PESCADOS E FRUTOS DO MAR

Chef Alex Caputo

Fornecemos peixes e frutos do mar congelados da melhor qualidade com toda a praticidade do serviço de entrega. Basta pedir por telefone que entregamos em sua casa.

[11]

5083-7093 e 5573-5228
www.emporiodomardelivery.com.br

Prefácio
A semana Santa está chegando...

Chef Alex Caputo

E apesar da extensão da nossa costa e da enorme diversidade de produtos a nossa disposição, vindos do Mar, não temos um habito de consumo compatível com essa oferta... Apesar desta constatação, os pescados e frutos do mar rendem ótimas receitas e é sucesso garantido em nossa mesa. Nesta oportunidade pretendo apresentar algumas opções ao tradicional e auxilia-los na escolha e preparação do seu próximo jantar ou almoço. Espero colaborar, mais uma vez, com a sua aventura gastronômica.

Chef Alex Caputo

Um grande Abraço.

Chef Alex Caputo
www.alexcaputo.com.br (11) 4341-5522 (11) 9996-1559

O Chef

Chef Alex Caputo

Especialista nas culinárias mediterrânea e asiática, o Chef Alex Caputo é apaixonado pela gastronomia desde a sua adolescência. Fruto de muita experimentação e toques pessoais em receitas tradicionais, suas receitas são de dar água na boca. Nascido em São Paulo, no bairro da Bela Vista, onde se instalaram seus avós portugueses e italianos. Alex Caputo, é por formação piloto comercial e economista e atuou por muitos anos no segmento de compras e comércio eletrônico. "Minha avó materna fazia pratos inesquecíveis e todas as reuniões de família transformavam-se em uma festa... nunca me esqueço da bacalhoada e da sopa de tomates com aspargos da dona Idalina, era uma tradição nas festas de fim de ano..." . Foi nesta atmosfera familiar e festiva que o Chef Alex Caputo encontrou inspiração para sua incursão no mundo da gastronomia, sua verdadeira paixão profissional. Nos últimos anos Alex Caputo vem conquistando gourmets e gourmands, promovendo eventos gastronômicos e cursos onde ensina suas técnicas de maneira personalizada atendendo a uma demanda constante e crescente.

Índice
06...... 07...... 08...... 09...... 10...... 11...... 12...... 13...... 14...... 15...... 16...... 17...... 18...... 19...... 20...... 21...... 22...... 23...... 24...... 25...... 26...... 27...... 28...... 29...... 30...... 31...... 32...... 33...... 34...... 35......

Chef Alex Caputo

Abadejo com Molho Branco e Alcaparras Arroz de Mexilhão Espaguete com Lulas à Provençal Abadejo ao Pesto de Sementes de Maracujá Linguado à Veronique Medalhão de Robalo com Alecrim e Legumes Medalhão de Salmão ao Molho de Mel e Mostarda Salmão ao Molho de Maracujá Strogonoff de Camarão Camarão ao Thermidor Camarão à Veneziana Peixe Assado com Cogumelos Shitake Camarão na Moranga Linguado com Molho de Uva Itália e Ervas Camarão com Molho de Pistache Haddock Defumado com Azeitonas Camarões com Crosta de Salsinha e Alho Filé de Pescada com Molho Shoyu Peixe Cozido com Coco e Especiarias Filé de Truta com Amêndoas Peixe Assado com Ervas Cambucu no Alumínio Bacalhau à Beira-Alta Bacalhau à Gomes de Sá Bacalhau à Moda do Algarve Bacalhau à Moda do Porto Bacalhau à Transmontana Bacalhau à Zé do Pipo Bacalhau Assado com Batatas ao Murro Brandade de Bacalhau
05

Abadejo com Molho Branco e Alcaparras Abadejo comMolho
Ingredientes
1 k de filé de abadejo; 2 limões e sal a gosto; ½ lata de creme de leite; 2 colheres de sopa (rasa) de farinha de trigo; 2 colheres de sopa (rasa) de alcaparras; 4 colheres de sopa de manteiga; ½ litro de leite.

