You are on page 1of 3

Questionário – Teoria Geral do Direito 01) Quais as espécies de incidência do âmbito de aplicação da norma jurídica?

Âmbito Espacial, Temporal, Pessoal, Material. 02) Disserte sobre o âmbito temporal de aplicação da norma jurídica. O âmbito temporal da norma jurídica refere-se à promulgação, existência da mesma e obrigação ao Estado no cumprimento; e publicação sendo este o momento em que a norma passa a ser obrigatória. 03) Disserte sobre o âmbito espacial (territorial) de aplicação da norma

jurídica.
O âmbito espacial da norma por soberania estatal delimita a aplicação da lei pelas fronteiras do Estado. Contudo há dois princípios básicos: pelo princípio da Territorialidade aplica-se a norma no território do Estado; enquanto o da Extraterritorialidade aplica-se a norma em território de outro Estado, segundo os princípios e convenções internacionais. A vigência da lei no espaço é tratada pela Lei de Introdução ao Código Civil (LICC) e no Código Penal nos arts. 5º e 7º. 04) Quais são os elementos da relação jurídica? Explique cada um deles. Sujeitos de Direito: Sujeito Ativo – é o titular do direito subjetivo de ter ou fazer o que não é defeso em lei. Sujeito Passivo – é a pessoa que deve respeitar o Direito do sujeito ativo, este tem o dever na relação jurídica. Objeto: É o bem jurídico existente na relação que deve ser suscetível de valoração econômica ou moral; este pode ser mediato ou imediato. Mediato são os bens móveis, imóveis e semoventes em que o Direito recai. Imediato é a prestação devida pelo sujeito ativo, é uma obrigação. Vínculo de Atributividade É o liame, o nexo jurídico, entre os sujeitos de direito e o objeto da relação, os quais são estabelecidos por lei ou no próprio negócio. Fato Propulsor É o fato que ocorre dependente ou não da vontade humana. Estes são classificados em ordinários que dependem da vontade humana; e extraordinários, os quais independem da nossa vontade; como o caso fortuito que é fruto do acaso e imprevisível, contudo se previsto pode ser evitado; e do caso de força maior que é inevitável, como os fenômenos naturais. Proteção Jurídica É o Direito do sujeito ativo na relação jurídica, esta proteção pode ser extrajudicial (contratos, anuência, acordo) ou judicial (ações judiciais).

Obrigacional: este direito vincula uma pessoa à outra. como se forma e quais suas duas espécies? O método dedutivo é um meio de argumentação jurídica. O método indutivo é aquele o qual conclui por intermédio do particular.05) Como se classificam os direitos subjetivos? Escolha duas espécies de classificação e suas modalidades e explique-as. Finalidade: Direito-Interesse: este tem por finalidade o benefício ou interesse do titular do direito. este subdividese em indução generalizadora (do particular para o geral) e indução analógica (de um particular para outro particular). Individual: direito próprio e exclusivo dos indivíduos. categórica). passivo – Estado. e a premissa menor e conclusão. Direito-Função: é o direito instituído em pró de outras pessoas. Institucional e Individual: é aquele que compete a ambos. (suj. Objeto e Finalidade. D. D. D. Institucional: direito próprio e exclusivo das instituições. O Direito relaciona-se com outras ciências como a Sociologia que estuda os fatos sociais. esta formação permite que a partir do geral conclua-se algo particular. 08) O que é método dedutivo. Sujeito Passivo. tendo por finalidade uma prestação. Objeto: D. passivo indeterminado) D. Subjetivo Público: suj. da Personalidade: direitos defendidos e próprios da pessoa (integridade física. As espécies de dedução são: Categóricas (proposições que afirmam ou negam) e Hipotéticas (tem como premissa maior uma hipótese. Relativo: direito relacionado a certo grupo de pessoas. e a Filosofia que trata dos princípios fundamentais e natureza jurídica. (suj. D. Real: direito sobre as coisas materiais e imateriais. 07) Explique o método indutivo de formação do argumento jurídico. uma premissa menor e a conclusão. Os Direitos subjetivos classificam-se em: Sujeito Ativo. 06) Disserte sobre a relação da Ciência do Direito com outras ramos da ciência. Sujeito Passivo: D. Sujeito Ativo: D. a Dogmática jurídica que é o estudo do Direito enquanto norma jurídica. passivo determinado) D. o qual forma-se a partir de silogismos que são compostos por uma premissa maior. Absoluto: direito de todos os membros de uma comunidade. moral e intelectual). 09) Quais são as regras do silogismo categórico do método dedutivo? 10) Quais são as regras do silogismo hipotético do método dedutivo? .

15 e 16 tem que explicar cada uma. significância da lei. a completude do sistema jurídico. 18) Explique a fonte do direito jurisprudência. a fim de extrair o conteúdo. 12) Quais são os elementos da interpretação da norma jurídica? Fixação do sentido (finalidade).11) Conceitue interpretação. . 16) Explique a espécie de interpretação da norma jurídica quanto ao alcance ou efeito. 17) O que é integração da norma jurídica? É o processo de preenchimento das lacunas da lei. 19) Explique as espécies de costumes jurídicos. Hermenêutica – é o estudo da interpretação. alcance (delimitação do campo de incidência ou atuação) e norma jurídica (abrange desde normas constitucionais até normas contratuais e testamentárias. hermenêutica e exegese. administrativa e doutrinária). a fim de tirar o sentido daquilo que se lê. A 14.. método (gramatical. legal. sociológica e teleológica) e resultados (declarativa. extensiva e restritiva). Interpretação – fixação do verdadeiro sentido e alcance de uma norma jurídica. histórica. A interpretação da norma quanto ao método embasa-se na forma gramatical. 15) Explique a espécie de interpretação da norma jurídica quanto ao método adotado pelo intérprete. Esta espécie relaciona-se com a delimitação (ou não) do texto. Exegese – é a forma minuciosa de interpretação. ou ainda. 14) Explique a espécie de interpretação da norma jurídica quanto à origem ou fonte. lógico-sistemáica. de caráter individual). estabelecendo de onde a norma advém. 20) Discorra sobre a classificação da norma jurídica quanto à sanção. Esta interpretação infere na origem ou no agente que emana a norma. do conteúdo legal. 13) Quais as espécies (e suas modalidades) de interpretação da norma jurídica? Quanto à origem (judiciária. lógica entre outros.. histórica.