Nome: _____________________________________ Turma: ___ Nº: _____

ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º PINTOR ALMADA NEGREIROS

Ciências Físico-Químicas Ficha nº 1
Objectivos: Transformações químicas e físicas; Equações de palavras; Reacções de oxidação-redução, precipitação e ácido-base; Escala de pH; 1 - Estabelece a correspondência correcta entre as duas colunas Coluna I A. Acção do calor B. Acção da luz C. Acção mecânica D. Acção da corrente eléctrica E. Junção de substâncias 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Coluna II Amarelecimento das folhas das plantas Explosão de dinamite numa pedreira Acender um fósforo Electrólise do cloreto de sódio fundido Cozer pão Fotossíntese Amadurecimento da fruta Colocar palha de aço numa solução aquosa de sulfato de cobre.

2 - Considera a transformação representada pela seguinte equação de palavras: Sulfato de cobre (aq) + ferro (s) cobre (s) + sulfato de ferro (aq) 2.1 - Classifica a transformação em física e química. Justifica a tua resposta. 2.2 - Faz a leitura da equação de palavras apresentada. 3 - Numa reacção química, indica a designação dada às: 3.1 - substâncias inicias de que se parte. 3.2 - novas substâncias que se formam. 4 - Considera a equação de palavras que traduz a reacção ocorrida entre o nitrato de chumbo, em solução aquosa, e o cromato de potássio, também em solução aquosa: nitrato de chumbo(aq)+cromato de potássio(aq) cromato de chumbo(s)+nitrato de potássio(aq) 4.1 - Indica os reagentes e os produtos da reacção. 4.2 - Faz a leitura da equação de palavras apresentada. 5 - Traduz as reacções seguintes pelas equações de palavras correspondentes. 5.1 - O ácido clorídrico, em solução aquosa, reage com o hidróxido de sódio, em solução aquosa, originando cloreto de sódio em solução aquosa e água no estado líquido. 5.2 - O zinco, no estado sólido, reage com o ácido clorídrico, em solução aquosa, originando cloreto de zinco em solução aquosa e hidrogénio no estado gasoso.

Completa o esquema de palavras que representa. pH a 25ºC 1 3 5 7 9 11 13 8.Identifica o comburente e o combustível.5 . genericamente.Considera o seguinte esquema químico.uma solução que torne carmim uma solução alcoólica de fenolftaleína.1.1 .Quando juntamos uma solução ácida com uma solução básica ocorre uma reacção química. __________ (aq) + __________ (aq) __________ (aq) + __________ (l) 9. 9 .Considera as seguintes soluções: A.Como poderias determinar experimentalmente o carácter químico destas soluções aquosas? 7. 8.6 .1 .Classifica-as em ácidos ou bases.1 .uma solução ácida. D.1. 8. 7.Como se pode reconhecer que ocorreu uma reacção química? 9.a solução mais ácida.a solução mais básica.1.Identifica os reagentes e os produtos desta reacção.2 .1.2 . 8. 8.1 .1.2 .Das soluções apresentas na tabela anterior.1 . 8. 9.Considera a tabela seguinte: Solução A B C D E F G 8. 7 .1.1. C. 6.3 . 8.1.uma solução que torne vermelha a tintura azul de tornesol.O que são indicadores ácido-base? 8 .4 .uma solução neutra.7 . indica: . E. que traduz a combustão do gás propano: Propano(g) + Oxigénio(g) Dióxido de carbono(g) + Água(g) 6.8 .uma solução básica.2 .3 .3 . Sumo de laranja Sumo de limão Limpa-vidros Vinho Detergente da louça 7.Indica os reagentes e os produtos da reacção. 8. uma reacção entre uma solução ácida e uma solução básica. B.as soluções por ordem crescente de acidez.6 .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful