Adriano Zamai Israel Moura Badega Interface do GNOME

A Figura mostra o ambiente do GNOME. Note que este ambiente possui muitas opções de utilização e configuração do sistema. Sendo assim, você pode configurá-lo colocando seus ícones, mudando o papel de parede, enfim, organizando o ambiente do jeito que desejar. Podemos notar que na área de trabalho do GNOME, apresentada na Figura, existem muitos ícones e menus. Iremos explicar brevemente do que é composta esta interface.

Interface do GNOME

Observe na parte inferior da tela que existe uma barra de ferramentas contendo vários itens. Esta barra é chamada de Painel do GNOME. Você pode modificar o painel para que ele atenda suas necessidades. Para acionar o menu que faz este gerenciamento, clique com o botão direito do mouse sobre o painel e poderá verificar todas as possibilidades que existem nesta personalização. Pode-se, por exemplo, criar um novo menu (conceito de gaveta), adicionar miniaplicativos (ícones de aplicações), botões e outras funcionalidades. Observe o painel GNOME na Figura abaixo.

Painel do GNOME

Você pode mover o painel para outro local na área de trabalho. Para isso, selecione no Menu Principal Painel->Propriedades->Tipo o tipo de painel como sendo Painel Flutuante. Depois disso, basta selecionar a flecha no canto direito ou esquerdo do painel com o botão direito do mouse e levar o painel para onde se queira. No canto esquerdo do painel podemos notar um botão em forma de um pé, que chamaremos de menu principal. Através dele é possível acessar todas as funcionalidades do sistema. Existem muitas opções disponíveis no menu principal. É possível executar várias aplicações através do submenu Programas. Através do submenu Menus KDE pode-se fazer interação com os aplicativos compatíveis com o ambiente KDE. Uma outra opção interessante é o submenu Painel, pelo qual é possível incluir ou remover aplicativos do painel, configurar botões e ícones, entre outras tarefas. Recomendamos que você dê uma olhada em todas as opções do menu para que se sinta à vontade com o ambiente. Observe a Figura abaixo.

O Gerenciador de Arquivos do GNOME
Existe a possibilidade de você gerenciar seus arquivos pelo GNOME. Isso pode ser feito pelo gerenciador de arquivos chamado gmc[1]. Existem dois modos de iniciá-lo: digitando o comando gmc em um terminal ou através do menu principal, na opção Programas->Gestor de Ficheiros.

Observe que logo após a barra de título estão localizados os menus; as opções são claras e muito simples. Você pode fazer várias configurações interessantes, por exemplo, uma busca por arquivos (Comandos->Procurar arquivo). Abaixo desta barra estão localizados os ícones com os quais se pode executar a maioria das ações, como navegar entre os diretórios (botões Acima e Voltar) ou modificar a aparência da descrição dos ícones (botões Ícones, Breve, Detalhe ou Configurado). Você também pode realizar diversas operações sobre os arquivos. Para isso, selecione primeiramente um arquivo e depois clique com o botão direito do mouse sobre ele. Surgirá um menu de opções que são ações possíveis de ser executadas sobre este arquivo, conforme a Figura 2-22. Lembre-se de que a maioria destas ações pode ser executada diretamente pelo teclado ou pelo mouse, sem a necessidade deste menu. Por exemplo, você pode apagar um arquivo clicando na opção Excluir no menu de opções ou também pressionando a tecla Delete.

Os arquivos, em sua maioria, podem ser executados com um clique duplo sobre o seu nome. Para configurar o aplicativo que irá executar este arquivo dirija-se ao menu Comandos->Edite Tipos Mime, e através da tela do Centro de Controle GNOME você poderá configurar o tipo de aplicação. Por exemplo, dê dois cliques na opção image/jpeg e você poderá notar que o aplicativo que executa imagens com extensões jpg é o Eletric Eyes (que será visto posteriormente).

Referencias
http://www.linorg.cirp.usp.br/Guias.Conectiva/Guias_V.7.0/Guia_do_Usuario/imagens/icewm.jpg&im grefurl=http://www.linorg.cirp.usp.br/Guias.Conectiva/Guias_V.7.0/Guia_do_Usuario/outros.geren.ht ml&h=538&w=717&sz=54&hl=pt-BR&start=1&um=1&tbnid=zi1HZWfBy3ImM:&tbnh=105&tbnw=140&prev=/images%3Fq%3D%2Binterface%2Bgrafica%2Blinux%2Bblackbox %26svnum%3D10%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26lr%3Dlang_pt%26sa%3DN http://www.linorg.cirp.usp.br/Guias.Conectiva/Guias_V.7.0/Guia_do_Usuario/multimidia.html

www.zago.eti.br/kde