You are on page 1of 5

AVALIAÇÃO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Prof. Carlos Alberto Dainese

As questões abaixo devem ser respondidas neste arquivo e enviado pela plataforma até as
17:00hs de 30/06

1) Suponha que você é um administrador de um hospital público e deseja implantar
um sistema de informação. Descreva por que você consideraria importante a
implantação do sistema, citando vantagens. Descreva, também, quais
providências seriam tomadas por você, para fazer essa implementação? Detalhe
cada um dos componentes do sistema de informação e qual a função de cada
componente neste contexto de aplicação, com base na Figura 3, pg. 22 do
fascículo que consta na plataforma. (3.0)

O sistema da informação em uma organização facilitaria muito o trabalho do gestor,
desde a tomada de decisão a algum aspecto do processo que não esteja atingindo o objetivo
esperado, vinculando a segurança na tomadas de decisões e mostrando com mais facilidade
para os gestores como anda a sua organização.
Uma das primeiras providencias a serem tomadas para fazer essa implementação seria
o conhecimento da organização, pois conhecendo a organização o administrador terá a
capacidade de decidir e de avaliar por meio da informação. Dessa forma, será possível um
conjunto de informações para fazer a melhor escolha seguindo alguns estágios em que se
caracteriza em enunciação do problema e definição do seu contexto; do levantamento de
alternativas para seu equacionamento; da antecipação das possíveis consequências de cada
alternativa; da determinação dos possíveis resultados de cada alternativa e da escolha do
melhor curso de ação.
Na Figura 3 da página 22 do fascículo, apresentam os diversos componentes de um SI
(entrada, processamento e saída), os mecanismos de armazenamento e controle do sistema,
além de diversos recursos de suporte (hardware, redes, software, recursos humanos e dados).
Os SIs manuais envolvem o registro e o tratamento de informações com auxílio de recursos

na configuração de hardware e de redes de teleprocessamento*. impressora. teclado. Já os profissionais de informática são especializados no desenvolvimento de softwares.  Redes e telecomunicações: é a infraestrutura que permite conectar hardware. leitores de cartões. utilizado pela equipe da área de Recursos Humanos. que definem como utilizar. como: folha de pagamento.  Software: corresponde aos programas de computadores que desempenham as funções específicas de apoio ao usuário final. Já os SIs baseados em computadores envolvem os seguintes elementos:  Hardware: corresponde aos equipamentos computacionais necessários para a coleta. além dos processos administrativos que necessitam de informações. pen drives. envolve aplicações. procedimentos e pessoas. Os usuários finais são aqueles que utilizam a informática como ferramenta (atividade meio) para atingirem seus objetivos. leitores de código de barra. .  Processamento ou procedimentos: corresponde a um conjunto de instruções que engloba as normas.  Recursos humanos: são os elementos mais importantes de um SI computadorizado – os usuários finais e os profissionais de informática.  Banco de dados: é um recurso de software responsável por armazenar de forma estruturada um conjunto de dados e de informações sobre uma determinada organização. planilhas eletrônicas e processadores de texto. o processamento. telefone. o armazenamento e a distribuição da informação. software e bancos de dados em redes de comunicação locais e mundiais. a informática é considerada como atividade-fim. a exemplo de uma planilha utilizada por um técnico da área de finanças ou do software de folha de pagamento. como caneta. fluxo de caixa. papel. entre outros. manipular e tratar as informações.elementares de escritório. Para eles. controle da produção. a exemplo dos recursos de internet. como: unidade central de processamento (CPU). balanças eletrônicas. as regras e as políticas especificadas nos manuais da organização. calculadora. fax. scanners. entre outras opções. acompanhamento de vendas. gestão de materiais. fotocópia.

esta passa a ser uma mercadoria comercializável como qualquer outra” (Benakouche. gerenciamento de laboratórios. Exemplifique duas tecnologias que poderiam ser utilizadas no contexto da administração pública. (2. e com isso vem melhorando o acesso e a prestação de serviços aos cidadãos. (2. 1985. a administração pública vem acompanhando o processo de implementação da tecnologia citado acima. sobretudo. Dessa forma.5) Um dos fatores para a utilização do processo de adoção e integração de tecnologia é que as organizações estão passando por um rápido processo de informatização. Outro fator pode ser a produção de um bem ou serviço até a sua comercialização e distribuição. que abrange um conjunto de serviços públicos oferecidos aos cidadãos por meio de plataformas móveis (smartphones e tablets). Outra tecnologia da informação utilizada seria os canais mobile. para adoção e integração tecnológica neste contexto. controle de estoque de medicamentos e prestação de contas ao Sistema Único de Saúde (SUS).12) e sua indústria tornou-se internacionalizada pela sua lucratividade e importância estratégica. 3) Comente características relacionadas ao Sistema de Informação Gerencial e Sistema de Apoio a Decisão. uma das tecnologia utilizada seria o Sistema de Gestão Hospitalar que no qual auxiliaria em tarefas de controle de internações. A tecnologia da informação na administração pública vem para melhorar a eficiência e trazer melhorias do serviço entregue ao cidadão. onde seriam aplicadas e para que finalidades.2) Comente dois fatores que podem ser utilizados para estudar o processo de adoção e integração de tecnológica. na saída das informações. agendamento de consultas e exames. e que procedimento você faria para utilizar os dois fatores. O SIG extrai . Assim. Essa iniciativa permite às autoridades maior transparência na prestação de contas e facilidade de acesso às informações por parte da população. p. ou seja. citados por você. há uma “mercantilização da informação na medida em que tudo se torna informação.5) O SIG se destaca.

por exemplo. com informações sintéticas. Assim verificam-se os principais:  Relatórios programados: contém dados rotineiros. assegurando que as estratégias do negócio sejam implementadas de forma que os objetivos traçados sejam alcançados de modo satisfatório. o sistema tem como principal função prover o gerente de informações passadas e presentes sobre as operações internas e sobre o ambiente da organização. esses dados são originários dos SPTs.informações de base de dados compartilhada e de processos que estão de acordo com o que ele necessita para suas operações. entretanto. que. enquanto o SPT tem a visão da organização a partir de cada operação com cada cliente e cidadão (interno ou externo à organização).  Relatórios de pontos críticos: visam exibir apenas situações que estão fora dos parâmetros normais. de modo geral. paralelamente. que são frequentemente solicitados pela gerência. na saúde pública: o gerente de uma unidade hospitalar ou posto de saúde pode verificar as demandas por serviços e especialidades médicas e verificar se os níveis reais de estoque de medicamentos condizem com a programação feita para . no nível gerencial. para que o gerente tenha um panorama global inerente àquele tipo de operação. os SIGs visam consolidar ações operacionais (SPT). após a coleta dos dados e a transformação deles em informação. a exemplo de itens de estoque que estão abaixo do ponto mínimo para reposição ou produtos cuja data de validade estão próximas do vencimento. fornecendo informações consolidadas sobre ela em determinado período de tempo. Informamos.  Relatórios ad hoc: são documentos concebidos sob demanda. implicam a possibilidade de o sistema oferecer facilidades para que sejam criadas novas consultas a partir de novas necessidades dos gerentes. orientando assim a execução do processo decisório e. reunindo informações pertinentes a cada uma delas. o SIG busca reunir os dados de determinada operação. Na gestão pública especificamente. O SIG influencia as diferentes áreas funcionais de uma organização. Por fim. Segundo Oliveira (1998). As saídas pertinentes ao SIG envolvem relatórios de natureza variada.

Ionara. . [Brasília] : CAPES : UAB.php? script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000100007 >.br/scielo. Acessado em: 30/06/2018. um determinado período. Jader Cristiano Magalhães. 4) Comente qual é a função de Gestão Integrada e como esta pode ser caracterizada. Disponível em: < http://www. Sistemas de informação e comunicação no setor público – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC. RECH. FREITAS.scielo. Problemas e ações na adoção de novas tecnologias de informação. Henrique. 2011.0) Referencias: ALBUQUERQUE. Quais os fundamentos de Sypply Chain Management? (2.