TEORIA 3 –D Professor do Departamento de Administração da Universidade W.J.REDDIN New Brunswick - Canadá. Especialista em Teoria da Organização e Mudança.

Criador da teoria 3-D de Eficácia Gerencial. Psicólogos elaboram durante muito tempo pesquisas sobre o comportamento dos Gerentes.

OBJETIVO trabalham. DA TEORIA 3-D

Tornar mais EFICAZES os Gerentes e as organizações onde

EFICÁCIA É o grau no qual um Gerente alcança os resultados de sua GERENCIAL posição.

Não é tanto o que o Gerente faz, mas sim o que ele alcança (resultado). Ex.: Planejar o futuro. Tomar decisões importantes para a Empresa. Tem como ponto central uma idéia muito simples: - Tarefa a ser executada. - Relações com outras pessoas. Os gerentes às vezes dão ênfase a um desses elementos e outras vezes a outro. Esses elementos podem ser usados com maior ou menor grau.

O QUE É EFICÁCI O comportamento dos Gerentes tem 2 elementos: A

3D = (OT + OR) + E

a concepção da Teoria 3-D é chamá-lo de “AUTOCRATA”. Quando usado adequadamente à denominação é “AUTOCRATA BENEVOLENTE”. Isto significa que cada um dos estilos básicos tem um equivalente menos eficaz e um equivalente mais eficaz. Dedicado Separado Integrado . Nenhum dos estilos é mais eficaz ou menos eficaz por si mesmo. - .comportamento orientado para relações.ESTILOS . RELACIONADO INTEGRADO O R SEPARADO DEDICADO OT Relacionado . . Ex.ambos usados em pequeno grau.Baseado nesses comportamentos Reddin definiu 4 estilos BÁSICOS básicos de Gerência ou Comportamento Gerencial. resultando em oito estilos gerenciais. .ambos usados adequadamente ao mesmo tempo . A sua eficácia depende da situação em que são usados.: Quando o alto grau de OT do estilo básico DEDICADO é usado inadequadamente.comportamento orientado para tarefa.

IMPORTANTE – Estes oito estilos gerenciais não são. 2. os estilos gerenciais básicos. a terceira dimensão é a eficácia: 3D = (OT + OR) + E . São simplesmente os nomes dados aos quatro estilos básicos. quando usados adequadamente ou inadequadamente. segundo a teoria 3D do Reddin. A combinação entre a alta e baixa OR e OT formam. a saber: A Alta OR Estilo Relacionado Baixa OT e Baixa OR Estilo Separado Alta OT e Alta OR Estilo Integrado Alta OT Estilo Dedicado OR B OT A Assim sendo. oito estilos adicionais de comportamento.OT e OR + EFICÁCIA Tendo presente que OT e OR são dimensões. os estilos gerenciais básicos são quatro: Separado – Dedicado – Relacionado e Integrado. portanto.

graficamente. teremos. dependem da situação em que são usados. Promotor Executivo Adicionando ao gráfico dos estilos a dimensão Eficácia.A dimensão Eficácia aparece porque em pesquisas realizadas em universidades e empresas. a seguinte disposição: . ficou constatado que os quatro estilos básicos: (Separado – Dedicado – Relacionado – Integrado) podem ser eficazes em certas situações e não serão eficazes em outras. Daí surge um desdobramento de cada um dos estilos básicos em um estilo equivalente mais eficaz e outro menos eficaz: Estilo gerencial . Nenhum desses quatro estilos básicos é eficaz por si mesmo.E Desertor Autocrata Missionário Transigente Estilo Básico Separado Dedicado Relacionado Integrado Estilo Gerencial + E Burocrata Autocrata Benev.

Dedicado .Burocrata Autocrata .Separado . não merece confiança.Dificuldade em tomar decisões. evita o conflito.P rom otor Executivo B urocrata Au.Eficazes OITO ESTILOS GERENCIAIS: Transigente . Prefere reuniões como forma de decisão. AUTOCRATA Alta OT + bx OR – Aquele que consegue o que quer sem BENEVOLENTE: (exige) criar ressentimento. .Executivo Desertor . fraco. Autocrata .Promotor Alt OT + OR – Gerente que estabelece altos padrões. EXECUTIVO: TRANSIGENTE: Alta OT + OR . Estilos B ásicos R elacionado O R Integrado + Eficazes S eparado Dedicado OT Missionário Desertor T ransig. Submisso.Autocrata Benevolente Missionário .Integrado . B en. (não exige) influencia-se por pessoas evita ou minimiza pressões e problemas.Relacionado . (situação exige) trata cada um de forma diferente e dirige através de equipes. Decidido.

