You are on page 1of 20

e-Book: Desmistificando a DCTF Web

Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Contribuições
Previdenciárias e para Outras Entidades e Fundos.

Por: Anna Santos & Isabel Calijuri • 1ª Edição

©ASIS 2018 – Todos os Direitos Reservados.

Índice
Conceito DCTF Web 3
xzxzx
Objetivo da DCTF Web 4
Quem Está Obrigado 5
DCTF X DCTFWeb 6
Funcionamento da DCTFWeb 7
Fluxo de Informação 10
Prazo da DCTF Web 11
Como isso se reflete no seu dia-a-dia? 12
Como Garantir a Qualidade dos Dados? 13
O Que Preciso Definir 14
E por falar em retificação... 15
O que você armazenará? 16
Penalidades 17
Como Podemos Ajudar? 18

www.asisprojetos.com.br | www.spednews.com.br

br | www. Aquisição Produção Rural – PJ e CPRB .br . Aquisição de Alimentos). EFD-Reinf Débitos: Débitos: Remunerações.spednews. Comercialização Comercialização Produção Rural – PJ.Contribuição Previdenciária PF (PAA – Programa de sobre Receita Bruta.asisprojetos. Patrocínio Clubes de Futebol. Retenções sofridas sobre NF Salário-Maternidade www.com. Produção Rural – PF.com. Receita de Espetáculos Desportivos. Retenções feitas sobre NF. passando a ser gerados pela DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidade e Fundos). Créditos: Créditos: Salário-Família. através dos projetos de eSocial e EFD-Reinf. com a alteração da forma de envio das informações trabalhistas e de prestador e tomador de serviço ao Governo Federal. a geração das declarações da GFIP e do SEFIP sofrerão alterações. 3 Conceito DCTF Web Em 2018.

4 Objetivo da DCTF Web • Modernizar o cumprimento das obrigações tributárias. uma vez que será gerada a partir das informações prestadas/declaradas no eSocial e EFD-Reinf.spednews.com.br | www.com. • Minimizar a ocorrência de erros no preenchimento.br . • Aumentar a segurança na prestação das informações. Empresa Sistema EFD-Reinf www. visto que a mesma será alimentada com os dados já declarados das demais obrigações.asisprojetos.

br .  MEI (Microempreendedor Individual).452.  Produtores rurais que não possuem trabalhadores segurados do RGPS e que comercializem a sua produção a adquirente domiciliado no exterior. serão exigidas a cumprirem com esta obrigação.  Segurados facultativos. Exceções:  Contribuintes individuais que não tem trabalhador segurado do RGPS.  Órgãos públicos em relação a servidores estatutários. de 1º de maio de 1943. consumidos PF.  Comissões de conciliação prévia de que trata o art. 5 Quem Está Obrigado Todas as empresas com exceção das organizações que se enquadram nos requisitos abaixo.  Segurados especiais. 278 e 279 da Lei nº 6. segundo as normas fixadas pela Comissão de Valores Mobiliário (CVM) ou pelo Banco Central do Brasil (Bacen).  Comissões com personalidade jurídica criadas por ato internacional celebrado pela República Federativa do Brasil e um ou mais países.spednews.404.com.  Fundos especiais de natureza contábil ou financeira. filiados a regimes previdenciários próprios. 2º. não enquadrados nas hipóteses previstas no inciso III do caput do art. 625-A Decreto-Lei nº5. www. quando não enquadrados nas hipóteses previstas no inciso VII do caput do art.  Consórcios que tratam os art. a outro produtor PF ou segurado especial.  Fundos de investimento imobiliário ou os clubes de investimento registrados em Bolsa de Valores.asisprojetos.  Organismos oficiais internacionais ou estrangeiros em funcionamento no Brasil que não tenham trabalhador segurado do RGPS que lhes preste serviços. não adotados de personalidade jurídica. 2º. para fins diversos.com. varejo.br | www. de 1976.

6 DCTF X DCTFWeb A declaração de todos os tributos e contribuições devidas na DCTF permanece obrigatório.br | www. IRFONTE serão importados para a DCTFWeb.com. CSLL. PIS.spednews.com. COFINS.br .asisprojetos. As contribuições previdenciárias. DCTF DCTF Web www.

Tipo de DCTF Web 1  Original – Primeira declaração entregue para um determinado período de Apuração/categoria  Retificadora – Declaração que substitui outra declaração entregue 2  Exclusão – Declaração que exclui outra declaração entregue.spednews. contribuições previdenciárias instituídas sobre a receita bruta e contribuições destinadas a outras entidades e fundos (terceiros).com. Não Aplicável às categorias Geral e 13º Salário 3 www. 7 Funcionamento da DCTF Web Na DCTF Web devem ser declarados os tributos de contribuição previdenciária das empresas.br | www.com. dos trabalhadores e empregados domésticos.asisprojetos.br .

com.asisprojetos. Possui validade de 01 ano e não será exigida das Pessoas Físicas 3 www. contribuições previdenciárias instituídas sobre a receita bruta e contribuições destinadas a outras entidades e fundos (terceiros).com. Podendo conter créditos  Sem movimento – Declaração entregue para informar a ausência de fatos geradores.spednews.br | www. Tipo de DCTF Web Original ou Retificadora 1  Com débitos – Declaração que confessa ao menos um débito. 8 Funcionamento da DCTF Web Na DCTF Web devem ser declarados os tributos de contribuição previdenciária das empresas. dos trabalhadores e empregados domésticos.br . ainda que resulte em DCTFWeb sem saldo a pagar 2  Zerada – Declaração em que não são confessados débitos. mas houve movimento.

com. dos trabalhadores e empregados domésticos.com. 9 Funcionamento da DCTF Web Na DCTF Web devem ser declarados os tributos de contribuição previdenciária das empresas. 3 www. 2 Caso haja necessidade de alterar a vinculação dos créditos aos débitos.asisprojetos.br .br | www. contribuições previdenciárias instituídas sobre a receita bruta e contribuições destinadas a outras entidades e fundos (terceiros). Vinculação Automática dos Créditos aos Débitos 1 O sistema realiza a vinculação automática dos diversos tipos de créditos aos débitos apurados nas escriturações. de acordo com o padrão definido na Tabela de Vinculação. esta deverá ocorrer direto na tabela de vinculação.spednews.

asisprojetos.br .com.spednews.br | www.com. 10 Fluxo de Informação $ Acessar Escolher Tipo Verificar Emitir Guia DCTFWeb de Declaração Vinculações da DARF EFD-Reinf O DARF será numerado. o que reflete em maior rastreabilidade e controle pelo Fisco. www.

br . Início da Obrigatoriedade: Categoria Prazo  A partir do mês de Julho de 2018. para as empresas integrantes do Grupo I do projeto eSocial.spednews. Espetáculo Desportivo – Até o 2º dia útil após o evento  A partir do mês de Julho de 2019.com. ano-calendário 2016.com. para empresas 13º Salário – DCTF Web Anual Até o dia 20 de Dezembro integrantes do Grupo II do projeto eSocial. 11 Prazo da DCTF Web A DCTF Web irá seguir o cronograma estabelecido nos projetos de eSocial e EFD-Reinf do Governo Federal. DCTFWeb Mensal Até o dia 15 do mês seguinte  A partir do mês de Janeiro 2019.br | www. conforme faturamento anual das empresas. para os entes DCTFWeb Diário desportivo públicos integrantes do Grupo III do projeto eSocial. www.asisprojetos.

asisprojetos.br . 12 Enviar Fechamento Enviar Fechamento Dia 7 Dia 15 eSocial EFD-Reinf Acessar a DCTF Web Dia 15 (Internet) Como isso Escolher Declaração Dia 15 se reflete no Há Vinculações a Editar? seu dia-a-dia? Sim Não Editar Declaração Transmitir Declaração Dia 15 Emitir Guia Pagamento Dia 20 www.br | www.com.spednews.com.

br | www. que será somente um espelho do eSocial e EFD Reinf.br .asisprojetos.spednews.com. www. 13 Como Garantir a Qualidade dos Dados da DCTF Web? Validando a DCTFWeb? Auditando a DCTFWeb? Cruzamento de DCTFWeb com outras obrigações? A garantia da qualidade do dado não está na DCTFWeb.com.

terei limitações no acesso à informação? • Quem fará as possíveis retificações? ©2018 ASIS .Consultoria & Software Fiscal. através do Certificado Digital.O que você precisa definir? Processos Internos • Quem irá acessar a DCTF Web? • Quem fará os vínculos de créditos? • Quem irá transmitir? • Sendo o acesso via eCAC. . Contábil e Trabalhista-Previdenciário.

www.com..spednews. para então o sistema recepcionar as referidas informações e gerar automaticamente a declaração retificadora. 15 E por falar em retificação. Nesse caso.. é necessário primeiro transmitir a nova escrituração. Não consigo retificar para diminuição do tributos anteriormente confessados. Exemplo: alteração na remuneração de trabalhador.com. A retificação da DCTFWeb pode ser decorrente da alteração de informações prestadas nas escriturações do eSocial ou EFD-Reinf. deve constar não somente as informações retificadas. A partir desse ponto. Na retificadora.br | www. que ficará na situação “em andamento”.asisprojetos. mas todos os outros dados informados na declaração original.br . o declarante consegue transmiti-la. ou sob fiscalização.

br | www.com.com. preventivamente.br . www. 16 eSocial? Protocolo de envio? E o xml? O que você EFD Reinf ? armazenará? Embora dispensada pela legislação.asisprojetos.spednews. Isso poderá evitar problemas futuros em eventuais fiscalizações. é recomendável a guarda dos xmls.

33% por dia de atraso. e de R$500. 17 Penalidades Descrição Multa 2% ao mês-calendário ou fração. limitada a 20% do valor do imposto ou contribuição não recolhido Equivalente à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais. e observado o valor da multa mínima R$20. incidente sobre o montante das Atraso na entrega da declaração contribuições informadas na DCTFWeb.com.00 em se tratando de omissão de declarações sem ocorrência de fatos geradores.br | www. ainda que integralmente pago.br . calculados a Juros de mora partir do 1º dia do mês subsequente ao vencimento do prazo até o mês anterior ao do pagamento e 1% no mês de pagamento www.asisprojetos.spednews.00 nos demais casos Multa mínima Redução de 90% para o MEI e 50% para ME e EPP enquadradas no Simples Nacional Calculada a taxa de 0.com. acumulada mensalmente. limitado a 20%.00 para cada grupo de 10 informações incorretas ou omitidas. a partir do 1º dia útil subsequente Multa por mora ao do vencimento do prazo previsto para o pagamento da contribuição. observada a Incorreções ou Omissões multa mínima R$200.

Como Podemos Ajudar? O foco de atuação e o alto nível de especialização possibilita um conhecimento profundo nos desafios do atual cenário Nacional. .

Contando com centenas de Derivada de eventos retirados Possibilita de maneira simples projetos concluídos. Mapeamento Mapeamento Kolossus do eSocial da EFD-Reinf Plataforma online completa para o mercado corporativo. Como tributária de produtos a entendimento e auxílio de sempre. passando mais sobre os serviços de Previdenciária Substituída é o por consultas de carga quem é pioneiro no mais novo SPED.0 do leiaute do e flexível para o usuário. já coloca o Mapeamento da ASIS Projetos um passo a frente dos demais. . a da versão 1. a Escrituração Fiscal desde auditorias complexas do eSocial ASIS Projetos é Digital das Retenções + dos SPED´s até cruzamentos única no Mercado. Consultoria de Mapeamento eSocial. Conheça Informações da Contribuição entre declarações. toda nossa expertise correções e edições de empresas na adequação à e familiaridade com o leiaute obrigações assessórias. este projeto do SPED.

asisprojetos.br .br | www. Escritório São Paulo t: (11) 3089-4764 Escritório Belo Horizonte t: (31) 3481-8119 Central de Relacionamento .Brasil t: (11) 3089-4764 Laboratório de Inovação Alphaville t: (11) 4191-4571 www.spednews.com.com.