You are on page 1of 6

Unidade 1

Monitoramento e controle de processos
Purgadores
de vapor

S eparam e eliminam o condensado formado nas tubulações que trans-
portam vapor. Alguns tipos, devido ao seu princípio de funcionamento,
removem também o ar e outros gases não-condensáveis que possam existir
na linha, após a remoção do condensado. O aparecimento de condensado
em tubulações de vapor pode se dar devido à perda de calor para o meio
ambiente, arraste de gotículas, colocação em operação de determinado
trecho de tubulação fria ou trechos de tubulações bloqueadas. Remove-
se o condensado existente nas linhas de vapor pelas seguintes razões:

Conservar a energia do vapor
Evitar vibrações e golpes de ariete nas tubulações causados pelo arraste
do condensado e encontro do vapor com bolsões de condensado
Reduzir os efeitos de corrosão e erosão. A entrada de condensado em
turbinas, por exemplo, causa danos irreparáveis em suas palhetas

CLASSIFICAÇÃO DOS PURGADORES

MECÂNICOS TERMOSTÁTICOS ESPECIAIS
Opera baseado na diferença de Opera baseado na diferença de TIPOS
densidade da água para o vapor temperatura dos fluidos
Purgadores termodinâmicos
TIPOS TIPOS
Purgadores de impulso
Purgadores de bóia Purgadores de expansão
metálica
Purgadores de panela invertida
Purgadores de expansão líquida
Purgadores de expansão
balanceada (fole)

.......... ..........
55
SE

AS

NA
I–P BR
ETRO

Enquanto há condensado. tornando-se pequena.. faz com que a panela flu- tue. PURGADORES DE EXPANSÃO BALANCEADA (fole) Consiste em uma caixa com um pequeno fole em seu interior que coman- da a válvula de saída do condensado. A pressão do vapor faz sair o ar acumulado e o condensado até que. quando chega. a panela fica pousada no fundo.... abrindo a válvula. 56 SE AS NA R I–P ET ROB .. fechando a válvula de saída. até que a quantidade de água dentro da panela. . e o vapor é condensado por saturação do ambiente.. SAÍDA (fechada) DRENO SAÍDA PURGADORES DE PANELA INVERTIDA É o tipo mais usado.. Esse BÓIA ENTRADA purgador tem descarga contínua. que é expulso pela própria pressão do vapor. abrindo a válvula.. Chegando mais condensado. O vapor.. de onde é expulsa a água (que escapa pela saída). diminuída a quantidade de con- densado dentro da panela.. por onde sai o excesso de água.1 Particularidades de alguns tipos de purgadores PURGADORES DE BÓIA FIGURA 11 PURGADORES DE BÓIA A saída do condensado é aberta por RESPIRO uma válvula comandada por bóia. é lançado dentro da panela. per- de flutuação e afunda. no topo do purgador. o purgador deve estar cheio de água. Para o início da operação.... para a mesma pressão. O ar contido na panela sai pelo pequeno furo existente no fundo da panela. é restabelecida a flutuação com o fechamen- to da válvula.. a panela enche-se de água. Veja VÁLVULA DE a Figura 11. O purgador funciona pela diferença de temperatura que existe sempre. O fole contém um líquido de ponto de ebulição inferior ao da água. o ar acumula-se. Observe a Figura 12 na página ao lado.. então. Consiste em uma caixa dentro da qual existe uma panela com o fundo para cima.. a bóia flu- tua e abre a saída dele. entre o vapor e o . por onde escapa também um pouco de vapor.. comandando a válvula que fecha a saída do condensado..

........... . 57 SE AS NA I–P BR ETRO ........ PURGADORES DE PANELA INVERTIDA 1 FIGURA 12 PURGADOR ABERTO Descarga de condensado Monitoramento e controle de processos ORIFÍCIO VÁLVULA (aberta) ENTRADA SAÍDA PANELA INVERTIDA (afundada) PURGADOR FECHADO Chegada de vapor BOLHAS DE VAPOR VÁLVULA (fechada) VAPOR ENTRADA SAÍDA PANELA INVERTIDA CONDENSADO (afundada) PURGADOR ABERTO Descarga de condensado VÁLVULA (aberta) ENTRADA SAÍDA VAPOR CONDENSADO PANELA INVERTIDA (afundada) .

e bloqueia simultaneamente a entrada de vapor e a saída de condensado. e a válvula se abre. o disco sobe. O vapor.. ou quando a pres- são do vapor for inferior a 0. o disco fica em equilíbrio (a mesma pressão nas duas faces). PURGADORES TERMODINÂMICOS Consiste em um disco que trabalha livre dentro de uma pequena câmara. O conden- sado e o ar.... logo em seguida.. a pressão do vapor que sai para a câmara acima do disco força então o disco para baixo.. aumentando sua velocidade e a depressão causada. Não pode ser empregado para vapor superaquecido. fecha a válvula e impede. cria uma zona de baixa pressão e o disco tende a fechar a saída do vapor. como são mais frios. Não deve ser usado quando a contrapressão do condensado for maior do que 50% da pressão do vapor.. fechando a saída do vapor. levantam o disco e escapam.. barata e de baixa manutenção.. vaporiza o líquido dentro do fole. até que o FIGURA 13 PURGADOR TERMODINÂMICO vapor retido em cima come- ça a condensar e a pressão cai.. . a saída do vapor. passando por baixo do disco. contraem o fole. Essa seqüência faz com que o disco desça rapidamente. Pode ser utilizado para altas pres- sões e altas temperaturas.. portanto. desde que a quantidade de condensa- do não seja muito grande. mais quente. De construção extrema- mente simples. o jato de vapor em alta velocidade. 58 SE AS NA R I–P ET ROB . a princípio também escapa. Quando o vapor che- ga ao purgador... Fechado. que se dilata. .. O condensado ou o ar chegando ao purgador são empurrados pelo vapor. Mas.. Conseqüentemente.7 kgf/cm2 . esse tipo de purgador está sen- do empregado cada vez mais para linhas de vapor e de aquecimento. o movimento de desci- da do disco provoca uma redução na seção de saída do vapor. reinician- do-se o ciclo.1 condensado. Quando o disco começa a abaixar... abrindo ou fechando..

para conservar a energia dele..... RESUMO PURGADORES DE VAPOR E SUAS ESPECIFICAÇÕES 1 1 Purgadores de vapor separam e eliminam o condensado formado nas tubulações que transportam vapor. Monitoramento e controle de processos 1 PURGADORES MECÂNICOS Tome Nota Operam baseados na diferença de densidade da água para o vapor TIPOS Purgadores de bóia Purgadores de panela invertida 2 PURGADORES TERMOSTÁTICOS Baseados na diferença de temperatura dos fluidos TIPOS Purgadores de expansão metálica Purgadores de expansão líquida Purgadores de expansão balanceada (fole) 3 PURGADORES ESPECIAIS Purgadores termodinâmicos Purgadores de impulso ...... evitar vibrações e golpes de ariete e reduzir os efeitos de corrosão e erosão.... .. 59 SE AS NA I–P BR ETRO ......

Tome Nota .