www.arquiteturabr.com.br www.arquiteturabr.com.

br

na medida certa
Ano 02 Número 07

casa charmosa recebe a assinatura de quarteto de arquitetas

open mall

muita história, verde, lagos e tulhas de café transformadas em lojas

garimpamos os lançamentos da feira internacional para você

revestir 2010

um espaço gourmet de fazer inveja instalado na varanda de um apartamento

varanda gourmet

Tiko Design

número 07

42 CAPA - Na medida Certa
04 10 12 18 22 34 40 48

sumário
Apresentação de projetos desenvolvidos pelos alunos do 1º ano do curso de Design de Interiores do UniToledo Os lançamentos da feira que é vitrine internacional Um centro de compras instalado em verdes campos com decoração estilosa

março 2010

Projeto de residência deixa em evidência o estilo marcante de um quarteto de arquitetas

Design de Interiores em alta

Revestir 2010 Open Mall

De portas abertas

Desenho contemporâneo, luz natural e áreas de convívio familiar norteiam o projeto desta residência

Jeitinho de nova

Uma loja de roupas masculinas instalada em imóvel tombado pelo patrimônio histórico na cidade de Jaú

Livremente confortável

Moderna e confortável, residência investe em áreas amplas rodeadas de lazer e verde

Mudança de conceitos

Clínica de Bauru aposta em interior acolhedor para seus pacientes

O prazer de cozinhar

Espaço gourmet invade varanda de apartamento em Ribeirão Preto
diretor Geral

gerson santos [gerson@sanbat.com.br] e daniela battaglia [daniela@ sanbat.com.br] Jornalista resPonsáVel fernanda mariano (MTB 47.305-SP) [fermarianoata@hotmail.com] colaboração natalí garcelan eXecutiVa de contas ivana sossai andré [comercial@sanbat.com.br] ProJeto GráFico tiko design [contato@tiko.com.br] imPressão gráfica regente (www.graficaregente. com.br) editora sanbat (gl dos santos editora – me) rua tabajaras, 39 centro cep 16.010-391 araçatuba-sP fone (18) 3625.58 02 contato@sanbat. com.br cnPJ 03.526.722/0001-72. As fotos e os textos são de uso exclusivo da editora Sanbat. Sua publicação ou utilização só poderão ocorrer com permissão por escrito da mesma. O não cumprimento deste acordo dá o direito a Editora Sanbat de tomar medidas jurídicas cabíveis de acordo com a Lei n° 9.610 – Direito Autorais.

Editorial
Outro ano se passou e aqui estamos novamente comemorando outro triunfo! E depois deste prolongado feriado entre o Natal e o Carnaval, o ano finalmente começou. Começou com tudo aqui na editora. Muitas mudanças acontecendo. Coisas boas. Fechamos duas, e não uma revista, e no prazo estipulado! Quem já fez uma revista sabe a luta que é. Mas aqui não se perde o rebolado, encontra-se o tom e a gente segue bailando. Junto com esta edição as cidades de Araçatuba e Birigui recebem um caderno especial com assuntos relacionados a construção. Está incrível. Uma boa novidade foi a descoberta de um novo talento em vendas, que estava debaixo dos nossos narizes: Ivana Sossai André. Essa pequena notável ainda vai ser muito vista por aí. Com sua pasta na mão e um ótimo papo, convence qualquer um. E convence mesmo. Nesta edição é notório os novos parceiros que a nós se juntaram. Sejam bem-vindos, e obrigado por acreditarem em nosso trabalho. O fotógrafo Wagner Abraão Júnior volta nesta edição demonstrando o olhar de sua lente e do seu talento. Ah! Ganhamos uma superamiga: Fernanda Mariano. Super, mesmo! A menina é demais. Já éramos fãs do seu trabalho e nesta edição a garota prodígio empresta seu talento para revisar os nossos textos. Valeu, Fer! Bom, vamos ao que interessa. As páginas seguintes estão recheadas de matérias lindas e interessantes. Uma pintura de lugar é o Open Mall, vocês não vão acreditar. Três casas imperdíveis, dois projetos comerciais e um resumo dos lançamentos da Revestir 2010. E nossa editora resolveu dar o ar da graça com seus projetos. Uma varanda gourmet de dar inveja. Confira.
Tiko Design

Então, o que posso desejar é...

