You are on page 1of 13

10 passos para uma

apresentação pessoal impactante

A apresentação de impacto: Reflete o seu perfil Respeite o tempo estipulado Conta uma história Traz destaque para você Flui naturalmente bem Não é decorada e não segue uma receita pronta 2 .

leve em conta: ✓Principais marcos de sua trajetória ✓Motivações de carreira A intenção é atrelar aspectos de seu perfil às ✓Seus pontos fortes suas experiências. ✓Perfil Profissional 3 . planeje o Conteúdo. Esse início deve estar no papel ou no Word! Para a apresentação pessoal. 1ºpasso: conteúdo Antes de montar sua apresentação.

além de ser uma causa social com a qual me preocupo bastante” . 2ºpasso: conexões SOZINHAS. SUAS COMPETÊNCIAS NÃO CONTE UMA EXPERIÊNCIA SEMPRE TRAZENDO O * DIZEM NADA: * SIGNIFICADO PARA VOCÊ: “Minhas principais características são “Uma experiência que foi muito relevante para proatividade. Precisei fazer um planejamento para não me perder em prazos. Eu fiz desde a divulgação. Essa experiência foi rica porque puder ver meu esforço trazendo resultados palpáveus. organização e dedicação a mim foi uma campanha do agasalho que eu uma causa” implantei no condomínio onde moro. arrecadação e distribuição para pessoas que precisavam.

além de criarem áreas de respire. Procure trazer elementos ou símbolos que representam aquilo que deseja contar. metáforas. menos informação é mais foco para os pontos que você deve abordar! ✓ Espaços em branco. fazer parte da proposta visual da sua apresentação! ✓ Utilize imagens. além do discurso tradicional. 3º passo: design O design da apresentação deve ser compatível ao seu perfil: ✓ Atenção para a estética: adote a regra. 5 .

gráficos. 6 . a audiências passa a ler o conteúdos e você perde a atenção em você. precisa estar na apresentação ✓ Na tela.4º passo: o discurso Nem tudo aquilo que você diz. esquemas ou imagens! ✓ Quando as telas estão com muita informação. devem estar apenas ganchos capazes de ajudá-lo a conduzir a apresentação – seja em texto.

7 . Mais vale transmitir um conceito central do que os detalhes da ideia. tornando-a pouco natural ✓ A apresentação deve ser um apoio. ✓ Memorizar palavra por palavra pode transformar o apresentação em um robô. utilize a tela como apoio e siga com o que lembrar. lembrando que o principal foco da apresentação é VOCÊ.5º passo: aproprie-se do discurso ✓ O recomendável é treinar para que a linha de raciocínio faça sentido para você. ✓ Caso dê um branco na hora.

6ºpasso: treine a apresentação Treinar é essencial para realizar uma boa apresentação. mas é essencial ter propriedade do conteúdo e da mensagem que deseja passar. Para a apresentação pessoal. Para que seu desempenho seja natural é imprencindível que a linha de raciocínio e o link entre um slide e outro faça sentido. Você não precisa ser o melhor orador do mundo. leve em consideração 4 aspectos relevantes de sua vida: Experiência Objetivos de Pessoal Faculdade Profissional carreira 8 .

atendendo ao propósito ou tema solicitado. Não passe do tempo estipulado e use cada segundo da melhor forma. O limite de tempo leva você a fazer escolhas do que contar. alguns candidatos falariam por 1 hora. enquanto outos se resumiriam a 1 minuto. garantindo um discurso mais objetivo.7º passo: gerindo o seu tempo Existe sempre um limite de tempo para a apresentação. caso contrário. .

Por isso. certo? Nem sempre.. . Conte com a ajuda de pessoas próximas para avaliar: ✓ Linha de raciocínio ✓ Envolvimento do ouvinte ✓ Conteúdos ✓ Postura corporal ✓ Conexões ✓ Estética dos slides.. é sempre importante contar com a opinião de outras pessoas para checar se as principais mensagens de sua apresentação estão sendo transmitidas. 8ºpasso: validando Você elaborou o conteúdo e ninguém melhor do que você para contar. não faça nenhum sentido para os ouvIntes. Pode ser que algo que faz muito sentido para você.

✓ Permita-se adaptar e mudar tudo aquilo que julgar necessário! . imprevistos e o tempo curto. 9º passo: É hora do show ✓ Não vá para a apresentação com a expectativa de que a sua apresentação será exatamente como você treinou. podem obrigá-lo a adaptar a sua apresentação. nervosismo. ✓ Quanto mais consciência você tem da mensagem e objetivo central que deseja passar. atrelada a surpresas. ✓ A ansiedade. mais fácil será adaptar as informações solicitadas ao tempo limite.

As perguntas abaixo podem ajudá-lo: ✓ Você conseguiu falar dentro do tempo estipulado? ✓ Você conseguiu contar o que queria com clareza? Faltou falar alguma coisa? ✓ E as conexões? Foram bem feitas? ✓ Conseguiu olhar nos olhos de toda a audiência? ✓ Se expressou com energia e brilho nos olhos? ✓ Conseguiu atrelar o tema central ao objetivo da apresentação? Tenha em mente as coisas boas da sua apresentação! Não fique pensando somente no que pode melhorar! É uma sequência de apresentações que te tornará um apresentação cada vez melhor 12 . mas independente disso. 10ºpasso: autoavaliação Nem sempre a audiência te dá um feedback sobre a apresentação. crie o hábito de fazer uma autoavaliação sobre seu desempenho.

Quer conhecer os planos individuais? Clique para agendarumaconsultoriaexperimental 13 .