You are on page 1of 19

Simulado XLIII para o concurso da Polícia Federal

Perito Criminal Federal – Área 6 – Química / Engenharia Química
Resoluções

Questões visando o provável edital futuro. Elaboração das questões: Robson Timoteo Damasceno Resolução das questões: Robson Timoteo Damasceno Bons Estudos e Rumo à ANP!

Conhecimentos Básicos
A desigualdade e a sustentabilidade estão diretamente ligadas aos desequilíbrios na inclusão das pessoas nos processos produtivos. A mão de obra, a nossa imensa capacidade ociosa de produção, mais parece um problema do que uma oportunidade. O fato essencial para nós é que o modelo atual subutiliza a metade das capacidades produtivas do país. Evoluir para formas alternativas de organização torna-se simplesmente necessário. Assim, o drama da desigualdade não constitui apenas um problema de distribuição mais justa da renda e da riqueza: envolve a inclusão produtiva digna da maioria da população desempregada, subempregada, ou encurralada nos diversos tipos de atividades informais. Um PIB que cresce mas não inclui as populações não é sustentável. No âmbito global, esse é um problema que atinge quase dois terços da população mundial a quem se trava o acesso ao financiamento, às tecnologias, ao direito de cada um ganhar o pão da sua família. Ignacy Sachs, Carlos Lopes e Ladislau Dowbor. Crises e oportunidades em tempos de mudança. Jan./2010. Internet: <http://dowbor.org> (com adaptações). Julgue os itens a seguir, a respeito das estruturas linguísticas e da organização das ideias no texto acima. 1 - O período sintático que inicia o segundo parágrafo apresenta a ideia que resume a argumentação desenvolvida no texto. Correto De fato, as ideias espalhadas no restante do texto estão ali condensadas. 2 - No trecho “da renda e da riqueza: envolve” a função do sinal de dois-pontos corresponde à função de um conectivo explicativo; por isso, preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se reescrever esse trecho do seguinte modo: da renda e da riqueza, pois envolve. Correto É verdadeira a informação. 3 - No desenvolvimento da argumentação, apesar de enfraquecer a ideia de oposição, a substituição de “mas” em “Um PIB que cresce mas não” por “e” mantém a coerência e a correção do texto. Correto De fato, é possível a substituição, mas o uso de “mas” deixa a frase mais enfática. 4 - O uso da preposição “a” antes do pronome “quem” no último parágrafo é exigência da relação entre o verbo travar e a expressão “dois terços da população mundial”; mas o uso da mesma preposição antes das palavras “financiamento”, “tecnologias” e “direito”, todas na linha 17, é exigência da palavra “acesso”. Correto Adequadas observações. 5 - A ocorrência da preposição “em” nos termos “na inclusão” e “nos processos” indica que esses dois termos complementam “desequilíbrios”. Errado A segunda expressão está complementado “inclusão das pessoas”, ao contrário.

6 – A expressão “a nossa imensa capacidade ociosa de produção” deve ser, necessariamente, demarcada por vírgulas porque sua função é a de explicar como deve ser compreendida, no desenvolvimento da argumentação, “A mão de obra”. Correto Se a função fosse restritiva, não haveria vírgulas. 7 – Trata-se de um texto descritivo. Errado O texto é dissertativo. Nos itens a seguir são reproduzidos trechos de textos. Julgue-os quanto à correção gramatical. 8 – A ciência e a religião deixou em seu espírito profundas marcas. Errado A concordância está errada – “deixaram” é o certo. 9 – Não se assistem a bons filmes há muito tempo. Errado O certo seria “não se assiste”. 10 – Prefiro antes morrer do que deixar de fazer meu dever. Errado Essa construção com o verbo “preferir” está incorreta. 11 – Encontrar face a face a moça a qual há pouco fazia referência, era o momento supremo a que aspirava. Correto Tudo certo. 12 – Tais costumes provém da época da faculdade. Errado O certo seria “provêm”. 13 – Ainda que me ajudasses, não conseguiria terminar o trabalho. Correto Certa frase. 14 – Fazem anos que eu não via um pião como esse, igual ao que haviam no interior e que atualmente não existem mais. Errado O certo é “faz anos” e “havia no interior”. 15 – Os jovens parecem estar decididos. Correto Adequada frase.

