CD-Authoring

CET Multimédia – Ferramentas de Autor

Actividade 19 – Máscaras Simples
Este tipo de efeito é útil quando queremos esconder uma área de determinada Layer. Deste modo serão sempre necessárias, pelo menos, duas layers, uma para o elemento que irá ser mascarado e outra para a colocação da máscara. Esta só fará efeito sobre a layer inferior nas áreas em que se sobrepõem, caso contrário não veremos nada.

Exemplo simples:

1. Crie um novo documento no Flash, com as propriedades pré-definidas. 2. Altere o nome da layer1 para Texto. 3. Crie uma nova layer com o nome Imagem. 4. Procure, na Internet, uma paisagem do seu gosto e insira-a no palco, na layer correspondente (imagem). 5. Digite o texto da imagem. 6. Crie uma nova layer com o nome Máscara. 7. Nesta camada irá desenhar uma elipse horizontal de cor preta (a cor é indiferente), retire-lhe a linha. 8. Ordem das layers: 1-Máscara, 2-Imagem, 3-Texto 9. Para aplicar a máscara, deverá clicar na layer Máscara com o botão direito  Mask. 10. Verifique o resultado. 11. Guarde o documento com o nome máscara1.

Actividade 20 – Máscaras com Motion Tween

Para testar esta opção iremos fazer um efeito de passagem de luz sobre uma palavra. 1. Crie um novo documento no Flash, com as propriedades pré-definidas. 2. Altere o fundo (background) para preto. 3. Escreva o seu nome a cinzento escuro no centro do palco e altere o nome da layer para nome. 4. Crie uma nova layer com o nome máscara. Adobe Flash Ferramentas de Autor 19

CD-Authoring

CET Multimédia – Ferramentas de Autor

5. Desenhe um círculo com um degradé vermelho antes do seu nome.

6. Crie um Motion Tween no Circulo de modo a atravessar todo o nome. No final da animação deverá situarse da seguinte forma:

7. A ordem das layers poderá ser: 1 – máscara, 2 – Nome. A ordem inversa resulta numa animação diferente. 8. Atribua a opção Mask à Layer máscara e visualize o resultado (ENTER). 9. Guarde a animação com o nome Camadas2.

Adobe Flash Ferramentas de Autor

20

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful