QUESTÕES DE QUÍMICA – PROF. DR.

JAIR

Q.01 - Os carbonatos de metais alcalinos e alcalino-terrosos podem ser obtidos a partir de seus óxidos, conforme a equação abaixo: MxO(s) + CO2(g)  MxCO3(s), para M = Na, K, Ca e Mg. O diagrama a seguir apresenta os valores da energia de Gibbs padrão, rG, para a formação de alguns destes carbonatos, em função da temperatura.

Com base neste diagrama, é correto afirmar que: (A) a entropia de formação dos carbonatos é constante. (B) a entropia de formação dos carbonatos é positiva. (C) a formação dos carbonatos é favorecida pelo aumento de temperatura. (D) o carbonato de cálcio se decompõe espontaneamente acima de 400°C. (E) os carbonatos de metais alcalinos são mais instáveis que os de metais alcalinos terrosos. Q.02 Estão representadas abaixo as estruturas químicas do paracetamol e do ácido acetilsalicílico, fármacos utilizados como analgésicos.

Quando estas substâncias são submetidas às condições de hidrólise, espera-se que:

hipertenso que utiliza furosemida regularmente (um diurético de alça)........ o ácido fosfórico se dissocia. (D) ocorra substituição eletrofílica aromática...5 ml/dose.K = 39.. respectivamente? (Dados: Peso Atômico . (B) o paracetamol seja mais reativo. De acordo com os dados acima...65 e 153. com as respectivas constantes de dissociação.. Em meio aquoso.100 ml Tomar 7...03 e 120....(A) ambas tenham a mesma reatividade. durante 10 dias. apresentando os seguintes valores de pKa: pK1 = 2...0 (E) 5......04 O ácido fosfórico e seus derivados têm aplicação na formação de soluções tampão.4 (B) 7..55 e 111....0 Q... pK2 = 6.6% Xarope Simples qsp.38 (lembre-se que pKas indicam valores de pH onde um ácido alcança sua meia-dissociação).0 (C) 6. 45 anos... Q. Foi a uma farmácia de manipulação e solicitou o aviamento da fórmula apresentada na seguinte prescrição médica: KCl.. seguido de nova avaliação médica.03 O paciente JIF.... As equações abaixo mostram as estruturas dos compostos correspondentes às três dissociações do ácido fosfórico. ..6 (D) 4.. quantos mEq de K+ o paciente estará ingerindo por dose do xarope e quantos mEq de K+ terá ingerido ao término do tratamento. necessita realizar terapia de reposição de potássio.55 e 91...02 e 100... (C) o ácido acetilsalicílico seja mais reativo.15.10 Cl = 35. 2 x/dia.. (E) não haja reação de hidrólise....... desativantes de metais catalisadores de processos de auto oxidação e na conservação de vários produtos provenientes da indústria alimentícia..50) (A) 5.82 e pK3 = 12..

justificando sua resposta. ou D) seria a principal em pH fisiológico (~ 7.a) Tendo em vista os valores de pKa acima. após a primeira dissociação (equação I). b) Considerando-se ainda os valores de pKa. e considerando os valores de constante de dissociação e pKas fornecidos acima. indique qual das espécies (A.12 mol/L de K2HPO4 mais 0. apresentada abaixo. notam-se variações crescentes nos valores de ∆pKa entre as equações I. Qual a razão dessas variações crescentes nos valores de ∆pKa? c) A composição formal de uma solução tampão é 0. o que pode ser qualitativamente entendido como uma “resistência” do ácido fosfórico a novas dissociações.0). B. . II e III. C. Utilizando a Equação de Henderson-Hasselbach.08 mol/L de KH2PO4. calcule o pH desta solução.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful