You are on page 1of 3

Direitos/Deveres EU TENHO O DIREITO A: -Ter uma identidade pessoal; -A trabalhar com as mesmas condições a que se propõe a lei

trabalhista; -A discutir minhas opiniões, -A usufruir da minha liberdade
Está muito bem. Como tens a palavra “a” no início, não é necessário repeti-la. Tenta pensar em mais algum direito universal que tu aches que todos nós devemos ter.

EU TENHO O DEVER DE: Preservar esta mesma identidade sendo que esta é pessoal e única para cada cidadão. Mas tenho o dever de prestar os serviços solicitados pelo meu patrão e com as entidades responsáveis pelo sistema de trabalho… Sem divergir atropelando as opiniões alheias uma vez que também podem servir para nosso próprio proveito ou entendimento de ambas as partes. Não privando os outros da mesma nem usar a minha para dificultar a dos outros.
Também está bem. Não é necessário cada dever corresponder a cada direito. Tenta também pensar em outros deveres gerais.

LIBERDADE… Para mim a liberdade é:

Poder usufruir de qualquer coisa material ou não que me pertença sem qualquer restrição. Puder expressar-me por pensamentos ou acções sem pôr em causa o bem-estar de qualquer outro ser humano. Puder refazer o que no passado ficou sem efeito ou a meio termo

a liberdade é condicionada ao aspecto básico moral de cada pessoa tendo em conta que estes mesmos podem a qualquer momento ser despojados. A liberdade para mim seria algo que na realidade não existe. não por sermos incapazes mas pelo simples facto de não ser facultada uma posição ou mesmo um pequeno momento que possamos exercer esse mesmo facto. Libertar enfim nossas mentes para ser-mos livres com certeza mas em pensamento. Falo por mim. Liberdade de ponderar sobre mim mesma. Mas de qualquer forma não somos livres de liberdade pois perderemos essa mesma caso surja algo que dificilmente não seremos julgados. Nem sempre é possível conjugar estas duas palavras. Ser-mos livre em divulgar tudo o que de bom podemos dar e transmitir…… LIBERDADE E RESPONSABILIDADE…. nem tão pouco num mundo livre de todo. Somos responsáveis por quê? Pelos nossos actos quando estes mesmos não são induzidos ou mesmos obrigados inconscientemente a reduzir ou anular a responsabilidade de fazer algo. Quanto a responsabilidade cada um é responsável pelo que fala pelo que transmite. ter direito á saúde bem cuidada. pois não estamos num país. Mas nem sempre é possível ser responsável por algo que está sobre nossa responsabilidade de facto.Trabalhar de acordo com as possibilidades. Temos liberdade de quê? De decidir se vamos ou não deixar de responsabilizar por quaisquer actos. Gostei do No mundo real é parágrafo acima. pelo menos não na vida real. de criticar e aceitar.. É viver de acordo com as leis e manter-nos longe das cadeias. Até mesmo em nossas casas. Liberdade… liberdade… Muito bem. pelo que dá ou recebe. de querer sempre mais ainda que nem sempre seja possível alcançar os objectivos. . são formas de viver que os humanos adaptaram a essa mesma palavra para poder-mos coexistir. Liberdade de viver. manter-se longe do perigo que hoje em dia nos persegue nas ruas.

Tenta reescrever estes dois parágrafos. com a responsabilidade de tudo o que nos rodeia abertamente e de livre e espontânea vontade.Nem somos responsáveis senão quando queremos ou quando somos obrigados a algo. Liberdade seria liberdade se liberto estivesse-mos de um todo. Ficaram um pouco confusos. Textos de: HELENA CRISTINA TAVARES MENDES VARELA. .