You are on page 1of 128

Projeto Protheus 12

Treinamento
Realizar apuração de dados
de faturamento;
Realizar verificação para
.serviços ocasionais

OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO

OBJETIVOS:
• Apresentar os processos e pontos de atenção;
• Capacitar os colaboradores nos processos de atuação;
• Capacitar os colaboradores na utilização das ferramentas.

PÚBLICO ALVO:
• Divisão de Pagadoria e Faturamento (SVRA)
• Agentes de Mudança da DIGC

DURAÇÃO:
• 16 horas de treinamento.

AGENDA

INTRODUÇÃO

PROCESSO DE REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE
FATURAMENTO E REALIZAR VERIFICAÇÃO PARA SERVIÇOS
OCASIONAIS

DÚVIDAS

AVALIAÇÃO

INTRODUÇÃO .

INTRODUÇÃO Vamos nos apresentar NOME? O QUE FAZ? HÁ QUANTO TEMPO ESTÁ NA EMPRESA? QUAL É SUA EXPECTATIVA PARA O TREINAMENTO? .

INTRODUÇÃO Legenda dos processos Ícone Legenda Ícone Legenda Atividade sistêmica Comentário Atividade manual Protheus Atividade automática Fluig Processo de interface Reserve Nome do sistema Outros sistemas Decisão integrados ao Protheus Conector .

PROCESSO DE GERIR FATURAMENTO DE SERVIÇOS .

HIERARQUIA DE GERIR FATURAMENTO DE SERVIÇOS PROCESSO SUB PROCESSO Realizar Realizar Gerir Faturamento Apuração de Verificação para de Serviços Dados do Serviços Faturamento Ocasionais .

GERIR FATURAMENTO DE SERVIÇO Realizar Apuração de Dados do Faturamento Nesse momento Cliente não respondeu Liberar RAS para são criados os faturamento RAS Cliente respondeu Verificar Cliente aprova o RAS Consolidar no prazo Inserir dados do Enviar RAS resposta do OU OU informações “Ateste do RAS” cliente Cliente contesta o RAS Inserir dados do Comercial “Ateste do RAS” com Glosa A Validar Contestação não procede Inserir Reenviar RAS ao contestação OU argumentação cliente com executante A Contestação Correção no procede Avaliar mês seguinte Inputar Informar decisão competência da OU OU argumentação ao cliente correção Correção no mesmo mês Inputar argumentação e correção do RAS .

GERIR FATURAMENTO DE SERVIÇO Realizar Apuração de Dados de Faturamento Principais mudanças e regras do processo: Benefícios: • O ateste do RAS pelo cliente deve ser realizado dentro do prazo. . o Comercial deve liberar para faturamento. Caso o cliente • Interface mais amigável. • Caso a contestação do cliente seja devida. deve-se verificar se é possível realizar a correção dentro do mesmo mês ou somente no mês seguinte. seguinte. • As contestações (glosas) procedentes de casos financeiros ou caso contrário. • A RAS eletrônica só pode ser contestada uma vez. o Comercial deve liberar o RAS para Faturamento qualitativos poderão sofrer correções no mesmo mês e no mês sem a aprovação do cliente. conteste pela segunda vez.

Clicar em “Atualizações”. em seguida. em “Movimentos”. 1 .REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Incluir OS Comentários Para incluir uma OS. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1. em “Manutenção de OS”. em “Específicos” e.

é necessário realizar os seguintes procedimentos: 2 2. .REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Incluir OS Comentários Para incluir uma OS. Clicar em “+ Incluir”.

Preencher o campo “N. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 3. .REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Incluir OS Comentários Para incluir uma OS. Interno 3 OS”.

7 8 9 8. Atestante”. 6 Rec.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Incluir OS Comentários Para incluir uma OS. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 4. Preencher o campo “Cod. 5 5. 6. Preencher o campo “Cod. Preencher o campo “Nr Planilha”.Serv”.OL. Preencher o campo “Nr Contrato”. 9. Preencher o campo “Lj. Preencher o campo “Nr do Item”. 4 Cliente”. 7. .

Clicar em “Salvar”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 13 10. Preencher o campo “Tipo”. Preencher o campo “Quantidade”. 11.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Incluir OS Comentários Para incluir uma OS. 10 11 12 . 13. Preencher o campo “Dt. Referenc”. 12.

em “Movimentos”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1. Clicar em “Atualizações”. em seguida. em “Específicos” e. em “Manutenção de OS”.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Movimentar OS Comentários Para movimentar uma OS. 1 .

Clicar em “Filtrar”. é necessário realizar os seguintes 2 procedimentos: 2.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Movimentar OS Comentários Para movimentar uma OS. .

é necessário realizar os seguintes procedimentos: 3 3. .REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Movimentar OS Comentários Para movimentar uma OS. Clicar em “Criar Filtro”.

8. 7 5. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 4 5 6 4. Selecionar “Campo”. 8 .REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Movimentar OS Comentários Para movimentar uma OS. Selecionar “Operador”. Clicar em “Salvar”. 6. 7. Selecionar “Expressão”. Clicar em “Adicionar”.

10 . é necessário realizar os seguintes procedimentos: 9 9.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Movimentar OS Comentários Para movimentar uma OS. 10. Selecionar o filtro criado. Clicar em “Aplicar Filtro Selecionado”.

12. Clicar em “Movimentar”. Selecionar a Ordem de Serviço (OS).REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Movimentar OS Comentários 12 Para movimentar uma OS. . é necessário realizar os seguintes procedimentos: 11 11.

13 .REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Movimentar OS Comentários Para movimentar uma OS. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 13. Clicar na primeira célula da coluna “Sequencia” e clicar na seta para baixo para incluir uma nova informação.

preencher “Dt Referenc”.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Movimentar OS Comentários 17 Para movimentar uma OS. basta seguir para o 14 15 16 passo 17 17. Na nova linha. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 14. ajustar o dado do campo “Quantidade”. 16. Se a homologação for final. Se a homologação não for Final. . Clicar em “Confirmar”. 15. Selecionar “Tipo”.

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Estornar Movimento de OS Comentários Para estornar o movimento de uma OS. em “Estorno de Movimento”. em “Específicos” e. em “Movimentos”. em seguida. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1. 1 . Clicar em “Atualizações”.

3. Selecionar a OS a ser estornada. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 2 2.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Estornar Movimento de OS Comentários 3 Para estornar o movimento de uma OS. Clicar em “Estornar”. .

4 . 5. Clicar em “Salvar”. Preencher “Justificativa”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 4.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Estornar Movimento de OS Comentários Para estornar o movimento de uma 5 OS.

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Movimentar OS Após Estorno Comentários Para movimentar uma OS após um estorno. em “Manutenção de OS”. 1 . Clicar em “Atualizações”. em “Movimentos”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1. em seguida. em “Específicos” e.

Clicar em “Movimentar”. Selecionar a Ordem de Serviço. . 3. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 2 2.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Movimentar OS Após Estorno Comentários 3 Para movimentar uma OS após um estorno. OS.

4 . em seguida. clicar na seta para baixo para incluir uma nova informação. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 4. Clicar na primeira célula da coluna “Sequencia” e.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Movimentar OS Após Estorno Comentários Para movimentar uma OS após um estorno.

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Movimentar OS Após Estorno Comentários 8 Para movimentar uma OS após um estorno. 6. Validar os dados do campos “Quantidade”. Clicar em “Confirmar”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 5. 7. 8. Selecionar “Tipo”. 5 6 7 . Preencher “Dt Referenc”.

em “Serviços Mensais”. em “Movimentos”. em “Específicos” e. em seguida. 1 .REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Incluir SM Comentários Para incluir uma SM. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1. Clicar em “Atualização”.

Clicar em “+ Incluir”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 2 2. .REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Incluir SM Comentários Para incluir uma SM.

Selecionar “Nr Planilha”.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Incluir SM Comentários Para incluir uma SM. Selecionar “Nr Contrato”. 5 6 7 . 5. 3 4. Selecionar “Nr Item”. Selecionar “Cod Cliente”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 3. Selecionar “Lj Atestante”. 4 6. 7.

9.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações – Incluir SM Comentários Para incluir uma SM. 8 9 10 . Selecionar “Dt Referenc”. 10. Selecionar “Tipo”. Clicar em “Salvar”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 11 8. 11. Clicar em “Quantidade”.

em “RAS (rel. em “Específicos” e.)”. 1 . em seguida. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1. Clicar em “Atualizações”. em “Movimentos”.aprov.serv.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações Comentários Para consolidar as informações dos serviços prestados.

. Clicar em “+ Gerar”. é necessário 2 realizar os seguintes procedimentos: 2.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações Comentários Para consolidar as informações dos serviços prestados.

Preencher “Loja Cliente Contratante”. 6.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações Comentários Para consolidar as informações dos serviços prestados. Preencher “Cód. . Preencher “Planilha do Contrato”. Cliente 6 7 Contratante”. 5. Preencher “Cód. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 3 4 5 3. 7. Preencher “Número do Contrato”. Cliente Atestante”. 4.

Selecionar “Períodos de Apuração”. 9 10 9.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações Comentários Para consolidar as informações dos serviços prestados. 11. Clicar em “Tipo de Serviço”. Preencher “Loja Cliente 8 Atestante”. 11 10. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 8. . Preencher “Mês/Ano de Apuração”.

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações Comentários Para consolidar as informações dos serviços prestados. 12 . 13 13. Clicar em “Salvar”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 12. Selecionar o tipo de serviço.

. Selecionar a opção adequada (Sim ou Não) para o campo “Separa Itens Faturáveis”. 14 15 16. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 14. Selecionar a opção adequada 16 (“Automático” ou “Sem RAS Anterior”) para o campo “RAS Complementar”.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações Comentários Para consolidar as informações dos serviços prestados. Preencher “Termo Aditivo”. 15.

20. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 17. Selecionar a máscara do RAS. Selecionar o tipo de RAS. Selecionar a opção adequada no campo “Envia Workflow?”. . Clicar em “OK”.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações Comentários Para consolidar as informações dos serviços prestados. 17 18 18. 19 20 19. Observação: Para que o RAS eletrônico seja enviado ao cliente é obrigatório selecionar “Sim” no campo “Envia Workflow”.

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações Comentários 21 Para consolidar as informações dos serviços prestados. Observação: deve-se consultar todas as informações antes de finalizar a consolidação. Clicar em “Salvar”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 21. .

é necessário realizar os seguintes procedimentos: 22. Clicar em “OK”. 22 .REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações Comentários Para consolidar as informações dos serviços prestados.

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Consolidar Informações Comentários Para consolidar as informações dos serviços prestados. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 23. Clicar em “OK”. 23 .

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Inserir dados do “Ateste do RAS” – Com ou Sem Glosa Comentários Para inserir os dados do “Ateste do RAS”. em “Movimentos”. em seguida. Clicar em “Atualizações”. aprov. 1 . é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1. serv.)”. em “RAS (rel. em “Específicos” e.

3.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Inserir dados do “Ateste do RAS” – Com ou Sem Glosa Comentários 3 Para inserir os dados do “Ateste do RAS”. Selecione o RAS a ser atestado. Clicar em “Aprovar/rejeitar”. . é necessário realizar os seguintes procedimentos: 2 2.

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Inserir dados do “Ateste do RAS” – Com ou Sem Glosa Comentários Para inserir os dados do “Ateste do RAS”. é necessário realizar os 4 seguintes procedimentos: 4. . Clicar em “Confirmar”.

5 6 . é necessário realizar os seguintes procedimentos: 5. Clicar na opção “Aceite Expr. 6.”. Observe que nessa tela também pode ser escolhida a opção de liberar para o faturamento.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Inserir dados do “Ateste do RAS” – Com ou Sem Glosa Comentários Para inserir os dados do “Ateste do RAS”.

caso não haja glosa. caso haja glosa. 10. Preencher o campo “Justificativa”. Selecionar no campo “Glosa” a 7 opção cabível de acordo com a 8 Não resposta do cliente. . 9 2) Sim. Selecionar a “Data Aprov. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 7. com as informações preenchidas pelo cliente.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Inserir dados do “Ateste do RAS” – Com ou Sem Glosa Comentários Para inserir os dados do “Ateste do RAS”.”. 1) Não. 9. 10 8. Clicar em “OK”.

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Inserir dados do “Ateste do RAS” – Com ou Sem Glosa Comentários Para inserir os dados do “Ateste do RAS”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 11. Clicar em “OK”. 11 .

.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Inserir dados do “Ateste do RAS” – Com ou Sem Glosa Comentários Para inserir os dados do “Ateste do RAS”. para 12 incluir a informação no Banco de Conhecimento. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 12. Clicar em “Conhecimento”.

. em 13 seguida.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Inserir dados do “Ateste do RAS” – Com ou Sem Glosa Comentários Para inserir os dados do “Ateste do RAS”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 13. Clicar em “Outras Opções” e. em “Wizard”.

15. Selecionar o arquivo. 14 15 . Clicar em “Avançar”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 14.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Inserir dados do “Ateste do RAS” – Com ou Sem Glosa Comentários Para inserir os dados do “Ateste do RAS”.

é necessário realizar os seguintes procedimentos: 16. 16 .REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Inserir dados do “Ateste do RAS” – Com ou Sem Glosa Comentários Para inserir os dados do “Ateste do RAS”. Clicar em “Finalizar”.

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Inserir dados do “Ateste do RAS” – Com ou Sem Glosa Comentários Para inserir os dados do “Ateste do RAS”. Clicar em “Salvar”. é necessário realizar os 17 seguintes procedimentos: 17. .

Clicar em “OK”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 18. 18 .REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Inserir dados do “Ateste do RAS” – Com ou Sem Glosa Comentários Para inserir os dados do “Ateste do RAS”.

Clicar em “Confirmar”. Clicar em “Sim”. é necessário realizar os 20 seguintes procedimentos: 19. 20.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Inserir dados do “Ateste do RAS” – Com ou Sem Glosa Comentários Para inserir os dados do “Ateste do RAS”. 19 .

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Inserir dados do “Ateste do RAS” – Com ou Sem Glosa Comentários Para inserir os dados do “Ateste do RAS”. Clicar em “Ok”. 21 . é necessário realizar os seguintes procedimentos: 21.

é necessário realizar os seguintes procedimentos: 22. 22 . Clicar em “OK”.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Inserir dados do “Ateste do RAS” – Com ou Sem Glosa Comentários Para inserir os dados do “Ateste do RAS”.

é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1. em seguida. Clicar em “Atualizações”. 1 . em “Medições”. Observação: esta atividade deve ser realizada na mesma filial em que o RAS foi gerado.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Inserir Argumentação Comentários Para imputar a argumentação de que a contestação procede e que a correção será realizada no mês seguinte. em “Contratos” e.

2 . é necessário realizar os seguintes procedimentos: 3 2.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Inserir Argumentação Comentários Para imputar a argumentação de que a contestação procede e que a correção será realizada no mês seguinte. Clicar em “Outras Ações” e em “Glosa de Fatura”. 3. Selecionar a medição.

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Inserir Argumentação Comentários Para imputar a argumentação de que a contestação procede e que a correção será realizada no mês seguinte. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 4 4. Clicar em “OK”. 5 . 5. Selecionar a filial onde o RAS foi gerado.

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Inserir Argumentação Comentários Para imputar a argumentação de que a contestação procede e que a correção será realizada no mês 6 seguinte. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 6. . Selecionar medição.

9 Observação: o campo quantidade deve ser preenchido com “0” caso a contestação não seja procedente. . 8 9. Preencher a justificativa.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Inserir Argumentação Comentários Para imputar a argumentação de que a contestação procede e que a correção será realizada no mês seguinte. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 7. 7 8. Preencher a “Quantidade Glosar”. Clicar em “OK”.

Clicar no ícone indicado. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 10.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Inserir Argumentação Comentários Para imputar a argumentação de que 10 a contestação procede e que a correção será realizada no mês seguinte. .

em seguida. em “Medições”. em “Movimentos” e.Quantidade Comentários Para imputar a argumentação e a correção do RAS na mesma competência. Observação: esta atividade deve ser realizada na mesma filial em que o RAS foi gerado. 1 .REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Correção do RAS . Clicar em “Atualizações”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1.

Quantidade Comentários 3 Para imputar a argumentação e a correção do RAS na mesma competência. . Selecionar a medição.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Correção do RAS . é necessário realizar os seguintes procedimentos: 2 2. Clicar em “Alterar”. 3.

Alterar a quantidade conforme o necessário.Quantidade Comentários Para imputar a argumentação e a 5 correção do RAS na mesma competência.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Correção do RAS . é necessário realizar os seguintes procedimentos: 4. . 4 5. Clicar em “Salvar”.

1 . é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1.Financeira Comentários Para imputar a argumentação e a correção do RAS financeira na mesma competência. em “Movimentos” e. em “Medições/entregas”. Clicar em “Atualizações”. em seguida.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Correção do RAS .

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Correção do RAS . . é necessário realizar os seguintes procedimentos: 2 2. Selecionar o RAS.Financeira Comentários Para imputar a argumentação e a correção do RAS financeira na mesma competência.

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Correção do RAS . é necessário realizar os 3 seguintes procedimentos: 3. “Estornar”. Clicar em “Outras Ações” e. em seguida. .Financeira Comentários Para imputar a argumentação e a correção do RAS financeira na mesma competência.

é necessário realizar os seguintes procedimentos: Observar a mudança de status (mudança de cor). 4.Financeira Comentários Para imputar a argumentação e a correção do RAS financeira na mesma 4 competência. . Clicar em “Alterar”.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Correção do RAS .

em “Mul/Glos”.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Correção do RAS .Financeira Comentários Para imputar a argumentação e a correção do RAS financeira na mesma competência. 5 . em seguida. Clicar em “Outras Ações” e. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 5.

Clicar em “Adicionar”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 6 6.Financeira Comentários Para imputar a argumentação e a correção do RAS financeira na mesma competência. .REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Correção do RAS .

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Correção do RAS . Clicar em “Glosa”. 7 . é necessário realizar os seguintes procedimentos: 7.Financeira Comentários Para imputar a argumentação e a correção do RAS financeira na mesma competência.

8 9 .Financeira Comentários Para imputar a argumentação e a correção do RAS financeira na mesma competência. 9. Clicar em “OK”. Preencher o valor da glosa. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 8.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Correção do RAS .

10 . Observar o valor total da medição.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Correção do RAS . Clicar em “OK”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 10.Financeira Comentários Para imputar a argumentação e a correção do RAS financeira na mesma competência.

é necessário realizar os seguintes procedimentos: Observar que o valor total da medição foi alterado. Clicar em “Salvar”.Financeira Comentários Para imputar a argumentação e a correção do RAS financeira na mesma 11 competência.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Correção do RAS . . 11.

em seguida. . é necessário realizar os seguintes procedimentos: 12 12. em “Encerrar”. 13. Selecionar a medição a ser encerrada.Financeira Comentários Para imputar a argumentação e a correção do RAS financeira na mesma 13 competência. Clicar em “Outras Ações” e.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Correção do RAS .

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Correção do RAS . Clicar em “Sim”. 14 . é necessário realizar os seguintes procedimentos: 14.Financeira Comentários Para imputar a argumentação e a correção do RAS financeira na mesma competência.

15 .Financeira Comentários Para imputar a argumentação e a correção do RAS financeira na mesma competência. Clicar em “OK”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 15.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imputar Argumentação e Correção do RAS .

em seguida.serv.aprov.)”.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imprimir Relatório do RAS Comentários Para imprimir o Relatório do RAS. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1. em “Movimentos”. em “Específicos” e. Clicar em “Atualizações”. “RAS (rel. 1 .

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imprimir Relatório do RAS Comentários Para imprimir o Relatório do RAS. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 2. 2 . Selecionar o RAS a ser impresso.

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imprimir Relatório do RAS Comentários Para imprimir o Relatório do RAS. em “Imprimir”. em seguida. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 3 3. . Clicar em “Outras Ações” e.

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Imprimir Relatório do RAS Comentários Observe o arquivo do Relatório. .

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO
Realizar Estorno de RAS

Comentários

Para realizar o estorno de RAS, é
necessário realizar os seguintes
procedimentos:

1. Clicar em “Atualizações”, em
“Movimentos”, em “Específicos”
e, em seguida, “RAS
(rel.aprov.serv.)”;

1

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO
Realizar Estorno de RAS

Comentários

Para realizar o estorno de RAS, é
necessário realizar os seguintes
procedimentos:

2. Selecionar o RAS;

2

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO
Realizar Estorno de RAS

Comentários

Para realizar o estorno de RAS, é
necessário realizar os seguintes
3
procedimentos:

3. Clicar em “Outras Ações” e, em
seguida, em “Estornar”;

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO
Realizar Estorno de RAS

Comentários

Para realizar o estorno de RAS, é
necessário realizar os seguintes
4 procedimentos:

4. Clicar em “confirmar”;

5. Preencher a justufucativa;
5

6. Clicar em “OK”;

6

gerar o novo RAS. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 7. Clicar em “Fechar”. deve-se apagar o campo “RAS Anterior”. realizar os ajustes necessários e. caso contrário. o sistema não permitirá a geração de um novo RAS.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Realizar Estorno de RAS Comentários Para realizar o estorno de RAS. deve-se estornar a homologação final. . Observação: Após o estorno do RAS. só então. Na tela 7 em que se realiza a nova homologação final.

é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1. em “Movimentos”. em seguida. em “Estorno de Movimento”. Clicar em “Atualizações”. em “Específicos” e.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Realizar Estorno de RAS – Excluir PA em fase de Reserva Comentários Para excluir uma PA em fase de Reserva. 1 .

. em seguida.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Realizar Estorno de RAS – Excluir PA em fase de Reserva Comentários Para excluir uma PA em fase de Reserva. Selecionar PA. é necessário realizar os 3 seguintes procedimentos: 2 2. em “Excluir Reserva”. Clicar em “Outras Ações” e. 3.

4 . Clicar em “OK”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 4.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Realizar Estorno de RAS – Excluir PA em fase de Reserva Comentários Para excluir uma PA em fase de Reserva.

“Manutenção de PA”. em “Específicos” e. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1. 1 . em seguida. 2. em “Movimentos”. “Manutenção de OS”. em: 1. “Serviços Mensais”.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Gerar Nova RAS Resgatando o Número de RAS Anterior Comentários Para gerar um novo RAS que contenha o registro do código anterior. Clicar em “Atualizações”. 3.

3. Selecionar item. Clicar em “Movimentar”. 2 .REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Gerar Nova RAS Resgatando o Número de RAS Anterior Comentários 3 Para gerar um novo RAS que contenha o registro do código anterior. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 2.

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Gerar Nova RAS Resgatando o Número de RAS Anterior Comentários Para gerar um novo RAS que contenha o registro do código anterior. Clicar no último item e. clicar na seta para baixo. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 4. em seguida. 4 .

é necessário realizar os seguintes procedimentos: Observar que as informações anteriores são apresentadas automaticamente.REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Gerar Nova RAS Resgatando o Número de RAS Anterior Comentários Para gerar um novo RAS que contenha o registro do código anterior. 5. Clicar na seta para a direita revisando os campos necessários para a criação do novo RAS. 5 .

é necessário realizar os seguintes procedimentos: Observar que o código do RAS anterior é apresentado automaticamente. 6. .REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Gerar Nova RAS Resgatando o Número de RAS Anterior Comentários Para gerar um novo RAS que contenha o registro do código 6 anterior. Clicar em “Confirmar”.

REALIZAR APURAÇÃO DE DADOS DE FATURAMENTO Exercício – Execute uma consolidação e insira os dados do “Ateste do RAS” Nesse momento Cliente não respondeu Liberar RAS para são criados os faturamento RAS Cliente respondeu Verificar Cliente aprova o RAS Consolidar no prazo Inserir dados do Enviar RAS resposta do OU OU informações “Ateste do RAS” cliente Cliente contesta o RAS Inserir dados do Comercial “Ateste do RAS” com Glosa A Validar Contestação não procede Inserir Reenviar RAS ao contestação OU argumentação cliente com executante A Contestação Correção no procede Avaliar mês seguinte Inputar Informar decisão competência da OU OU argumentação ao cliente correção Correção no mesmo mês Inputar argumentação e correção do RAS .

DÚVIDAS? .

GERIR FATURAMENTO DE SERVIÇO Realizar Verificação para Serviços Ocasionais PA aceita normalmente Apurar esforço e Validar PA no Verificar a Criar Proposta Enviar PA ao prazo para sistema com o Realizar Reserva resposta do OU de Atendimento cliente atendimento Gestor cliente Clarity Clarity Clarity A Alguma Proposta de necessidade de Área de Negócio Atendimento .PA reverter reserva Reverter a Reserva Necessidade de atendimento Retornar PA à fase de atendimento Clarity B B Necessidade de Realizar Verificar a faturamento Liberar E/ Empenho do OU Prestar serviço resposta do faturamento OU Contrato cliente parcial ou total A Clarity Cancelamento da PA sem prestação de serviço Estorno do empenho e encerramento .

caso o cliente aceite a PA sendo que o Contrato tenha expirado. ou contexto de integração com um sistema que não é da TOTVS. a reserva deverá ser revertida. contrato caso não haja disponibilidade contratual. ou sua validade expire.GERIR FATURAMENTO DE SERVIÇO Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Principais mudanças e regras do processo: Benefícios: • Toda proposta de atendimento deve ser validada pelo gestor do • Interface mais amigável para facilitar a utilização pelo usuário. . A DATAPREV também se reserva o direito de reverter a reserva em alguns casos. • Garantia da continuidade da qualidade das operações em um • Caso a PA seja rejeitada pelo cliente.

em “Específicos” e.Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor – Incluir PA Comentários Para incluir uma PA. 1 . Clicar em “Atualizações”. em “Movimentos”. em seguida. em “Manutenção de PA”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1.

Clicar em “+ Incluir”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 2 2.Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor – Incluir PA Comentários Para incluir uma PA. .

Realizar Verificação para Serviços Ocasionais
Validar PA no Sistema com Gestor – Incluir PA

Comentários

Para incluir uma PA, é necessário
realizar os seguintes procedimentos:
3
3. Preencher “Nome da PA”;
4

4. Preencher “Título”;
5

5. Preencher “Objetivo”;

Realizar Verificação para Serviços Ocasionais
Validar PA no Sistema com Gestor – Incluir PA

Comentários

Para incluir uma PA, é necessário
realizar os seguintes procedimentos:

6. Preencher o campo “Emissão”;

7. Selecionar “Cdg Contratant”;
6 7
8. Selecionar “Nr Contrato”;

9. Selecionar “Nr Planilha”;

10. Selecionar “Nr do Item”;

8 9 10

Realizar Verificação para Serviços Ocasionais
Validar PA no Sistema com Gestor – Incluir PA

Comentários

Para incluir uma PA, é necessário
realizar os seguintes procedimentos:
14
11. Selecionar “Dt Referenc”;

12. Selecionar “Tipo”;

13. Clicar em “Quantidade”;

14. Clicar em “Salvar”;

11 12 13

em “Movimentos”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1. em seguida. em “Manutenção de PA”.Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor – Grade de Aprovação Comentários Para verificar a grade de aprovação. Clicar em “Atualizações”. em “Específicos” e. 1 .

Selecionar PA. em seguida.”. 2 3. . Clicar em “Outras Ações” e. em “Grade aprov. é necessário realizar os seguintes 3 procedimentos: 2.Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor – Grade de Aprovação Comentários Para verificar a grade de aprovação.