Chef Alex Caputo

06

Modo de Preparo

Tempere o peixe com limão e sal a gosto. Passe manteiga nos filés, coloque em um pirex e leve ao forno por 20 a 30 minutos. Regue o peixe com o próprio caldo. Para fazer o molho branco derreta 2 colheres de manteiga, misture um pouco de sal e a farinha de trigo, mexa sem parar e sem deixar empelotar, coloque o creme de leite, o leite e mexa até engrossar. Retire o peixe do forno, misture a alcaparra no molho branco e despeje sobre o peixe. Leve ao forno para esquentar. Sirva com arroz branco.

Arroz de Mexilhão
Ingredientes
1 k de mexilhão limpo; 1 cebola; 2 dentes de alho; 4 colheres de sopa de azeite de oliva; 1 colher de chá de açafrão; 2 xícara de arroz;

Chef Alex Caputo

1 copo de vinho branco seco; 4 xícara de água; Sal a gosto; Pimenta a gosto; Salsinha picada a gosto.

Modo de Preparo

Refogar a cebola, o alho e o mexilhão no azeite. Colocar o vinho e cozinhar durante 10 minutos. Acrescente o arroz, a água, o açafrão, pimenta e sal, se necessário. Cozinhe em fogo brando até o arroz ficar pronto. Servir salpicado com salsinha.

07

Espaguete com Lulas à Provençal
Ingredientes
500 g de espaguete; 500 g de lulas; 1 xícara de azeite de oliva; 4 dentes de alho picados; Pimenta vermelha; Salsinha; Sal a gosto.

Chef Alex Caputo

08

Modo de Preparo

Em uma panela com água e sal, cozinhe o macarrão até ficar 'al dente'. Escorra a água e reserve. Limpe as lulas e corte-as em anéis. Aqueça o azeite em uma panela, acrescente a lula e refogue. Adicione o alho, a pimenta vermelha, a salsinha, o sal e deixe no fogo por 10 minutos. Retire do fogo, misture com o espaguete, regue com um pouco de azeite e sirva a seguir.

Abadejo ao Pesto de Sementes de Maracujá
Ingredientes
4 filés de abadejo (cerca de 600 g no total); ½ xícara (chá) de farinha de trigo; Semente de 3 maracujás médios; 4 dentes de alho descascados; 4 colheres de sopa de azeite de oliva; Sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto.

Chef Alex Caputo

Modo de Preparo

Tempere o peixe com o sal e a pimenta do reino e, em seguida empane na farinha de trigo. Coloque as sementes de maracujá no processador, adicione o alho e a metade do azeite de oliva. Pulse algumas vezes até obter o pesto. Frite os peixes numa frigideira com o azeite de oliva restante e disponha-os num prato. Distribua o pesto e, se preferir, regue com sulco de maracujá concentrado.

09

Linguado à Veronique
Ingredientes
5 filés de linguado (500 a 600 g); 6 colheres (sopa) de suco de limão; 1 colher (chá) de sal; ½ xícara de farinha de trigo; ½ xícara de manteiga (100g); 2 colheres (sopa) de açúcar; 1 4 de xícara de água; 250 g de uva moscatel, cortada em quatro, sem sementes.

Chef Alex Caputo

10

Modo de Preparo

Tempere os filés com 2 colheres (sopa) de suco de limão e sal. Passe-os na farinha de trigo e reserve. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga até dourar.Coloque os filés, abaixe o fogo e tampe.Cozinhe por 2 minutos. Com uma escumadeira, retire os filés e reserve. Na mesma frigideira, junte o açúcar e aumente o fogo, mexendo até formar um caramelo. Acrescente as 4 colheres (sopa) de suco de limão, a água e as uvas. Cozinhe, mexendo, só até começar a ferver; Junte novamente os filés, tampe a frigideira e cozinhe por cerca de 2 minutos ou até que, espetando com um garfo, os filés se desmanchem em lascas. Sirva a seguir.

Medalhão de Robalo com Alecrim e Legumes
Ingredientes
6 medalhões de robalo; Sal; Pimenta do reino moída na hora; 1 colher (sopa) de suco de limão; 4 colheres de (sopa) de azeite; 1 colher (sopa) de folhas de alecrim fresco; 2 colheres (sopa) de manteiga; 2 xícaras (chá) de cenouras cortadas em tiras finas; 1 xícara (chá) de pupunha desfiada; 2 colheres (sopa) de água.

Chef Alex Caputo

Modo de Preparo

Aqueça o forno em temperatura média-alta (220º C). Tempere o peixe com o sal, a pimenta e o suco de limão. Unte um refratário com uma colher de azeite e disponha os medalhões. Então regue com o restante do azeite e espalhe as folhas de alecrim. Feche o refratário com papel-alumínio e leve ao forno por 20 minutos. Aqueça a manteiga em uma panela e junte as tiras de cenoura, de abobrinha e de pupunha. Acrescente a água, o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Escorra. Sirva cada medalhão de robalo sobre uma base de legumes.

11

Medalhão de Salmão ao Molho de Mel e Mostarda
Ingredientes
6 medalhões de salmão; Sal grosso; Pimenta; 200 ml de azeite; 20 g de tomilho limão; 20 g de cebolinha francesa. Purê 1 maço de salsa; 1 maço de manjericão; 1 maço de espinafre; 180 g de manteiga; 500 g de batata; Sal.

Chef Alex Caputo

Acompanhamento 300 g de abobrinha; 100 g de cebola; 20 g de orégano; 150 ml de azeite de oliva. Molho 350 g de creme de leite; 120 g de mostarda; 80 g de mel.

12

Tempere o salmão com sal, pimenta e tomilho limão. Aqueça o azeite doure o salmão. Coloque o salmão em uma forma refratária, com o azeite de oliva. Salpique com sal grosso e leve ao forno pré-aquecido, em temperatura alta por 4 minutos. Retire e salpique com a cebolinha. Purê Coloque em água fervente a salsa, o manjericão e o espinafre por 2 minutos. Leve os três ainda quentes ao liquidificador. Depois, cozinhe a batata em água e sal, amasse bem e misture com os verdes. Acompanhamento Corte a abobrinha em pequenos cubos. Refogue no azeite com cebola, o orégano, o sal, a pimenta. Molho Ferva o creme de leite, a mostada e o mel. Montagem Coloque o purê no centro de um prato, sobre ele, deposite o refogado de abobrinha,no contorno do prato, coloque o molho de mel e mostarda.

Modo de Preparo

Salmão ao Molho de Maracujá
Ingredientes
1 kilo de salmão; Suco de 1 limão; 1 colher (chá) de sal; Polpa de 2 maracujás azedos; 2 colheres (sopa) de margarina sem sal; 1 colher (sopa) de mel; 1 colher (sopa) de salsa picada.

Chef Alex Caputo

Modo de Preparo

Tempere o peixe com o suco de limão e o sal. Deixe tomar gosto por 20 minutos. Enquanto isso, no liquidificador, coloque a polpa de maracujá, reservando 1 colher (sopa) de sementes, e bata por 10 segundos. Coe e reserve. Em uma panela pequena, coloque 1 colher (sopa) de margarina e leve ao fogo para derreter, adicione a polpa de maracujá reservada, o mel e cozinhe por 3 minutos, mexendo sempre. Acrescente a salsa e as sementes reservadas, misture. Em uma forma grande, antiaderente, coloque o restante da margarina, o salmão, o molho de maracujá por cima e leve ao forno pré-aquecido. Cubra com papel alumínio e deixe por aproximadamente 20 minutos. Retire o papel alumínio e deixe dourar. Sirva acompanhado com musseline de alho-poró e arroz branco.

13

Strogonoff de Camarão
Ingredientes
1 k de camarão limpo; 2 cebolas bem picados; 2 latas de creme de leite (sem soro); 1 cálice de conhaque; 4 colheres de sopa de catchup; 1 vidro (200g) de cogumelo; Sal e limão à gosto.

Chef Alex Caputo

14

Modo de Preparo

Tempere o camarão com sal e limão. Refogue as cebolas, junte os camarões até cozinhar. Escorra o caldo e misture o cogumelo. Misture o creme de leite, o catchup, o conhaque e junte o camarão. Mexer bem, sem deixar ferver. Servir com batata palha ou batata sotê e arroz.

Camarão ao Thermidor
12 camarões médios cozidos sem casca; 1 colher de sopa de manteiga; ½ cebola picada; 1 cálice de conhaque; 1 cálice de vinho branco seco; ½ colher de sopa de farinha de trigo; 1 colher de sopa de mostarda; 50 gramas de queijo ralado; 2 colheres de sopa de creme de leite; Sal e pimenta a gosto; Suco de 1 limão.

