You are on page 1of 10

Bamidbar –‫–במדבר‬Números 7

Irmãos unidos

Introdução

A Toráh relata como os líderes das Doze Tribos trouxeram ofertas em Rosh Chodesh Nissan, o
dia em que Mosheh terminou de erguer o Tabernáculo. As ofertas dos 12 príncipes consistia de
seis carroças e doze bois, uma carroça para cada dois líderes e um boi por cada um deles. Por
que eles só trouxeram uma carroça para cada dois líderes? Eles eram ricos e podiam facilmente
dar ao luxo de doar uma carroça em honra da inauguração do Tabernáculo.

(Shemot 25: 8 e 26: 3 e 6). O Tabernáculo estava coberto com dois conjuntos de coberturas.
Um conjunto de cobertores cobria o quarto no Tabernáculo, referido como o "Kadosh/Santo" e o
outro conjunto de cobertores cobria o "Kadosh haKadoshim/Santo dos Santos". Embora
houvesse uma divisão entre esses dois cômodos, os cobertores estavam conectados com ganchos
acima da divisória (ver Shemot 26: 31-33). Embora existam diferentes níveis de
Kedushah/santidade entre os diferentes grupos, todos devem se unir para o objetivo comum de
servir a Elohim.

Malakhim/Anjos unificados

É assim que os anjos se conectam e se unem. Devemos imitar os malakhim/anjos, que também
têm diferentes grupos em diferentes níveis. No entanto, eles invocam uns aos outros e
santificam Elohim em unidade, como simbolizado pelos dois Malakhim/anjos acima da Aharon
Kadoshim/Arca Sagrada. Esse é o porquê da Presença Elohimica no Tabernáculo habitar entre
estes dois Malakhim/mensageiros/anjos. Ele continua explicando que esta é uma lição para o
povo israelita para todos os tempos, devemos nos unir em kedusah/santidade.

---

1 E veio se passar que, no dia que Moshe havia completamente montado o Mishkan, e o
tinha ungido, e o separado, e todas as suas guarnições, o altar e todos seus vasos, e
tinha os ungido, e os separado;

2 Nisto os líderes de Yisrael, os cabeças da bayit dos seus ahvot, que eram os líderes
das tribos e estavam sobre aqueles que foram contados se aproximaram;

3 E eles trouxeram a suas ofertas diante de ‫ יהוה‬, seis carros, cobertos, e doze bois;
um carro para cada dois dos líderes, e para cada um, um boi; e eles os trouxeram
diante do Mishkan.

1

[As primeiras ofertas para a construção do Mishkan foram doadas pelos 12 principes. durante a construção eles não fizeram doação. sob a mão de Itamar. o filho de Aminadav. e tu os darás aos Leuiym. a mesma idade de Adam quando teve seu primeiro filho. deste modo os líderes ofereceram sua oferta diante do altar. o peso desta era de cento e trinta shekalim. significa "palma da mão".uma taça. ele deu aos filhos de Gershon. de acordo com seu serviço. um cordeiro ofertado pelo patrirca Yaakov. segundo o shekel do Lugar-Kadosh. 9 Mas aos filhos de Kohat nenhum ele deu. um cordeiro de um ano. [Para lembrar o patriarca Avraham.Sacrifício de Itzchaak. cheia de incenso. uma bacia prateada/Kaarat Kessef (prato fundo de prata) de setenta shekalim. que ofereceu novilhos aos malakhim (Bereshit 22:13). simboliza a Torah que foi entregue da mão de Elohim para Mosheh. dizendo: 5 Aceite-os deles. A palavra Kaf achat . 13 E sua oferta fora uma travessa prateada. 10 E os líderes ofereceram as suas ofertas pela dedicação do altar no dia em que foi ungido. ambas estavam cheias de farinha excelente misturada com óleo para uma oferta de grão.] 14 Uma colher de dez shekalim de ouro. para a dedicação do altar. o filho de Aharon. de acordo com o seu serviço. para cada homem. para carregá-los sobre seus ombros. cada líder no seu dia. porém foram os ultimos a entregar doações. o kohen. para uma oferta queimada. para que eles possam ser destinados ao serviço do Ohel Moed (Tenda da Congregação). que foram pedras de ônix. e os deu aos Leuiym.4 E ‫ יהוה‬falou a Moshe. 130 é seu peso. por causa do serviço dos objetos kadoshim que era pertinente a eles.] 2 . da tribo de Yahudah. 7 Dois carros e quatro bois. um carneiro. 12 E aquele que ofereceu a oferta no primeiro dia foi Nachshon. [Kaarat kessef tem valor númerico 930 a mesma idade de Adam. engaste para o Efod dos kahanim. de acordo com o seu serviço.] 11 E ‫ יהוה‬disse a Moshe: Eles oferecerão a sua oferta. 8 E quatro carros e oito bois ele deu aos filhos de Merari. um carneiro para a AKEIDA . [Simboliza os 10 ditos] 15 Um novilho. 6 E Moshe tomou os carros e o gado. deixando o povo livre para doar.

[Um cabrito que foi degolado e seu sangue molhou a túnica para expiar a venda de Yosef para os egipcios]. dois bois. líder dos filhos de Reuven. o filho de Helon. o filho de Aminadav. líder dos filhos de Zevulun. 23 E por um sacrifício de ofertas de shalom. ofereceu. O número 5 escritos em cada um desses sacrifícios representam os 5 livros da Torah. o filho de Tzuar. segundo o shekel do Lugar-Kadosh. cheia de incenso. o filho de Helon. Leviim v´Israelit. segundo o shekel do Lugar-Kadosh. Os carneiros. 30 No quarto dia Elizur. líder de Yissachar. 28 Um cabrito dos bodes para uma oferta pelo pecado: 29 E por um sacrifício de ofertas de shalom. dois bois. para uma oferta queimada. uma bacia prateada de setenta shekalim. o filho de Shedey-Ur. guiando-os no caminho de Elohim. ambas cheias de farinha excelente misturada com óleo para uma oferta de grão. cinco bodes. 25 Sua oferta foi uma travessa de prata. o filho de Tzuar. um cordeiro de um ano. 26 Uma colher de ouro de dez shekalim. 20 Uma colher de ouro de dez shekalim. cinco carneiros. o peso da mesma era de cento e trinta shekalim. cinco bodes. 27 Um touro novo. um carneiro. um cordeiro de um ano. 3 . os bodes e os cordeiros representam as hierarquias do povo Israelita. que interviam pela paz do povo. esta era a oferta de Eliav. para uma oferta queimada. [Simbolizavam Mosheh e Aharon. cinco carneiros. e cinco cordeiros de um ano. e cinco cordeiros de um ano.16 Um cabrito dos bodes por uma oferta pelo pecado. aproximou-se trazendo-a. ambas elas cheias de farinha excelente misturada com óleo para uma oferta de grão. 21 Um touro novo. um carneiro. 24 No terceiro dia Eliav. cinco bodes. cinco carneiros. 17 E para um sacrifício de ofertas de shalom. o peso da mesma era de cento e trinta shekalim. 19 Ele ofereceu como sua oferta uma travessa de prata. Kohanim. e cinco cordeiros de um ano: esta foi a oferta de Natan-El. dois bois. 22 Um cabrito dos bodes pela oferta pelo pecado. cheia de incenso. esta foi a oferta de Nachshon.] 18 No segundo dia Natan-El. uma bacia prateada de setenta shekalim. se aproximou.

o peso da mesma era de cento e trinta shekalim. dois bois. 44 Uma colher de ouro de dez shekalim. 42 No sexto dia Elyasaf. para uma oferta queimada. cheia de incenso. ambas elas cheias de farinha excelente misturada com óleo para uma oferta de grão. ofertou. 41 E para um sacrifício de ofertas de shalom. segundo o shekel do Lugar-Kadosh. cinco carneiros. 47 E para um sacrifício de ofertas de shalom. um carneiro. dois bois. 32 Uma colher de ouro de dez shekalim. uma bacia prateada de setenta shekalim. um carneiro. líder dos filhos de Gad. e cinco cordeiros de um ano. cheia de incenso. 4 . segundo o shekel do Lugar-Kadosh. 35 E para um sacrifício de ofertas de shalom. esta foi a oferta de Elyasaf. dois bois. uma bacia prateada de setenta shekalim. 33 Um boi jovem. um carneiro. o filho de Zurishadai. cinco carneiros. 45 Um novilho. cinco bodes. esta foi a oferta de Shelumi-El. 43 Sua oferta foi uma travessa prateada de peso de cento e trinta shekalim. se aproximou. um cordeiro de um ano. 37 Sua oferta foi uma travessa prateada. 39 Um boi novo. cinco carneiros. para uma oferta queimada. o filho de Deu-El. cinco bodes e cinco cordeiros de um ano. um cordeiro de um ano. e cinco cordeiros de um ano. 36 No quinto dia Shelumi-El. o filho de Shedey-Ur. para uma oferta queimada. 34 Um cabrito dos bode para uma oferta pelo pecado. 38 Uma colher de ouro de dez shekalim. cinco bodes. esta foi a oferta de Elizur.31 Sua oferta era uma travessa prateada de peso de cento e trinta shekalim. o filho de Zurishadai. 40 Uma cabrito dos bodes para uma oferta pelo pecado. 46 Uma cabrito dos bodes para uma oferta pelo pecado. um cordeiro de um ano. ambas elas cheias de farinha excelente misturada com óleo para uma oferta de grão. cheia de incenso. líder dos filhos de Shimeon. ambas cheias de farinha excelente misturada com óleo para uma oferta de grão. segundo o shekel do Lugar-Kadosh. o filho de Deu-El.

55 Sua oferta foi uma travessa de prata de peso de cento e trinta shekalim. para uma oferta queimada. 57 Um novilho. esta foi a oferta de Gamaliel. 51 Um novilho. 60 No nono dia Avidan. um cordeiro de um ano. portando acender fogo e realizar todos os serviços a Elohim. um cordeiro de um ano. cinco carneiros. 56 Uma colher de ouro de dez shekalim. Os sacrificios publicos pelas festas eram oferecidos normalmente nos dias indicados na Torah. 58 Uma cabrito dos bodes para uma oferta pelo pecado.48 No sétimo dia Elyshama. segundo o shekel do Lugar-Kadosh. Gamaliel. dois bois. 50 Uma colher de ouro de dez shekalim. ambas cheias de farinha excelente misturada com óleo para uma oferta de grão. Iom Kippur etc. dois bois. cheia de incenso. 59 E para um sacrifício de ofertas de shalom. foi uma excessão para os filhos de Efraim por causa da inauguração do Altar. ambas elas cheias de farinha excelente misturada com óleo para uma oferta de grão. cinco bodes. segundo o shekel do Lugar-Kadosh. um carneiro. o filho de Amihud. ambas cheias de farinha excelente misturada com óleo para uma oferta de grão. [ No sétimo dia coube ao chefe de Efraim fazer seu sacrifício. cinco bodes. 61 Sua oferta foi uma travessa de prata. segundo o shekel do Lugar-Kadosh. e cinco cordeiros de um ano. o peso da mesma era de cento e trinta shekalim. 53 E para um sacrifício de ofertas de shalom. cinco carneiros. um carneiro. Shabat. uma bacia de prata de setenta shekalim. uma bacia prateada de setenta shekalim. o filho de Pedahtzur. ofereceu. líder dos filhos de Benyamin. 5 . cheia de incenso. uma bacia de prata de setenta shekalim. o filho de Pedahtzur. ofereceu. o peso da mesma era de cento e trinta shekalim. 52 Uma cabrito dos bodes para uma oferta pelo pecado. esta foi a oferta de Elyshama. o filho de Amihud. 54 No oitavo dia ofereceu. líder dos filhos de Efrayim. líder dos filhos de Menasheh. o filho de Gidoni. Apesar de ter sido proibido oferecer sacrifício particular no shabat.] 49 Sua oferta foi uma travessa de prata. e cinco cordeiros de um ano. para uma oferta queimada.

76 Uma cabrito dos bodes para oferta pelo pecado. cheia de incenso. líder dos filhos de Dan. o peso da mesma era cento e trinta shekalim. para uma oferta queimada. o filho de Enan. o peso de mesma era de cento e trinta shekalim. segundo o shekel do Lugar-Kadosh. cinco bodes. cinco carneiros. 74 Uma colher de ouro de dez shekalim. líder dos filhos de Asher. líder dos filhos de Naftali. esta foi a oferta de Ahiezer. Ahira. 6 . um carneiro. cinco carneiros. ofereceu. um carneiro. ambas elas cheias de farinha excelente misturada com óleo para uma oferta de grão. dois bois. 75 Um novilho. ofereceu. cinco bodes. 68 Uma colher de ouro de dez shekalim. cheia de incenso. dois bois. 65 E para um sacrifício de ofertas de shalom. cinco cordeiros de um ano. 70 Uma cabrito dos bodes para uma oferta pelo pecado. 78 No décimo segundo dia. e cinco cordeiros de um ano: esta foi a oferta de Avidan. cheia de incenso. o filho de Amishadai. 66 No décimo dia Ahiezer. um cordeiro de um ano. um carneiro. segundo o shekel do Lugar-Kadosh. 69 Um novilho. 64 Uma cabrito dos bodes para uma oferta pelo pecado. 73 Sua oferta foi uma travessa de prata. ambas cheias de farinha excelente misturada com óleo para uma oferta de grão. um cordeiro de um ano. cinco carneiros. para uma oferta queimada. cinco bodes. o filho de Ocran. Pagi-El. 71 E para um sacrifício de ofertas de shalom. 77 E para um sacrifício de ofertas de shalom. o filho de Gidoni. um cordeiro de um ano. o filho de Ocran. dois bois. e cinco cordeiros de um ano.62 Uma colher dourada de dez shekalim. 72 No décimo primeiro dia. uma bacia de prata de setenta shekalim. o filho de Amishadai. 67 Sua oferta era uma travessa de prata. 63 Um novilho. ofereceu. para uma oferta queimada. uma bacia de prata de setenta shekalim. esta foi a oferta de Pagi-El.

um carneiro. cada bacia setenta. ambas elas cheias de farinha excelente misturada com óleo para uma oferta de grão. o peso da mesma era de cento e trinta shekalim. 86 As colheres de ouro foram doze. é muito provável que seja a unção padrão que YHWH usará para ungir os 144.79 Sua oferta foi uma travessa de prata.2 E assim com ele falava. os carneiros sessenta. todo o ouro das colheres foram de cento e vinte shekalim. cinco bodes.000 Yisraelitas procedentes de todas as doze tribos. doze bacias de prata. 82 Uma cabrito dos bodes para uma oferta pelo pecado. dois bois. 88 E todos os bois para o sacrifício das ofertas de shalom foram vinte e quatro bois. 81 Um novilho. o filho de Enan. permanecendo em unidade. 84 Esta foi a dedicação do altar. cheia de incenso. no altar da dedicação. 89 E quando Moshe entrava no Ohel Moed (Tenda da Congregação) para falar com Ele. segundo o shekel do Lugar-Kadosh. uma bacia de prata de setenta shekalim. então o mesmo ouviu a voz dAquele que falava com ele de sobre a tampa da rachamim que estava na Arca do testemunho. Esta foi a dedicação do altar. os bodes sessenta. todos os recipientes de prata pesara dois mil quatrocentos shekalim. 2 Os dois cherubims são símbolos de ambas as casas de Yisrael. e os cabritos dos bodes para oferta pelo pecado. Os cherubim se tocavam e tinham tamanhos iguais. Este poderá ser também o modelo adotado no Templo no Milênio em Yahrushalaiym. segundo Gilyahna (Ap) 7. os cordeiros de um ano sessenta. demonstrando que aos olhos de YHWH ambas as casas eram iguais e ficavam fortalecidas ao tocarem uma na outra. segundo o shekel do Lugar-Kadosh. um cordeiro de um ano. 87 De todo o gado para a oferta queimada foram doze bois. feita com doze travessas de prata. cheias de incenso. doze. dentre os dois keruvim. e cinco cordeiros de um ano. para uma oferta queimada. 1 Referente a esta unção do altar. cinco carneiros. os quais hão de surgir selados com o Nome de YHWH sobre suas frontes. quando foi ungido pelos líderes de Yisrael. de modo que juntamente podiam ouvir a voz de YHWH. pesando dez shekalim cada. os carneiros doze. 7 . esta foi a oferta de Ahira. e doze colheres de ouro.1. do mesmo modo como uma tribo era selada ao espaço de doze dias. com a sua oferta de grão. os cordeiros de um ano doze. 85 Cada travessa de prata pesando cento e trinta shekalim. recebendo a piedade pelo sangue da expiação e estando em unidade. 80 Uma colher de ouro de dez shekalim. 83 E para um sacrifício de ofertas de shalom. depois que foi ungido. segundo o shekel do Lugar-Kadosh.