é necessário realizar os seguintes procedimentos: 4. Clicar em “Fechar”. 4 .Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor – Grade de Aprovação Comentários Para verificar a grade de aprovação.

na seta para baixo.Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor Comentários Para liberar a disponibilidade do pedido de atendimento. em “Contratos” e. Clicar em “Atualizações”. em seguida. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1. 1 .

2 . Clicar em “Reserva Itens Contrato”.Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor Comentários Para liberar a disponibilidade do pedido de atendimento. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 2.

. Clicar em “Alterar”. 3 4. Selecionar o item a ser validado. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 3.Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor Comentários 4 Para liberar a disponibilidade do pedido de atendimento.

Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor Comentários Para liberar a disponibilidade do pedido de atendimento. é necessário 6 realizar os seguintes procedimentos: 5. Clicar em “Confirmar”. 6. Ajustar o percentual da reserva. 5 .

Clicar em “Fechar”.Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor Comentários Para liberar a disponibilidade do pedido de atendimento. 7 . é necessário realizar os seguintes procedimentos: 7.

é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1. em “Aprovação de Reserva”. em “Movimentos”. em seguida. Clicar em “Atualizações”. em “Específicos” e. 1 .Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor – Validação Manual de PA Comentários Para realizar a validação manual de PA.

Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor – Validação Manual de PA Comentários 3 Para realizar a validação manual de PA. 3. 2 . Clicar em “Aprovar/Rejeitar”. Selecionar PA. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 2.

. Clicar em “Aprovar”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 4 4.Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor – Validação Manual de PA Comentários Para realizar a validação manual de PA.

Clicar em “Atualizações”. em “Movimentos”. em seguida.Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor – Ajuste de PA Comentários Para realizar a validação manual de PA. Observação: Para realizar o ajuste do PA será necessário fazer o estorno da homologação final. e do empenho. em “Específicos” e. em “Manutenção de PA”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 1. 1 . se aplicável.

. clicar em “Coluna Clarit”. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 2 2.Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor – Ajuste de PA 3 Comentários Para realizar a validação manual de PA. 3. Clicar em “Filtrar”. No ícone de “Pesquisar por”.

Clicar em “Criar Filtro”. .Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor – Ajuste de PA Comentários Para realizar a validação manual de PA. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 4 4.

Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor – Ajuste de PA Comentários Para realizar a validação manual de PA. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 5. Selecionar operador “Igual a”. 9.”. . 9 8. Clicar em “Adicionar”. 5 8 6. 7. Selecionar expressão “DM. Clicar em “Salvar”. Selecionar a opção “Chave 6 7 Clarit”.

11. Clicar em “Visualizar”. é necessário realizar os seguintes 10 procedimentos: 10. Selecionar PA. .Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor – Ajuste de PA Comentários 11 Para realizar a validação manual de PA.

clicar 12 em “Outras Ações” e. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 12. em “AjusClar”. .Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor – Ajuste de PA Comentários Para realizar a validação manual de PA. Após clicar na última linha. em seguida.

Realizar Verificação para Serviços Ocasionais Validar PA no Sistema com Gestor – Ajuste de PA Comentários Para realizar a validação manual de PA. 14. é necessário realizar os seguintes procedimentos: 13 13. 14 . Validar os campos segundo a necessidade de ajuste da PA. Clicar em “OK”.

PA Área de Negócio reverter reserva Reverter a Reserva Necessidade de atendimento Retornar PA à fase de atendimento Clarity B B Necessidade de Realizar Verificar a faturamento Liberar E/ Empenho do OU Prestar serviço resposta do faturamento OU Contrato cliente parcial ou total A Clarity Cancelamento da PA sem prestação de serviço Estorno do empenho e encerramento . REALIZAR VERIFICAÇÃO PARA SERVIÇOS OCASIONAIS Exercício – Gere uma Proposta de Atendimento e a envie ao cliente PA aceita normalmente Apurar esforço e Validar PA no Verificar a Criar Proposta Enviar PA ao prazo para sistema com o Realizar Reserva resposta do OU de Atendimento cliente atendimento Gestor cliente Clarity Clarity Clarity A Alguma Proposta de necessidade de Atendimento .

DÚVIDAS? .

AVALIAÇÃO .