You are on page 1of 15

5 DICAS DE

WORDPRESS
PARA
DESENVOLVEDORES

Soluções para problemas comuns

< Por Luís Fred - blog.luisfred.com.br >

SUMÁRIO Introdução IN 1 Como ocultar a admin bar no frontend 2 Como personalizar a tela de login do seu site wordpress 3 Como capturar dados POST de for- mulários Contact Form 7 4 Como remover links de Custom Post Types do menu lateral 5 Como Permitir que um determinado author veja apenas os seus posts no Dashboard .

com uma abrangência que já ultra- passa facilmente os 25% de toda a web.com. Introdução Por Luís Fred Em novembro de 2005. Desde então. Neste material você vai conferir 5 destes macetes interessantes. como o aprendizado de certos macetes que já me tiraram de situações desagradáveis. Bom código! Luís Fred G S blog. Tamanho alcance o coloca como a plataforma preferida não apenas do público gestor e administrador de sites de conteúdo. que ocasionalmente vão te ajudar bas- tante.br . quem poderia imaginar quão longe ele che- garia? Em pouco tempo o WP deixou de ser uma simples ferramenta de Blog para se tornar um dos melhores CMS’s da atualidade. quando o WordPress foi criado com a intenção de ser uma plataforma voltada para blogs.luisfred. Os desenvolvedores. como também de todo aquele pes- soal que faz o mundo da internet girar. Em meados de 2010 eu tive o meu primeiro contato com o CMS e a partir daquele momento eu não o larguei mais. o uso frequente da plata- forma naturalmente me trouxe muitos benefícios.

COMO OCULTAR A ADMIN 1 BAR NO FRONTEND .

Como ocultar o Admin Bar no frontend A barra de ferramentas horizontal do WP. Mas saiba que é muito simples ocultar aquela barrinha. Trata-se de um recurso muitas vezes útil. mas que pode se tornar um grande incômodo em determinadas situações.php do seu tema e digitar a seguinte linha de código: add_filter(‘show_admin_bar’. Você só preci- sa abrir o arquivo functions. ‘__return_false’). A depender do tema que você usa. a localização da barra até atrapalha na sua navegação. que dá acesso rápido às funcionali- dades administrativas da plataforma e que fica posicionada logo no topo do fron- tend do seu site WordPress normalmente se torna visível apenas quando se está logado no site. .

COMO PERSONALIZAR A 2 TELA DE LOGIN DO SEU SITE WORDPRESS .

pois apenas os gestores costumam acessá-la.luisfred.br/wp-content/themes/blog-do-lu- is/assets/images/avatar. . mas você pode resolver o problema de um modo simples sem precisar recorrer a mais um plugin. padding-bottom: 30px. function novo_login_logo() { ?> <style type=”text/css”> body. Personalização da logo Para personalizar a logo. como passar a sensação de um trabalho feito com mais profissionalismo.png). Um exem- plo disto é poder trocar a velha logo do WordPress pela logo do seu cliente. Talvez por este motivo esta página receba tão pouca atenção do desenvolvedor.com. o qual nos permite definir elementos que precisam aparecer na tela de login. Em nosso caso nós precisamos alterar a logo e uma forma de fazer isto é criando um CSS personalizado. Mas é verdade que. a personalização da tela de login pode trazer benefícios. } </style> <?php } add_action( ‘login_enqueue_scripts’.Como personalizar a tela de login do seu site WordPress A página de login de um site WordPress é certamente aquela que recebe menos visitas. nós faremos uso do Hook login_enqueue_scripts. É provável que haja pelo menos uma meia dúzia de plugins que permita isto. ‘novo_login_logo’ ).login div#login h1 a { background-image: url(http://www. em certos aspectos.

. //retorna a url do seu site } add_filter( ‘login_headerurl’.Personalização da url do logo Aqui você pode alterar a url padrão da logo.org. Personalização do texto presente no atributo title do link da sua nova logo Este é um texto que só vai aparecer quando quando deixarem o ponteiro do mouse posicionado em cima da imagem da logo. //retorna o nome do site } add_filter( ‘login_headertitle’. Para alterar este texto. que originalmente leva para o site wordpress. ‘novo_login_logo_url_title’ ). setar para a url do seu site e isto pode ser feito com o uso do filtro login_headerurl: function novo_login_logo_url() { return home_url(). por exemplo. ‘novo_login_logo_url’ ). Você pode. utiliza- mos o filtro login_headertitle function novo_login_logo_url_title() { return get_bloginfo(“name”).

COMO CAPTURAR DADOS 3 POST DE FORMULÁRIOS CONTACT FORM 7 .

pelo menos entre os plugins gratuitos. A maior parte de tudo aquilo que você precisa manipular em formulários pode ser feita pela interface admin.php. para poder processá-los de uma outra maneira..Como capturar dados post de for- mulários Contact Form 7 O Contact Form 7 é provavelmente o plugin de formulários mais utilizado no WordPress. Com isto você consegue captar os dados enviados pelo formulário e utilizá-los como desejar.. Imagine a seguinte situação: Você preci- sa “interceptar” os dados POST. } add_action( ‘wpcf7_mail_sent’. . Para ser mais específico. do seu tema. digamos que você esteja interessado em pegar nome e email do formulário de contato para cadas- trar em sua base de usuários do E-mail Marketing. No arquivo functions. Para isto você poderá contar com o Hook wpcf7_mail_sent do Contact Form 7. com várias possibilidades de customização. e muitos outros. O plugin permite gerenciar múltiplos formulários. ‘action_cf7_contact_form’ ). que são enviados pelos formulários. formatação das mensagens de email .emails en- viados durante o processamento dos formulários. Mas há casos específicos em que pode ser preciso recorrer à codificação para obter certos benefícios. insira o seguinte código: function action_cf7_contact_form( $contact_form ) { // your code happen here :-p... como tipo de campos. mensagens de alerta.

COMO REMOVER LINKS DE 4 CUSTOM POST TYPES DO MENU LATERAL .

Isto pode ser resolvido por meio do uso de basicamente duas funções: current_user_ can e remove_menu_page function remove_menu_items() { if( !current_user_can( ‘administrator’ ) ) { remove_menu_page( ‘edit. . por conveniência um link de menu é automaticamente adicio- nado no menu lateral do Dashboard e este menú dará acesso aos recursos do CPT dentro do admin. } } add_action( ‘admin_menu’.Como remover links de Custom Post Types do menu lateral Como um WordPress Developer. Pode haver situações onde você não deseja que estes links estejam disponíveis para usuários que não sejam administradores do site.php?post_type=seu_custom_post_type’ ). ‘remove_menu_items’ ). você sabe que normalmente quando se cria um Custom Post Type.

COMO PERMITIR QUE UM 5 DETERMINADO AUTHOR VEJA APENAS OS SEUS POSTS NO DASHBOARD .

a lista de posts no painel admin poderá se tornar uma página bastante confusa. ‘posts_for_current_author’). } return $query.Como permitir que um determinado author veja apenas os seus posts no Dashboard Imagine uma situação na qual o conteúdo do seu site ou blog em WP seja provido por múltiplos autores. mas imediatamente antes de a query ser efetivamente executada. Isto per- mite que antecipadamente o desenvolvedor inclua suas restrições na query. Acresce que. mas também os posts de todos os outros autores. $user_ID). } } add_filter(‘pre_get_posts’. Este problema é simples de resolver: function posts_for_current_author($query) { if( !current_user_can( ‘administrator’ ) ) { if($query->is_admin) { global $user_ID. Neste caso. . dependento da quantidade de autores ou do vol- ume de conteúdo presente em seu site. $query->set(‘author’. como é comum. sempre que cada autor logar no site ele verá não apenas os seus post na lista. O hook pre_get_posts é sempre chamado logo depois que o objeto $query é cri- ado.

então não deixe de entrar em con- tato comigo. DÚVIDAS? Se você ficou com alguma dúvida em relação a este conteúdo. Clique no botão abaixo para entrar em contato. ou caso tenha alguma sugestão sobre novos materiais. ENTRAR EM CONTATO .