OUTUBRO NO AMORIM!

RECORTE E DEIXE EM LOCAL VISÍVEL!

Dom

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

26 03 10 17 24 31

27 04 11 18 25 01

28 05 12 19 26 02

29 06 13 20 27 03

30 07 14 21 28 04

01 08 15 22 29 05

02 09 16 23 30 06

01 – JORNADA PEDAGÓGICA
não haverá aulas.

06 – ATIVIDADE NO CEU BUTANTÃ – 21h
“Som – a matéria prima da música”, atividade do 6º ao 8º ano.

06 – CONSELHO DE ESCOLA – 19h30
onde pais, estudantes, educadores, direção e comunidade, discutem e deliberam assuntos importantes do cotidiano da escola.

11 E 12 – PONTE E FERIADO
não haverá aulas.

21 E 22 – ESTUDO DO MEIO EM SANTOS
para os estudantes dos 4º anos da manhã.

13 E 14 – ESTUDO DO MEIO EM SANTOS
para os estudantes dos 4º anos da tarde.

22 – TEATRO NO AMORIM: DIVA – 19h30
Todos – Grupo Teatro do Absurdo.

13 – VISITA AO PLANETÁRIO DO IBIRAPUERA
para os estudantes dos 5º anos da manhã.

25 – PONTO FACULTATIVO
Dia do Funcionário Público, não haverá aulas.

15 – DIA DOS PROFESSORES
não haverá aulas.

26 – EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA – dia todo
Fotos do trabalho da Cia Teatro do Absurdo.

16 – BALADA PRETO & BRANCO – 18h
Evento da comissão de graduação do 8º ano.

26 – VISITA A BIENAL DE ARTE – 7h às 12h
Para os 7º e 8º anos da manhã.

18 A 22 – SEMANA DA BIBLIOTECA 20 - ATIVIDADE NO CEU BUTANTÃ – 21h
“Ritmo – quando o tempo vira arte”, atividade do 6º ao 8º ano.

26 – ASSEMBLÉIA DE PAIS – 19h30
prosseguimento das dinâmicas de conversações entre os pais sobre o tema ”violência” (veja o resultado da pesquisa com os pais na p. 3)

20 – PALESTRA: DIVERSIDADE – 18h30
com o Prof. Dr. Ferdinando Martins (ECA-USP) coordenador do Programa USP Diversidade.

27 – PALESTRA: O QUE É ESCOLA TÉCNICA?
Com a professora Sara, de 6º a 8º anos, no período de aulas.

20 – REUNIÃO DA APM – 18h
discussão e deliberação sobre os diversos projetos no Amorim em 2010.

29 – JORNADA PEDAGÓGICA
não haverá aulas.

PRÓXIMO CORREIO DO AMORIM: 09/11!

TEATRO, CULTURA E APRENDIZAGEM
Por Cleide Portis – tutora.
O Teatro além de ser uma arte encantadora, tem uma grande importância na formação das crianças e adolescentes. Ele proporciona um universo de conhecimento de forma lúdica e prazerosa. Mais que isso, desperta o desejo de brincar de "faz de conta". E foi com esse desejo que os estudantes das tutorias da Cleide,

Elisângela e Luciana criaram a peça "A mala do contador de Histórias", inspirada na peça "Terra Papagallis", do grupo Piafraus com o Balé da Cidade. O envolvimento dos estudantes, a dedicação na criação do cenário, o compromisso coletivo em ensaiar e apresentar mostrou que o teatro é uma linguagem importante para a escola. Parabéns a todos que se comprometeram, se envolveram e se apresentaram de forma encantadora! Valeu crianças!!!

Organizada por educadores e seus alunos, a Festa da Cultura ocorre todo ano e conta com a ajuda dos pais, responsáveis e voluntários. No início do ano foi definido o tema da festa, "Biodiversidade". Em agosto começaram as reuniões com a direção da escola e pais representantes das tutorias. No dia anterior e na manhã de sábado, ocorreu um mutirão com voluntários que ajudaram na decoração, montagem das barracas, organização do bazar, confecção de cartazes, entre outros. Apesar de muito trabalho, tudo aconteceu em meio a muita diversão e alegria! As atividades desenvolvidas e apresentadas no dia por alunos e professores foram muito interessantes e variadas. Aconteceram apresentações teatrais, oficinas artísticas, exposições, plantio de mudas e sementes,ervas medicinais, músicas, danças, instalações, roda de conversa, degustação de alimentos e culinária saborosa. Tudo com intensa participação e integração entre as famílias e a escola.

O mistério da caixinha encantada
Parece que desaparecer das festas da escola fazia parte de crescer e se tornar adolescente. Parecia... porque as tutorias do ciclo II se fizeram presentes na Festa da Cultura e apresentaram as coisas maravilhosas que são capazes de construir. Quero destacar o espetáculo apresentado pela minha tutoria e tutoria da professora Elis, com apoio das professoras Rose e Lilian, que depois de muito estudo sobre a biodiversidade e a diversidade cultural brasileira, decidimos trazer para o palco esse tema. Então, mãos à obra: fomos assistir "Quem tem medo de Curupira" e "O poeta e a Andorinha". Isso nos trouxe um aprendizado muito importante. Teatro é lugar de aprender e ensinar, precisamos ir mais... precisamos fazer mais... Parabéns lavadeiras, canoeiros, sereia, boto, pescador, Maria filha de Severino... Parabéns a todos que estiveram nos bastidores e nos garantiram som, imagens, figurinos, cenários e muito mais! Teatro é muito coletivo! É muito nosso jeito de trabalhar.

DIA 15 DE OUTUBRO É...
...considerado oficialmente o Dia do Professor. E estes devem sempre ser lembrados, com todo nosso carinho, pelo amor, dedicação e esforço de um oficio que não é nada fácil. Mas sabemos também que todos os funcionários de uma escola também educam: orientadores, coordenadores, ajudantes, secretários, inspetores, responsáveis pela alimentação e limpeza, jardineiros, diretores, estagiários e voluntários. Nós queremos agradecer a todos vocês, que estão na Amorim Lima diariamente. Por ajudarem nossas crianças a amadurecerem, por cuidarem bem delas, por acreditarem a cada dia e dedicarem seu tempo à construção de uma escola diferente, inovadora e melhor!!! Muito obrigado a todos e a cada um! Com amor, APM da EMEF Amorim Lima.

ACONTECEU: GINCANA VIVA!
No domingo 12/09, aconteceu a “Gincana Viva”, reunindo estudantes, suas famílias e educadores da escola. Esta foi a atividade de encerramento do módulo 1 do projeto “A percepção da vida”, desenvolvido pelo Instituto Romã junto aos estudantes de 4º e 7º anos. Outras gincanas serão realizadas, inclusive uma ainda este ano. Fique ligado para participar!

A ASSEMBLÉIA DE PAIS E A PESQUISA DA APM
Dando continuidade ao esforço para uma maior participação da comunidade nas reuniões e assembléias da escola, solicitamos aos pais que respondessem uma pesquisa de opinião nas reuniões de tutoria. O resumo das respostas é apresentado nos gráficos a seguir. Uma análise preliminar das principais respostas indica que a baixa participação se deve a “falta de tempo” e ao “horário” inadequado. Sobre qual horário seria melhor, a maioria das respostas indicaram os “sábados de manhã”. Os temas de pauta com maior interesse foram “roteiros” e “violência”. Trabalharemos com estes resultados no sentido de possibilitar uma maior participação da comunidade na assembléia de pais.

C O R R E I O A M O R I M – P A R T I C I P E C O M S U G E S T Õ E S !!!
O jornal da APM da EMEF Des. Amorim Lima visa ser um canal para manter informados os pais, responsáveis e estudantes da escola, permitindo o acompanhamento das atividades desenvolvidas, incentivando e possibilitando a participação de todos Colaboraram nesta edição: Alexandre Hodapp (fotos), Ariádine, Cidinha, Cleide Portis, Douglas, Fernanda Hauke, Kim, Lúcio Ferreira, Marcelo Goberstein, Solange Camargo. Edição: Luiz de Campos. Fone: 3726.1119 | site: www.amorimlima.org.br | e-mail: apmdoamorim@ymail.com

TEATRO GRÁTIS EM OUTUBRO!
TEATRO INFANTIL Ventos da Natureza - Era uma vez... duas histórias do universo judaico, contadas através da utilização de objetos inusitados e reutilizados: a primeira narra as aventuras de uma macieira sonhadora, que queria alcançar o céu e tocar as estrelas, seguida pelas aventuras de algumas folhinhas, que viajam com o vento e sopram ensinamentos nos ouvidos de uma criança. No final, um pequeno conto surpresa com cantigas e brincadeiras. Domingo, 24 de Outubro às 11h - Centro da Cultura Judaica - Rua Oscar Freire , 2500 (Metrô Sumaré) - Tel: (11) 3065-4333 TEATRO JUVENIL O Poeta e as Andorinhas - encena a vida e a obra do escritor Oscar Wilde, reunindo os contos de fadas escritos por ele em seu único livro destinado para crianças, como O Rouxinol e a Rosa, O Príncipe Feliz e O Aniversário da Infanta, além do enredo de seu único e famoso romance, O Retrato de Dorian Gray. Até 28 de Novembro, sábados, às 16h - Teatro Imprensa - Rua Jaceguai, 400 (Bela Vista) - Tel: (11) 3241-4203 TEATRO ADULTO Pálido Colosso - espécie de cabaré “degenerado”, onde quadros de diversos gêneros abordam acontecimentos nacionais da ditadura aos dias de hoje – regime de exceção, futebol, abertura política, presidentes, a crescente mercantilização da vida, os valores humanistas e as vanguardas artísticas tornandose produtos nas prateleiras dos supermercados. Cia. do Feijão. - até 14 de Novembro, sex. e sab.às 21h; domingos às 19h - R. Dr. Teodoro Baima, 68 (República) - Tel: 3259-9086

ACUDA BENEDITO – Explorando a linguagem do mamulengo e outras técnicas circenses, o grupo narra à estória de Benedito, um matuto quer muda-se para a cidade grande onde vence todos os seus desafios. Nesta obra, uma saborosa invenção de tipos e bonecos recria a crônica do mundo globalizado, diante de uma ‘loninha circense’ onde a platéia participa ativamente. Com Abacirco - Dia 30 de outubro às 15h PARQUE RAPOSO TAVARES - Rua Telmo Coelho Filho, 200 – Vila Albano

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

A EDUCAÇÃO MEDICALIZADA
O I Seminário Internacional "A Educação Medicalizada: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos" ocorrerá nos dias 11 a 13 de novembro. Terá a participação do mestre Alcides ministrando a oficina "Capoeira e educação para todos" e apresentação de capoeira com as crianças do AMORIM. A Finalidade do seminário é de divulgar e discutir controvérsias acerca do diagnóstico e tratamento de supostos transtornos de aprendizagem, tendo como pano de fundo a medicalização da sociedade e, mais especificamente, das dificuldades do sistema escolar. Oferecer subsídios para a discussão e o posicionamento frente às políticas públicas que tem sido propostas e/ou implementadas por meio de leis e programas de ação, partindo das diferentes compreensões desses supostos transtorno de aprendizagem. Haverá também, o lançamento do Fórum permanente sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. (enviado por Ariádine)