TECNICO SUPERIOR DE PROCURADORIA PORTUGUÊS

Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto.

Direito Constitucional: 1. Constituição: conceito,
origens, conteúdo, estrutura e classificação. Supremacia da Constituição. Poder constituinte. Interpretação e aplicabilidade das normas constitucionais. Princípios constitucionais. Controle da constitucionalidade das leis. Normas constitucionais e inconstitucionais. Emenda, reforma e revisão constitucional. 2. Ação direta de inconstitucionalidade. Ação direta de constitucionalidade. 3. Direitos e garantias fundamentais. Direitos e deveres individuais difusos e coletivos. Direitos sociais. 4. Organização do Estado Brasileiro; divisão espacial do poder; Estado Federal; União; Estados Federados; Distrito Federal; municípios; intervenção federal; repartição de competências. 5. Poder Legislativo. Organização. Funcionamento. Atribuições. Processo legislativo.

8. Natureza jurídica. financeira e orçamentária. Quadro de detalhamento da despesa. Classificação. Poder Executivo. Presidente. Orçamentos anuais. Plano plurianual. Exercício financeiro. Princípios constitucionais. Órgãos e competência. Créditos orçamentários e adicionais. Princípios orçamentários. Classificação. 10. dívida ativa. Servidores públicos. Programação financeira. normas gerais. sistema orçamentário. Vedações constitucionais em matéria orçamentária. Orçamentos-programa. Conceito. Diretrizes Orçamentárias. unidades orçamentárias e . 9. Tribunais Regionais Federais. Funções essenciais à Justiça. Supremo Tribunal Federal. Conceito. Superior Tribunal de Justiça. restos a pagar.Fiscalização contábil. categoria. Poder Judiciário. Planejamento e Orçamento. características e finalidades. categorias. Orçamento público. suprimento de fundos. Poder regulamentar e medidas provisórias. Despesa Pública: conceito. Operações de crédito. Execução orçamentária e financeira. Da Administração Pública. Regime constitucional. Receitas Públicas. 6. Conceito. Estruturas básicas. Vice-Presidente da República e ministros de Estado. Processo orçamentário: calendário de elaboração e execução das leis orçamentárias. Classificação funcional programática. Finanças públicas. fontes.Tribunais de Justiça. Organização. estágios. Princípios orçamentários. Elementos essenciais. estágios. Atribuições e responsabilidades. Atribuições. metas técnicas e instrução do orçamento público. 7. juízes federais e estaduais. Órgãos centrais e setoriais. Jurisdição. Atividade financeira do Estado. despesas de exercícios anteriores.

revogação e anulação. Sistema Financeiro Nacional. princípios e objeto. inexecução. obrigatoriedade. Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Ordem econômica e financeira. autarquias. invalidação e convalidação. 2. vinculação e discricionariedade. Regime jurídico-administrativo: princípios constitucionais do Direito Administrativo brasileiro. 6. Organização da Administração Pública: administração direta e indireta. revisão e rescisão. 9. Lei nº 4. Conceito. objeto e fontes do Direito Administrativo. Agentes . revogação. Princípios constitucionais da seguridade social. Atividade econômica do Estado. requisitos. Limitações ao poder de tributar e Renúncias de receitas. 4. 3. entidades paraestatais e o terceiro setor. Direito Administrativo: 1. normas gerais de licitação. empresas públicas.gestoras. pressupostos e classificação. Constituição do Estado do Rio de Janeiro. 5. Princípios das atividades econômicas. 12. elementos. sanções. 7. Atos administrativos: conceito. sociedades de economia mista. peculiaridades e interpretação. dispensa. propriedades da ordem econômica. modalidades e tipos. procedimento.14. execução. Contratos administrativos: conceito. de 17 de março de 1964. inexigibilidade e vedação. fundações públicas. Licitação: conceito. Repartição constitucional de competências tributárias. formalização. Fundos de Participação. 13. Sistema Tributário Nacional: Princípios constitucionais tributários.320. 11. finalidades.

ARTs.Públicos: servidores públicos. documentos de legalização. requisitos do serviço e direitos do usuário. permissões e autorizações. impenhorabilidade e não oneração dos bens públicos. direitos e vantagens dos servidores públicos. BDI. 8. direitos e deveres dos servidores públicos. Domínio público: conceito e classificação dos bens públicos. Cálculo do benefício e despesas indiretas. Controle de execução de obras e serviços. o Regime de previdência dos servidores públicos (Lei Estadual nº 5. Serviços públicos: conceito e classificação. Levantamento dos serviços e seus quantitativos. convênios e consórcios administrativos. Teto remuneratório. Cálculo dos encargos sociais. Vencimento. utilização e alienação dos bens públicos. Composição analítica de serviços. regulamentação e controle. sindicância e inquérito.260/2008). Engenharia de custos. Índices de atualização de custos na construção civil. organização do serviço público. Documentação da obra: diários.479/79 e alterações posteriores). o Regime Jurídico Único dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Decreto-lei nº 220/75 e Decreto nº 2. aquisição etc. normas constitucionais concernentes aos servidores públicos. Orçamento analítico e sintético. imprescritibilidade. 9. Subsídio. Cronograma físicofinanceiro. concessões. serviços delegados a particulares. Sistema remuneratório. . competências para prestação do serviço. administração.). Responsabilidades dos servidores públicos. processo administrativo disciplinar. Vantagens pecuniárias.

projeto executivo. ferramentas. aplicativos e procedimentos associados à Internet/Intranet. Emprego de tempos e modos verbais. Patologia do concreto armado. Pontuação. paredes e reservatórios. lajes e coberturas. formas de tratamento e colocação. Regência nominal e verbal. TECNICO ASSISTENTE DE PROCURADORIA CARGO DE NÍVEL MÉDIO .TÉCNICO ASSISTENTE DE PROCURADORIA CONHECIMENTOS GERAIS Português: Ortografia oficial. Ocorrência de crase. Licitações de obras: projeto básico. Intelecção de texto. Flexão nominal e verbal. Redação oficial. Infiltrações em fundações. execução e fiscalização do contrato. Patologia das obras de madeira. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Concordância nominal e verbal. Patologia das fundações e alvenarias. Noções de Informática: Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias. .Patologia das obras de engenharia civil. Pronomes: emprego. Vozes do verbo. Patologias causadas pela umidade. Patologia das pinturas. Patologia de pavimentos. Infiltrações em telhados. medição e limites de alteração contratual. Acentuação gráfica.

3. Cultura. Princípios constitucionais. Organização. Supremo Tribunal Federal. Organização. divisão espacial do poder. 6. 2. Constituição: conceito e conteúdo. Poder Executivo. Tribunais de quinta disciplina e suas leis. aplicativos e procedimentos de informática: conceitos de hardware e de software. Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos. municípios. Comportamento organizacional. compartilhamento de arquivos em rede local. Atribuições. Superior Tribunal de Justiça. ferramentas. Direitos sociais. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias. Tribunais Regionais Federais. Direitos e deveres individuais difusos e coletivos. Distrito Federal. Emenda. Órgãos e competência.Ferramentas e aplicativos de navegação. Procedimentos. reforma e revisão constitucional. Direitos e garantias fundamentais. Organização do Estado Brasileiro. Principais aplicativos da Microsoft Office 2003/2007 e BrOffice para edição de textos e planilhas eletrônicas. 2. Atribuições. Estados Federados. Estado Federal. de correio eletrônico. União. Poder Judiciário. de busca e pesquisa. criatividade e . de grupos de discussão. Poder Legislativo. aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup). CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Direito Constitucional: 1. Supremacia da Constituição. pastas e programas. 5. 4. Organização de informação para uso na Internet.

Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós burocrático. Liderança situacional. Enfoque sistêmico e por processos das organizações. Estilos gerenciais. o Estado do bem estar. O Estado oligárquico e patrimonial.inovação organizacional. Desenvolvimento de equipes. o Estado autoritário e burocrático. indicadores de produtividade. Gestão de pessoas. Convergências e diferenças entre a gestão pública e a . Tendências de modernização e novos modelos de gestão da administração pública. Cultura organizacional e mudança no setor público. o Estado regulador. Administração participativa. Estrutura e estratégia organizacional. econômicos e políticos que condicionam a administração pública. Aspectos sociais. Comunicação. Administração Pública: As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. Desenvolvimento do sistema de informação. Motivação. Gestão do conhecimento. Administração pública: estrutura e funcionamento. Gestão da informação. Integração da dimensão tecnológica com a dimensão política e organizacional. Reforma do Serviço Civil (mérito. As mudanças na tecnologia da informação e o impacto nas organizações. Percepção interpessoal. controles. Gestão de competências. Gestão de conflitos. Gestão de projetos. Gestão de mudanças organizacionais. flexibilidade e responsabilização) e Plano Diretor para a Reforma do Aparelho do Estado de 1995.

Administração de pessoal. Orçamento público no Brasil. de 4/5/2000. Conceituação e classificação da Receita Pública. Lei Estadual nº 287/79 e alterações posteriores. natureza e agente (classificação funcional e econômica). LOA e PPA. Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais. Excelêncianos serviços públicos. Financeiro e Patrimonial. Administração de compras e materiais: processos de compras governamentais e gerência de materiais e estoques. Controle social e cidadania. Gestão de pessoas por competências. OrçamentoPrograma. qualidade. Contas dos Balanços Orçamentário. Governo eletrônico. Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público. O paradigma do cliente na gestão pública. Transparência da administração pública. Classificação orçamentária da receita pública por categoria econômica no Brasil. Balanced ScoreCard) e tecnologias da informação e comunicação: impactos sobre a configuração das organizações públicas e sobre os processos de gestão. Administração Financeira e Orçamentária: Orçamento Público: conceitos e princípios. Novas tecnologias de gestão (reengenharia. Classificação dos Gastos Públicos segundo a finalidade. LRF – Lei Complementar n. Ciclo orçamentário. planejamento estratégico. objeto e fontes do Direito Administrativo. Planejamento no Orçamento-Programa.gestão privada. Gestão por resultados na produção de serviços públicos. Regime . Orçamento na constituição de 1988: LDO.º 101. Direito Administrativo: Conceito. Tipos de Créditos Orçamentários.

direitos e deveres. direitos e deveres dos servidores públicos. finalidades. sociedades de economia mista. Previdência dos servidores (Lei Estadual nº 5. Procuradores do Estado: prerrogativas. o Regime Jurídico Único Decreto Lei Estadual nº 220/75. Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. Convênios.260/08). modalidades. obrigatoriedade.Jurídico-Administrativo: princípios constitucionais do Direito Administrativo brasileiro.720/06). Contratos administrativos: conceito. autarquias. empresas públicas. Domínio público: conceito e classificação dos . normas gerais de licitação. elementos. Licitação: conceito. Preceitos constitucionais. responsabilidades dos servidorespúblicos. entidades paraestatais. vinculação e discricionariedade. Lei Complementar Estadual nº 15/80 e alterações. Princípios Institucionais. fundações públicas. revogação e anulação. revisão e rescisão. peculiaridades e interpretação. inexecução. Agentes Públicos: servidores públicos. dispensa. Aspectos e institutos específicos do regime jurídico do servidor do quadro de apoio da Procuradoria Geral do Estado (Lei Estadual nº 4. organização do serviço público. procedimento. requisitos. sindicância e inquérito. pressupostos e classificação. princípios e objeto. formalização. Atos administrativos: conceito. revogação e invalidação. sanções. normas constitucionais concernentes aos servidores públicos.479/79 e alterações posteriores). Organização administrativa da União: administração direta e indireta. execução. Decreto Estadual nº 2. processo administrativo disciplinar. inexigibilidade e vedação.

patrimônio histórico. ação de indenização. Processo Administrativo. ação regressiva.bens públicos. administração. imprescritibilidade. Responsabilidade civil da Administração: evolução doutrinária. . proteção ambiental. utilização e alienação dos bens públicos. responsabilidade civil da Administração no Direito brasileiro. impenhorabilidade e não-oneração dos bens públicos. aquisição de bens pela Administração.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful