COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA BIOMÉTRICA?

Um sistema biométrico padrão é composto por um sensor, que irá formar a interface do utilizador com um software de operação, incluindo o algoritmo que irá comparar o modelo capturado com o template. Um sistema biométrico é essencialmente um sistema de reconhecimento de padrões que efetuam a identificação pessoal de um indivíduo, determinando a autenticidade das características registradas. Normalmente um sistema desse tipo pode ser dividido em duas partes: o módulo de registro e o módulo de autenticação. No módulo de registro as características físicas são obtidas por um sensor biométrico e são analisadas por um motor de extração que gera um template (modelo). No módulo de autenticação os indivíduos são identificados no momento do acesso. Ou seja, as características biométricas são capturadas e processadas pelo motor de extração que, em caso de afirmativo, produz a mesma representação do template.

* O QUE É UM TEMPLATE DE IMPRESSÃO DIGITAL?
É o resultado do processamento de um algoritmo capaz de realizar com precisão a captura de uma impressão digital, e transformá-la num conjunto de caracteres, através dos seus pontos. É importante verificar que as imagens das impressões digitais não ficam armazenadas na base de dados: o que ocorre é o armazenamento de uma string que representa a impressão digital, não podendo a esta ser aplicada qualquer processo de engenharia inversa, ou mesmo ser utilizada por qualquer outro sistema de segurança. O seu conjunto de caracteres muda sempre que o utilizador toca o sensor.

* DIFERENÇA 1:1 E 1:N – IDENTIFICAÇÃO x VERIFICAÇÃO

Na indústria biométrica a distinção é “IDENTIFICAÇÃO/RECONHECIMENTO” “VERIFICAÇÃO/AUTENTICAÇÃO”.

feita

entre

os

termos e

Identificação e reconhecimento são sinônimos. Nos dois processos, um modelo é apresentado para o sistema durante o registro. Posteriormente o sistema poderá executar uma função de identificação, onde o modelo apresentado é comparado com todos os templates da base de dados (isto é conhecido como 1:N comparação um-para-muitos) Verificação e autenticação é um modelo de busca 1:1 no qual o sistema biométrico tenta verificar uma identidade de um indivíduo. Neste caso, um template retirado da base de dados é comparado com o modelo solicitado. Em caso de verificação positiva, o sistema biométrico confirma que o solicitante é quem ele diz ser. As quatro fases do procedimento biométrico – captura, extração, comparação e resposta – aplicam-se igualmente a Identificação e Verificação. A chave de distinção entre estas duas abordagens reside nas perguntas realizadas ao sistema: Durante a Identificação a pergunta feita ao sistema é: Quem é esta pessoa? Durante a Verificação: Essa pessoa é quem ela diz ser?

* PORQUÊ UTILIZAR A BIOMETRIA?
     Aumento de produtividade; Resolução de problemas de segurança; Eliminação de fraudes; Redução de custo de manutenção face aos sistemas tradicionais; Agilidade nos processos de reconhecimento do indivíduo

O retorno financeiro de uma solução biométrica não deve seguir as análises tradicionais, na medida em que não aumenta o faturamento, mas traz ganhos intangíveis. Atenciosamente, Cristiane Moreira Dept. Comercial (31)3077-2494 (31)8737-8880 Skype: crisnitgen www.nitgen.com.br
COMUNIDADE SOBRE BIOMETRIA NO BRASIL http://biometriabrasil.com.via6.com