Chef Alex Caputo

Ingredientes

Modo de Preparo

Tempere os camarões com sal, pimenta e suco de limão. Em uma frigideira, derreta a manteiga e frite a cebola até que murche. Coloque os camarões e deixe esquentar por 2 minutos. Despeje o conhaque na mistura para flambar. Depois junte a farinha e mexa. Junte a salsinha, o creme de leite e a mostarda. Mexa levemente por 3 minutos. Despeje a mistura em um refratário untado e polvilhe com queijo ralado. Gratine no forno por 5 minutos.

15

Camarão à Veneziana
Ingredientes
1 kg de camarão graúdo limpo; 2 folhas de louro; 2 cebolas; ½ copo de vinho branco seco; 1 colher de sopa de manteiga; 2 colheres de sopa de azeite de oliva; ½ litro de água; 1 dente de alho; 2 tomates sem pele e sem sementes; Suco de limão, sal, tomilho, orégano, salsinha.

Chef Alex Caputo

16

Modo de Preparo

Tempere o camarão com sal, pimenta, louro, suco de limão. Deixe marinar por 1 hora. Faça um caldo com a água, os tomates, as cebolas, o alho, o sal, o tomilho, o orégano, o vinho. Ferva por 15 minutos e coe. Aqueça a manteiga misturada ao azeite e refogue, passando rapidamente na farinha, até doura-lo. Junte o caldo e cozinhe por mais 15 minutos. Salpique com salsinha e sirva. Peixe Assado com Cogumelos Shitake.

Peixe Assado com Cogumelos Shitake
Ingredientes

Chef Alex Caputo

1 kg. de filés de peixe, de carne branca e firme ( namorado, congro, cherne); 1 colher (de chá) de sal; 2 colheres de sopa de saquê; 2 colheres de sopa de shoyu; 3 cenouras cortadas em tiras finas; 6 cogumelhos shitake grandes; 1 cebola média cortada em rodelas; 1 cebolinha cortada em rodelas; 1 pimentão verde cortado em rodelas.

Modo de Preparo

Salpique um pitada de sal em cada lado dos filés, regue com saquê e reserve. Corte quatro folhas de papel alumínio de tamanho suficiente para embrulhar os filés. Em cada uma delas pingue algumas gotas de shoyu, coloque um filé, porções de cenoura, cebola, cebolinha, pimentão e shitake cortado em tiras. Salpique com o sal restante e feche os envelopes de papel alumínio. Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio, previamente aquecido. Asse por 15 minutos.

17

Camarão na Moranga
Ingredientes
1 abóbora moranga média; 1 kg de camarão médio fresco; 1 cebola média picada; 2 dentes de alho amassados; 1 pimentão verde cortado em cubos; 3 tomates picados (sem pele);

Chef Alex Caputo

4 colheres (sopa) de azeite; 100 g de avelãs; 50 g de uvas passas; 1 caixa de requeijão cremoso; 2 colheres (sopa) de cebolinha verde; Sal a gosto.

18

Modo de Preparo

Corte uma tampa na parte superior da abóbora e tire as sementes. Coloque a abóbora inteira (com a tampa) dentro de uma panela com água suficiente para cobri-la. Leve para ferver, tomando cuidado para a abóbora não cozinhar demais. Depois que estiver cozida por dentro, retire da panela e coloque-a em um recipiente refratário. Reserve. Em uma panela refogue o alho e a cebola no azeite. Junte os tomates, o pimentão, a cebolinha e o sal. Para dar um toque especial junte as avelãs e as uvas-passas. Quando o molho estiver encorpado, adicione os camarões e deixe cozinhar por 5 min. Junte ao molho o requeijão cremoso e misture bem. Coloque o recheio dentro da abóbora e leve ao forno até borbulhar.

Linguado com Molho de Uva Itália e Ervas
Ingredientes
600g de filé de linguado; 50g de farinha de trigo (para empanar levemente); Suco de 1 limão; 200ml de vinho branco seco; 1 cebola média ralada; ½ xícara de chá de ervas variadas picadas (salsa, cebolinha, manjericão e sálvia);

Chef Alex Caputo

1 colher de sopa de manteiga; 1 colher de sopa de azeite de oliva; 300ml de creme de leite fresco; 300g de uvas tipo Itália cortadas ao meio e sem sementes; Sal e pimenta-do-reino branca a gosto.

Modo de Preparo

Temperar os filés de linguado com suco de limão, sal e pimenta-do-reino branca. Deixar no tempero por cerca de 10 minutos. Polvilhar os filés dos dois lados com um pouco de farinha de trigo. Aquecer uma frigideira grande, colocar a manteiga e o azeite de oliva e fritar os filés primeiro de um lado e depois do outro, até que estejam levemente dourados. Reservar. Na mesma frigideira onde foram fritos os filés, fritar a cebola, acrescentar o vinho branco e as ervas. Deixar ferver por 3 minutos e então acrescentar o creme de leite fresco. Ferver por mais 3 minutos, colocar as uvas e ferver mais 5 minutos. Juntar o peixe ao molho para aquecer e servir em seguida acompanhado de arroz branco ou de batatas cozidas salteadas na manteiga e alho.

19

Camarão com Molho de Pistache
Ingredientes
1kg de camarões grandes e limpos; 150g de pistache s/ casca; 20g de cominho em pó; 20g de canela da Índia em pó; 10g de sal; 150g de manteiga sem sal; 1 colher de azeite; 1 limão cortado em quatro.

Chef Alex Caputo

20

Modo de Preparo

Derreta a manteiga em fogo baixo. Reserve. Junte os pistaches numa processadora até que se obtenha uma espécie de farinha. Acrescente o cominho em pó, canela e o sal. Numa vasilha misture os pistaches processados com a manteiga derretida, mexa suavemente o ate obter uma pasta homogênea. Reserve na geladeira. Acomode os camarões numa assadeira untada com azeite. Tempere cada uns deles com uma colher de chá de manteiga de pistache. Leve ao forno pré- aquecido 180° por 10 minutos. Sirva-os com mix de salada verde. Mix de folhas verdes (rúcula,alface, crespa,roxa,radichio,endivias).

Haddock Defumado com Azeitonas
Ingredientes
6 Medalhões de Haddock Defumado; 250ml de leite; 3 colheres de (sopa) de azeite; 250grs de cebolas em rodelas mais ou menos grossas; 5 tomates picados em pedaços grandes; Azeitonas verdes e pretas; 50g de manteiga; Louro, sal e pimenta do reino; Salsa picada.

Chef Alex Caputo

Modo de Preparo

Cozinhe o Haddock no leite. Refogue na manteiga a cebola e os tomates sem deixar que dourem. Tempere com sal, pimenta e louro. Junte as azeitonas e cozinhe alguns minutos sem deixar que o tomate se desfaça. Junte a salsa. Coloque o Haddock no centro de uma travessa, o refogado ao redor e enfeite com as azeitonas.

21

Camarão com Crosta de Salsinha e Alho comCrosta
Ingredientes
500g de camarões grandes, limpos e sem casca; 6 fatias de pão de forma sem casca esmigalhado; ½ xícara ( chá) de salsinha picada; 2 dentes de alho bem picadinhos; Azeite de oliva; Sal e pimenta-do-reino à gosto.

Chef Alex Caputo

22

Modo de Preparo

Aqueça o forno . Unte uma assadeira com azeite e reserve. Em uma tigela, misture o pão, a salsinha, o alho, o sal e a pimenta. Regue com azeite e misture até obter uma farofa úmida. Reserve. Coloque os camarões em uma tigela . Polvilhe sal, pimenta e regue com azeite. Coloque os camarões sobre a assadeira em uma só camada e, por cima deles, espalhe a farofa. Leve ao fogo até por aproximadamente 15 minutos, até que os camarões estejam ligeiramente dourados e a farofa tenha aparência corada e crocante.

Filé de Pescada com Molho Shayu File Shoyu
Ingredientes
6 Filés de pescada; 4 colheres de shoyu; 1 cebola pequena picada; 2 colheres de manteiga sem sal; 3 tomates médios, sem pele e sem sementes, picados; 12 azeitonas verdes picadas; 1 colher de vinagre; ½ xícara de cheiro verde picado;

Chef Alex Caputo

Modo de Preparo

Em uma tigela, coloque os filés de peixe, regue com o shoyu, e deixe tomar gosto por 10 minutos. Em uma panela grande, coloque a manteiga e leve ao fogo alto para derreter. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até ficar transparente. Acrescente o tomate , a azeitona, o vinagre, cozinhe por 5 minutos, ou até que o tomate desmanche parcialmente. Adicione a água e os filés, e cozinhe, em fogo médio, com a panela semi-tampada por 10 minutos, ou até que o peixe esteja macio. Junte o cheiro-verde, misture delicadamente e retire do fogo. Sirva em seguida.

23

Peixe Cozido com Coco e Especiarias
Ingredientes
2 filés de linguado; 1 colher (sopa) de óleo de girassol; ½ xícara (chá) de cebola picada; 1 colher (sopa) de gengibre picado; 1 xícara (chá) de leite de côco; 1 colher (sopa) de açúcar mascavo; 1 colher (sopa) de hondashi;

Chef Alex Caputo

1 colher (sopa) de shoyu; 1 colher (sopa) de cúrcuma ; 2 buquês de brócolis; 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada; Cenoura ralada em tiras.

24

Modo de Preparo

Aqueça uma frigideira, e coloque o óleo de girassol. Junte a cebola e o gengibre e refogue até a cebola ficar transparente. Adicione o leite de côco, ½ xícara (chá) de água , o açúcar mascavo,o shoyu e a curcúma e deixe ferver por 4 minutos.Junte o filé de peixe e cozinhe por 3 minutos.Em seguida, adicione de um dos lados do peixe a cenoura ralada e do outro lado o brócolis.Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 3 minutos.Retire do fogo, coloque o peixe no centro do prato e os legumes ao lado, regue com o molho, salpique a cebolinha e sirva.

Filé de Truta com Amêndoas
Ingredientes
2 filés de truta; 80g / 1 xícara( chá) de manteiga; 1 xícara ( chá) de amêndoas, picadas; 1 colher ( sopa) de azeite; Sal e pimenta a gosto; Raspa de 1 limão .

Chef Alex Caputo

Modo de Preparo

Coloque a manteiga numa panela e leve ao fogo bem baixo para derreter Aumente o fogo e deixe ferver por 3 minutos , ou até começar a escurecer. Neste ponto a manteiga irá exalar um cheiro semelhante ao de amêndoas. Junte as amêndoas picadas , abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos. Tempere com sal e pimenta . Retire do fogo e acrescente a raspa de limão. Mexa e reserve. Coloque o azeite numa frigideira antiaderente e leve ao fogo para esquentar. Acrescente os filés de truta , cuidadosamente , com a pele para baixo, e cozinhe Por 2 minutos de cada lado . Retire da frigideira , cuidadosamente, e coloque num prato. Esquente o molho e coloque por cima da truta. Sirva imediatamente.

25

Peixe Assado com Ervas
Ingredientes
2 filés de abadejo ou robalo; 1 colher ( sopa) de sal; 2 colheres ( sopa) de suco de limão; 1 xícara ( chá) de cebolinha picada; 2 colheres de ( sopa) de coentro picado; ½ xícara ( chá) de cebola picada; 1 colher ( chá) de gengibre ralado; 50ml de leite de côco ; 2 fatias de toucinho picado.

Chef Alex Caputo

Modo de Preparo
26

Tempere os filés de peixe com o sal e o suco de limão. Reserve Em um recipiente , misture a cebolinha ( reserve um pouco para decoração), o coentro, a cebola, o gengibre e o leite de coco até ficarem bem incorpados. Em um refratário , coloque um dos filés de peixe reservado, regue com a mistura de ervas e cubra com o outro filé. Distribua as fatias de toucinho e tampe com papel alumínio. Leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Então retire o papel alumínio e devolva ao forno até dourar. Transfira cuidadosamente para um refratário, polvilhe a cebolinha reservada e, à parte, sirva o molho obtido no cozimento.

Cambucu no Alumínio
Ingredientes
2 filés de cambucu; 1 colher (sopa) de manteiga; 4 colheres (sopa) de azeite de oliva; Alecrim à gosto; 1 copo de vinho branco; 200gr de abobrinha em cubos médios; 2 dentes de alho; 1 unidade de tomate picado, sem ele e sem sementes; Orégano, pimenta do reino branca à gosto.

Chef Alex Caputo

Modo de Preparo

Abra a folha de papel alumínio e unte com azeite Coloque o tomate, as cebolas e a abobrinha. Tempere com sal e orégano. Regue com azeite e misture. Coloque 1 dente de alho inteiro e feche bem o alumínio, coloque em uma forma e leve ao forno, pré aquecido, por 30 minutos. Pegue a outra folha de papel alumínio, unte com manteiga e feche bem as pontas (formando uma espécie de barreira).Através da abertura, coloque o peixe previamente temperado com sal à gosto e regue com azeite. Por cima adicione o alecrim, a pimenta do reino, dente de alho e o vinho. Feche bem, coloque numa forma e leve ao forno, pré-aquecido, por 15 minutos. Leve os papelotes à mesa fechados, para serem abertos na hora de servir.

27

Bacalhau à Beira-Alta
Ingredientes
400 ml de azeite; 4 dentes de alho; Lombo de BACALHAU DESSALGADO DIAS; Pimenta do reino; Batatas.

Chef Alex Caputo

Modo de Preparo
28

Colocar o lombo de bacalhau DIAS sobre um forno de brasas e grelhar. Ao lado, colocar num tacho 400 ml de azeite, 4 dentes de alho picados e pimenta. Deixar levantar fervura. À medida que o bacalhau for assando, fazer em lascas e introduzir no tacho. Agitar o tacho de vez em quando. Acompanhe com batatas assadas a murro. Batatas assadas a murro Lavar as batatas, sem as descascar, e passar por sal grosso. Introduzir no forno. Assim que a polpa das batatas ceder sob a pressão, dê-lhes um murro para as esborrachar. Introduzir as batatas novamente no forno para acabarem de cozer. Acompanhe o bacalhau com as batatas.

Bacalhau à Moda do Algarve
Ingredientes
500 gramas de LOMBO DE BACALHAU DIAS; 400 gramas de batatas; 1 copo de azeite; 3 dentes de alho; farinha de trigo; 2 cebolas; Sal.

Chef Alex Caputo

30

Modo de Preparo

Cortar o lombo de bacalhau DIAS em postas , passar na farinha de trigo e reservar. Aquecer uma frigideira grande e fritar bem os pedaços de bacalhau. Depois de fritos colocar sobre papel absorvente e mantenha aquecido. Na frigideira que fritou o bacalhau, colocar os alhos picados, as cebolas cortadas em rodelas finas, dourando bem. Em outra frigideira, fritar as batatas cortadas em rodelas e temperadas com pouco sal. Arrumar o bacalhau numa travessa e colocar a cebolada por cima. Servir quente, com as batatas frita.

Bacalhau à Gomes de Sá
Ingredientes
500 gramas de LOMBO DE BACALHAU DIAS; 500 gramas de batatas; Azeitonas pretas; 1 dente de alho; 1 folha de louro; 2 ovos cozidos; 1/5 de azeite; 2 cebolas; Pimenta; Salsa; Sal.

Chef Alex Caputo

Modo de Preparo

Colocar o Lombo de bacalhau DIAS num tacho e escaldar com água a ferver. Tampar e abafar o recipiente durante 20 minutos. Escorrer o bacalhau e desfaze-lo em lascas. Colocar estas num recipiente fundo, cobrir com leite bem quente e deixar ficar de infusão durante 1 hora e meia a 3 horas. Cortar as cebolas e o dente de alho ás rodelas e refogar ligeiramente com um pouco de azeite. Juntar as batatas, que foram cozidas com a pele, e depois peladas e cortadas às rodelas. Juntar o bacalhau escorrido. Mexer tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar. Temperar com sal e pimenta. Colocar imediatamente num refratário e levar a forno bem quente durante 10 minutos. Servir no prato em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada e enfeitado com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas.

29

Bacalhau à Moda do Porto
Ingredientes
4 postas de Lombo de BACALHAU DIAS (uma por pessoa); 4 dentes de alho; pão ralado; azeite; 4 ovos; 1 limão; Sal.

Chef Alex Caputo

Modo de Preparo

Envolver as postas de bacalhau em pão ralado e fritar em azeite com os dentes de alho. Cozinhar os ovos e desfazer as gemas, bater com o azeite da fritura a que se juntou sumo de limão e sal. Cobrir o bacalhau com este molho e servir.

31

Bacalhau à Transmontana
Ingredientes
4 colher(sopa) de manteiga; 1 colher(sopa) de azeite; 1 colher de farinha; 2 cálices de vinho do Porto; 4 postas de Lombo de BACALHAU DIAS; 4 fatias de presunto de parma; 100 ml de vinho branco;

Chef Alex Caputo

1 tomate maduro; 2 cebolas; manteiga; batatas; 2 ovos; Alho, salsa e folhas de louro; Sal e pimenta a gosto.