Boa leitura!

Imagem divulgação - Revestri 2010

8

ARQUITETURA BRASIL março 2010

2010
Tendências internacionais em revestimentos, com produtos sustentáveis, novas tecnologias e designs inovadores.
Imagens divulgação

REVESTIR

Conhecida mundialmente como a plataforma ideal para lançamentos, a expô Revestir 2010 trouxe muitas novidades. A seguir, nossa editora Daniela Battaglia, que visitou a exposição, apresenta as novidades do setor.
Porcelanato Slim: Uma peça fininha que varia de 3 a 6 mm. É mais leve e de fácil manuseio, desenvolvida com tecnologia para evitar o quebra-quebra dentro da casa, diminuindo também o consumo de matéria-prima em sua fabricação. A marca Eliane trouxe o porcelanato Laminum, o maior e mais fino do Brasil, fabricado com 3 mm de porcelanato e meio de manta de vidro para áreas internas e externas, já a Gyotoku trouxe um porcelanato de 6 mm para piso e parede, o porcelanato slim reduz em torno de 45% do peso por metro quadrado, além de todo custo beneficio com o transporte.

Coifa com TV: à primeira vista não lembra muito uma coifa, mas é. Lançamento da Falmec vem com TV de 19 polegadas acoplada e chega como boa pedida para quem não quer perder nenhum lance dos jogos da Copa do Mundo de Futebol. Além do diferencial da TV acoplada a Vision ainda tem entrada para aparelho de DVD, TV a cabo e microcomputador.

Chuveiro Ocean: Chuveiro Ocean da Perflex, você escolhe entre dois tipo de saída de água: ducha ou cascata.

Limestone: Desenvolvido pela empresa Alicante, as limestones também são conhecidas como Pedras de Jerusalém, são de rara beleza, algumas até contendo fósseis e conchas, já fazem enorme sucesso em projetos hoteleiros, residenciais e comerciais do Oriente Médio, resultando em ambientes mais clássicos e suntuosos. É utilizada na decoração de interiores e exteriores (paredes, fachadas, lareiras, pisos e etc), seja com a superfície não polida e ou em versão envelhecida. Imagine: A linha Imagine desenvolvida pela Tarkett Fademac, conta com três coleções que permitem criar ambientes cheios de personalidade. Além do design diferenciado, têm todas as qualidades e a praticidade do vinil.

Linha Permeare e Linha Praga: Desenvolvida pela Solarium Revestimentos para utilização em áreas externas, como jardins, estacionamentos, entre outros ambientes, que necessitam de áreas permeáveis. Seu formato permite a criação de diferentes paginações, conseguindo efeitos interessantes e variados.
10
ARQUITETURA BRASIL março 2010

Lêmini da Castelatto: Disponível em seis cores é um revestimento que, realçado pela luz, proporciona diferentes efeitos de profundidade. Apresenta a possibilidade de transformar a fortaleza do concreto em um resultado de leveza estética.

Fast Deck: Disponível em 14 cores é uma linha de piso cimentício desenvolvida pela Solarium que se assemelha às nervuras de decks de madeira e não esquentam ao sol. Utilização externa e interna.

11

Open Mall
Um charmoso centro de compras cercado de história e muito verde
fotos WAGNER ABRAÃO JÚNIOR 12
ARQUITETURA BRASIL março 2010

13

Para a nova utilização das antigas tulhas foi instalado fechamentos em vidro para exercer a função de vitrines. Em torno das construções o paisagismo explora cada espaço, enriquecido com esculturas, fontes e lagos.

O Café e Bistrô erguido com estrutura de eucalipto e fechamentos dos beirais em madeira mantendo o ar rústico do complexo

Um lugar de beleza ímpar. Para estar e relaxar. Ver a vida passar tranquilamente próxima ao aconchego do verde. Lagos, fontes, madeiras, extensos gramados e casas coloniais. Isso não é nem de perto o resumo do Clever Casado Centro de Compras, que ganhou merecidamente status de ponto turístico nacional (a placa de cor marrom, em destaque na página de abertura da matéria, é indicação internacional para pontos turísticos e só pode ser concedida por órgãos governamentais).

As fotos mostram parte da beleza do lugar, um recanto para o ócio. Desde 1999 o centro de compras localizado em Bálsamo, interior de SP, recebe visitantes que além de vislumbrar a beleza do lugar podem comprar artigos de arte, antiguidades, vestuários e objetos de decoração ou se deliciar com as diversidades do Café e Bistrô.

Na parte interna o piso foi revestido com tijolos antigos. A ambientação despojada utiliza objetos de época 14
ARQUITETURA BRASIL março 2010

Conceituada na história cafeeira da região, as pastagens deram lugar às ideias do proprietário Clever Casado, que estruturou as edificações sobre antigas tulhas de café remanescentes da áurea época do cultivo da planta na região. ■
15

Capricho à parte, cada tulha teve suas peças enumeradas para posterior montagem, mantendo o aspecto original.

Na releitura histórica, as tulhas, lugar de armazenagem dos grãos de café, foram reaproveitadas, desde a sua estrutura de madeira até as antigas telhas de barro.

16

ARQUITETURA BRASIL março 2010

A piscina em forma de raia tem 15 metros de comprimento e permite a prática de esportes

O alto pé direito do living com grandes caixilhos e vidros confere uma ampla visão do exterior e permitem que uma intensa quantidade de luz banhe a parte interna da casa

Áreas de convívio voltadas para a área de lazer

Prática

inspiração contemporânea
Construída dentro de um condomínio, este projeto foi encomendado à arquiteta Gilda Arantes, para uma família que aprecia e cultiva o convívio familiar
fotos GERSON SANTOS

18

ARQUITETURA BRASIL março 2010

Linhas retas e volumes imponentes compõem a fachada desta residência. Paisagismo clean se harmoniza com a arquitetura

O vestiário revestido com madeira rústica serve piscina e churrasqueira; o espelho, que vai até o teto confere amplitude. As pastilhas e o mármore Marrom Imperial fazem parceria com a madeira.

O lavabo ganhou tratamento especial em suas paredes. Na parte inferior, chapas de mármore Travertino Romano e na parte superior papel de parede com motivos florais em tom de bege (A Predileta).

Spots aplicados na sanca invertida (ViaLight) iluminam o painel de espelhos com armários embutidos. Nas paredes foram utilizadas placas de mármore Branco Moura Especial.

Seguindo os anseios da família, a arquiteta projetou uma casa assobradada, aproveitando ao máximo o terreno e criando uma ampla área de lazer, com muito charme e grande circulação, sem se descuidar da privacidade. A cor branca utilizada na residência valoriza suas linhas retas e se harmoniza com o paisagismo. O pé direito alto do living confere uma temperatura mais confortável para o nosso clima e aumenta a incidência de luz com caixilhos e vidros altos, além, é claro, de promover uma visão mais ampla de quem está na parte interna da casa.
20
ARQUITETURA BRASIL março 2010

Os quartos, que ficam na parte superior, têm portas balcão que lhes proporcionam mais luminosidade e maior visualização externa. A piscina, construída em forma de raia, agrega uma praia que convida a uma esticada ao sol e momentos de relaxamento.■

Ficha Técnica Gilda arantes (arquiteta) - (18) 3622.1145 VialiGht (18) 3609.2066 | a Predileta (18) 3623.7882

Tiko Design

Com cara de nova
Imóvel tombado pelo patrimônio histórico, passou por uma reforma, teve suas características preservadas e resultou em uma charmosa loja de roupas masculinas
fotos divulgação A fachada foi preservada com intervenção arquitetônica somente na substituição das antigas portas de madeira por vidro

O interior foi totalmente modernizado. Recursos como paredes de drywall, rebaixos de gesso, projeto luminotécnico e marcenaria planejada foram fundamentais para o equilíbrio e composição do espaço.

O mezanino foi construído sobre estrutura metálica e não interfere na construção original. Ao fundo os provadores receberam papel de parede que deixa o espaço mais agradável para prova de roupas.

Para transmitir a nova identidade desta tradicional loja de produtos masculinos em Jaú, a arquiteta Rita Slompo colocou em seu projeto modernidade e sobriedade, preservando rigorosamente as características originais do prédio tombado pelo patrimônio histórico. Internamente a reforma foi completa. Um mezanino foi criado em estrutura metálica (para não comprometer a estrutura do prédio) para receber escritório e estoque. Nichos em gesso instalados por quase todas as paredes recebem as peças de roupa e acessórios, e preservam a
22
ARQUITETURA BRASIL março 2010

estrutura original. A iluminação foi criada para dar destaque às mercadorias e criar espaços aconchegantes e inusitados. O mobiliário foi cuidadosamente desenhado e executado em marcenaria para acompanhar a nova fase da loja. A calçada recebeu placas cimentícias naturais mescladas com placas que imitam decks de madeira. Os pilares receberam iluminação embutida em suas bases provocando efeito cênico.■

Ficha Técnica rita slomPo (arquitetura, PaisaGismo & interiores) - (14) 3204.8081

Na medida certa
Bem distribuída e iluminada, esta residência tem tudo na medida. Arquitetura, iluminação e decoração
fotos WAGNER ABRAÃO JÚNIOR

No living, o toque de sofisticação fica por conta do aparador de mármore Travertino (Marmoraria Iokota) em composição com o espelho redondo bisotado 25

Ampla e iluminada como uma marca registrada. Estas são as características do projeto assinado pelas arquitetas Silvia Valdiviezo e Vânia Rodrigues para uma família de Birigui. Já na entrada da casa é possível notar a grandeza do projeto. O pé direito alto e as cores claras nas paredes dão mais suavidade aos ambientes e manifestam a sua amplitude. A distribuição setorial da casa é prática. De um lado, a parte íntima, com quartos e escritório. Ao centro hall, living, sala de refeições e área de serviço. Na outra extremidade, sobre a garagem, uma sala de home theater divide espaço com uma área de estudos e brincadeiras do filho do casal. Os setores se abrem para uma convidativa varanda, rodeada de jardins e uma piscina.
26
ARQUITETURA BRASIL março 2010

A decoração recebe ainda mais atenção. Juntam-se a dupla as também arquitetas e paisagistas Heloísa Lupo e Isabel Rodrigues. Se duas são capazes de dar brilho a uma casa, o que se pode esperar de quatro profissionais do mais alto gabarito? Um alto padrão de profissionalismo que você pode constatar nas fotos desta matéria. Cada detalhe é pensado. Trabalhado de forma simples e efetiva. Todo móvel, objeto ou quadro está no lugar certo, harmoniozamente. Sem exageros. A liberdade dada pelos clientes é correspondida completamente, e executada com perfeição pela Riccieri Engenharia, resultando em uma casa prática e usual. Bela e elegante, na medida certa.■

Os ambientes foram compostos com materiais e tecidos em tons de azul, bege e marrom. Destaque para a tela acima do sofá assinada por Lena Maia. A luminária de pé no living e a arandela de tecido e madeira, de design exclusivo, da sala de jantar são da ViaLight. As Pleomeles nas laterais do aparador da sala de jantar humanizam o ambiente.

Texturas e cores fortes dão requinte ao lavabo. O mármore espanhol Marrom Imperial (Marmoraria Iokota) recebe louça branca e arranjo de espelhos compondo a bancada. As paredes foram revestidas em papel de parede texturizado na cor vermelho queimado.

27

O clima alegre e aconchegante da suíte principal é transmitido pelos móveis, objetos e tecidos aplicados na decoração, complementados pelo piso de madeira (Tacão de Perobinha da IndusParquet - Galiano). Na parede ao fundo foi aplicado palha natural com tingimento vermelho que recebe os graciosos quadros com motivos de pássaros da 4 Paus

A sala de almoço de estilo provençal ganhou móvel planejado (Madeir´Art) para atender duas funções: cristaleira e aparador. Detalhes em azul e branco conferem graça à sala. O papel de parede de listras azuis e brancas criam verticalidade ao espaço. As almofadas com listras vermelhas compõem o contraponto da decoração Camas e mesa lateral em laca branca (Madeir´Art) e o abajour (Vialight) conferem ar romântico ao quarto de hóspedes. As roupas de cama ganham arranjos de tecidos com listras largas e estampas “toile de jour” em tons de bege

A varanda é o elo entre os espaços sociais e de lazer da residência que foi construída por Ricieri Engenharia. Esta abriga churrasqueira, forno de pizza e um agradável espaço para refeições e descanso. Ao fundo as escadas dão acesso a garagem (nível inferior) e home theater (nível superior).

28

ARQUITETURA BRASIL março 2010

O canto de leitura foi especialmente trabalhado no escritório, que têm mobiliário e tapete de Zebra da Matisse e móvel planejado para trabalho (Madeir´Art). A luminária de pé da ViaLight e as fotos emolduradas pela 4 Paus finalizam o ambiente com estilo.

29

A tela vermelha é da artista plástica Lena Maia e os objetos e acessórios da decoração são da Matisse.

No home theater, o móvel que abriga TV e equipamentos tem companhia de dois armários em laca preta (Madeir´Art). Ao fundo o papel de parede vermelho estampado se destaca na decoração com base nas cores preto e branco.

30

ARQUITETURA BRASIL março 2010

Ficha Técnica silVia ValdiViezo, Vânia rodriGues, isabel rodriGues e heloisa luPo (arquitetas) - (18) 3624.2389 ricieri enGenharia e construção ciVil - (18)3623.3541 - rua tiradentes 710 araçatuba sP - ricierienGenharia@terra.com.br | lena maia – (18) 9783.1225 - araçatuba sP – mhmaia6@hotmail. com | VialiGht - (18) 3609.2066 | madeir´art - (18) 3624.6513 | Galiano – (18) 3624.2423 | quatro Paus – (18) 3622.9929 | matisse – (18) 3621.8990 | marmoraria iokota – (18) 3622.7597

Tiko Design

O uso de telhas cerâmicas tipo “capa e canal” em grande formato e o madeiramento aparente dos beirais proporcionam ares coloniais a esta bela residência

A ausência de paredes entre os ambientes é proporcionada pela utilização de laje protendida (Lajes Espada), que em conjunto com as cores claras aplicadas nas paredes e no piso valorizam a amplitude dos ambientes sociais

Surpreendentemente espaçosa
Fruto do estudo do arquiteto Otacílio Franco Jr. para um casal com filhos que adora festejar. Esta casa reserva surpresas como uma rica área de lazer e living com grandes vãos
fotos WAGNER ABRAÃO JÚNIOR As fachadas ganharam volume e textura com a aplicação de tijolos aparentes (Cerâmica Alvorada) em suas paredes. As portas de vidro são de PVC (Ana Paula Decorações) e conferem praticidade e fácil manutenção 35 34
ARQUITETURA BRASIL março 2010

Portas de correr e caixilhos de vidro rasgam a fachada que fica voltada para a piscina e permitem que a luz invada a residência. A luminosidade é quebrada pelas persianas Luxaflex motorizadas (Ana Paula Decorações) instaladas nos vãos superiores

Do lado de fora uma casa atemporal e elegante. No interior, a quantidade de espaço é surpreendente. Quando o arquiteto Otacílio Franco Júnior recebeu o convite do proprietário de uma construtora local para projetar sua casa, aceitou na hora o desafio. O casal, com duas filhas pequenas, morava em um apartamento e era admirador do trabalho do arquiteto. Conclusão: carta branca para o profissional. Um estudo preliminar dos hábitos do casal levou Otacílio a projetar um sobrado com grandes vãos livres. O resultado é uma casa com pé direito duplo e uma sala que abriga três ambientes.Uma única coluna aparente entre estes espaços sustenta o mezanino que recebe os quartos e a área íntima da família. Ao centro do living e próximo a cozinha, um balcão revestido em madeira abriga o bar para os dias de festa ou de relaxamento. Grandes portas de correr conduzem a uma área de lazer completa. Muito verde, piscina e um equipado quiosque com churrasqueira, forno à lenha, vestiário e sauna, que tem ligação direta com a piscina. O plano profissional passou para o pessoal. Hoje o arquiteto é amigo da família, frequenta e usufrui do fruto da sua criação. ■
ARQUITETURA BRASIL março 2010

A cozinha que tem ligação direta com living recebeu ilha de trabalho com equipamentos modernos em inox. Pastilhas de vidro pretas e balcões em granito Preto Absoluto contrastam com o branco e dão modernidade do ambiente

O quiosque da área de lazer possui churrasqueira, forno de pizza, vestiário e sauna. O balcão teve sua alvenaria revestida em madeira e o tampo é de granito Preto Absoluto com iluminação interna.

“O casal recebe constantemente os amigos que podem aproveitar a casa como um todo. Mas não deixam de ter privacidade, já que a área íntima se isola da casa pela escada que conduz ao mezanino”, cita o arquiteto.

Ficha técnica otacílo Franco Jr. (arquiteto) – (14) 3522.5816 cerâmica alVorada - (18) 3652.1103 | ana Paula decorações (14) 3234.9279 | laJes esPada - (14) 3522.3078

36

Tiko Design

Acima, a moderna fachada mistura materiais com harmonia. O grande painel de mármore Branco Translúcido (Granipedras) corta a fachada e adentra o edifício. O jardim projetado por Evandra Cruz acomoda agaves, pleomeles e palmeiras, tendo como elemento de destaque as ravenalas alocadas em cachepots de ferro oxidado

O painel de mármore Branco Translúcido (Granipedras) invade o ambiente desde a fachada, dividindo a recepção e sala de espera. Iluminação pontuada valoriza o balcão de atendimento de mármore (Granipedras)

Quase um lar
por NATALÍ GARCELAN fotos GERSON SANTOS No destaque as grandes peças de alumínio da fachada com textura que copiam os veios da madeira e o mármore Branco Translúcido 40
ARQUITETURA BRASIL março 2010

A sala de espera, tem móveis contemporâneos (Aimar Móveis), que aliados a luminosidade, acolhe pacientes com conforto. Cafeteira ganha espaço na estante executada pela Wood Design

A circulação interna da clínica ganhou iluminação especial embutida em uma de suas laterais. Volumes em madeira clara e espelho ao fundo proporcionam amplitude e movimento a este espaço tão comumente monótono

O aconchego é o segredo para o bem-estar dos pacientes desta clínica

41

42

ARQUITETURA BRASIL março 2010

A madeira clara dos móveis planejados (Wood Design) trazem leveza ao ambiente. A iluminação mistura o estimulo da luz branca e o aconchego da luz amarela, desta forma médica e paciente sentem conforto durante a consulta. Os móveis da Aimar Móveis dão um toque de modernidade ao consultório e contrastam com o ar “zen” do jardim interno (Evandra Cruz) 43

Nas fotos acima, os volumes em madeira (Wood Design) separam o ambiente de escritório e consulta. Os móveis e acessórios são da Aimar Móveis. O rebaixo de gesso onde foi fixado os volumes de madeira ganham ainda mais destaque com a iluminação, dando a impressão de flutuar.

Modernidade e materiais diferenciados transformaram esta clínica em Bauru na extensão de um lar. O bemestar dos pacientes foi prioridade no planejamento desta obra. Consciente da importância de ter um profissional desenvolvendo sua clínica, a cliente deixou o arquiteto Mário Lauris Júnior conduzir o projeto em cada detalhe. Os tons arenosos e a iluminação estrategicamente colocada deixam o ambiente aconchegante e tranquilo, muito diferente do clima frio que as clínicas costumam ter. Lauris tornou o local ainda mais agradável com jardins internos. As plantas foram cuidadosamente escolhidas, para que sobrevivam ao sol.

As rampas trazem acessibilidade e os vidros blindados em toda a fachada tornam o local mais seguro. Aliás, a fachada é a parte favorita do profissional. “O diferencial está no mármore translúcido, que fica iluminado durante a noite e nas grandes peças de alumínio que imitam a madeira”, explica. Pensar na rotina do local e a forma como a psiquiatra atende seus pacientes, aliado ao objetivo de tornar o ambiente leve e agradável, resultaram em um misto de comodidade, modernidade e sofisticação. O tratamento em uma clínica com uma atmosfera assim só pode resultar em sucesso. ■

44

Ficha Técnica mário lauris Jr. - (arquiteto) – (14) 3234.7744 Wood desiGn - (14) 3234.8765|GraniPedras marmoraria (14) 3236.4150 | aimar móVeis - bauru sP (14) 3202.8150 araçatuba (18) 3623.5970 | eVandra cruz PaisaGismo (14) 3021. 8558 / 8115.9727 WWW.eVandracruz.com.br
ARQUITETURA BRASIL março 2010

Tiko Design

Tiko Design

Varanda Goumert
Quem disse que sacada de apartamento não pode receber churrasqueira ou um espaço gourmet fotos WAGNER ABRAÃO JÚNIOR

Coifa em inox, forno elétrico, dominó 2 bocas e barbecue, tudo da Falmec

As chaises de fibra sintética receberam futon em sarja bege Sistema de fechamento de vidro para fachadas, não interfere no desenho do edifício e protege o ambiente das intempéries do tempo

Trocar uma espaçosa chácara por um apartamento nos dias de hoje parece loucura. Ainda mais para um casal com duas filhas que adoram receber os amigos e são adeptos da boa cozinha. Então, a varanda de 22 m² foi determinante na escolha da família, que contratou a arquiteta Dani Battaglia para dar toques finais e criar um espaço gourmet para receber amigos e desfrutar do gosto pela culinária. A varanda se tornou o elo da família com a antiga morada. O projeto original contava com churrasqueira de alvenaria e como o intuito não era somente preparos de churrasco, optou-se por modificar este espaço. A coifa de inox foi mantida no mesmo ponto que servia a churrasqueira já que não era possível alterar a posição do duto por ser um edifício de apartamentos. A arquiteta propôs a instalação de um forno elétrico e de um conjunto de dominós duas bocas e barbecue. Para completar, um espaço para acomodar um frigobar foi reservado abaixo da bancada da pia. Aceita convite para o próximo jantar? Bon appétit...

A varanda conta com o espaço gourmet e de descanso. A ilha de apoio tem bancada de granito Marrom Café circundada pela mesa de refeições. Para não alterar as cores da fachada do edifício foi proposto um revestimento laminado em cor clara sobre a bancada da pia e, na área de cocção dos alimentos, utilização de pastilhas de vidro na cor terra 48 ARQUITETURA BRASIL março 2010

Ficha Técnica dani battaGlia (arquitetura, PaisaGismo e interior) - (18) 3625.5802

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful