You are on page 1of 6

1a Questão (Ref.

: 201101059348)

Pontos: 1,0 / 1,0

A base da ciência é a da possibilidade de verificar seus enunciados, o que não é possível

sempesquisa, atividade primordial da universidade. Neste aspecto, considerando a

classificação da pesquisa, do ponto de vista de sua natureza, a pesquisa aplicada é

aquela que:

É motivada unicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador;

Objetiva gerar conhecimentos direcionados a uma aplicação prática;

Apresenta um enfoque puramente quantitativo;

Busca o avanço da ciência sem a preocupação com o mundo da vida;

Envolve verdades e interesses universais.

a
2 Questão (Ref.: 201101088868)
Pontos: 1,0 / 1,0
Ao elaborarmos uma RESENHA, elaboramos uma análise
interpretativa da bibliografia lida. Neste caso,
INTERPRETAR significa:

Tomar uma posição própria a respeito das idéias enunciadas
no texto.

Concordar com os argumentos enunciados no texto.

Evitar uma posição contrária às idéias enunciadas no texto.

Apenas resumir e explicitar as principais idéias do autor.

Ser fiel às idéias enunciadas pelo autor do texto.

a
3 Questão (Ref.: 201101088887)
Pontos: 1,0 / 1,0
O artigo científico tem como finalidade divulgar, em publicações
especializadas, os resultados de uma pesquisa
científica. Por mais modesto que ele seja, deve conter elementos
essenciais e seguir determinados
procedimentos. Assinale a única opção que NÃO e stá de acordo com
as exigências de um artigo científico:

Apresenta uma estrutura interna livre / aborda assuntos a
partir de um enfoque consagrado.

É uma produção textual orginial / utiliza bibliografia

0 / 1. "Por onde se começa a solução de um problema? Imagine que você é um escoteiro e se perdeu numa floresta. Apresenta uma linguagem técnica. a 4 Questão (Ref.: 201101078169) Pontos: 1. tradições cristalizadas e sistematizadas pela exigência de coerência social.0 / 1. a 5 Questão (Ref. uma sistematização de conhecimentos. Utiliza as normas da ABNT / apresenta uma contribuição original ao tema tratado. de modo a traduzir a verdade sobre a realidade existente. um sistema ordenado e coerente de proposições baseadas em um pequeno número de princípios. O . explicar e prever do modo mais completo possível um conjunto de fenômenos conhecimento que resulta de um trabalho racional. Imagine que você não sabe para onde ir: não poderá fazer nada inteligente.0 Uma teoria científica NÃO pode ser entendida como um sistema baseado em hábitos. preconceitos.0 Observe o problema sugerido no texto abaixo e marque a resposta que melhor expressa a idéia central apresentada pelo autor. chorará.: 201101086597) Pontos: 0.Faz uso de investigação criteriosa / utiliza as normas da ABNT. clara e objetiva / faz uso de investigação criteriosa. cuja finalidade é descrever. andará a esmo. capaz de ser submetido à verificação. Seu problema é voltar ao acampamento. um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhe cimento com objeto limitado. um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se decide estudar. Qual seria seu procedimento? O que significa encontrar a solução para o problema? A solução é o caminho que o levará de onde você está ao lugar onde você deseja ir. Gritará.

E é somente isso que a torna inteligência. Quando realizada nas ciências naturais.: 201101080017) Pontos: 1. São Paulo: Loyola. entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão. podendo incluir entrevistas. a partir do primeiro. aplicação de questionários. o ponto onde você se encontra e. Introdução ao jogo e suas regras. . 35 -6) O texto fala do método presente no conhecimento científico. identifique o ponto para onde ir. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados como questionários e observação sistemática. descritiva e explicativa.procedimento inteligente é o seguinte: pegue seu mapa. Envolve levantamento bibliográfico. sempre no local onde ocorreu. testes e técnicas de observação. R. O texto fala do senso comum presente no conhecimento filosófico a 6 Questão (Ref. 2007. o "porquê" das coisas. Começando do ponto ao qual se deseja chegar. requer o uso do método experimental. pp. trace um caminho. Identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Filosofia da ciência. O texto fala do método empírico presente no pensamento filosófico. A pesquisa descritiva visa: Proporcionar maior familiaridade com o problema de forma a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Investigar de forma empírica a ocorrência de um fenômeno. Descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. e nas ciências sociais requer o uso do método observacional. aprofundando o da realidade porque explica a razão.0 / 1. O texto fala do conhecimento filosófico presente no saber do senso comum. A inteligência segue o caminho inverso da ação. evita-se o comportamento errático e desordenado a que se dá o nome de tentativa e erro." (ALVES.0 Do ponto de vista de seus objetivos Gil (1991) classifica as pesquisas em três categorias: exploratória. O texto fala da reflexão presente no saber do senso comum.

a 8 Questão (Ref. Pesquisa de Iniciação Científica: da inquietude ao sucesso! Palavra do orientador.0 / 1. formar e organizar um pensamento (próprio ou não). uma explicação.: 201101088861) Pontos: 1. fenômenos e coisas. Disponível em: . a 7 Questão (Ref. e a vida dos profissionais é uma constante renova ção destes desafios (MARQUES. perguntar.Estabelecer semelhanças e diferenças entre situações. cabe ressaltar um interessante comentário: Pesquisar é pensar. 2003). Cláudia de Lima. é buscar uma visão. Saber pesquisar é uma maneira para enfrentar qualquer desafio novo. neste ponto. bem como o método e as técnicas para sua realização levantamento de dados sem que seja necessária a elaboração de objetivos gerais e específicos. criticar. a busca de sua solução. identificando as relações históricas entre os fenômenos investigados para poder compreender o presente.: 201101080012) Pontos: 1. descobrir. enfim. uma idéia. bem como de uma metodologia específica.0 / 1.se afirmar que a pesquisa se caracteriza pelo: (MARQUES. levantamento de dados que não exigem necessariamente a escolha de um método. já que pesquisar é uma tarefa que realizamos no cotidiano. discutir. 2003.0 Estudamos o conceito de pesquisa e. Acesso em: 14 mar. é alcançar um resultado que apazigúe ou que confirme a inquietude inicial. levantamento de dados secundários e sua compilação com ou sem a referência à fonte da informação porque é uma atividade acadêmica e não científica.0 .) levantamento de dados a partir da delimitação e problematização de um tema. levantamento de dados para a construção de uma visão geral de um assunto qualquer. prescindindo de qualquer problematização. Sobre esta tarefa acadêmica e científica pode. refletir. ler. é construir. uma solução para as perguntas e problemas que nos movimentam e interessam.

: 201101080018) Pontos: 1. Racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar resposta aos problemas que são propostos. artigos de periódicos e atualmente. documental.0 / 1. levantamento. Estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. experimental. com material disponibilizado na Internet. Constitui característica marcante da pesquisa experimental o fato de ser elaborada a partir de: Materiais que não receberam tratamento analítico. Formal e assistemático e não que tem como objetivo proporcionar resposta aos problemas que são propostos. a 9 Questão (Ref.0 Do ponto de vista dos procedimentos técnicos. Informal e sistemático que tem como objetivo proporcionar resposta aos problemas que são propostos. Racional e informal que tem como objetivo proporcionar resposta aos problemas que são propostos. Envolvimento e do estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos.A Pesquisa é uma ação acadêmica e por isso o pesquisador deve levar em conta determinadas condições e critérios para que seja validada. de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento. constituído principalmente de livros. expost-facto. estudo de caso e pesquisa-ação. tais como: bibliográfica. na qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Diante disso podemos afirmar qu e a pesquisa deve ser um procedimento: Racional e assistemático que tem como objetivo proporcionar resposta aos problemas que são propostos. Material já publicado. . segundo Gil (1991). podemos classificar a pesquisa científica em diferentes tipos.

: 201101088160) Pontos: 1. a 10 Questão (Ref. chama-se: Pesquisa Documental.0 O procedimento de investigação de algo já ocorrido através de registros e análises voltadas para o entendimento de algo presente. Pesquisa Histórica Pesquisa de campo.Um objeto de estudo. selecionando.0 / 1. Pesquisa Bibliográfica.se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo e definindo-se as normas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. . Estudo de Caso.