Ofício 75/99 Excelentíssimo Senhor Secretário, 1. Apraz-nos levar ao conhecimento de Sua Senhoria, para os fins pertinentes, que recebemos solicitação do Ministério da Educação do Chile, relativa ao envio do material resultante do seminário “Perspectivas de Educação a Distância na América Latina”, realizado em Brasília-DF, nos dias 19 e 20 de novembro último. 2. Muito nos agradeceria a Vossa Senhoria, encaminhar-nos o referido material, com a maior brevidade possível, para que o mesmo possa ser remetido aos interessados. 3. Aproveitamos o ensejo para reiterar a Sua Senhoria protestos de consideração e apreço. Brasília, 30 de novembro de 1999. _______________José da Silva_______________ Diretor Com relação às características do texto, avalie os próximos itens. 16 – Todos os parágrafos do texto podem aparecer sem numeração seqüencial. Errado A numeração está correta. 17 – A data deveria vir à direita do papel, antes do vocativo. Correto Esta é uma correta sugestão. 18 – O vocativo também deveria ser numerado. Errado Vocativo nunca é numerado.

Considerando a figura ao lado, que mostra uma janela do software Excel 2003 contendo uma planilha em processo de edição, julgue os próximos itens. 19 – Para se calcular a média de desabrigados nos estados considerados na planilha, é suficiente digitar a fórmula =Média (B2:B6) e pressionar a tecla ENTER. Correto Esta é a fórmula correta. 20 – O gráfico mostrado na figura, por conter valores em percentual, não foi criado a partir do conteúdo da planilha em edição. Errado È um dos recursos da edição de gráficos colocar desta maneira automaticamente. 21 – Ao se selecionar a planilha, clicar a opção Filtrar no menu DADOS e escolher, na lista disponibilizada, a opção Autofiltro, é possível selecionar o número de desabrigados de apenas um estado e, nessa situação, o gráfico também será alterado. Correto Certa informação. 22 – A função do botão é procurar uma cadeia de caracteres na planilha.

Errado Este botão é o visualizar impressão.

23 – O botão

serve para aumentar o tamanho das células.

Errado Este botão serve para mesclar e centralizar. 24 – O botão serve para importar tabelas de outros softwares.

Errado Serve para mudar as bordas. 25 – A janela está maximizada. Errado Não, como podemos ver pelo botão .

Acerca do raciocínio lógico, avalie os próximos itens. 26 – Duas pessoas carregam fichas nas cores branca e preta. Quando a primeira pessoa carrega a ficha branca, ela fala somente a verdade, mas, quando carrega a ficha preta, ela fala somente mentiras. Por outro lado, quando a segunda pessoa carrega a ficha branca, ela fala somente mentira, mas, quando carrega a ficha preta, fala somente verdades. Se a primeira pessoa diz "Nossas fichas não são da mesma cor" e a segunda pessoa diz "Nossas fichas são da mesma cor", então, pode-se concluir que a segunda pessoa está dizendo a verdade. Correto Se a primeira pessoa falou primeiro e está dizendo a verdade, ela carrega a ficha branca, logo a outra pessoa estaria carregando a ficha preta. Mas isso é impossível, visto que se assim fosse ela não diria o que disse. Se a primeira pessoa falou primeiro e mentiu, ela carrega a ficha preta e a segunda pessoa carregaria a ficha preta também. Nessa situação, a segunda pessoa diria a verdade, e este é um caso possível. O mesmo raciocínio vale para o caso da segunda pessoa falar primeiramente. Logo, no caso citado a segunda pessoa sempre fala a verdade. 27 – Um grupo de amigos saiu para assistir a um filme no cinema do bairro. Lá chegando, constataram que o preço das entradas para todos, refrigerantes e pipoca era de R$ 585,00. Esse valor deveria ser dividido inicialmente entre todos do grupo, mas, por delicadeza, os integrantes do grupo que moravam nesse bairro revolveram dividir entre eles o valor correspondente ao que cabia aos 4 integrantes que não moravam no bairro, o que acrescentou à despesa de cada um dos primeiros a quantia de uns 20 reais. Com base nessa situação hipotética, é certo que no grupo de amigos havia menos de 8 moradores do bairro onde fica o cinema. Errado A situação pode ser expressa como: 585/x = 585/(x-4) + 20 Resolvendo temos a equação do segundo grau: 2 585x – 585.4 = 585x + 20x – 4.20x 2 Ou 20x -4.20x +585.4 = 0 2 x –4x + 117 = 0 Logo, x é 13.

28 – No item anterior, o total que os amigos do bairro pagaram é maior que 50 reais. Errado 585/13 = 45 reais. 29 – No presente ano, temos a Copa do Mundo, evento que se repete a cada 4 anos. Considerando-se que essa periodicidade seja permanente e que nenhum fato impeça a realização desse evento em algum ano, é correto afirmar que o ano de 3018 é ano de Copa. Correto Temos que fazer a conta (3018 – 2010) / 4 = 252. Como o valor é inteiro, então é ano de Copa realmente. 30 – Ainda de acordo com o item anterior, podemos concluir que até 3018 já terão sido realizadas mais de 250 Copas após a atual. Correto Sim, pois o número encontrado foi 252. Começou no dia 3 de maio, na sede da ONU de Nova York, a 8ª Conferência Mundial sobre a Revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), que é realizada a cada cinco anos para reavaliar e verificar a implementação de suas regras. O encontro, que continua até o dia 28 de maio, reúne as 189 nações signatárias do tratado. Um dos objetivos dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU para 2010 é incentivar a adesão de mais países ao Protocolo Adicional ao TNP, lançado em 1997. Veja.com – Seção Perguntas & Respostas Acerca do assunto acima tratado, avalie os próximos itens. 31 - O tratado tem como objetivos impedir a proliferação da tecnologia usada na produção de armas nucleares, promover o desarmamento nuclear e garantir o uso pacífico da energia nuclear produzida. Correto Acertada afirmação. 32 - Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França são considerados “nuclearmente armados”. Correto Sim, por possuírem artefatos que os qualificam como tal. 33 – O Brasil não pode produzir bombas atômicas, por não ter tecnologia no enriquecimento de urânio. Errado O Brasil possui tecnologia – até avançada – em enriquecimento de urânio. 34 – Somente os países citados no item 32 possuem armamento atômico. Errado Índia, Israel, Paquistão e Coreia do Norte, que não são signatários do TNP possuem armamentos. Suspeita-se que também o Irão possua ou caminhe para tanto.

35 - Uma cláusula da Constituição de 1988 determina que o governo deve proibir a presença em território nacional de artefatos atômicos de ataque. Correto O texto foi assinado após o Brasil obter domínio teórico e prático de todo o ciclo do combustível nuclear: da extração ao enriquecimento do urânio. Acerca do Direito Penal, julgue os próximos itens. 36 – O reconhecimento do homicídio privilegiado é incompatível com a admissão da qualificadora de motivo fútil. Correto A atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal admite a possibilidade de ocorrência de homicídio privilegiado-qualificado, desde que não haja incompatibilidade entre as circunstâncias aplicáveis. Ocorrência da hipótese quando a paciente comete o crime sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, mas o pratica disparando os tiros de surpresa, nas costas da vítima (CP, art. 121, § 2º, IV). A circunstância subjetiva contida no homicídio privilegiado (CP, art. 121, § 1º) convive com a circunstância qualificadora objetiva "mediante recurso que dificulte ou torne impossível a defesa da vítima" (CP, art. 121, § 2º, IV). Concluindo, não existe incompatibilidade entre o privilégio previsto no § 1.º do art. 121 do Código Penal e as circunstâncias qualificadoras previstas no § 2.º do mesmo dispositivo legal, desde que estas não sejam de caráter subjetivo. 37 – "F", com 19 anos de idade, dirigindo um automóvel em excesso de velocidade, atropelou um pedestre que, em razão dos ferimentos, veio a falecer. Seu pai, "G", em atitude altruísta, assume a autoria do crime. "G" teria, em tese, praticado o crime de favorecimento pessoal. Errado O crime cometido é auto-acusação falsa. 38 – Quando conduzia veículo automotor, sem culpa, Fulano atropela um pedestre, deixando de prestar-lhe socorro, constituindo tal conduta, em tese, a prática de omissão de socorro, prevista no art. 135 do Código Penal. Errado Trata-se de crime previsto na lei de trânsito, lei 9503/97, e pelo princípio da especialidade é esta a lei aplicada e não o CP, nesse caso. 39 – O crime de perigo de contágio da moléstia grave e um delito formal, de consumação antecipada e de perigo com dolo de dano. Correto Esta é a classificação do crime na doutrina. 40 – Pode ser sujeitos do crime de abandono de incapaz os menores, os idosos e os ébrios. Correto Dessa maneira tem entendido a jurisprudência.

Com relação ao Direito Processual Penal, analise os itens a seguir. 41 – O juiz não pode utilizar como fundamento de convicção as provas coligidas na fase investigativa. Errado O que é proibido no CPP é fundamentar apenas nestas provas, não fundamentar nelas. 42 – Depois de ordenado o arquivamento do inquérito pela autoridade judiciária, por falta de base para a denúncia, a autoridade policial não deve mais proceder a investigações visando este caso. Errado O Art. 18 do CPP deixa aberta a possibilidade de procurar novas provas. 43 – A instauração do IP pode ser realizada nos crimes de ação penal pública condicionada mediante auto de prisão em flagrante, ficando porém condicionado a representação da vítima ou representante legal. Correto Certa informação. 44 – Durante o interrogatório, ao surdo serão apresentadas por escrito as perguntas, que ele responderá por escrito. Errado Ele responderá oralmente. 45 – A confissão do réu só pode ser realizada no interrogatório. Errado Pode ser também tomada a termo em outros momentos do processo. Sobre o Direito Administrativo, avalie os itens subsequentes. 46 – Pode-se conceituar uma autarquia como sendo um serviço público personificado, com personalidade jurídica de direito público e capacidade exclusivamente administrativa. Correto Esta é uma definição adequada. 47 – É assegurada a todos a obtenção de certidões em repartições públicas, para a defesa de direitos e o esclarecimento de situações de interesse pessoal. Correto Isso decorre do princípio da publicidade. 48 – A sustação, pelo Congresso Nacional, de atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar é um exemplo de controle concomitante. Correto De acordo com a classificação dos tipos de controle da Administração.

49 – Não se aplicam aos servidores civis, ocupantes de cargos públicos efetivos, a garantia constitucional assegurada aos trabalhadores em geral de jornada de 6 horas para o trabalho realizado em turno ininterrupto de revezamento. Errado De fato, somente para celetistas vale essa regra. 50 – De acordo com a teoria dos motivos determinantes, é lícito à administração pública impor um ato administrativo seu a terceiros, independentemente da concordância do afetado. Errado Essa não é uma conclusão possível a luz dessa teoria.

Conhecimentos Básicos
Uma mistura gasosa contém Hélio, Neônio e Argônio. O hélio exerce uma pressão de 0,300 atm. O volume de neônio é de 4 L. A temperatura do argônio é de 27 ºC. Com base nesses dados e nos conceitos de Físico-Química julgue os próximos itens. Considere que todos os gases são gases ideais e a mistura é ideal. 51 – Sabendo que o Argônio possui maior massa molar do que o hélio, é esperado que o argônio esteja ocupando maior volume do que hélio nessa mistura. Errado Todos os gases ocupam o mesmo espaço. 52 – O número de moles de Hélio é maior do que 0,05 . Errado O número de mols de He é calculado por n = PV/RT = 0,3. 4 /(0,082.300) = 0,0487 mols. 53 – O número de mols de Nêonio é o mesmo que o de Hélio. Errado Não há suficiente informação para concluir isso. 54 – Todos os gases apresentados são gases diatômicos. Errado Os gases nobres não aparecem como gases com moléculas diatômicas. 55 – Se o dobro de massa de cada gás fosse acrescentado a esse sistema, então a pressão dobraria, caso se mantivesse a mesma temperatura. Correto Dobrando a massa de cada um, dobramos o número de mols, de forma que a pressão dobra.

56 – Em um processo industrial, 92,4 kg de nitrogênio são aquecidos a 500K num vaso de 3 volume constante de 1000 m . A pressão calculada por gás ideal é de cerca de 87% da 2 -2 -2 calculada por van der Waals (a= 1,408L atm.mol e b= 3,91.10 L/mol). Correto Por gás ideal temos que P = nRT/V. Em 92,4 kg de nitrogênio temos 3300 mols de N2 e : P = 3300 mol.8,314J/(mol.K).500K/1000m = 13720 Pa Já para van der Waals temos: 2 2 -2 2 P = nRT/(V – nb) – an /V = 3300.8,314.500/(1000 – 3300.3,91.10 )–1,408.3300/(1000 )=15750 Pa Portanto a pressão calculada é 13720/15750 = 87% da calculada por gás ideal. 57 – A equação de van der Waals é menor precisa para o valor do gás real, no geral. Errado De maneira alguma. A equação de van der Waals é um melhoramento da equação dos gases ideais. 58 – Não existe procedimento termodinamicamente exato para chegar ao valor das energias de ligação baseado nos valores de entalpia de reações. Correto De fato, para chegar nesses valores é preciso experimentos. 59 – A variação na entalpia de uma reação pode ser determinada apenas pelos estados iniciais e finais, sem necessidade de conhecimento das etapas intermediárias. Correto Sim, visto que se trata a entalpia de uma função de estado. 60 – A entropia é uma função de estado que serve para indicar a desordem de um sistema. Correto Adequada definição. A respeito das formas de interação entre os átomos, julgue os próximos itens. 61 – Os compostos iônicos são caracterizados por retículos cristalinos que dependem das características dos íons envolvidos. Correto Exata definição. 62 – Ao menor número de íons que juntos mantêm a mesma característica do retículo cristalino do qual fazem parte chamamos sistema cúbico. Errado O nome adequado é cela unitária. 63 – A atração eletrostática é um tipo de interação multidimensional. Correto Isso significa que ela se manifesta igualmente em todas as direções. Isso é importante para o entendimento da ligação iônica.
3

64 – A energia reticular é definida como a energia liberada para o sistema na formação de um mol de um retículo cristalino, a partir de seus respectivos íons no estado gasoso, que se encontravam completamente isolados uns dos outros. Correto Dito de outra maneira, a energia reticular é a entalpia da formação de um composto iônico a partir de seus íons no estado gasoso. 65 – Quanto maior a carga de íons, ou maior a separação entre eles, maior será a energia reticular e maior a estabilidade termodinâmica do composto iônico. Errado Quanto menor a separação, maior a estabilidade. 66 – Um composto iônico é formado por uma estrutura extremamente organizada, com íons opostos, que se encontram separados por uma distância que reflete o compromisso entre as forças de atração e repulsão. Correto Esta é uma boa descrição de um retículo cristalino. 67 – Os compostos iônicos são duros e quebradiços em sua maioria. Correto Isso se deve a resistência que os íons apresentam em sair da posição extremamente organizada do retículo cristalino. 68 – Como um retículo cristalino é composto de íons com cargas opostas, é fácil fazer com que partes isoladas de um composto iônico se fundam quando em contato. Errado Não, pois os retículos cristalinos separados têm carga nula, de forma que não há tendência à atração. Ainda sobre os conceitos da Química Inorgânica, julgue os itens abaixo. 69 – Substâncias como o Al2O3, que reagem tanto com ácidos como com bases, são chamadas anfotéricas. Correto Correta definição. 70 – A presença de pares eletrônicos isolados nos átomos interfere na energia da ligação entre esses. Correto Os pares eletrônicos se repelem e diminuem a força da ligação. 71 – O brilho, a maleabilidade e a ductilidade são características da maioria dos metais e podem ser explicadas pela mobilidade de seus elétrons de valência. Correto Todas essas propriedades podem ser quimicamente explicadas.

72 – O peróxido de oxigênio é um agente oxidante mais fraco do que a água. Errado De maneira alguma, pois a água oxigenada reage muito mais facilmente sofrendo redução. 73 – As ligações no composto PH3 são mais iônicas do que no composto NH3. Errado De maneira alguma, visto que o P tem praticamente a mesma eletronegatividade do H, fazendo as ligações terem caráter covalente nesse composto. 74 – Semicondutores do tipo n são dopados com átomos que removem elétrons de uma banda de valência. Errado Esses são os semicondutores do tipo p. 75 – Em combinação com metais, o hidrogênio forma freqüentemente hidretos. Correto Isso decorre da maior eletronegatividade do H em relação àqueles. Nos itens subsequentes, avalie como certo quando o nome fornecido para a molécula estiver correto.

76 –

- Propano

Correto Simples e fácil ver que sim.

77 –

- Isobutano

Correto Ou metilpropano.

78 –

- Neobutano

Errado Trata-se do neopentano.
OH

79 –

- 2-Metilpropan-2-ol

Correto Este é o nome IUPAC para o composto.

H OH

80 –

- (S)-butan-2-ol

Errado Este é o composto (R).
H

81 –

- (S)-sec-butilbenzeno

Correto Este é o nome correto e a configuração correta.

82 –

- Butilbenzeno

Errado Trata-se do propilbenzeno.

83 –

- 1-propil-2-metilbenzeno

Errado A numeração está errada. Trata-se do 1-metil-2-propilbenzeno.
OH

84 –

- 1-propilfenol

Errado A numeração está novamente errada. Trata-se do 2-propilfenol.
OH

85 – Correto Certo nome.

- 2-propilciclohexanol

86 –

- 1,2-dimetilciclohexano

Correto Outra correta nomenclatura.

87 –

- Naftaleno

Errado Não, pois falta o sistema de elétrons pi. O nome correto seria decahidronaftaleno.

88 –

- Biciclo[2,2,1]hexano

Errado O certo seria biciclo[2,2,1]heptano.

O

89 –

- 7-oxabiciclo[2,2,1]heptano.

Correto Desta vez está certo o nome.

90 – Correto Correto nome.

- Ciclohexa-1,4-dieno

Acerca dos conceitos da Química Orgânica, avalie os próximos itens. 91 – Hidrocarbonetos são exemplos de compostos orgânicos saturados. Errado Somente se forem alcanos. Alcenos são hidrocarbonetos e insaturados. 92 – A maioria dos haletos de alquila é bastante solúvel em água. Errado A maioria é pouco solúvel, pois é pouco polar.

93 – A reação entre ácidos carboxílicos e borohidreto de sódio leva a formação de alcoóis. Errado O NaBH4 é um redutor fraco para tanto. 94 – É mais fácil reduzir ésteres do que aldeídos. Errado Pelo contrário – aldeídos são os compostos mais facilmente reduzíveis e ésteres não são muito facilmente reduzidos. 95 – Alcoóis primários reagem com clorocromato de piridínio para formar cetonas. Errado Formam aldeídos. Acerca da Química Analítica, avalie os próximos itens. 96 – A atividade de uma solução iônica é a medida de sua concentração efetiva da forma como determinada por propriedades coligativas. Quanto maior a carga de um íon mais a atividade se aproxima da concentração da espécie. Errado Quanto maior a carga, mais a atividade se distancia da concentração da espécie, pois o coeficiente de atividade aumenta. 97 – O dibenzo-18-coroa-6 é um reagente orgânico usado para a extração de metais de transição. Errado Neste caso se utiliza ditiocarbamato de pirrolidina e amônio. O dibenzo-18-coroa-6 é usado para a extração de metais alcalinos e alguns alcalinos-terrosos. 98 – O Negro de Eriocromo T é um indicador usado em titulações complexométricas com EDTA. Seus complexos metálicos em geral são vermelhos, passando para azul na ausência de íons metálicos. Correto Desta maneira é possível determinar a quantidade de EDTA usada até o ponto de equivalência. 99 – Os métodos espectroscópicos de análise são baseados na medida da quantidade de radiação produzida ou absorvida por moléculas ou espécies atômicas de interesse. Exemplos destes métodos são Raman, IV e massas. Errado Espectrometria de massas não é um método espectroscópico. O restante do enunciado está correto. 100 – O número de onda de um feixe radiação eletromagnética é diretamente proporcional à sua energia e, portanto, à sua frequência. Correto E = hv = hc/λ = hcu, onde E = energia, h = constante de Planck, v = velocidade, c = velocidade da -1 luz no vácuo, λ = comprimento de onda e u = número de onda, dado em cm .