32

Modo de Preparo

Cortar as postas de bacalhau DIAS ao meio (longitudinalmente) e introduzir uma fatia de presunto. Colocar as postas numa assadeira untada com manteiga. Cobrir com rodelas de cebola muito finas e previamente refogadas em azeite e manteiga. Misturar o tomate aos pedaços, sem pele nem sementes, o alho picado e a farinha diluída no vinho branco, na fritura do refogado da cebola. Temperar o molho com sal e pimenta, juntar o vinho do Porto e regar as postas de bacalhau. Polvilhar com salsa picada, cobrir o preparado com purê de batata, entretanto feito, e pincelar com um ovo batido. Levar ao forno e quando dourar polvilhar com salsa picada e ovo cozido. Servir quente.

Bacalhau à Zé do Pipo
Ingredientes
1 quilo de LOMBO DE BACALHAU DIAS; 200 gramas de maionese; 2 cebolas em rodelas; 1 quilo de batata; azeite de oliva; 1 gema de ovo; Noz-moscada.

Chef Alex Caputo

Modo de Preparo

Cozinhar as batatas e fazer um purê. Reservar. Cortar as cebolas em rodelas de 1 cm e arrumar em uma fôrma refratária, cobrindo todo o fundo. Regar generosamente com o azeite. Fazer uma camada de bacalhau por cima das cebolas. Espalhar a maionese por cima e algumas pitadas de noz-moscada. Cobrir com o purê, pincelar com a gema e levar ao forno pré-aquecido.

33

Bacalhau Assado com Batatas ao Murro
Ingredientes
1 quilo de LOMBO DE BACALHAU DIAS; 6 dentes de alho em rodelas; 2 pimentão vermelho picado; 2 pimentão amarelo picado; 2 pimentão verde picado; 1 quilo de sal grosso; 750 ml de azeite; 1 quilo de batatas.

Chef Alex Caputo

Modo de Preparo
34

Lavar bem e secar as batatas (com a casca). Colocar numa assadeira e envolver em sal grosso. Levar ao forno à temperatura de 200ºC por volta de 45 minutos. Retirar as batatas do forno, remover todo o excesso de sal e reservar. Grelhar o bacalhau, em pedaços grandes, sobre a chapa do fogão até ficar bem tostado. Rasgar em lascas, Reservar. Com um garfo, espetar os pimentões frescos, um a um, e colocar sobre a chama do fogão, virando-os até ficarem bem queimados. Lavar em água corrente, retirando a pele queimada e as sementes. Rasgar em tiras. Reservar. Numa panela, colocar o azeite e o alho. Leve ao fogo e espere levantar fervura (não deixar o alho queimar). Retirar do fogo e reservar. Montagem Colocar numa assadeira (funda) o azeite com alho, as tiras de pimentão, o bacalhau, e mexer devagar. Pegue as batatas e dê um murro (de leve). Colocar na assadeira. Envolver no azeite e levar ao forno para aquecer. Servir com arroz branco e brócolis refogado no azeite.

Brandade de Bacalhau
Ingredientes
1 3 xicara(chá) de farinha de trigo; ¼ xicara(chá) de azeite; 1 3 xicara(chá) de leite; 2 colher(sopa) de margarina; 1 colher(sopa) de salsa; 200 gramas de BACALHAU DIAS; Sal e pimenta-do-reino a gosto; 2 ovos.

Chef Alex Caputo

Modo de Preparo

Separar o bacalhau em lascas e passar no processador. Reservar. Levar ao fogo uma panela com o azeite, o leite, a farinha, os ovos e o bacalhau. Temperar com sal, pimenta e salsa. Mexer bem até obter um purê cremoso. Se necessário, acrescentar mais um pouco de farinha. Transferir para forminhas individuais e apertar bem. Aquecer a margarina e, quando se derreter, despejar por cima do preparado de bacalhau. Levar ao forno para dourar. Servir em seguida.

35

Autor
Chef Alex Caputo

Contato: [11] 4341-5522 - 9996-1559 www.alexcaputo.com.br

Projeto Gráfico e Editorial

Contato:[11] 4425-5233 www.ciademar keting.com.br

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful