You are on page 1of 16

SolidWorks Composer

..................................................................... 6 2.................................................................................................................... 8 2.................................7 2....................3 Vistas Prederminadas .......................................................................................................................com....................10 2.9 2...2 Criando as primeiras vistas .....................................8 Grupos de seleção ...6 Vista em perspectiva .................1 Entendendo as Vistas ....................................................10 Digger.......istsistemas.............................................................................................................. SolidWorks Composer – Vistas Sumário 2......................br ................14 2 www...............................................................................................................................6 2............4 Vistas Customizáveis.....12 2......................3 2.........................................................................3 2...........................................................................................................................................................9 Ferramentas de zoom e rotação ...........7 Seleções de atores ...............................................................................................................................................................5 Alinhamento de câmera na face........................................................

Logo na janela de abertura de arquivos que aparece. escolha a pasta indicada e selecione o arquivo a ser aberto. utilizaremos um modelo já pronto no SolidWorks Composer. é importante para uma boa criação de saída 2D. Outro tipo de vista é à vista de câmera. e clique no botão Abrir. para facilitar nosso aprendizado. Na pasta onde você descompactou os arquivos de treinamento e a apostila. a posição dos componentes em uma vista explodida e as propriedades da área de trabalho. clique no menu File.com. A criação de vistas com a aparência adequada e localização de todos os atores. o processo de obtenção de bons resultados fica bastante facilitado com as ferramentas do SolidWorks Composer. e depois na opção Open. Junto à apostila. propriedades tanto de geometria quanto colaborativa. Na sua área de trabalho. e localize a pasta denominada Modelos.br .2 Criando as primeiras vistas Nesta etapa da lição.istsistemas. Nesta pasta há uma subpasta chamada LIC. 3 www.svg. Uma vez que seus pontos de vista são configurados corretamente. Nesta lição você aprenderá como criar e atualizar vistas. fornecemos os arquivos de treinamento.1 Entendendo as Vistas Nós aprendemos na lição anterior que vistas representam uma foto ou guardam um momento dos atores. Estas vistas guardam somente a orientação de câmera. 2. SolidWorks Composer – Vistas 2. Você pode aplicar as vistas de câmera em outras vistas para certificar-se que todas tenham a mesma orientação de câmera. inicie o SolidWorks Composer. As vistas arquivam as propriedades e a visibilidade de todos os atores que a compõem. 02 e nela o arquivo Meccano Car. Já com o SolidWorks Composer aberto.

que fica a esquerda da janela. Execute este teste clicando duas vezes na vista Default e depois na vista View 2. você encontra as vistas que estão salvas no arquivo. 4 www.istsistemas.br .com. Como aprendemos anteriormente. na guia Views. você pode alternar entre as vistas clicando duas vezes em cada uma delas. SolidWorks Composer – Vistas Depois de abrir o arquivo.

Automaticamente o cursor começa a piscar e você pode digitar um novo nome para esta. outro tipo de vista que pode ser criado é a vista de câmera. Eles permitem que manipule as vistas existentes em seu projeto ou crie novas. Como aprendemos. Em sua vista criada no passo anterior. você encontra alguns botões de comando. O primeiro comando desta guia é justamente para criar uma nova vista.istsistemas. A primeira delas é selecionar a vista. A segunda é selecionar a vista com um clique. Para criar uma vista de câmera. iremos criar a nossa primeira vista. e pressionar a tecla F2 no seu teclado. renomeie a para Primeira Vista. 5 www. e renomeie para Vista de Câmera. Existem duas formas de renomear uma vista. você pode renomear a mesma para facilitar o trabalho de criação. aqui denominado de Camera View. Vamos agora entender os comandos desta barra de ferramentas. Clique neste botão (Create View ou Ctrl + E) para criá-la. Crie uma vista de câmera. clique no ícone (Create Camera View). Esta representação indica que ela guarda somente as informações de posicionamento de câmera e de vistas explodidas. Segue abaixo um exemplo de uma Camera View criada.com. No topo da guia Views. Após a vista criada. Uma vista é criada e tem uma representação diferente da vista normal. e após isso clicar mais uma vez no nome da vista.br . e são exatamente iguais à forma de renomear um arquivo no Windows. SolidWorks Composer – Vistas Agora.

Properties e a opção Document Properties. Para você visualizar cada uma destas posições. você encontra algumas opções de aplicação destas posições de câmera. Front/Back. Se clicar uma vez nesta opção ele habilita a posição de câmera Front. 2. Agora alterne entre as posições de câmera predeterminadas disponíveis na opção Align Camera. como por exemplo. temos duas possibilidades. Podemos criar estas vistas no menu File.br . Note que em cada linha de opção. a posição Back será exibida.com.3 Vistas Prederminadas Para facilitar cada vez mais o trabalho de seus usuários. Caso clique novamente. basta dar um clique único em cima de cada uma delas. 6 www. temos mais quatro opões para definição de posição das mesmas. o SolidWorks Composer disponibiliza algumas posições de câmera já determinadas.istsistemas. SolidWorks Composer – Vistas 2. Estas posições podem ser gravadas para utilização na padronização de trabalhos com o SolidWorks Composer na empresa. Clicando na seta direcionada para baixo na opção Align Camera.4 Vistas Customizáveis Além das posições de câmeras predeterminadas. Estas posições padrão podem ser encontradas no menu Home e na opção Align Camera.

sempre em um ângulo de 90°. Nota: Theta é o ângulo no plano XY em torno do eixo Z.br . Em um sistema de coordenadas esférico. Em um sistema de coordenadas esférico. 2. SolidWorks Composer – Vistas Estas posições de câmeras são arquivadas em cada um dos arquivos do SolidWorks Composer e não nas opções gerais do software. O comando Align Camera on Face pode ser encontrado no menu Home. Depois de aberta a janela de opções de propriedade do documento. podemos encontrar então as opções denominadas Custom câmera views. Crie agora as quatro posições de câmeras personalizadas substituindo os nomes originais por nomes a sua escolha.5 Alinhamento de câmera na face Outro método de definição da posição de uma câmera é o alinhamento da câmera na face. Os nomes que você escolher serão apresentados na aba Align Camera. Você poderá criar com um nome personalizado as quatro posições de câmeras disponíveis. isto é o ângulo de longitude. Teste agora o comando Align Camera on Face e crie logo após uma nova vista. localize então a aba Viewport. Teste as novas posições de câmera que você criou. Escolha nomes de câmeras que sejam de fácil identificação quando forem utilizadas. Clicando neste ícone.istsistemas. 7 www. Utilizando este método o SolidWorks Composer alinha a câmera sempre olhando de frente a face escolhida. Nesta aba. é exibida na área de trabalho uma seta indicando a posição em que será exibida a vista de câmera. Navigate. e renomeie para Segunda Vista. isto é um ângulo de latitude. Para exibi-la basta você clicar na face e a mesma é ativada automaticamente.com. Phi é o ângulo de elevação acima ou abaixo do plano XY.

Você pode modificar o ângulo de perspectiva para testar novas visualizações. no canto inferior direito da tela do SolidWorks Composer.6 Vista em perspectiva A perspectiva é a visão normalmente vista pelo olho humano. e na janela de configuração.com.istsistemas. SolidWorks Composer – Vistas 2. 8 www. Você encontra esta definição no menu File. A vista em perspectiva pode ser ativada clicando em seu ícone que fica posicionado próximo a barra de status. a opção Default perspective. Camera. Linhas paralelas diminuem a distância para um ponto de fuga. Esta definição é aplicada ao SolidWorks Composer e não específica para cada documento.br . Você pode aplicar a perspectiva de orientação a qualquer vista. Preferences.

SolidWorks Composer – Vistas Nota: As vistas não são atualizadas automaticamente. Alguns dos métodos são mostrados na tabela abaixo.com. salvar o arquivo e imaginar que as vistas estão salvas também. Este método adiciona os atores à lista de seleção. • Exibir a árvore de montagem na guia Assembly e clicar no ator.7 Seleções de atores A aplicação 3DVIA proporciona-lhe muitas maneiras de selecionar atores de geometria e colaborativos. 9 www. Múltiplos atores na área de • Selecionar o primeiro ator. Itens a selecionar Método a ser utilizado Um ator • Selecionar o ator na área de trabalho clicando no ator. Um erro muito comum é realizar alterações em seu documento. manter pressionada a trabalho tecla Ctrl. e selecionar os atores adicionais. 2. • Exibir a lista de colaboradores na guia Collaboration e clicar no ator.istsistemas.br . Você precisa salvar as alterações em cada uma das vistas antes de salvar o documento ou fechá-lo. A seleção de atores ou grupos de atores é necessária para a verificação ou modificação de suas propriedades em cada uma das vistas.

Todas as vezes que os mesmos devem ser selecionados. aqui definidas pelas submontagens denominadas MONT 06. Selecionar atores pela sua • No menu Home. Este método inverte o estado de seleção dos atores. colaboradores • Selcionar o primeiro ator. e selecionar os atores adicionais. na guia Navigate. No nosso exemplo. Na guia Assembly. depois na opção Select by color. manter pressionada a tecla Shift. manter pressionada a de montagem e na guia de tecla Ctrl. 2. SolidWorks Composer – Vistas • Selecionar o primeiro ator.8 Grupos de seleção Grupos de seleção são utilizados para facilitar o trabalho de seleção de atores que devem ter as mesmas propriedades em diversas vistas. Múltiplos atores na árvore • Selecionar o primeiro ator. Esta combinação selecionados irá inverter a seleção. Selecione o ator que contém a cor desejada. clique cor em Select. e selecionar os atores sequenciais Todos os atores • Pressione a tecla Ctrl e a tecla A Todos os atores não • Pressione a tecla Ctrl e a tecla I. Os atores não selecionados serão marcados e os selecionados serão desmarcados. manter pressionada a tecla Shift. e selecionar os atores restantes.br . selecione manualmente todas as rodas. clicamos no grupo de seleção e não manualmente em cada parafuso.com.istsistemas. 10 www. Um bom exemplo da utilização destes grupos é a seleção de todos os parafusos da montagem. criaremos um grupo de seleção para as rodas de nosso carrinho.

expanda-o e clique com o botão direito no nome do ator. SolidWorks Composer – Vistas Após a seleção. 11 www. Para adicionar atores ao grupo de seleção. ainda na guia Assembly. em Selection sets. Alt e S.com. Você deve selecionar os atores que serão adicionados ao grupo.br . ou pressione simultaneamente as teclas Ctrl. Selecione a opção Remove actors from selection set.istsistemas. Se você selecionar o grupo de seleção e pressionar a tecla Del. Para excluir apenas o grupo de seleção. localize o botão Create Selection Set. Criado o grupo de seleção. Renomeie este grupo de seleção para Rodas e teste clicando uma vez nele. todas as rodas serão selecionadas automaticamente. ele é listado também na guia Assembly. Ao clicar. Para remover um ator do grupo. clique com o botão direito no mesmo e escolha a opção Add actors to selection set. clique com o botão direito do mouse no nome do mesmo e selecione a opção Delete selection set. todos os atores serão excluídos do arquivo.

istsistemas. Se você clicar com o botão direito do mouse sobre um ator antes de começar a rotacionar.com. O zoom será aplicado para este ator.9 Ferramentas de zoom e rotação No SolidWorks Composer. Há duas alternativas usando os botões do mouse. SolidWorks Composer – Vistas 2. Para zoom in e out. Zoom Fit All Clique nesta opção para mostrar todos os atores. um ponto vermelho aparecerá no ponto onde você clicou. mova o cursor para a área de interesse e role a roda do meio do mouse. Rotate Quando selecionado. Ferramenta Ação Zoom Quando selecionado. Navigate. sem alterar o centro do foco. Para ampliar e reduzir uma parte da janela. você pode criar uma janela da esquerda para a direita na área de trabalho. Vamos agora aprender como utilizar corretamente estes recursos. existem diversas formas de aplicarmos zoom e rotacionar as posições de câmeras para a criação de vistas com qualidade. Estas ferramentas podem ser encontradas no menu Home. você pode manter pressionado o botão esquerdo do mouse e movimentá-lo para rotacionar os atores para qualquer orientação de câmera. Zoom Window Quando selecionado.br . em torno do ator que você deseja aplicar o zoom in. segure o botão esquerdo e arraste o mouse verticalmente para zoom in (aproximar) e out (afastar). indicando que o processo de rotação será executado em todo deste ponto. 12 www. Zoom Selection Selecione um ator e clique nesta opção. Esta opção pode ser ativada quando você clica na área de trabalho duas vezes com o botão do meio do mouse. arraste o mouse com botões esquerdo e direito pressionado. Você pode utilizar também o botão direito do mouse e arrastá-lo sem a necessidade de ativar o comando Rotate.

Já se você mantiver pressionada a tecla Alt durante a rotação com o botão direito do mouse. a rotação será executada a partir do eixo central da vista. Você pode pressionar o botão do meio do mouse e arrastar para realizar esta movimentação. Teste agora as ferramentas de zoom e rotação aprendidas. As setas para cima e para baixo aceleram ou desaceleram o efeito de voo. 13 www. Temos no SolidWorks Composer gestos que podem ser executados com o mouse e também facilitam bastante o trabalho criativo. Se você pressionar os botões esquerdo e direito do mouse simultaneamente e movimentá-lo. mais rápido ele vai ser mover após você soltá- lo. e segure o botão direito para afastar o modelo. Inertia Permite que o modelo continue a sua movimentação mesmo depois que você solte o modelo simulando um efeito de inércia. segue o botão esquerdo do mouse para aproximar o modelo.istsistemas. Fly Through Fly Throught ou modo avião permite outra forma de aproximação de zoom. Automaticamente é habilitado o zoom to selection neste ator. Com o comando ativo.com. teremos o zoom in e zoom out de uma forma mais controlada. Quanto mais rápido você rotacional o modelo. clique duas vezes com o botão esquerdo neste ator. SolidWorks Composer – Vistas PAN Este comando permite que você execute a movimentação dos atores através da tela. Você pode criar vistas conforme você testa estas ferramentas.br . Caso você precise de um zoom em um ator especifico.

br .istsistemas. Na imagem mostrada à abaixo. Após exibido o Digger. basta dar um clique e manter pressionado o botão esquerdo do mouse na sua borda. 14 www. podemos encontrar algumas ferramentas em seu contorno externo as quais abordaremos aqui. Para posicionar ou modificar a posição do Digger. casca de atores de distância para ver o que está por trás deles. temos como configurar o funcionamento dos botões de nosso mouse. 2. e movimentar o mouse. alguns dos atores no topo para revelar outros atores abaixo. SolidWorks Composer – Vistas Nas opções do SolidWorks Composer em File. Prerefences. e muito mais. Ao observarmos o Digger. Application Preferences. você deve posicioná-lo na vista para depois ajustarmos os recursos que serão utilizados.10 Digger O Digger é uma tecnologia patenteada que permite ampliar ou diferentes áreas do modelo.com. Navigation. o Meccano Car foi ampliado em uma parte do modelo e desfeito. O Digger pode ser aberto pressionando a barra de espaços no teclado do computador ou o ícone que está no menu home.

br . Aumentando a X-Ray profundidade. existem mais quatro ferramentas que podem ser aplicadas em conjunto com as ferramentas superiores: 15 www. conseguimos controlar seu tamanho. Com esta ferramenta. Na parte inferior do Digger. encontramos uma caixa de ferramentas divididas em quatro opções: Ferramenta Ação Aplica zoom de aproximação em um ponto específico da Zoom montagem. SolidWorks Composer – Vistas A primeira delas encontra-se no canto inferior esquerdo e permite que seja modificado valor de raio do Digger. o Digger cria um fantasma das peças superiores. Cria um plano de corte e exibe os atores que estão Cutting Plane sempre abaixo deste plano de corte. mas sem criar o efeito fantasma. O plano criado será paralelo à tela. Ele depende do ponto de visualização. exibindo as peças internas Onion Skin do modelo. Aplica um efeito de raios x no modelo. Esta permite que tenhamos um controle sobre os efeitos que o Digger disponibiliza. Ela controla o nível de profundidade de cada uma das ferramentas do Digger. Com um efeito parecido com o X-Ray.com. temos a ferramenta de percentagem. exibindo as peças internas do modelo. No canto superior direito. o Onion Skin oculta os atores superiores. que pode variar de zero a cem por cento.istsistemas. No canto superior esquerdo.

Clique para arquivar a imagem atual do Digger em uma Capture Picture imagem 2D. clique novamente em capture Picture in 2D Image. clique duas vezes nela. clique e mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse e mova-o sobre os atores na área de trabalho. Para confirmar a edição. O ponto de interesse é o ponto de visualização para todas as ferramentas disponíveis no Digger. Você pode In 2D Image renomear a imagem 2D para uma melhor referência. você deve clicar e manter pressionado o botão esquerdo do mouse e arrastar dentro do Digger. solte-o fora do Digger. Light Change adicionando um ponto de luz. Uma imagem 2D é um ator colaborador e está arquivado na guia Collaboration. 16 www. estas ferramentas são atualizadas se você gira o modelo. Quando localizar a posição desejada.istsistemas. Lock / Unlock Depth Direction Quando travado. Assim. crie novas vistas testando os conhecimentos adquiridos sobre o Digger. Agora. X-Ray e Cutting Plane.com. é importante sabermos como criar ou atualizar uma vista. Para remover o efeito. Quando destravado. bem como criarmos imagens interessantes com o Digger. concluímos a lição 2.br . Para adicionar ou modificar o ponto de interesse. Para editar a imagem criada. Para adicionar o efeito. solte o botão do mouse. Dela. O ponto de Change Center of interesse identifica o ator ou atores que deverão ser Interest modificadas ou ampliadas com o Digger. Observe a modificação de iluminação e solte-o na posição desejada. Para aprimorar os seus conhecimentos e melhorar o entendimento da lição acompanhe o vídeo auxiliar nesta mesma lição. esta ferramenta mantém a profundidade e orientação original dos recursos citados acima mesmo que você rotacione o modelo. Esta ferramenta trabalha com a Onion Skin. SolidWorks Composer – Vistas Ferramenta Ação Modifica as condições de iluminação do Digger.