You are on page 1of 16

A BÍBLIA DO

JOVEM
ADVOGADO

. Acredito a felicidade daquele momento. diante da carteira vermelha da OAB e do bótom oficial.. Porém. talvez a felicidade da posse na OAB seja maior que a felicidade da colação de grau. Sim.1 UM PROFISSIONAL EXPERIENTE É hora de entrar em campo. a posse na OAB representa você começando a corrida. que caíram no decorrer das etapas da avaliação e que fizeram parte da massa dos reprovados. Foi um sentimento realmente indescritível. Sim. enquanto a colação de grau é um bastão sendo colocado em suas mãos. porém é necessário que esforços sejam investidos dentro de uma decisão para que as coisas aconteçam. Você sabe que foi aprovado em meio a vários concorrentes. Sem dúvida alguma. Na verdade. isso torna tudo mais especial. E que maneira de começar. nesse momento você se sente extremamente realizado e vê todo o seu esforço valer a pena. heim! Porém.. reconhecida pelo título de “doutor”. a posse na OAB se reveste de uma esfera mais especial ainda.8 OS TRÊS PRIMEIROS PASSOS – PASSO 2: CAPACIDADE Uau! Lembro como se fosse ontem a sensação de sair da sede da OAB/DF com o bótom da classe e a famosa carteira vermelha. É que a colação de grau marca o encerramento de um ciclo acadêmico. Sendo assim. 8. ficou atrás apenas da felicidade da colação de grau. uma coisa é certa: a brincadeira acabou. tudo é possível a todos. Porém. sejamos sinceros. você superou isso e agora está assumindo uma função nobre.

então precisa agir como tal. O que exatamente significa conseguir experiência? Significa saber um mínimo do que você se propõe a vender no mercado. ou estou equivocado? Se você é um jogador. O primeiro passo de um advogado recém-empossado é adquirir experiência. Antes de entrar em campo os jogadores fazem várias atividades:  Jogadores fazem aquecimento. não é? Você pede sugestão e ele não .  Jogadores são acompanhados por um técnico. O primeiro passo do advogado recém-empossado não é encomendar cartões. Você também é um jogador e também deseja ganhar partidas.  Jogadores treinam com bola individualmente. Estou falando que antes de entrar em campo é necessário de adquirir experiência. nem encher todas as fotos das redes sociais com imagens “Eu sou advogado”. Também não é sair postando no Facebook que agora está disponível para advogar.  Jogadores fazem musculação. Se preparar antes de entrar em campo significa adquirir experiência. Ou seja. Entrar em campo é algo que os jogadores precisam fazer para ganhar partidas. É disso que estou falando. Já aconteceu com você de entrar em um restaurante e ser atendido por um garçom que não conhece o menu? Isso é horrível. Você consegue perceber porque estamos falando de jogadores de futebol? Estamos falando de jogadores de futebol porque esse comportamento de se preparar antes de entrar em campo é muito importante para nós.  Jogadores treinam com bola em equipe. jogadores tem comportamentos específicos que determinam o seu preparo para entrar em jogo e vencer.

Vou te contar o que aconteceu para explicar a importância de se ter experiência. Ao chegar no restaurante junto com mais 4 amigos.sabe dar. mas também serve hambúrgueres. Nessa hora. Brasília fica muito quente e seca durante setembro). que não soube dizer que o prato se resumia àquilo. Depois disso. Se o pedido vier bom. você vai sentir raiva e ainda vai culpar o garçom. afinal. mas é verídico). ao ser perguntado sobre três tipos diferente de sucos. Se o pedido vier ruim. o Sr. montou os lugares e nos acomodou. O Sr. todos nós erguemos as sobrancelhas e ficamos surpresos. o que atende aqueles que desejam algo mais volumoso. Ituvaildo (o nome é bem diferente. Recentemente. Você pergunta qual o prato é o mais pedido e ele não sabe informar. Depois disso. fui atendido por um excelente garçom no Restaurante Balada Mix em Brasília/DF. Você pergunta qual o melhor prato da casa e ele não sabe dizer. É que só havia o nosso grupo nessa ala. E o seu pedido será aquele pedido arriscado. Isso leva a experiência de atendimento à desconfiança. ele soube explicar a composição e sabor de cada um deles. E ele respondeu: “Que isso! Eu vou ficar aqui com vocês o tempo todo. Decidi que iríamos para a parte superior. Ituvaildo disse para nós . açaí. Agora. Foi então que perguntei: “Se nós precisarmos te chamar para pedir alguma coisa adicional. você já foi atendido por um excelente garçom? Você sente até felicidade e se sente extremamente confortável. anotou nossos pedidos.”. Em outras palavras. sucos. O restaurante tem um foco em comida saudável. Existe algum botão ou aparelho para te chamar?”. como entramos em contato. teve um cuidado especial entregando cada cardápio em mãos. Ituvaildo nos sugeriu uma mesa que nos acomodaria bem. fui atendido pelo Sr. você vai ser sentir sortudo. Ao fazer os pedidos. nos disse que o hambúrguer gourmet era o mais pedido da casa. estávamos no meio da estação do calor infernal (sério mesmo. Com relação à comida.

