You are on page 1of 4

NORMAS DE UTILIZAÇÃO E SEGURANÇA PARA OS

LABORATÓRIOS

Equipe colaboradora:
Docentes e Servidores Técnicos dos Laboratórios

AOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, SERVIDORES DOCENTES E
TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS E DEMAIS USUÁRIOS DE LABORATÓRIO:

A.1. Regras de Uso

A.1.1. Inicialmente, os interessados deverão procurar o Técnico Responsável pelo
Laboratório, doravante Assistente de Suporte Acadêmico, com antecedência a ser definida pelo
Responsável do Laboratório, para: cadastramento do usuário, entrega de cronograma de atividades
e agendamento de treinamento, orientação nas análises e na utilização de materiais e
equipamentos.
A.1.2. No caso de não comparecimento do usuário agendado e/ou falta de justificativa, o
agendamento será automaticamente cancelado.
A.1.3. O Laboratório pode ser utilizado fora do horário normal de expediente, por meio de
solicitação por memorando e autorização do Professor Responsável pelo Laboratório ou Chefe do
Departamento (ou Vice-Chefe, na sua ausência).
A.1.4. Os usuários devem sempre assinar o Livro de Frequência do Laboratório ou Lista de
Presença, ao realizarem suas atividades.
A.1.5. As análises dos trabalhos de graduação, pós-graduação e de estágios são de
responsabilidade do usuário. Portanto, o discente deverá realizar as atividades com a orientação do
técnico ou do responsável pelo laboratório, como parte do processo de aprendizado.
A.1.6. O Assistente, responsável pelo Laboratório, tem como principais atribuições: a) auxiliar
os docentes no preparo de aulas práticas e na realização de pesquisas; b) fazer a solicitação de
compra de materiais para o laboratório, através do Departamento; c) orientar os usuários na
realização das análises, preparo das soluções e manuseio de equipamentos, somente se estiver
disponível para auxiliá-los. No caso, de laboratórios sem Técnicos, cabe ao Professor Responsável,
junto ao Departamento, designar um servidor técnico ou pesquisador ou aluno de pós-graduação,
para realizar essas atividades.

Antes de manusear qualquer produto químico leia o rótulo e a ficha de informação de segurança de produtos químicos (FISPQ). antes e após as atividades.3.5. Informe-se com o Professor ou Assistente de Suporte Acadêmico. energia ou gás. derramamento e descarte de resíduos.2. certifique-se de que haja água nas torneiras. como consta no POP. Antes de iniciar as tarefas diárias. É proibida a permanência de pessoas. As bancadas e equipamentos devem ser limpos pelo usuário. Siga corretamente o POP de cada atividade e as orientações passadas pelos responsáveis pelo laboratório. os riscos à saúde.2. B 1. de acordo com a recomendação da FISPQ do produto. Lave sempre as mãos antes e depois de calçar as luvas .8. Produtos químicos devem ser manuseados com luvas adequadas.A. e se os equipamentos necessários para as atividades estão em perfeito estado de funcionamento.5.2. luvas ou óculos de proteção fora do laboratório. a incompatibilidade e os procedimentos para manuseio.2. B 1. que não conhecem as normas de segurança e não estão adequadamente vestidas.2.2. B.7. conforme o POP (Procedimento Operacional Padrão) de limpeza e higiene estabelecida para cada atividade. Regras de Segurança A. as medidas de proteção coletiva e individual. pulseiras. É obrigatório seguir as orientações do POP da atividade a ser realizada. B 1. A. para inteirar-se sobre: a sua toxicidade. É proibido correr no laboratório. Os materiais de uso pessoal dos frequentadores do laboratório devem ser colocados em locais apropriados e previamente estabelecidos.2.2. sobre: o Mapa de Risco e Sinalizações de Segurança. exceto se estiver transportando produtos químicos ou amostras de análises. A. É proibido o uso de aventais e jalecos de laboratório. necessários a cada atividade. Regras Básicas de Segurança no Laboratório Algumas regras de segurança que o usuário deverá colocar em prática para sua segurança e de seus colegas: B 1. precauções e procedimentos a serem tomados.2.4. Não beba. A.6. antes de iniciar as atividades no laboratório. estranhas ao laboratório. inflamabilidade e explosividade. B 1. A.1. anéis ou qualquer ornamento no laboratório. A. O laboratório deve estar sempre organizado. É proibido o uso de relógios.2. B 1.2.3.1. A. para conhecer os riscos do laboratório.4. Dentro do Laboratório use os Equipamentos de Proteção Individual.6. coma ou guarde alimentos dentro do laboratório. A.

12. e identifique-os para essa finalidade.14. Armazene em bombonas ou recipientes apropriados. Nesse caso. nome do professor responsável (orientador) e data de preparo e de validade ou de descarte da amostra. evite brincadeiras e correria no laboratório. coloque as tampas sobre a bancada. B 1. B 1. B 1. Consulte a FISPQ do produto ou assistente antes de efetuar a remoção. Trabalhe com atenção. Não testar amostras ou reagentes pelo sabor e/ou odor. pesticidas) ou material biológico (fungos. Em caso de acidentes mantenha a calma e chame o Professor ou Assistente Responsável e na ausência deles. de forma que não haja risco de exposição dos objetos perfurocortantes. em seguida.17. balão volumétrico.22.23. B 1. B 1. quando estiver manuseando produtos químicos ou biológicos. Faça a tríplice lavagem dos vidros vazios de reagentes. lascadas ou quebradas. B 1. fornecida pelo Laboratório. B 1. Esvazie e enxágue 03 vezes com água (tríplice lavagem) as vidrarias utilizadas durante as atividades (proveta. calma.20. telefones. álcool) perto de chamas ou fontes de calor (estufas e outros).11. B 1.7. nome da pessoa que a preparou. Nunca leve as mãos à boca ou aos olhos. É proibido o manuseio de maçanetas. Ao abrir os frascos.21. resíduos sólidos) segundo as Normas de Descarte de Resíduos da UNESP e Leis correlatas. etc.9. puxadores de armários ou outros objetos de uso comum por pessoas usando luvas para evitar a contaminação cruzada expondo outras pessoas a produtos químicos (reagentes. principalmente em dias e horários fora do expediente normal de trabalho. Embrulhe muito bem em papel as vidrarias trincadas. B 1.15. Becker.10.24. comunicar o Agente de Vigilância e Recepção. utilize pipetadores automáticos ou mecânicos. B 1. Retire os rótulos dos frascos por completo e encaminhe para descarte. B 1. e avise o assistente responsável pelo ocorrido. Identifique as amostras para análises com etiqueta padrão. Descarte todos os produtos gerados pelo laboratório (substâncias químicas. Verifique sempre antes de conectar equipamentos elétricos se a tensão do . seriedade. B 1.) com produtos químicos. bactérias). Nunca pipetar produto com a boca. Use luvas antitérmicas sempre que manusear materiais quentes e/ou frios. Limpe imediatamente qualquer derramamento de reagentes. com o encaixe para cima. o Agente de Vigilância e Recepção.16.13. B 1.para manipulação de qualquer produto químico. Evite sempre trabalhar sozinho no laboratório. e coloque a água da lavagem em recipiente próprio para descarte do produto. esses pacotes para posterior recolhimento. armazene-as em local apropriado e predeterminado pelo responsável do laboratório. B 1. B 1. B 1.19. Descarte a água dessas lavagens em frascos próprios para resíduo. B 1.18. Jamais manipule produtos inflamáveis (por exemplo. Conserve os frascos de produtos químicos fechados. Rotule imediatamente qualquer reagente ou solução preparada e as amostras coletadas com nome do reagente / amostra.

26. início e término do experimento (data e/ou horário).br experimento.feis. Eng. Não deixe equipamentos elétricos de uso restrito ligados sem acompanhamento.unesp. fora do expediente normal. Civil. Elétrica. Nela devem constar as seguintes informações: nome e telefone do responsável.27. e no caso de reincidência será proibido de utilizá-lo. B 1. Mecânica.equipamento e a tensão da rede são compatíveis. preencha uma ficha de identificação colocando-a em local visível e próximo ao Campus de Ilha Solteira Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Cursos: Agronomia. Avenida Brasil Centro. ao sair do laboratório.unesp. Matemática e Zootecnia. Física. Eng. Ciências Biológicas. Eng. deve desligar todos os equipamentos e aparelhos que utilizou.feis. Ao se ausentar de sua bancada ou deixar análises não finalizadas. O último usuário.28. B 1. B 1. 56 Caixa Postal 31 CEP 15385-000 Ilha Solteira São Paulo Brasil pabx (18) 3743 1000 fax (18) 3742 2735 scom@adm. B 1. Na ausência de respeito às Normas e Regras do laboratório o usuário será advertido.br www.25. .