MISSIONÁRIO: Alta OR + bx OT. está interessado em regras e procedimento. (não exige) desagradável e interessado unicamente na tarefa. prefere ter as . Tem êxito porque obedece as regras da empresa. age sem consultar. Crítico.antipático PROMOTOR: Bx OT + alta OR . obtém resultados. temido. Está disposto a mudar de opinião para conservar a paz.Basicamente interessado em harmonia (não exige) É fundamental uma alma caridosa que coloca as relações amáveis acima de tudo. comunicação só para baixo. É percebido como não comprometido e passivo ou negativo. termina as coisas.Tem confiança nas pessoas e está (exige) interessado em desenvolvê-las. quer ações e resultados imediatos. tende a produzir uma atmosfera criativa. BUROCRATA: Bx OT + bx OR(exige) É percebido como escrupuloso. Amável e agradável com todos. ameaçador.energético. Aquele gerente que usa um estilo básico de forma consistente em qualquer situação tem um pequeno repertório e. comprometido. DESERTOR: Bx OT+bx OR(não exige) REPERTÓRIO DE ESTILOS: É a habilidade do Gerente em variar seu próprio estilo básico de comportamento. portanto. AUTOCRATA: Alta OT + bx OR – Carece de confiança dos outros.

ter o poder e controle. adequado) Rigidez -(pequeno rep. EXISTE UM ESTILO IDEAL: Cada um destes 5 elementos faz exigências ao estilo gerencial .coisas muito claras. não tem muito interesse em poder ou controles rígidos. Grande repertório . Representa todas as influências sobre o Gerente. externas ao seu próprio trabalho. Filosofia de um órgão público e um (como operam as coisas aqui) TECNOLOGIA: É a forma pela qual o trabalho pode ser feito. não fica satisfeito com as coisas pouco estruturadas. Algumas tecnologias exigem estilo dedicado. Não existe.(grande rep. inadequado) Resiliência . adequado) Deriva . Superior / Colaborador / Subordinado – os conceitos são usados como geralmente são aceitos. a eficácia gerencial dependente da adequação do estilo à situação em que é usado. outras separado. etc. CONCEITO DE REPERTÓRIO: Flexibilidade -(grande rep. .aceita mudança. inadequado) SITUAÇÃO ORGANIZAÇÃO: órgão militar. Ex.(pequeno rep.

A eficácia deve ser entendida como algo que um gerente produz em uma situação. pode ser denominado de um gerente com um grande repertório de estilos.COMO ALCANÇAR A EFICÁCIA: -Se a eficácia depende do uso de comportamento apropriado para enfrentar a situação. A eficácia coloca ênfase no resultado alcançado. a eficácia de resultados deve ser obtida com o uso adequado de um só estilo. dirigindo-a adequadamente. quais habilidades. determina o grau de eficácia dos resultados gerenciais. Ela representa o produto e não o insumo. Então. 4 – EFICÁCIA GERENCIAL Eficácia é o grau o qual o gerente alcança as exigências de produto (resultado) de sua posição. nestes casos. 3 – FLEXIBILIDADE DE ESTILO Se qualquer um dos quatro estilos pode levar o gerente a obter maiores resultados. Um gerente que domina e usa vários estilos. EFICIÊNCIA X EFICÁCIA . conforme a adequabilidade de seu uso à situação. mas isto não deixa de ser limitador para o gerente. conclui-se que a flexibilidade no uso dos estilos é uma habilidade importante que o gerente precisa adquirir. conforme a situação. então. -Flexibilidade de estilo: usar adequadamente o repertório de estilos. que não poderá atuar bem em todas as situações. nem todos os gerentes têm esta facilidade. o gerente eficaz deverá possuir: -Sensibilidade situacional: (saber ler a situação). A eficiência coloca ênfase no modo de fazer as coisas. o domínio e o uso de todos os estilos. Contudo.

OT e OR A teoria 3D.relações com outras pessoas . bem como as outras teorias de estilos gerenciais desenvolvidas por outros autores. está centrada em dois principais elementos que compõem o comportamento dos gerentes: .Fazer as coisas bem Resolver problemas Economizar Cumprir o dever Reduzir custos v (em vez de) Fazer as coisas certas (em vez de) Produzir alternativas criativas (em vez de) Otimizar (em vez de) Obter resultados (em vez de) Aumentar o lucro ESTILOS GERENCIAIS MODELO 3D DE REDDIN TEXTO DE APOIO I – CONCEITOS BÁSICOS E INDICADORES DE ESTILO 1.tarefa a ser executada .

confiar e encorajar. é o “grau no qual um gerente tem relações pessoais no trabalho caracterizadas por ouvir.” As relações com outras pessoas e a Orientação para as relações (OR).” A OR e OT estão graficamente dispostas como vemos na figura a seguir: ALTA 4 2 OR 2 0 0 BAIXA 2 OT 4 ALTA . é o “grau no qual um gerente dirige seus esforços e de seus subordinados. organizar e dirigir. caracterizada por iniciar.A tarefa a ser executada é a Orientação da tarefa (OT).