foi assim no decorrer de toda a noite. sabia quem havia feito cada pedido. Ele soube usar toda sua experiência para atender bem ao cliente.que forneceria um atendimento exclusivo. E de fato. Ao descrever sucos. ainda saímos com gratidão ao nosso atendente. Ituvaildo era habilidoso ao extremo. Esse pensamento é extremamente limitante e um risco para todos os jovens advogados. Ele levou crédito pelo bom atendimento e pela nossa satisfação. Ele sabe exatamente o que fazer e deixa o cliente tranquilo. Consegue perceber o modo como nos sentimos felizes e bem atendidos por um profissional que sabia o que estava fazendo e sabia como fazer? Um profissional experiente faz diferença frente ao cliente. Isso faz toda a diferença para o cliente. Ele transmite confiança. Ele sabia exatamente como servir. também sabia exatamente os nomes dos temperos. A experiência do profissional se traduz em conhecimento e prática. O Sr. O que o Sr. Ao descrever pratos. são advogados mais velhos”. . Ituvaildo tinha conhecimento do cardápio e tinha prática. O Sr. Ituvaildo era um profissional experiente. É que parte do momento foi agradável em razão das sugestões e das pequenas conversas que tivemos com ele. Ituvaildo fez foi o que todos profissionais deveriam fazer. Depois de ser atendidos e consumir os pedidos.2 O QUE É EXPERIÊNCIA? Existe um senso comum na cabeça de todo ser humano brasileiro com quem você terá contato nos próximos tempos: “advogados bons. O Sr. 8. o fazia com riqueza de detalhes.

Essas questões mais comuns podem ser de direito material ou de direito processual. no mínimo. isso mesmo. precisa estar preparado para responder as questões mais comuns do tema que você advoga. Sim. Ou seja. A primeira pessoa que precisa romper com esse padrão é você! Você precisa deixar isso de lado e entender que: “advogados bons são advogados experientes”. Ao ler isso. E para isso você precisa de duas coisas: conhecer direito processual e conhecer direito material. Advogados bons são advogados experientes. Por que a experiência é tão importante para o advogado iniciante? Porque a experiência será o elemento indicativo que determina se você é bom naquilo que se propõe a prestar como serviço. Não. Ao escrever a respeito desse tema. ÁREA LEI MATERIAL LEI PROCESSUAL Civil Código Civil Código de Processo Civil (CPC) Penal Código Penal Código de Processo Penal Trabalhista Consolidação das Leis CLT e CPC Trabalhistas (CLT) . Então isso quer dizer que eu não sou bom o suficiente para advogar”. Experiência é estar preparado para. talvez você pense: “Eita. Não é isso que quero dizer. responder às perguntas mais simples e comuns sobre a área que você advoga. agora pronto! Eu não tive oportunidade de fazer estágio antes e tudo o que aprendi foi para fazer a prova da OAB. você precisa do conhecimento do conteúdo e das formas que a lei traz dentro da sua área. em qualquer lugar ou em qualquer hora. quero que você tenha consciência de que você precisa buscar mais experiência na área que você se propôs trabalhar. Ou seja. você.

