You are on page 1of 4

Stephen William Hawking (1942-2018

)

Uma semana após o falecimento de um grande gênio. Stephen William
Hawking nasceu em 8 de Janeiro de 1942, que por coincidência seria
três séculos exatamente após morte de Galileu, filho de Frank Hawking,
um biólogo e pesquisador que trabalhava em Instituto Médico de
Londres e de Isabel Hawking, e tendo ainda duas irmãs mais novas,
Mary e Philippa, e um irmão adotivo, Edward. Stephen sempre foi
interessado em ciência e não gostava muito de coisas simples, como a
matemática tradicional, sendo já apelidado de Einstein. Estudou de
início em uma escola para meninas, o que ocorria na época até os 10
anos de idade, na St Albans High School for Girls e dizem que não era
um aluno excepcional. Já em 59 entrou em University College, de
Oxford, desejando contra a vontade de seu pai, estudar Matemática, e
não Medicina, como desejado pelo genitor. Não estava disponível o
curso de Matemática e assim acabou fazendo Física, se interessando
por termodinâmica, mecânica quântica e relatividade. Teve ainda o
Doutorado em Trinity Hall, de Cambridge, passando em seguida a ser
pesquisador e professor, em Gonville e Caius College. Esteve em
Instituto de Astronomia até 1973, e depois entra em Departamento de
matemática Aplicada e Física Teórica, ficando até idade limite, e apesar
da doença, até 2009, na cátedra de Newton. Foi casado com Jane
Hawking, se separando em 1991. Fato interessante foi ao ter filho com
esta, de modo que a família duvidou dela, haja vista o precário estado
de saúde de Stephen, mas isso foi melhor relatado no livro “Teoria de
Tudo”, que também tem um filme. Outro fato foi o caso que teve com a
enfermeira, com quem se casou em seguida, Elaine Mason, com quem

dos 21. totalmente paralisado. e mais. esclerose lateral amiotrófica. Disse que a “partícula de Deus” poderia destruir o Universo. mas usa a expressão de forma de metáfora. um tanto robótica. Outros físicos o criticavam por ele agir como um astro pop ou pela fama. Achava que a ciência explicava o mundo e que Deus não era necessário. Ele teve três filhos e três netos. Dizem ainda que gostava de clubes de striptease. sem cura ainda. Chega a admitir que o Universo possa ter um Criador.se divorciou em 2006. Faltaram as provas matemáticas de suas alegações. e o conhecemos geralmente falando por um computador. Antes usava um que detectava os movimentos de suas bochechas. Foi nomeado inclusive pelo Papa João Paulo II para a Academia Pontifica de Ciência. Disse que o Big Bang foi apenas uma consequência da lei da gravidade. Viajou muito. Suas teorias são avançadas e o que mais se destacou foi a respeito do Buraco Negro. Disse Hawking: “Deus é o nome que as pessoas dão para a razão de estarmos aqui. Mas Hawking era ateu. Ainda escreveu com a filha Lucy livros infantis. Sua voz vinha por um sintetizador. Desde jovem sofreu com a doença degenerativa. Parece ter sido influenciado por Einstein e Spinoza. mas os físicos não lhe deram ouvidos. Ele chegou a ter conflitos com outros físicos e se portava como celebridade. fez conferências. Mas em último livro disse que Deus não tem mais lugar. De suas obras. Sua última cadeira e equipamento rastreavam os movimentos dos olhos para formar palavras. escreveu coisas estranha sobre Deus. Mas. ademais. a mais conhecida por aqui talvez seja “O universo numa casca de noz”. eu acho que a . com certo desdém. Também há livro “Uma breve história do tempo”. lugar misterioso no espaço sideral. documentário e mesmo participação em filmes. bem como chegou a dizer que os buracos negros não existem. que ele mesmo adaptou.

Deus não tem mais lugar nas teorias sobre a criação do Universo”. Da mesma forma que Einstein revolucionou e virou a Física pelo avesso. Disse Rodolfo Pizzinga 1: “Enfim.razão são as Leis da Física. Outra contradição de Hawking. Mas isso não signifique que haja também uma causa primeira. e Deus É Absoluto. em quem ergue a pedra e em quem não consegue erguer. 1 PIZZINGA. Harvey Spencer Lewis. o Big Bang é inaceitável e insustentável como gerador-criador do Universo. Desta feita. Pois a ciência se refuta a sua mesma. e isto é inaceitável e insustentável em termos místico-metafísicos. Ainda afirmou: “O velho paradoxo: poderia Deus fazer uma pedra tão pesada que Ele não pudesse levantá-la?”. Rodolfo Domenico.paxprofundis. FRC) – porque o Nada não pode dar origem a alguma coisa. Ph. ou mesmo físicas. pois para Deus não há primeiro. por diferentes motivos. Disse : “Devido a uma série de avanços no campo da Física.org . Entra em um campo místico e tenta explicar com um campo não místico. existem leis cósmicas e que superam o material. Por isto. presumidamente. como dizem os cabalistas. Para o Ser nunca houve começo – explica o Mestre Alden (Dr. Na verdade além de leis da física. também. e não há nada além Dele. E mesmo Deus pode usar de leis da física. D. o Hawking. E disse que: “A Teologia é desnecessária”. dando lugar a novas teorias. é porque houve um começo. De certo modo ciência deve muito a teologia e tem a base nesta de muitas coisas. e é provisória. um dia. a partir de uma bolinha densa. Stephen Hawking: pensamentos. e nem tempo etc. Ele está na pedra.. se houvesse uma causa primeira. Em www. mesmo que diferentes experiências possam ocorrer com Deus. ter um relacionamento pessoal”. Na verdade Deus permeia a tudo. Muito do conhecimento surge da teologia. em vez de alguém com quem se pode. o que não as desmerece. que é uma junção de religião e filosofia.

como disse Pizzinga. antes devemos amar ao próximo como a si mesmo. ela poderia até se chamar de Teoria do Universo-espaço- tempo-contínuo-eterno. em Cambridge. saber que nada há além do Criador. a fim de mantenhamos o mundo. quando em Big Bang de um modo meramente materialista. tudo depende mais de nossa condição psicológica e sustentável. e não de ciência que meramente defenda fatalidades ou teorias sobre o Universo. Quem sabe. Sobre a teoria do Big Bang. Deste modo. in nihilum nil posse reverti.pintará alguém que desmontará essa abafadiça Teoria do Big Bang. Michael. In KabTV “Notícias com Michael Laitman” 20/01/16 .See more at: http://laitman. 14 de Março de 2018. E mesmo que o universo ou o humano tenha fim. mas de uma mudança na percepção psicológica da pessoa. Mas Stephen Hawking faleceu e. e acabam por errar ao entrar em campo teológico ou filosófico. Os cientistas semelhantes a ele não explicam muitas coisas. [Pérsio.dpuf . se fundamentando em gravidade ou força semelhante. de modo que em termos místicos seria absurdo tanto se falar em Causa primeira.br/category/estudo-cabalistico/page/3/#sthash.9QHPOdcf. nada pode reverter. e ao nada. Hoje. com 76 anos de idade. na sua residência. para depois pensamos na origem do Universo. porque o mundo é gerido apenas de acordo com inclinações egoístas”. que não são de sua seara. como e Hawking indica. a humanidade não tem o poder de implementar essa mudança. De nihilo nihilum.com. Para tanto. sem realmente mudar a condição humana e sua existencialidade. o Criador pode fazer tudo novamente quando bem entender. O Erro de Hawking. Do nada. Disse o cabalista Michael Laitman2: “O futuro não depende dos cientistas. Sátiras]”. 2 LAITMAN. nada vem.