You are on page 1of 21

Manual do usuário Sistema SCOS V 1.

0

Desenvolvido por: Heitor Silva Temp Contato: heitorsilvatemp@gmail.com

Sumário

Certificado de segurança .....................................................................................................................3 ..................................................................................................................................................3 ................................................................................................................................5 Interface de Login.................................................................................................................................8 Interface de Cadastro de Pessoas........................................................................................................10 Interface Cadastro de Serviços ..........................................................................................................13 Interface Manutenção de Ordens de Serviço .....................................................................................15

Não se preocupe. pois não há riscos. irá aparecer esta janela. Ao acessar a página do sistema. **No Mozilla Firefox. primeiro irá aparecer esta janelinha.Certificado de segurança Para aumentar a segurança do sistema. onde se clica em "OK". só aparece este aviso pois o certificado de segurança não é registrado. o navegador exibe a seguinte tela: **No Internet Explorer. é utilizado um certificado para garantir que seus dados estão seguros. onde se deve clicar no link "Entendo os riscos". .

apenas o certificado não é registrado. irá aparecer o seguinte na tela: **Após a primeira janela.Passada a primeira parte. o Internet Explorer irá mostrar o seguinte aviso. . não se preocupe não há nada de errado. Se deve clicar em "Continuar neste site". mas como já informado.

"..**Já no Firefox aparece uma tela como esta a seguir. como informado. onde se deve clicar em "Adicionar exceção.. não se preocupe não há nada errado na conexão. .

onde se deve apenas clicar em "Confirmar exceção de segurança". aparece a janela a seguir. **No Firefox. .O próximo passo é este: **No Internet Explorer irá exibir novamente este alerta. onde se clica em "OK".

pois o após isto fica salvo o certificado. Obs: Estes passos são efetuados apenas na primeira vez que acessar o sistema. **No Internet Explorer **No Firefox .Depois de seguir estes passos. abre a tela do sistema.

Administrador ou Mecânico. que foi definida no cadastro do usuário. Deve-se também identificar qual o seu tipo de usuário. o usuário digita a senha. como já dito. onde o usuário é o número de CPF da pessoa. Logo abaixo no campo senha. Somente terão acesso os usuário que já estão cadastrados no sistema. traços ou espaços. Logo após deve-se clicar no botão . se é Cliente. Para efetuar o login. a pessoa que irá acessar deverá ser devidamente cadastrada.Interface de Login Leiaute A tela de login tem finalidade de proteger o sistema de pessoas alheias. que deve ser digitado sem pontos.

2 Limpar Limpa conteúdo dos campos Campos Númer Nome o 1 Usuário 2 Requisitos de Requisitos de Requisitos conteúdo edição diversos CPF do usuário. Texto de 11 Obrigatório/ Único por digitado sem caracteres (CPF) Alterável usuário pontos ou traço."Entrar". Senha Senha do usuário Texto de 8 Obrigatório/ Conteúdo caracteres Alterável oculto por alfanuméricos asteriscos (qualquer caractere) Descrição . senha e seu tipo de cadastro estão corretos. se usuário e senha estiverem corretos. cadastrado usuário e senha no sistema. verifique se o usuário. ou seja. contate o administrador e peça a alteração da senha. No caso de não conseguir acesso ao sistema. No caso de perda ou esquecimento da senha. O botão limpar serve somente para que as caixas de texto sejam limpas. o usuário acessará o programa. Comandos Núme Nome Descrição Requisitos de Requisitos ro validade diversos 1 Entrar Verifica login e senha no Tem que estar sistema. para que fiquem em branco novamente.

como "Nome". Para ordem de serviço ser gerada. Uma janela irá aparecer avisando que os dados foram salvos com sucesso. para gravar os dados. Estas pessoas podem ser administradores. CPF/CNPJ só no caso de pessoa ter acesso ao sistema. mecânico ou administrador. ou se clicar direto no botão "Pesquisar" da tela. o "Tipo de pessoa". Para se cadastrar uma pessoa. como administradores. Após digitar os dados da pessoa. mecânicos e clientes. obrigatoriamente o cliente e o mecânico deverão estar cadastrados. Após clicado no botão "Novo".Interface de Cadastro de Pessoas Leiaute No cadastro de pessoas. uma "Senha". Vai abrir uma janela com a tela abaixo. "Data de nascimento". é onde se cadastra as pessoas ligadas ao sistema. deve-se clicar em "Salvar". A pesquisa pode ser feita digitando parte ou o nome completo da pessoa a ser excluída. como o próprio nome diz. "Estado". deve-se clicar no botão "Novo". "Cidade". em primeiro lugar. se o cadastro é de cliente. "CPF ou CNPJ" (no caso de empresas). mecânicos e clientes acompanhar o andamento do serviço pela Internet. endereço de "E-mail". pois esta é pessoal. "CEP"). . voltando para a tela inicial. Para se excluir uma pessoa já cadastrada. Os outros campos não são obrigados a serem preenchidos. Somente os campos Nome e CPF/CNPJ são obrigatórios. clica-se primeiro em "Pesquisar". "Bairro". Endereço ("Rua". digita-se os dados relacionados a pessoa a ser cadastrada. Número de "telefone" e de "celular". que deverá ser digita pela pessoa a ser cadastrada(que terá acesso ao sistema).

Comandos Númer Nome Descrição Requisitos de o validade 1 Novo Opção para cadastrar uma nova pessoa no sistema 2 Salvar Salva uma nova pessoa ou alterações 3 Excluir Excluir do sistema uma Estar cadastrado pessoa já cadastrada no sistema 4 Pesquisa Localiza se a pessoa está Estar cadastrado r cadastrada e exibe seus no sistema dados 5 Trocar Limpa os campos e seta Estar cadastrado senha para digitar a nova senha no sistema Requisitos diversos . Após encontrar o nome da pessoa a ser excluído. esta não poderá ser excluída. Nota: Se a pessoa tiver ligada a uma ordem de serviço. então mostrará uma mensagem que a pessoa foi excluída. Então se clica em "Excluir". O botão "Pesquisar" serve para ver quais as pessoas cadastradas e para auxiliar na exclusão de pessoas.irá aparecer o nome e o tipo de todas as pessoas cadastradas no sistema. seja a pessoa mecânico ou cliente. basto apenas clicar no nome para que os dados sejam carregados na tela de cadastro.

12 E-mail E-mail da pessoa Texto de até 30 Não ou empresa caracteres Obrigatório 13 Senha Senha para logar Texto de até 8 Não no sistema caracteres Obrigatório 14 Confirmar Repetir a senha Texto de até 8 Não Senha digitada caracteres Obrigatório 15 Tipo Se a pessoa é Texto de até 15 Obrigatório pessoa Funcionário. caracteres / Alterável Mecânico ou Cliente . mês Não Nasciment pessoa nasceu.Campos Núme Nome Descrição Requisitos de Requisitos Requisitos ro conteúdo de edição diversos 1 Nome Identificação da Texto de até 50 Obrigatório pessoa caracteres / Alterável 2 Data Data que a Digitar dia. 5 Número Número da casa Texto de até 7 Não caracteres Obrigatório 6 Bairro Onde localiza-se Texto de até 30 Não a pessoa ou caracteres Obrigatório empresa 7 Cidade Cidade onde Texto de até 70 Não localiza-se a caracteres Obrigatório pessoa ou empresa 8 Estado Estado onde a Texto de até 30 Não cidade localiza-se caracteres Obrigatório 9 CEP Código de Texto de 8 Não Único por Endereçamento caracteres Obrigatório cidade Postal 10 Telefone Número do Texto de até 10 Não telefone da caracteres Obrigatório pessoa ou empresa 11 Celular Número do Texto de até 20 Não celular da caracteres Obrigatório pessoa. e ano. Obrigatório o 3 CPF/ CNPJ Identificação da Texto de até 14 Não Único por pessoa ou caracteres Obrigatório usuário empresa 4 Rua Nome da rua Texto de até 50 Não onde a pessoa caracteres Obrigatório mora.

Primeiro se clica em "Pesquisar". digita-se a descrição do serviço. O sistema irá mostrar uma mensagem de "Serviço salvo com sucesso". Em primeiro lugar. os procedimentos são os mesmos do cadastro de pessoas. abre uma janela igual à acima. deve-se clicar no botão "Novo". Após clicar em Cadastro de serviços. Feito isso. e irá aparecer a janela a seguir: .Interface Cadastro de Serviços Leiaute: No Cadastro de Serviços serão cadastrados todos os serviços que são feitos na oficina. Após clicar em "Novo". Para alterar ou excluir um serviço. clica-se no botão "Salvar". "troca de amortecedor dianteiro". como por exemplo. e após o valor referente ao serviço.

por exemplo. irá aparecer o nome e o tipo de todas as pessoas cadastradas no sistema. serão descontados 2% do valor do serviço. Então se clica em "Excluir". os valores de todos os serviços. apenas mude o texto ou o valor do serviço e clique em "Salvar". e isto será feito em todos os serviços. Para alteração. a finalidade deste botão é atualizar. No Cadastro de Serviços há um botão "Atualizar Preços". por exemplo. Após encontrar o nome da pessoa a ser excluída ou alterada.A pesquisa pode ser feita digitando parte da descrição do serviço ou a descrição completa a ser excluída ou alterada. então mostrará uma mensagem que a pessoa foi excluída. digitando na caixa de texto -2. o valor de todos os serviços será acrescentado 2% em relação ao seu valor. em porcentagem. Se digitar o número 2. Número 1 2 3 4 5 Nome Novo Comandos Descrição Opção para cadastrar um novo serviço no sistema Salvar Salva um novo serviço ou alterações Excluir Excluir do sistema um serviço já Estar cadastrado no cadastrado sistema Pesquisar Localiza se o serviço está Estar cadastrado no cadastrado e exibe seus dados sistema Atualizar Digita-se a porcentagem que Estar cadastrado no Preços deseja aumentar no preço dos sistema serviços Requisitos de validade - Requisitos diversos . basta apenas clicar no nome para que os dados sejam carregados na tela de cadastro. ou se clicar direto no botão "Pesquisar" da tela. O mesmo pode ser feito para descontar.

Número 1 2 Campos Requisitos de Requisitos de edição conteúdo Descrição Espaço para Texto de até 300 Não obrigatório/ Alterável descrever os serviços caracteres oferecidos pela oficina Valor Valor de cada serviço Texto com Obrigatório/Alterável unitário oferecido caracteres decimais Nome Descrição Requisitos diversos Interface Manutenção de Ordens de Serviço Leiaute: .

primeiro se clica em "Novo". Para se gerar uma Ordem de Serviço. no caso de o equipamento já estar em manutenção e concluído se o serviço já esta pronto. Clicando em "Buscar". em andamento. seleciona-se se a OS está em aberto. o equipamento ainda não foi para manutenção. a janela de pesquisa irá fechar e o nome e o código do cliente aparecerão no cadastro de Ordem de Serviço. O campo de seleção "Orçamento" serve para indicar se a OS é apenas um . No campo "Equipamento". para que o cliente possa acompanhar qual a situação de seu equipamento . trator ou implemento. clicar no campo de seleção ao lado do nome. Feito isso. irá abrir uma tela como a abaixo: Digita-se parte do nome do cliente para encontrá-lo ou se clica direto em pesquisar onde irá listar o nome de todos os clientes.Na Manutenção de Ordens de Serviço. Nota: o cliente deve estar cadastrado no sistema antes de gerar a ordem de serviço. Nota: é importante ir atualizando a ordem de serviço na parte de status. onde irá se buscar o nome do cliente. Após encontrado o nome do cliente. clicar em "Buscar". como por exemplo um carro. Em "Status OS". descreve-se qual equipamento que irá para manutenção. é onde serão mantidos todos os registros dos serviços efetuados pela oficina. ou seja.

". "Qtd". Estes tem por finalidade adicionar os serviços executados no equipamento referente a Ordem de Serviços. como visto. o não se refere a Ordem de Serviço como serviço a ser executado. para controle e registro interno. O campo "Pagamento" serve para definir se o serviço já foi pago ou não. a janela de pesquisa irá fechar e o nome e o código do mecânico aparecerão no cadastro de Ordem de Serviço. Clica-se em "Buscar". pois este preenche automaticamente após de se adicionar os serviços. O campo "Observações" serve para se digitar se há algo acrescentar a ordem de serviço. no momento da entrega do equipamento. Esse campo deve ser preenchido no fechamento da Ordem de Serviço. esta podendo ser em dinheiro. O "Valor total" não precisa se preencher. clicar no campo de seleção ao lado do nome. Após encontrado o nome do mecânico. O campo "Entregue para" serve para se descrever o nome da pessoa que retirou o equipamento da oficina. produtos. "R$/Un. e dois botões que dizem "Procurar serviços" e "Adicionar serviços". Depois de preenchidos os campos. Para se adicionar um mecânico se deve proceder da mesma forma a acrescentar um cliente. O campo da "Data de entrega" serve para o cliente ter uma previsão de entrega do serviço. cheque. O campo "Comentários" tem como finalidade descrever o que foi feito para que o cliente fique ciente do que foi feito em seu equipamento. "Descrição".orçamento pedido pelo cliente ou não. deve se clicar em "Salvar". etc. e "Total". onde irá abrir a janela a seguir: Digita-se parte do nome do mecânico para encontrar o nome ou se clica direto em pesquisar onde irá listar o nome de todos os mecânicos. A "Situação de Pagamento" serve para descrever qual a forma de pagamento negociada. Esta descrição deve ser feita conforme acertado com o cliente. Para se . No campo "Mecânico" vai descrito qual mecânico irá efetuar o serviço. Depois de clicar em "Salvar". os dados da Ordem de Serviço irão permanecer e irá aparecer uma tabela abaixo dizendo "Código".

campos inalteráveis. clicase em "Salvar". Ao clicar. Para isto. e ao lado um Excluir. é só clicar em "Excluir" para removê-lo. primeiro se deve pesquisar as Ordens de Serviço existentes. clicar em "Adicionar serviço". No caso de se adicionar um serviço enganado. Depois de se adicionar todos os serviços desejados.) aparecerão na tabela. Após encontrado o serviço. Deve-se notar também que abaixo aparece outra tabela com a descrição do serviço. onde se digita quantas vezes o mesmo serviço foi executado. irá abrir a seguinte janela: . a janela de pesquisa irá fechar e o código. clicar no campo de seleção ao lado do nome.adicionar um serviço. quantidade e total. serve para excluir ordens de serviço. clica-se em "Procurar serviços" e irá abrir a seguinte janela: Digita-se parte serviço para encontrá-lo ou se clica direto em pesquisar onde irá listar a descrição de todos os serviços. o valor total também muda. deixando o cursor no campo quantidade (QTD). O botão "Excluir". Se necessitar excluir uma OS. valor unitário. Se tiver de executar serviços diferentes. Notase que ao alterar a quantidade. ao lado de "Novo". clicar em "Adicionar serviço" e repetir o passo de localizar e adicionar. clica-se em "Pesquisar". Após se digitar a quantidade. a descrição e o valor do serviço (R$/Un.

não precisa digitar os separadores (-). A partir deste o orçamento pode ser impresso. A partir daí é só clicar em "Excluir" e aparecerá uma janela avisando que a ordem de serviço foi excluída com sucesso. pois o sistema completa automaticamente. Uma janela avisará que a Ordem de Serviço foi atualizada. Após gerar a OS. Se for somente para imprimir. selecionar "Abrir com: " e clicar em "OK". selecionar "Download". é só chegar até ela e mover o arquivo do orçamento para o local desejado. clicar no campo de seleção ao lado do nº da OS que aparece na janela. Digitada a data. Após isso irá abrir o arquivo do orçamento no software leitor de PDF. basta clicar neste botão e irá aparecer a seguinte janela: Nesta janela será informado por quantos dias será válido o orçamento. . Se clicar somente em pesquisar.A pesquisa é feita por data. Já o botão "Imprimir Orçamento". Irá abrir a janela de download do navegador. salvá-la e adicionar os serviços. serve para imprimir os orçamentos pedidos pelo cliente. O orçamento será salvo na pasta dos downloads do navegador. a janela irá fechar carregando os dados da Ordem de Serviço para a tela de Manutenção de Ordens de Serviço. irá aparecer as OSs a partir da data digitada. e clicar em "OK". clicar em imprimir. aparecerão todas as ordens de serviço cadastradas. mas ao invés de clicar em "Excluir". Depois de se digitar os dias. No caso de querer se manter armazenado o orçamento. altera-se o que se deseja e depois se clica em "Salvar". segue-se os mesmos passos. Depois de se encontrar a OS desejada. como o próprio nome diz. Para alterar uma Ordem de Serviço.

ficará pronto Ser orçamento e e impresso na mesma hora estar cadastrado no sistema Verifica os serviços Estar cadastrado cadastrados no sistema Adiciona a Ordem de Estar cadastrado Serviço o serviço escolhido no sistema Requisitos diversos .Númer o 1 2 3 4 5 6 7 Nome Novo Salvar Excluir Pesquisar Imprimir Orçament o Procurar Serviços Adicionar Serviços Comandos Descrição Requisitos de validade Opção para cadastrar um novo serviço no sistema Salva um novo serviço ou alterações Excluir do sistema um Estar cadastrado serviço já cadastrado no sistema Localiza se o serviço está Estar cadastrado cadastrado e exibe seus no sistema dados O orçamento.

1 Nome Cliente Descrição Campos Requisitos de conteúdo Texto de até 50 caracteres de acordo com a tabela pessoas Texto com grande número de caracteres para edição. Data retirada diretamente do sistema Texto de até 12 caracteres Texto de 3 caracteres Texto com grande número de caracteres para edição. Será preenchido automaticamente após clicar em buscar e escolher um cliente cadastrado Espaço para descrever o equipamento recebido para manutenção Data que o equipamento chegou à manutenção Será escolhida uma opção dentre as três existentes Marca-se a opção Sim ou Não Espaço para descrever detalhes do equipamento (visível ao cliente) Data que o equipamento saiu da manutenção Espaço para descrever detalhes do equipamento (o cliente não tem acesso) Valor total dos serviços prestados Nome da pessoa que retirou o equipamento Como será o pagamento Obrigatório/ não alterável Não obrigatório Não obrigatório . 12 Pagamento Se estiver pago ou Texto de três não caracteres 13 Mecânico Nome do mecânico Texto de cinco que realizará a caracteres (código) manutenção será preenchido automaticamente após clicar em buscar. Texto de caracteres decimais Texto de até 30 caracteres Requisitos Requisit de edição os diversos 2 Equipament o 3 Data de Entrada Status OS Orçamento Observação 4 5 6 7 8 Data de Entrega Comentário 9 10 11 Valor Total Entregue Para Situação Pagamento Texto com grande número de caracteres para edição. Texto tipo date Texto com grande número de caracteres para edição.Nº .