na lida com o cliente.  Busca pessoal. após a posse ela deve continuar sendo acumulada. alguns não têm essa sorte. 8. Ou seja. Essa experiência é adquirida durante todo o curso de direito. Essa é uma experiência que depende de você ter trabalhado em contato com processo. nas decisões profissionais. Outro tipo de experiência que temos que adquirir é a experiência prática. o advogado jovem precisa desenvolver a habilidade de saber o que fazer quando as coisas dentro da vida e do processo acontecem.  Defensoria Pública. Muitos a adquirem no decorrer do curso com estágio em excelentes instituições privadas e públicas. Porém. . São elas:  Mentoring. Vamos abordar cada uma dessas formas nos subitens a seguir. Ou seja.3 4 MANEIRAS DE OBTER MAIS EXPERIÊNCIA EM MENOS TEMPO Se você se enquadra dentro do grupo daqueles que não tiveram a oportunidade de ganhar mais experiência prática. No entanto. Essa é a experiência teórica que devemos adquirir.1 MENTORING O mentoring é um processo de aprendizagem guiado por um profissional mais experiente.3.  Cursos da Escola Superior da Advocacia. um outro advogado te ajudará a destrinchar todas as dúvidas que você possui no caso concreto. 8. no peticionamento ou em qualquer outra situação relacionado ao seu serviço advocatício. então quero lhe apresentar estratégias que funcionam com a maioria dos advogados iniciantes.

2 DEFENSORIA PÚBLICA A Defensoria Pública também é um excelente ambiente para se adquirir mais experiência. posso afirmar que a Defensoria é uma excelente opção para adquirir experiência porque passei 2 anos estagiando todos os dias dentro da instituição. nesse período. os advogados que iniciavam a colaboração para adquirir experiência recorriam a mim para saber o que fazer. 8. na Defensoria .. É o caso da OAB/DF sede que oferece ao jovem advogado a experiência de um advogado com mais tempo na carreira. Além disso. Atualmente. são acompanhados por advogados mais experientes que se responsabilizam por seus atos e por lhes ensinar a profissão. Você terá a oportunidade de exercer o trabalho de um advogado e de fazer tudo o que um advogado faz. mas. Recomendo a Defensoria. Se você não sabe fazer petições simples. pois essa é uma instituição série e com excelentes profissionais. Um exemplo de mentoring pago é o que você encontra aqui. esses são os processos que mais garantem experiência para o advogado iniciante. Geralmente. Por aí você já consegue imaginar o quanto a Defensoria pode agregar em sua experiência profissional. não foram meus estagiários. Uma última possibilidade é o mentoring pago. Eu estava no 8º semestre e já trabalhava na Defensoria há um ano. algumas subseções da OAB disponibilizam esse serviço.. eles me tratavam como um igual porque eu tinha mais experiência. onde o advogado iniciante tem interesse em aprender com um advogado específico e oferece um pagamento para acompanhar e ser instruído pelo advogado mentor. Além dessa forma gratuita.3. alguns advogados foram meus estagiários? Tudo bem. os advogados trainees passam por esse processo com remuneração. nesse período. Na maioria das vezes. Acredita que.

você vai fazer isso até cansar. uma vez iniciada. Também deve ser organizada. uma terceira forma de aprendizado e de ganhar mais experiência é a busca pessoal. Logo. pois. Por fim. Isso acontece porque os Defensores são organizados por varas. melhor que qualquer curso de atualização. a pesquisa de decisões judiciais de 1° grau e a pesquisa jurisprudência em 2° grau e os cursos online. Além disso. Essas três características são essenciais para forjar uma busca pessoal que traz resultados. principalmente porque o conhecimento é dinâmico e está em evolução . Essa busca pessoal deve ser sistemática. Geralmente. sem deter-se apenas em um único. Assim. a Defensoria é o lugar para você! Defensoria Pública é o melhor lugar para você aprender! Na Defensoria Pública. 8. não se interrompe. sem a necessidade do contato presencial com um professor. é necessário que seja contínua. Não sabe fazer inicial. quando você começa a colaborar você também pode escolher a área.3 BUSCA PESSOAL Além da Defensoria Pública. Eu enquadro a experiência adquirida por busca pessoal como sendo aquela que você adquire sozinho. o método é o contido no curso ou no livro que se utiliza. organizada e contínua. entendo que aqui se enquadram a leitura de livros. na Defensoria você consegue sentir exatamente o dia a dia da atividade jurídica e do posicionamento do juiz. na Defensoria você vai ter oportunidade.3. o que te permite focar e conhecer profundamente a maneira como o juiz de determinada área admite e o que ele não admite. pois deve observar um método. pois você precisa tomar o cuidado de aprofundar-se em todos os pontos da matéria. Busca pessoal é sua corrida atrás de conhecimento e de experiência de forma sistemática. você tem excelentes advogados para funcionarem como seus mentores. Não sabe fazer defesa ou recurso.

Para te mostrar isso tenho alguns fatos a apresentar.3. . 8.todos os dias. Assim. seu acúmulo de experiência é reduzido. falta de organização ou falta de método. Isso não vale a pena! A decisão de seguir a carreira de um generalista irá te podar grandes oportunidades. isso não transmite muita confiança para o seu futuro cliente. Existe apenas uma desvantagem dessa modalidade de busca de experiência.4 CURSOS DA ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA Outra forma de obter mais experiência em menos tempo é buscar o apoio da Escola Superior da Advocacia por meio dos cursos profissionalizantes relacionados ao direito que são ofertados pela instituição. o estudo está fadado a ser pouco retido pelo cérebro. 8. além disso.4 QUEM TEM MAIS EXPERIÊNCIA: O GENERALISTA OU O ESPECIALISTA? Não poderíamos encerrar esse assunto sem apontar o caminho que os grandes advogados tomaram para conduzir sua aquisição de experiência. muitos defendem que o advogado deve adotar a postura de um generalista e ser contratado para desempenhar todos os tipos de atividades em diferentes áreas. Em início de carreira o jovem advogado ouve bastante a respeito de que ele deve pegar tudo o que aparecer e que deve formar sua carteira de clientes (não se preocupe. É que você precisa estar próximo das sedes das seccionais para poder participar. Sendo assim. vamos falar sobre captação mais a frente). Digo isso em relação à decisão de se tornar especialista ou generalista. Consequentemente. caso haja interrupção.

esses advogados estão em escritórios que atendem todas as áreas. Grandes advogados se concentram.8. Essas áreas representam sua especialidade e serão aquelas que você deve direcionar sua energia e que você deve desenvolver cada vez mais sua especialização. Que tal um exercício rápido para avaliar sua especialidade e as áreas que você precisa de parceiros? Primeiro. eles contam com outros advogados especialistas. Advogados especialistas não atendem todas as áreas. direcionam sua energia para se especializar e focam em atender demandas selecionadas por área. como você mesmo disse. Para isso. faça uma lista de áreas que você não domina. Agora. Diante disso. são os escritórios que atendem todas as áreas e não os grandes advogados. Ao longo de suas carreiras. Eles não desperdiçam tempo e força em ações que estão fora das suas especialidades. trabalham junto com outros especialistas que as atendem. Para cada uma dessas áreas. pegue sua agenda e anote as áreas que você seguramente consegue atender sozinho. com total independência. esses advogados estão em escritórios que atendem todas as áreas. . Victor. enumere um ou dois colegas advogados que você conhece e que seguramente conseguiriam tocar processos sozinhos. talvez você me fale: “Mas. Esse é o grande segredo e você pode aplicar isso na sua advocacia hoje! Basta que você encontre outros colegas confiáveis e trabalhe junto com eles. porém todos esses colegas advogados são especialistas em suas áreas. utilizando a mesma agenda. Você acaba de formar a lista dos seus “associados”. Veja. eles se concentraram em atender ramos específicos do Direito. Isso garante a melhor qualidade de atendimento para o cliente e garante também que você seja prestigiado e reconhecido como um profissional de excelência. porém. eu tenho que atender todas as áreas”.1 VOCÊ JÁ CONHECEU UM ADVOGADO DE SUCESSO QUE FOSSE GENERALISTA? Conheço vários grandes nomes da advocacia.4. Bom. Logo.

você irá procurar um médico especializado em coluna. Y e Z. vai procurar um nutricionista. entre em contato comigo. Se procurar um médico clínico geral. Se você estiver com problema urinário. Se estiver querendo ficar forte. Com o passar do tempo a situação pode até caminhar para a formação de uma sociedade de advogados. elas procuram o especialista em ter soluções para aquele problema. você dirá para a pessoa: “Eu tenho um advogado associado especialista que atua nessa área. Seus colegas especialistas também podem agir da mesma forma com você! É assim que parcerias estratégicas são formadas. se você precisar de auxílio em qualquer outra área. Essa lista deve te acompanhar e sempre que aparecer algum caso que pertença às áreas que você não domina.2 ADVOGADOS ESPECIALISTAS SÃO MAIS FACILMENTE ENCONTRADOS Se você estiver com dor de coluna. vai procurar um personal trainer. vai procurar um psicólogo. Perceba: quando as pessoas sabem exatamente qual é o problema. Posso marcar uma reunião com ele para você”. mas. As pessoas só . não sei exatamente qual seu problema de saúde. Além disso. Advogados especialistas se reúnem para atender mais áreas. Se estiver com problema psicológico. porque tenho advogados especialistas de outros ramos que trabalham comigo e que estão à disposição”. você tem de dizer: “Sou especialista na área X. Se estiver querendo emagrecer. Essa é uma proposição básica que existe na mentalidade de todos os indivíduos da sociedade. ao se apresentar como advogado. você irá ouvir algo do tipo: “Desculpe amigo. você irá procurar um médico urologista. 8. Recomendo que você procure um especialista”. Com esses profissionais você pode combinar de dividir honorários de ações ou de ter um percentual pela indicação.4.

Também. é certo que os advogados especialistas gozam do benefício de poder cobrar mais. te que desperte a vontade de viver aquele conhecimento e de desempenhá-lo. Ele sabe exatamente por quais assuntos seu público alvo se interessa e onde pode encontrar esse público alvo. Escreva aqui a sua especialidade → _______________________________. que te dê tesão. Se você ainda não escolheu sua área. apresente-se como especialista. seus clientes ficarão muito mais felizes de contar para outros que estão sendo acompanhados por um advogado especialista. Em compensação. pois sua estratégia de divulgação está voltada para diversas áreas diferentes. 8. Veja só: ninguém procura no Google por “advogado generalista”. Tudo isso é dificultado para os advogados generalistas. Escolha uma área que te interesse. Sendo assim.3 ADVOGADOS ESPECIALISTAS ADQUIREM MELHOR O POSICIONAMENTO NO MERCADO Os advogados especialistas também gozam de mais privilégios.4. é chegada a hora. Com relação ao prestígio frente à sociedade. reconhecimento e destaque dentro do mercado. . As pessoas procuram por “advogado de família” ou por “advogado penal”. o advogado generalista se mantém apagado dentro do mercado. se você quer ser facilmente encontrado.buscam generalistas quando querem uma análise geral ou quando querem começar a descobrir qual é exatamente o conflito em que se inserem. o advogado especialista tem um foco para direcionar seu marketing de conteúdo e seu branding pessoal. Em longo prazo. Faça sua parada na leitura e tome uma decisão. porque conhecem suas habilidades e sabe que são únicas.

em 1 ano essa pessoa terá uma experiência nível 12 em cada uma das áreas (ou seja. escolheram dominar suas áreas em pouco tempo. Você pode adquirir em um ano a experiência de 5. Logo. Porém. em logo em um ano ele terá percorrido os conhecimento de sua área 48 vezes. Por isso. esteja certo. como muitos pensam. A experiência se constrói pela quantidade de coisas vividas em determinado período. 8. estuda direito administrativo.4 ADVOGADOS ESPECIALISTAS POSSUEM MAIS EXPERIÊNCIA Esta é a ideia final e última com relação a esse ponto: advogados especialistas tem mais experiência. na prosperidade e na perenidade da advocacia. estuda direito civil e estuda direito penal. você deve focar e se especializar. vale a mesma premissa. Ele estuda direito trabalhista. terá se estudado 12 vezes a mesma matéria). os advogados que acreditam no poder. buscando as mais diversas formas de aprendizado e crescimento pessoal. Eles escolheram reunir grande experiência em pequeno tempo. assim como pode adquirir em 5 anos a experiência correspondente a 1 ano. pensando em adquirir experiência.8. Eles optaram por fazer da busca por experiência um estilo diário de viver. Isso é 4 vezes a profundidade do generalista.5 CONCLUSÃO A experiência não se constrói pela quantidade de tempo vivido. Imagine um advogado generalista estudando diferentes matérias em um mês. Como diz Tony Robbins (um dos maiores coachs americanos): O domínio leva o tempo que você quiser. . No tocante à experiência. Mas e com relação ao advogado especialista? O especialista maneja 4 ações todas da mesma área.4. São 4 áreas diferentes que devem ser consultadas para o desenvolvimento das 4 ações diferentes que o advogado manejou. Imagine isso em longo prazo.

Deixe de lado esse generalismo desfocado e trace um alvo preciso para seus movimentos na advocacia. Faça o mesmo! Comece seu aperfeiçoamento na sua especialidade. Desenvolva parcerias estratégicas e veja que você pode e tem de crescer junto com outros. .