You are on page 1of 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

A educação e sua importância na formação do cidadão.

Quixeramobim
2015

como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina. Trabalho de pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná .UNOPAR. Quixeramobim 2015 .

..............7 4 REFERÊNCIAS...........4 3 CONCLUSÃO................................................8 ................................................................................................................................................................... SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...........................................................3 2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................................................

A definição de dialética e suas principais definições pelos autores da época. . o conceito e a evolução da educação. pela sociedade e a família onde os valores humanos é um dos principais conteúdos que deve ser trabalhado nas escolas devendo ser tratado com a devida importância. 3 1 INTRODUÇÃO Este trabalho deve abordar a historia. O papel da sociedade na educação e no caráter do individuo e sua formação intelectual e pessoal para a sua função de cidadão na sociedade. a importância dos valores humanos adquiridos na escola.

pela regularidade. educação formal. é repassar conhecimentos técnicos possibilitando ao individuo um espaço no mercado de trabalho. objetivando uma boa carreira profissional deixando para traz o ensinamento dos valores humanos. O espaço da cidade (apenas para definir um espaço da educação não formal) é marcado pela descontinuidade. têm uma grande participação nos momentos de decisão e principalmente nos atos de cada cidadão dentro da sociedade. 2007.” (GUZZO. Toda educação é. A mercadoria se reveste de valor e a pessoa perde a importância – passa a ser considerada. A educação não formal é também uma atividade educacional organizada e sistemática mais levada a efeito fora do sistema formal. 2005. Desde a origem da educação. de certa forma. mais o cenário pode ser diferente: o espaço da escola é marcado pela formalidade. essa época . pela eventualidade. muitas vezes são avaliados e reconhecidos. no sentido de ser intencional. A honestidade. (GODATT. que são essenciais para a vida em sociedade.) A educação é necessária e fundamental para desenvolver e educar o cidadão proporcionando-o o seu desenvolvimento social e humano. mais pela ascensão financeira. justiça. do que pelo caráter do cidadão. pela seqüencialidade. sendo de extrema importância que eles sejam desenvolvidos pela família. sociedade e a escola. vencendo muitas vezes o cansaço. a dedicação de uma determinada quantidade de tempo aos estudos. ou seja. somente na medida em que possui bens. 4 2 DESENVOLVIMENTO O principal objetivo e preocupação da sociedade em geral. pela informalidade. generosidade. responsabilidade. A busca e o interesse do individuo pelo conhecimento. “Não importa o que pensam ou sentem as pessoas que vivem este sistema. os obstáculos. que aconteceu na Grécia. A civilização do dinheiro e do capital transforma tudo em mercadoria e neste contexto as relações se subvertem. do que o que ele realmente é. criando valores indispensáveis para a sua formação. alcançando metas e objetivos. p. dando mais importância ao que ele tem. O que faz o ser humano de verdade são os valores ensinados no decorrer da vida.p.18). lealdade e tantos outros.2.

Nessa época. decidiram fazer construções e reformas de colégios e faculdades. foi quando surgiu a imagem do pedagogo que se tratava. o tornado confiante em tudo o que fazia. dando inicio a idade moderna surgiu o humanismo renascentista foi uma nova visão de vida adotada por grande parte da sociedade. As crianças passavam a maioria do período nas escolas cumprindo rígidas exigências. 5 visava à formação do caráter do individuo. para dar continuação e suporte à busca do homem pelo conhecimento e a melhoria da educação contribuindo para o descobrimento das mais variadas áreas do saber. já que ela era considerada a arte do argumento no dialogo. de escravas que acompanhavam e cuidavam das crianças nas casas de famílias que tinham melhores condições financeiras. física. procurando ensiná-los bons hábitos de moralidade dando prioridade a formação da personalidade e o desenvolvimento de cada individuo. com um maior socialismo atendendo as necessidades da igreja. na maioria das vezes do sexo feminino. em que se acreditava na grande capacidade e desenvolvimento racional do individuo. a discussão. Nesse período também. . procurando o desenvolvimento maior do caráter e da moral. o argumento. a oposição de idéias. ao contrario da idade moderna. com direitos e cumprindo com seus deveres. ficando mais livre das regras exigíveis da época. como: matemática. No fim da idade media. a vida em sociedade. O antropocentrismo tomava conta daquele período. que defendia a idéia do coletivo criando um individuo proativo melhorando. E um dos seus aspectos principais era que o individuo formava-se em família. são algumas definições para dialética. assim. valorizando o seu potencial e priorizando sua possibilidade de capacitação de fazer acontecer algo. Na idade media a escola era mais ou menos como a de hoje. Com o renascimento humanista. um deles sendo a obediência a autoridade do pai. a sociedade buscou a dialética para compreensão da realidade. apesar do pensamento ser ainda de individualismo. medicina e outras. O questionamento. Já em Roma foi o inicio da civilização. pois para o homem tornou-se o centro de tudo. que exercia o papel principal na família.

Sua função não é tornar determinadas pessoas plenamente satisfeitas com elas mesmas. o que está sendo e. em nome do que “ainda não é” (Ernst Bloch). então. Sócrates. O método dialético nos incita a revermos o passado à luz do que está acontecendo no presente. ironizava as idéias com a finalidade de solidificar o pensamento da dialética. ele questiona o presente em nome do futuro. 6 A dialética não dá boa consciência para ninguém. Enquanto que para Max era trazer o pensamento da realidade para sociedade. Para Platão a dialética era o método para atingir o verdadeiro conhecimento. A dialética era um dos métodos mais debatidos pelos filósofos no decorrer da historia. .

7 3 CONCLUSÃO A educação é dever da família e do estado. A educação é o começo para a aprendizagem e para adquirir os princípios básicos de valores humanos para possibilitar a transformação da personalidade do individuo e a sua inserção na sociedade. . tem por finalidade o total desenvolvimento do individuo não só para o exercício profissional mais também para a sua atuação como cidadão na sociedade.

José Carlos Bruni. PROJETO EDUCACIONAL FRANCISCANO: Escola Paroquial Santo Antônio Brasília-DF. trad.ed. Educação em Valores: Como Educar para a Democracia. Gloria.. Karl. 8 REFERÊNCIAS MARITAIN. 20ª Ed. Pedagogia do Oprimido. 1998 PCN's de 1ª a 4ª série volume 8 PÉREZ SERRANO. Abril Cultural. A filosofia moral. l964. / Gloria Pérez Serrano. Paz e Terra. Rio de Janeiro. Manuscritos econômicos e filosóficos. Fátima Murad.A. FREIRE. Rio de Janeiro. Trad. Paulo. Agir. MARX. 2008 . exame histórico e crítica dos grandes sistemas. Jacques. l978. 2. 2002. Porto Alegre: Artmed Editora S.