You are on page 1of 6

O batismo nas águas é um ritual em que uma pessoa convertida é baixada para dentro de água

e levantada. É uma declaração pública que essa pessoa crê em Jesus e agora faz parte da
igreja. O batismo nas águas não é essencial para a salvação mas é uma ordenança de Jesus.

Quem pode ser batizado nas águas?

Qualquer pessoa salva pode e deve ser batizada. Uma pessoa é salva quando se arrepende de
seus pecados, aceitando Jesus como seu salvador, pela fé (Romanos 10:9-10). Arrependimento
é reconhecer seus pecados e decidir mudar de vida. Aceitar Jesus como salvador é acreditar e
aceitar que Jesus levou o castigo que você merece por seus pecados na cruz, dedicando sua
vida a ele em gratidão.

Quem não é salvo não deve ser batizado porque o batismo nas águas representa um
compromisso sério com Jesus. Mas quando alguém é salvo, deve ser batizado. O batismo nas
águas mostra que a pessoa tem um compromisso sério com Jesus. Muitas igrejas temem
aceitar pessoas não batizadas como membros porque ainda não mostraram esse
compromisso.

Veja aqui: o que diz a Bíblia sobre o batismo de bebês?

Como é a cerimônia de batismo?

A Bíblia não dá nenhuma fórmula exata para realizar o batismo nas águas. O mais importante é
deixar claro que a pessoa está sendo batizada porque crê em Jesus. Os batismos realizados na
Bíblia não estão descritos em grande detalhe mas existem alguns elementos que normalmente
aparecem:

A pessoa que quer ser batizada – um batismo só acontece quando há alguém que expressa o
desejo de ser batizado – Atos dos Apóstolos 8:36

A pessoa que batiza – deve ser crente; quem discipula pode batizar (Mateus 28:19-20);
normalmente uma ou duas pessoas batizam o novo crente

Uma declaração de fé – só deve ser batizado quem confessa Jesus como seu salvador, por isso
normalmente se pede que a pessoa declare sua fé antes de ser batizada – Atos dos Apóstolos
8:37-38

Água – a água representa a purificação dos pecados; não é preciso nenhuma água especial
para ser batizado

‘saiu da água’. (Romanos 6:4. mas o batismo por imersão tem um significado mais completo. 9. — Mateus 28:19. Assim como Jesus morreu na cruz. como a aspersão. representa sua identificação com a morte de Jesus. O que significa o batismo? A Bíblia compara o batismo com um sepultamento. muitas pessoas que batizam usam a fórmula: “no nome do Pai. e um dia ressuscitará para a vida eterna.O ato do batismo – a pessoa é batizada no nome de Jesus. ele precisa ser mergulhado na água e depois levantado. (Mateus 3:13. representa sua identificação com a ressurreição de Jesus (Romanos 6:3-5). 1 João 1:7) Mas. Quando sai da água. 16) A Bíblia também fala de um etíope que. dedicada a Deus. 20. é como se ela começasse uma vida nova. O que é o batismo? A resposta da Bíblia Para alguém ser batizado. sendo submersa na água e levantada. podem ter acontecido. pronta para fazer a vontade de Deus. Jesus disse que seus discípulos deviam ser batizados. do Filho e dos Espírito Santo” . A Bíblia ensina que os nossos pecados podem ser apagados somente por meio do sangue de Jesus. — Atos 8:36-40. onde havia água suficiente para fazer isso. Outras formas de batizar. O batismo mostra que a pessoa tem fé no sacrifício de Jesus Cristo e que. por causa disso. para que uma pessoa se beneficie do sacrifício . (Romanos 5:8. Colossenses 2:12) Como assim? Quando uma pessoa é mergulhada na água. essa pessoa agora tem uma vida nova. depois de ser batizado. Assim como Jesus ressuscitou. Quando é levantada. * É por isso que Jesus foi batizado num rio. (1 Pedro 3:21) Por isso. morresse. é como se a vida que ela levou até aquele momento ficasse para trás.leia aqui: o batismo deve ser feito em nome de quem? O batismo por imersão era a forma mais frequente de batizar na Bíblia. essa pessoa também morreu para o pecado. Veja também: o batismo deve ser por imersão? Quando a pessoa entra na água. ela tomou alguns passos para ter uma consciência limpa perante Deus. Será que o batismo tira os pecados de alguém? Não.

— Mateus 19:13-15. os bebês também eram. a Bíblia diz que os filhos de um cristão seriam santos. ou puros. (Atos 8:12) Isso envolve estudar a Palavra de Deus. aplicar o que aprende e se arrepender de seus pecados. 38. — Atos 2:22. Mitos sobre o batismo Mito: Derramar um pouquinho de água na pessoa já é o suficiente para que ela seja batizada. ela fala o seguinte sobre um carcereiro e sua família na cidade de Filipos: “Ele e todos os da sua casa foram batizados. e não por serem batizados enquanto bebês. Fato: Nesse exemplo. .” — Atos 16:31-34. A Bíblia aprova o batismo de bebês? Não. 3:19. Mas só quem tem idade suficiente para entender as “boas novas a respeito do Reino de Deus” e acreditar nelas é que pode ser batizado.dele. Um bebê não pode fazer isso. vemos que o carcereiro e sua família se converteram e foram batizados porque entenderam “a palavra de Jeová” e “se alegraram muito”. Em todos eles. Essa ideia nem aparece na Bíblia. Por exemplo. 34) Assim. quando uma família era batizada. Algumas religiões fazem uma cerimônia em que jogam um pouquinho de água na cabeça do bebê como símbolo de que ele foi batizado e dão um nome para ele. — Atos 8:36-39. Além disso. ela precisa ter fé em Jesus. * Mito: A Bíblia dá a entender que. Por exemplo. Mito: Jesus apoiou o batismo de bebês quando disse que o Reino de Deus pertence às crianças. as pessoas entraram totalmente na água. começar a fazer o que ele ensinou e ser batizada. quando Filipe batizou um homem etíope. por causa da fé dos pais. * — 1 Coríntios 7:14. Fato: A Bíblia fala de vários batismos. 41. Um bebê não teria entendido a palavra de Jeová. (Atos 16:32. Marcos 10:13-16. eles “desceram à água” e depois ‘saíram da água’. — Atos 2:38. chegamos à conclusão de que nenhum bebê na família desse carcereiro foi batizado.

O desejo de honra e reconhecimento. atração e desejo por outra pessoa ou pessoas. mas seja um exemplo para os crentes na palavra. a verdade é que eu sou apenas jovem uma vez. Romanos 6:23) Zelo pela pureza . ele não estava falando sobre o batismo.Fato: Quando Jesus disse isso. Mas.” Quais são os desejos juvenis? O termo “paixões da mocidade” pode abranger muitas áreas. na pureza. mocidade?” Só sou jovem uma vez. em vez de um amor genuíno por meu Pai. Buscai a justiça. como eu uso as oportunidades que me foram dadas? Paulo escreve: “Que ninguém despreze a vossa juventude. “Fujam também os desejos juvenis. Então. Ser atraído por alguém não é errado.” 1 Timoteos 4:12. A luxúria por dinheiro. Lucas 18:16. a fé. O resultado de viver de acordo com as minhas concupiscências – permitir pensamentos e idéias que não são puros para viver e residir em meu coração e mente – é o pecado. Ele estava explicando que para uma pessoa receber as bênçãos do Reino de Deus ela deve ser humilde como uma criança. Como faço para usar esse breve tempo na minha vida? Há muito com o que eu posso estar ocupado com como um jovem. pode haver toda uma série de fantasias impuras. O desejo pelo poder. Isso arruína minhas relações com os outros. na fé. em si mesmo. pensamentos e idéias que bombardeiam minha mente. mais frequentemente do que não. 17. O mundo está aberto e cheio de possibilidades. o amor. Ele também escreve em 2 Timóteo 2:22. no amor. a paz com os que invocam o Senhor de coração puro. Quando se trata dessa luxúria particular. a atração é muitas vezes enganosa e. Mas. na conduta. Ela dificulta. — Mateus 18:4. no espírito. E não menos importante. (Gálatas 6:18. corrompe e destrói a cada passo. E o que o pecado faz? Separa-me em meu espírito de Deus. leva a minhas próprias luxúrias e desejos dirigindo minhas ações.

” 2 Timoteo 2:21. ao amor e à paz! Um rosto como um sílex Devo permitir que Deus e Sua Palavra formem e direcionem minha vida. e Ele é capaz de usá-los para realizar Sua boa e perfeita vontade na terra. Ele está encorajando-o a tomar uma batalha contra a impureza. palavra. e lute e batalhe pela pureza que eu li em Sua Palavra. claro. mais clara e séria se torna. E. O resultado da fidelidade Quanto mais procuro a vontade de Deus para minha vida. Eles são extremamente preciosos aos olhos de Deus. Quando penso na esperança e nas promessas que o Evangelho oferece – quando penso no objetivo final: ser como ele – então não há nenhum ponto de interrogação de fugir das paixões juvenis. a rejeitar conscientemente o que não tem base na vontade de Deus ou na Palavra em sua vida. Tenho esse mesmo zelo no meu próprio coração? Alinho minha vida com o que a Palavra de Deus diz? Ou posso deixar espaço para uma pequena impureza “aqui e ali”? Jesus possuía tanto zelo no Seu coração. Torna-se bastante óbvio: devo lançar toda a impureza no lixo e correr pela minha vida em direção à justiça. (Isaías 50: 7) Ele se entregou inteiramente à vontade de Deus e não permitiu que a impureza se manifestasse em Sua vida. Deus me ajudará nisso. se alguém se purificar destas coisas. Não há dúvida sobre nutrir ou mimar minha própria carne pecaminosa com um pouco de flerte aqui ou um pensamento indulgente ali. Os jovens que fogem das luxúrias juvenis e lutam pela pureza em suas vidas são poucos e distantes entre si. olhar e intenção. Paulo exorta Timóteo a fugir das paixões da juventude. Para rejeitá-los completamente. Seu rosto estava posto como um pederne contra o pecado. . Ele está encorajando Timóteo a buscar e viver de acordo com o padrão de pureza que Jesus estabelece em Mateus 5: 27-30: Pureza em cada pensamento. à fé.“Portanto. Ele vai se certificar de que eu não fique envergonhado. será vaso para honra.Não é nenhum milagre que Paulo usou palavras tão fortes! Sua exortação a Timóteo é inegavelmente relevante e incrivelmente útil quando se trata de ensinar-me como posso manter meu coração e consciência puros diante do rosto de Deus. Paulo não está exortando Timóteo a fugir sempre que ele é tentado ou atraído por alguém. santificado e útil ao Senhor. e preparado para toda boa obra. Havia um zelo intenso em seu coração por pureza e piedade.

.Você deseja ser alguém que é firme na pureza e preparado para toda boa obra? Aquele que é como Jesus. Deus vai ricamente pagar cada alma que está disposta a fazer isso por amor a Ele. seu Mestre? Então aceite este desafio! Escolha ser um desses jovens raros com um rosto como uma pedra (sílex) contra qualquer indício de impureza.

Related Interests