You are on page 1of 3

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DA PROMOÇÃO SOCIAL

Rua Inconfidência, nº 2-28 Centro Bauru-SP

PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA Nome da Disciplina: Qualidade de Vida Curso: Mercado de Trabalho Carga Horária Semanal (h/a): 100 Teórica: Prática: Total: Instrutor Responsável: Rosi EMENTA Esta disciplina visa primeiramente conscientizar o aluno sobre a realidade ao nosso redor em relação ao aumento do uso de substâncias psicoativas, suas graves conseqüências e que ele mesmo é o responsável pela transformação desse meio. Esclarecer que é necessário que tenhamos hábitos saudáveis em relação à saúde para assim promover um crescimento e desenvolvimento adequado, diminuindo assim a mortalidade entre os jovens e fornecer informações para saúde sexual prevenindo Doenças Sexualmente Transmissíveis e gravidez indesejada. OBJETIVOS GERAIS Esclarecer e sensibilizar sobre a realidade do mundo das drogas, bem como suas conseqüências e conscientizar de que os alunos são os próprios agentes transformadores dessa triste realidade. Promover hábitos saudáveis reduzindo assim a mortalidade entre os jovens. Compreender que é necessário ter uma saúde sexual para que encarem a sexualidade como um ato de responsabilidade, evitando assim as Doenças Sexualmente Transmissíveis e uma gravidez indesejada. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ler, coletivamente, diferentes tipos de textos que abordem o tema proposto e refletir sobre as escolhas de vida e suas conseqüências. Reconhecer que é necessário adquirir hábitos saudáveis para a garantia de uma vida sem riscos. Perceber a necessidade de encarar a sexualidade com responsabilidade e evitar as DST e uma gravidez precoce. Teórica: Termo: Carga Horária Semestral (h/a): Prática: Total:

VALORES ABORDADOS

Reconhecimento de que o uso substâncias psicoativas prejudicam não somente a saúde do usuário bem como todo o circulo social do mesmo. Risco de contaminação da AIDS. Importância da aquisição de hábitos saudáveis para a vida aderindo a Programas de Segurança Pública para o bem estar próprio. Vivência mais autônoma e responsável da sexualidade.

1

Trabalho em grupo. AVALIAÇÃO FORMATIVA Lista de freqüência. nº 2-28 Centro Bauru-SP RESULTADOS DE APRENDIZAGEM ESPERADOS Ao término do curso espera-se que o aluno tenha se conscientizado de que é necessário ter um comportamento adequado para uma vida saudável. cocaína. calmantes. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO As conseqüências do uso de substâncias psicoativas (álcool. cogumelos. Informações para uma vivência mais responsável da sexualidade. Interpretação de textos. anfetaminas. Uso de filmes. alucinógenos tabaco) e seus efeitos graves para o usuário (AIDS). 2 . Produção de textos. RECURSOS NECESSÁRIOS HUMANOS Professor e eventualmente palestrantes.CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DA PROMOÇÃO SOCIAL Rua Inconfidência. anabolizantes. Leitura dos textos. sedativos. garantindo assim um futuro melhor para as próximas gerações. Discussão presencial sobre os temas. Produção textual. doenças da infância e adolescência e Serviço de Aconselhamento e Testagem junto ao Serviço de Saúde Pública. Programas de Segurança Pública. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM O processo de aprendizagem do aluno será avaliado por meio de: Avaliação Formativa. ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM (METODOLOGIAS DE SALA DE AULA) Conversa informal. Aula expositiva. focando na saúde sexual (evitando as DST e gravidez precoce) e refletir sobre como a sociedade encara a sexualidade. anticolinérgicos. Plano de observação.

MATERIAIS Caderno. sala de vídeo. projetor multimídia.CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DA PROMOÇÃO SOCIAL Rua Inconfidência. BIBLIOGRAFIA 3 . fotocópias de textos e vídeos. nº 2-28 Centro Bauru-SP FÍSICOS Sala de aula.