101 – Um solução 10 mol/L de permanganato de potássio apresenta uma transmitância de 50% quando medida em uma célula de 2,0 cm no comprimento de onda de 525 nm. A absorbância da solução é maior do que 0,2 e a absortividade molar do permanganato é 4 maior do que 2.10 L/(mol.cm). 3/10 Dados adicionais: (1/10) = 1/2 Errado Primeiramente, calculamos a absorbância: A = - log P0/P = - log T = - log 0,50 = - (-0,3) = 0,3 Portanto, a primeira parte está correta. Para calcular a absortividade usamos a Lei de Beer: -5 4 A = abc -> a = A/bc = 0,3/(2.10 ) = 15000 L/(mol.cm) = 1,5.10 L/(mol.cm). Portanto, a segunda parte é incorreta. 102 – Uma transição eletrônica envolve a transferência de um elétron de um orbital para outro. Tantos os átomos como as moléculas podem sofrer este tipo de transição. Correto No caso dos átomos são os orbitais atômicos e no caso das moléculas os orbitais moleculares que estão envolvidos. 103 – Transições vibracionais e rotacionais são induzidas pela radiação e são importantes na determinação do tipo de átomo presente em uma amostra (espectroscopia atômica). Errado Somente espécies poliatômicas, e nunca átomos simples, podem sofrer estes tipos de transições, próprias de agrupamentos de átomos. 104 – O vidro silicato comum é muito utilizado para a espectroscopia na região do visível. Correto A grande vantagem está em seu baixo custo. 105 – O tempo morto é o tempo necessário para que um soluto não retido passe através de uma coluna cromatográfica. Correto Também é conhecido como tempo de retenção da fase móvel. 106 – A espectroscopia de infravermelho é dividida tanto em termos de aplicação quanto de instrumentação em infravermelho próximo, médio e distante. Correto A região mais usada é a do IV médio. 107 – Fonte de Nernst, fonte globar, lâmpada de filamento de tungstênio e bolômetros são fontes utilizadas para a espectroscopia de infravermelho. Errado Bolômetro é um transdutor e não uma fonte para o IV. 108 – Espectrômetros de infravermelho dispersivos são menos complexos, mais robustos e menos caros do que espectrômetros não-dispersivos. Errado Geralmente ocorre o contrário, tendo os equipamentos não-dispersivos estas vantagens.

-5

109 – Água e álcool são solventes bastante utilizados para se obter espectros de infravermelho de compostos em solução. Errado Água e álcool são poucos usados. Em primeiro lugar porque apresentam bandas fortes e em segundo lugar porque atacam as celas de haletos de metais alcalinos. 110 – A interpretação de um espectro de IV de composto orgânico geralmente envolve -1 primeiramente identificar os grupos funcionais presentes na região entre 3600 a 1200 cm e -1 em seguida observar a região de impressão digital, entre 1200 e 600 cm . Correto É esta a maneira geralmente feita, além da comparação dos espectros com outros espectros. Sobre os conceitos da Química Analítica ainda, avalie os próximos itens. 111 – Limite de detecção é a concentração ou massa mínima de analito que pode ser detectada em um nível conhecido confiável. Correto Exata é mais aceita definição. 112 – As frequência da radiação na magnitude de Raios X são bastante energéticas, podendo interagir com os elétrons mais próximos dos núcleos dos átomos. Correto Ao contrário do UV/Vis, por exemplo. 113 – Lâmpadas de xenônio podem ser usadas como fonte no UV-Vis. Correto São uma das possibilidades. 114 – Termopares são detectores de fótons importantes na região do UV-Vis. Errado Nem são desse tipo e nem dessa região. 115 – Fotomultiplicadoras estão restritas à medida de baixa potência radiante. Correto Sim, pois a luz intensa danifica irreversivelmente a superfície fotoelétrica. 116 – Os atomizadores por Plasma de Argônio Indutivamente Acoplado (ICP) alcançam temperaturas superiores aos atomizadores de chama. Correto A temperatura alcançada é em torno de 4000-6000 ºC, contra 1700-3150ºC nos atomizadores de chama. 117 – A eficiência de uma lâmpada de cátodo oco depende de sua geometria e do potencial de operação. Correto Esses são os itens principais a serem observados.

118 – Em espectrômetro de massa, a função do analisador de massa é semelhante a um monocromador em um espectrômetro ótico. Correto Ambos fazem a dispersão que leva aos sinais. 119 – Medidas fotométricas ou espectrofotométricas podem ser usadas para se localizar o ponto de equivalência de uma titulação. Correto Sim, desde que o analito, o reagente ou o produto da titulação absorvam a radiação. 120 – NaCl e KBr são matérias empregados nas células usadas no IV. Correto Sim, pois são transparentes nessa região.