os líderes das doze tribos.aproximadamente. é quando um homem alcança a maturidade responsável de uma menina de 12 anos. e uma série de outras leis de elevação. a estranha absorção do voto do nazireu entre os levitas. é a divisão da divisão. "Você concede conhecimento à humanidade" apos serem rearranjadas podem ser soletradas e chegamos a palavra Matanah/presente. Os levitas. A menina 8 . enquanto um menino se torna Bar Mitzvah aos 13 anos. Resumo da porção As ultimas porções da Toráh relatam os preparativos para a caminhada do povo de Israel fará através do deserto em direção a Terra de Israel. e devemos ter muito cuidado para preservar esse dom. de acordo com a quantidade de material do Tabernáculo que eles tiveram que transportar. do fato de que uma menina se torna Bat Mitzvah aos 12 anos. Para o homem é nessa idade (40 anos) de entendimento que se percebe que a vida é um presente de YHWH. O Conhecimento e o presente A Torah é um livro feminino. Na frase. destinadas a manter o acampamento puro. Mosheh não tem certeza do que fazer com esse presente voluntário. Nessa parashah temos a representação da entrega de presentes sendo entregue ao serviço da Torah. o fortalecimento da Torah. com o Tabernáculo no lugar no centro do acampamento e todas as tribos arranjadas apropriadamente em torno dele enquanto viajam pelo deserto. só que tudo isso sendo fundamentado pelo conhecimento de uma mulher que sabe agradar um homem. e os dê aos levitas. tanto vivendo uma vida segura como tornando-a uma vida espiritual mais produtiva. Matanah na Gematria tem o valor númerico 495. Uma menina amadurece mentalmente mais rápido que um menino. são contados dentro de seu grupo familiar. cada um em acordo com a sua carga de trabalho. Portanto conhecimento e presente tem uma ligação muito forte. responsáveis pelo transporte do Tabernáculo. é um livro que ensina uma mulher a servir um homem/ishi. e o Homem aceita e faz uso do presente no lugar mais kadosh 0 Mishkan.“seis carroças cheias e doze bois. Seguido por uma série de leis relativas à pureza ritual. os nesi'im . de repente se aproximam de Mosheh. e eles os trouxeram para perto do Mishkan/Tabernáculo”. uma carroça para cada dois líderes e um boi para cada um. Eles lhe trazem presente/matanah . e sua função de trabalho é dividida entre eles. para a obra da tenda da revelação. é interessante notar que o começo do fim dos 40 anos de deserto começou no 495º (quadringentésimo nonagésimo quinto ) mês .” Mosheh então repartiu as carroças e bois entre os levitas. até que Elohim diz-lhe: “Aceite deles. Quando finalmente a nação está pronta para começar a fazer o seu caminho para a terra prometida. uma vez que o conhecimento é o último dom Elohimico. a manutenção da Torah.

toda a nação tem uma participação contínua no funcionamento do dia-a-dia da Casa de Elohim.a prata. ao invés de criar um povo dependente de seus milagres. Elohim também age dessa forma. Os nesi'im queriam essa oportunidade. Os levitas por exemplo são auxiliados em seu trabalho pelo povo de Israel. iriam preencher mais tarde o que quer que estivesse faltando. Desta forma. os tecidos e outros materiais necessários . agem com sensibilidade e harmonia para facilitar o trabalho dos levitas. um lider nunca pode impedir os méritos dos liderados. o ouro. representando suas tribos. por causa de seu estilo de liderança. que até agora. Casa individuo deve ser um canal de milagres. O desafio é deixar espaço para seus irmãos fazerem o que é certo por conta própria. eles não tiveram oportunidade para trazer presentes próprios para o Mishkan/Tabernáculo. como líderes israelitas. também "deixaram espaço" para o povo agir. o homem variavelmente apenas sexualmente. Um presente voluntário Este presente voluntário e espontâneo aos levitas da parte dos cabeças das tribos contém muitas mensagens interessantes. saindo poder de Elohim.não são mencionados pelos nesi'im. Esse modelo de liderança. melhorias. os nesi'im. mas os cabeças de tribos se continham. tem espaço para desenvolver seus trabalhos e decisões de kedushah. os líderes. (Reparadores de brechas). pelo fato de não trazerem doações específicas. restava pouco para doar e preencher as brechas que eles perceberam. 9 . construído e transportado.já é madura intelectualmente e sexualmente. Depois de muitas dezenas de palavras e instruções relacionados à forma como o Tabernáculo deveria ser projetado. hoje em nossos dias chamamos isso de "Avodah haTorah". ainda havia espaço para melhorias. Os chefes das 12 tribos. não somente exclusivamente obedecerem ordens. desafios ou mudanças nas ordens dadas por Elohim ao povo através de Mosheh. Ele o Kadosh faz um povo próspero e de atitudes que geram milagres. Esta não é a única ocasião em que a Toráh parece deixar espaço para sugestões. em que os responsáveis deixam espaço para seus "seguidores" agirem. Durante as doação de materiais para o Tabernáculo . também não deve levantar monumentos mas sim deixar seus atos como memorial. Inicialmente precisamos ter em mente o espaço dado pela Toráh em relação a maturidade pós elevação espiritual e pureza individual de cada israelita. é fascinante. mas dentro dos portões da Torah aqueles que não se projetam do lado de fora dele. deixando espaço para o povo agir primeiro e trazer tudo o que podiam trazer. No final do processo. as decisões dentro dos portões da Torah são MATANOT/Presentes a Elohim.

que papel não pensado até agora eles desempenham? Após ofertar as carroças com muitos presentes e o gado usados para transportar o Tabernáculo. apesar do fato de todos eles terem dado exatamente a mesma coisa. Cada um dos 12 nesi'im traz uma série de sacrifícios de animais e vegetais para serem oferecidos no altar. no final de nossa porção. Qual é o propósito desta segunda rodada de presentes espontâneos? Por que os nesi'im os trouxeram? Que necessidade eles servem. Um líder não deve pensar que ele sozinho é a peça mais importante de um grupo. e ordena a cada um dos nesi'im que traga seu sacrifício separadamente. Mosheh. com outro presente voluntário. A resposta de Elohim . criativo.e a natureza coletiva de seu ato . não sabia como responder a isso.ressaltado por cada nasi tendo seu próprio dia e sua própria menção separada . um equilíbrio. os nesi'im novamente se aproximam de Mosheh.Depois desta seção. de animais e ofertas de incenso e grãos e utensílios que cada um dos líderes trouxe. um dia de cada vez . doze vezes. sensível e fraterno de dar para o serviço da Torah ter mais para dar de volta. na verdade. Mosheh fica perplexo. seus corações os moveram para oferecer esses sacrifícios para dedicar o altar. junto com vasos que eles doam para o Tabernáculo.todos originalmente se aproximaram de Mosheh juntos e todos eles deram a mesma coisa. Quem se acha superior ao líder deve deixar o grupo pois nunca será rei. Os nesi'im inspiraram-se: eles foram movidos pelo seu ato desinteressado. O primeiro lote de doações . um dia de cada vez. A decisão de Elohim de dar a cada nasi um dia separado para trazer seu sacrifício parece ressaltar a individualidade de cada presente.eram essencialmente por causa da necessidade real que os levitas tinham.parece não apenas aceitar o dom espontâneo de cada nasi. entre o desejo de se destacar e o desejo de fazer parte. o grupo deve pensar que é uma unidade porque tem um líder.as carroças e os bois . passa pela mesma lista. este segundo turno é uma resposta a uma necessidade interna da parte do nesi'im de dar. Isso. Esse equilíbrio entre o individual e o coletivo. Um equilíbrio entre a expressão individual do desejo de cada um nasi de se entregar ao Tabernáculo . A Toráh.que eles tragam os sacrifícios. Essa repetição aparentemente desnecessária da mesma lista de ofertas cria. mas destacar cada um individualmente. é um equilíbrio que todos nós devemos lutar para alcançar em nossa vida pessoal e comunitária. até que Elohim lhe dá o sinal verde. a princípio. 10 . Mais uma vez.