L'OSSERV ATORE ROMANO

REDACÇÃO, ADMINISTRAÇÃO CIDADE DO VATICANO ANO XXXVIII

EDIÇÃO SEMANAL
UNICUIQUE SUUM

EM PORTUGUÊS
NON PRAEVALEBUNT

Preço: : 1,00 . Número atrasado: : 2,00

N. 30 (1.962) - 28 de Julho de 2007

REDACÇÃO: Via del Pellegrino, 00120 Cidade do Vaticano - Telefone 39/06.698.99420 - Telefax 39/06.698.83675 INTERNET: www.vatican.va/news_services/or/home_por.html E-MAIL: ornet@ossrom.va

Mensagem de Sua Santidade Bento XVI aos jovens do mundo por ocasião da XXIII Jornada Mundial da Juventude

«Recordo sempre com grande alegria os vários momentos transcorridos juntos em Colónia, em Agosto de 2005. No final daquela inesquecível manifestação de fé e de entusiasmo, que permanece impressa no meu espírito e no meu coração, marquei encontro convosco para a próxima Jornada que será em Sidney, em 2008». Inicia com estas palavras a Mensagem enviada por Sua Santidade aos jovens de todo o mundo, para a XXIII Jornada Mundial da Juventude, que publicamos nas páginas 4-5.

Palavras do Papa no final do concerto de coros de montanha em Lorenzago di Cadore

A educação para o canto é uma educação para a vida e para a paz
Bento XVI assistiu na noite de sexta-feira, 20 de Julho, a um concerto em sua honra, executado por sete coros alpinos no Castelo de Mirabello, em Lorenzago di Cadore. Durante a noite musical, oferecida pelo Bispo de BelExcelência, queridos amigos! No final desta maravilhosa apresentação da grande cultura musical da vossa terra dolomítica posso apenas dizervos obrigado de coração. Obrigado por esta bela cultura. Veio-me à mente uma palavra de Santo Agostinho que diz: «cantare amantis est». Fonte do canto é o amor. Senti nos vossos cânticos este grande amor pela bela terra dolomítica, por esta terra que o Senhor nos deu. E no obrigado, no amor pela terra, está presente e ressoa também o amor ao Criador, o amor a Deus que nos deu esta terra, esta nossa vida de alegria: uma alegria que vemos ainda mais na luz da nossa fé, a qual nos diz que Deus nos ama. A cultura popular que se apresenta de modo tão elevado é uma jóia da nossa identidade europeia, que devemos cultivar e promover. Agradeço a todos os que trabalham para que esta grande cultura europeia se apresente hoje e também no futuro. A educação para o canto, para cantar em coro, não é só um exercício da parte exterior do ouvido e da voz; é também uma educação do ouvido interior, o ouvido do coração, um exercício e uma educação para a vida e para a paz. Cantar luno-Feltre, D. Giuseppe Andrich, exibiram-se os coros de Cadore, Comelico, Oltrepiave, Peralba, Rualan e São Vito, executando cânticos populares dedicados à «espiritualidade da montanha». No final o Santo Padre pronunciou as seguintes palavras: juntos, exige atenção ao outro, atenção ao maestro, atenção a esta totalidade que chamamos música e cultura e, desta forma, cantar em coro é uma educação para a vida, uma educação para a paz, um caminhar juntos, como disse Sua Excelência mencionando o Sínodo diocesano. O Bispo também fez referência a um tempo triste e duro, há noventa anos, quando esta montanha era uma barreira, um teatro terrível e cruento de guerra. Agradecemos ao Senhor porque agora há paz na nossa Europa e façamos de tudo para que a paz cresça em todos nós e no mundo. Estou certo de que precisamente esta bela música é um compromisso pela paz e uma ajuda a viver em paz. Obrigado de coração a todos vós, ao Bispo, ao apresentador, aos maestros dos coros. Gostaria de expressar o meu agradecimento em nome do Senhor, com a minha Bênção Apostólica. Depois de ter concedido a Bênção Apostólica, o Papa acrescentou: Boa noite, obrigado e até à próxima. Boas férias a todos nós.

Alocução mariana em Lorenzago di Cadore

Página 3

Homilia do Cardeal Bertone em Subiaco

Página 6