissolvidos. Os aços inoxidáveis austeníticos apresentam estrutura com Feγ (gama) em qualquer temperatura. conhecido popularmente) é o mais empregado na prática. 30. Aumentar a resistência a efeitos mecânicos – desgaste. frio. São utilizados em equipamentos de indústrias alimentares (devido a resistência a corrosão e a não contaminação dos produtos).Qual o efeito do elemento Fósforo (P) nos aços. São temperáveis. Aços temperados são aços que passam pelo processo da têmpera. 31. bases. apresentam estrutura ferro α abaixo da temperatura de transformação e ferro γ acima dessa temperatura. Os métodos utilizados usam recursos químicos. De todos os aços austeníticos. textura.: O recozimento do aço é feito com o objetivo de reduzir a dureza.O que é recozimento de um aço e o que é aço temperável? Resp. Com o intuito de se obter um aço com maior dureza e mais resistente a tração. Aumentar a resistência aos agentes químicos . porém seu custo é mais elevado. melhorar a ductilidade.

no limite de escoamento e redução na ductilidade.9kgf  mm 2 áreainicial  1.:     53kgf  mm 2 área  1. no limite de resistência.: (módulo de elasticidade) = (tensão aplicada)/(deformação elástica resultante) 21000 kgf= (53 kgf)/deformação => deformação = 0. i.8kgf  mm 2 . qual seu limite de resistência? Resp.400 kgf e diâmetro de 0. Usados com muito sucesso em aplicações importantes. são aços contendo de 12% a 30% de cromo.25 cm  10 mm 2 2 2 2     4  ii.500 kgf. quais as tensões de ruptura convencional e verdadeira? (ou limites de ruptura convencional e verdadeiros) Resp.Aços inoxidáveis ferrítico: escreva suas características e aplicações. .25 cm suporta uma carga de 6. iv. Se o material dessa barra possui um módulo de elasticidade de 21.6. Qual a tensão em que a barra está submetida? c arg a 6500kgf 1cm 2 Resp. Assim como os aços martensíticos. Aumento da quantidade de carbono provoca aumento na dureza.25 cm  10 mm 2 2 2 2     4  c arg anaruptura 11400kgf 1cm 2  verdadeira    226. ficando sujeitos à ruptura repentina.cubo de corpo centrado) em qualquer temperatura.25% ou 0.000 kgf / mm2.80 cm. eles na verdade apresentam um potencial de aplicação muito mais amplo e diversificado em inúmeras áreas.252mm2) = 96. por consequência diminui a fragilidade. 33.15 kgf/mm2. qual a deformação que a barra sofre ao ser solicitada pela carga de 6. com nenhuma ou pequenas quantidades de níquel.500 kgf? Resp. Resp.: c arg anaruptura 11400kgf 1cm 2  convencional    92.0025 cm/cm ou mm/mm.800 kgf. Se a barra se rompe com uma carga de 11. iii.O que é fratura frágil? Como o teor de carbono no aço influencia a fratura frágil? Quando os metais apresentam a características de quebradiços quando submetidos mesmo em pequenos esforços à baixa temperatura. Se essa barra suportar uma carga máxima de 11. 32.: Apresentam estrutura ferro α (ccc .: (limite de resistência) = (carga máxima suportada)/(área inicial) = (11800kgf)/(π.802 cm 2  102 mm2     4  34. área final  0.Uma barra circular com diâmetro de 1. Não são temperáveis. como tambores para máquinas de lavar roupas e sistemas de exaustão de veículos automotores.

Suas ligas com pequenas quantidades de cobre.Quais são algumas propriedades importantes do Cobre? O que é Bronze e o que é Latão? Principais propriedades do cobre: Alta condutividade térmica. muito dúctil. Alta condutividade elétrica.: São ligas que estão totalmente isentas de ferro ou que apresentam ferro em pequenas quantidades. pois possuem pelo menos 12% de cromo. Estas ligas constituem o . ou seja. silício e outros elementos contendo 85 a 90% de cobre. O alumínio não é tóxico como metal. chumbo e outros 39.São ligas de cobre contendo estanho. São aços especiais. alumínio. Aços inoxidáveis então neste caso.O que é aço de alta liga? Cite exemplos e respectivos usos. magnésio e outros elementos apresentam uma grande quantidade de características adequadas às mais diversas aplicações. baixas temperaturas. possuem custo bem mais elevado e só são apenas utilizados quando o serviço realmente exige.Cite algumas propriedades e aplicações gerais do Alumínio e suas ligas. e o sexto mais dúctil. macio e resistente. Resp. Por ser um bom condutor de calor. Sua densidade é aproximadamente de um terço do aço ou cobre. inferior apenas a da prata. alta corrosão.Qual o principal efeito da adição de molibdênio na liga metálica ferrosa? Qual o principal efeito da adição de níquel na composição de um aço-liga de baixa liga? O molibdênio tem como função melhorar a resistência do aço à fluência. não-magnético. em relação ao aço-carbono. fósforo. 35. estanho. O alumínio puro possui tensão de cerca de 19 megapascais (MPa) e 400 MPa se inserido dentro de uma liga.São ligas de cobre com até 40% de zinco e pequenas quantidades de outros elementos como alumínio. Boa resistência contra corrosão atmosférica e de ácidos. São utilizados quando o processo exige. É o segundo metal mais maleável. O alumínio é um metal leve. Possui um aspecto cinza prateado e fosco. Aços de alta liga com níquel são utilizados em processos que exigem baixas temperaturas. devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. necessidade de não-contaminação e alta resistência (não todos ao mesmo tempo). é muito utilizado em panelas de cozinha. 37. Aço de alta liga é uma classificação dada ao aço que possui mais de 10% de elementos de liga. aumentando assim a resistência mecânica em altas temperaturas. apto para a mecanização e fundição. Latão . Quanto mais níquel presente no aço tanto menor será a temperatura de transição dúctil-frágil. É muito maleável. Bronze . o principal elemento químico na composição da liga não é o Ferro. além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. manganês. sendo o primeiro o ouro. silício. e não cria faíscas quando exposto a atrito. altas temperaturas. 38. 36. Aços de alta liga de molibdênio e cromo são utilizados quando são exigidas altas temperaturas.O que são ligas não-ferrosas? Cite 3 exemplos e suas aplicações na Engenharia Química.

Conferem ao material resistência superior aos aços-carbono. Superligas são ligas metálicas que apresentam as seguintes características: excelente resistência mecânica. Vieira. Pedro C. Livraria interciência. Ex. Lawrence H. Cr. W e Co. e alta resistência à corrosão. Cengage Learning Edições Ltda. construção civil. em sua composição.Monel.O que são Materiais Compósitos? Cite 3 exemplos. Outras fontes de referências: Silva Telles. Fe. Van Vlack. D. Materiais compósitos são aqueles que possuem pelo menos dois componentes ou duas fases. 42.. P. Ed. P. formando materiais com a maior relação (resistência mecânica / peso) que se conhece. Incoloy e Hasteloy são ligas de níquel com outros metais tais como: Cu. – Princípios de Ciência dos Materiais. 2008. Mn. bens de uso. resistência à fluência a altas temperaturas e à oxidação. Incoloy e Hasteloy são ligas de quais compostos? E o que são Superligas e para que servem? Monel. Ciência e Engenharia dos Materiais. etc. bicicleta e pás dos helicópteros. 41. – Materiais para equipamentos de processo. superfície superior e de estabilidade de fase. Mo. G.Quais as principais vantagens do uso de Titânio e suas ligas? O titânio e suas ligas apresentam excelente resistência à corrosão. O alumínio também é utilizado como embalagens. resistência à abrasão. Askeland. Obs. resistência à cavitação e resistência à erosão. com propriedades físicas e químicas nitidamente distintas. . 40.: colete a prova de bala. W. R. ótima resistência mecânica.: Não se limite em estudar apenas o questionário (ele é apenas uma referência). Edgard Blücher Ltda. Phulé. Apostila de Ciência dos Materiais.material principal para a produção de muitos componentes dos aviões e foguetes.