You are on page 1of 32

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

2010

5o, 7o e 9o Anos / 4a, 6a e 8a Séries do Ensino Fundamental e 3a Série do Ensino Médio

Manual do Aplicador

SARESP 2010

Sumário

3 Apresentação

5 Características do SARESP 2010

7 Atribuições do Aplicador

9 Materiais de Aplicação

13 Iniciando a aplicação das provas

13 Procedimentos ao chegar à sala de aplicação das provas

13 Procedimentos para a entrega dos instrumentos de avaliação

16 Procedimentos depois do início das provas

17 Procedimentos depois do encerramento das provas

19 Instruções Específicas

21 Anexo I – Carta de Apresentação do Aplicador

22 Anexo II – Termo de Compromisso do Aplicador

23 Anexo III – Formulário de Controle de Aplicação

25 Anexo IV – Folhas de Respostas/Redação

31 Anexo V – Lista de Presença

periódicas e comparáveis sobre a situação da es- colaridade básica na rede pública de ensino paulista. O SARESP tem como finalidade fornecer informações consistentes. Para os alunos que estão frequentando o regime de oito séries. caracterizada como uma avaliação externa da Educação Básica. a seguir Ano 3º 5º 7º 9º Série 2ª 4ª 6ª 8ª . Atenção! Foi adotado como referência neste Manual que as provas serão aplicadas considerando o Ensino Fundamental de nove anos.Apresentação A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP realizará em 2010 a 13ª edição do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP. será necessário fazer a correspondência entre ano e série. capazes de orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino. aplicada desde 1996.

.

Física. 5º ano EF Redação 7º. Química) Questões Abertas de 5º. 9º ano EF e 3ª série EM Matemática Particular Matemática 3º. Municipal e 7º. Horário de Início das Aulas Período de Aplicação Turmas que iniciam entre 6h45 e 10h59 Manhã Turmas que iniciam entre 11 horas e 16h59 Tarde Turmas que iniciam a partir das 17 horas Noite . 9º ano EF Ciências da Natureza 3ª série EM Estadual (Biologia. 9º ano EF e 3ª série EM 18/11 Ciências 7º. 9º ano EF e 3ª série EM Matemática (amostra) Horário das Provas – Ensinos Fundamental e Médio O horário de início das provas é o mesmo do início das aulas. 7º. 5º ano EF 17/11 Redação 5º ano EF Língua Portuguesa e Estadual. A duração das provas é de 3 horas.Características do Saresp 2010 As provas do SARESP 2010 serão aplicadas em dois dias consecutivos e avaliará o Ensino Fun- damental – EF e o Ensino Médio – EM nos anos/séries e áreas a seguir: Data Prova Ano/Série Rede de Ensino Língua Portuguesa 3º.

.

Atribuições do Aplicador Ao Professor Aplicador cabe aplicar os instrumentos de avaliação às turmas sob sua responsabi- lidade. obedecendo aos procedimentos constantes deste Manual. • Estar de posse deste Manual. Não deverá se distrair com conversas ou leituras. • Verificar no seu e-mail ou com o Diretor sua alocação: datas. contidos neste Manual. II. durante a prova. • Receber do Diretor da escola em que leciona a Carta de Apresentação. referente ao conteúdo ou à forma de responder às questões da prova. • Participar de reunião de orientação promovida pelo Diretor da escola em que leciona. • Dirigir-se ao Diretor da Escola e entregar a Carta de Apresentação – Anexo I. com antecedência mínima de uma hora. Atribuições antes das datas de aplicação das provas • Preencher cadastro no Sistema Integrado do SARESP – SIS. Atenção! O Aplicador não poderá responder a qualquer pergunta. posicionar-se de modo a ter uma visão de todos os alunos e estar atento a todos os fatos que ocorrem. feita pelo aluno. I. escola e horários de aplicação das provas. . • Estudar cuidadosamente os procedimentos para aplicação das provas. quando for o caso. O Aplicador deverá. A atuação do Aplicador é fundamental para o sucesso da avaliação. Atribuições nas datas de aplicação das provas • Comparecer. ao local de aplicação das provas. • Assinar o Termo de Compromisso do Aplicador– Anexo II.

• Receber. do Diretor da Escola. os materiais de aplicação das provas. • Conferir se os pacotes contendo os materiais de aplicação estão lacrados e devidamente iden- tificados. III. • Seguir as orientações do Manual do Aplicador para garantir a uniformidade da aplicação.• Participar de reunião com o Fiscal para retomada dos procedimentos básicos de avaliação. organizar e entregar o material de aplicação ao Diretor de Escola. • Conferir. Atribuições após a aplicação das provas • Preencher Formulário de Controle da Aplicação – Anexo III. .

Ano. Turno e Turma. Municí- pio. Escola. com duplo lacre. serão identificados por DE. Data de Aplicação. conforme modelos abaixo: Cadernos de Prova .Materiais de aplicação Os pacotes contendo material de aplicação.

Folhas de Respostas Lista de Presença | 10 | .

Cadernos de Prova de 16 a 20 Conjunto 5 . c) Pacote transparente: Folhas de Respostas para as questões 5º EF Municipal e de múltipla escolha (pré-identificadas). Lista de Presença dos alunos e Formulário de Controle da Aplicação | 11 | . Prova. Os pacotes contendo os Cadernos de Prova e os de Redação serão opacos na cor cinza.Cadernos de Prova de 11 a 15 Conjunto 4 . Município. Ano/Série. Turno. Escola. compostos de cinco conjuntos: Conjunto 1 . Data da Prova.Para facilitar o processo de logística dos materiais. encontram-se os seguintes materiais para aplicação: Data Ano / Série Rede Material a) Pacote cinza: Caderno de Língua Portuguesa b) Pacote cinza: Caderno de Redação Estadual. Turma.Cadernos de Prova de 21 a 26 Atenção! Dependendo do tamanho da turma é possível que haja mais de um conjunto de cadernos de prova com a mesma numeração. Total (alunos). Turma. Escola. Total (alunos). tica 7º e 9º EF e Municipal e b) Pacote transparente: Folhas de Respostas para as questões 3ª EM Particular de múltipla escolha (pré-identificadas). Prova. Data da Prova. Lista de Presença Particular dos alunos e Formulário de Controle da Aplicação 17/11 d) Pacote transparente: Folhas de Redação (pré-identificadas) a) Pacote cinza: Caderno de Língua Portuguesa e de Matemá- Estadual. Sala VUNESP. iden- tificados com etiquetas brancas com as seguintes informações: Diretoria de Ensino. Município. Turno. Sala VUNESP. como a seguir discriminadas e com as informações: Diretoria de Ensino. Ano/Série. 5º EF AZUL 7º EF ROSA 9º EF VERDE 3ª EM AMARELO Nos pacotes.Cadernos de Prova de 1 a 5 Conjunto 2 . Os pacotes contendo as Folhas de Respostas e Folhas de Redação serão transparentes e com folhas de rosto coloridas. os Cadernos de Prova numerados de 1 a 26 foram embalados seguindo uma estrutura padrão de pacotes xirincados (embalados em plásticos transparentes).Cadernos de Prova de 6 a 10 Conjunto 3 .

no mínimo dois Cadernos de Provas/Redação e duas Folhas de Respostas/Redação. Em hipótese alguma poderão ser utilizadas Folhas de Respostas/Redação pré-identificadas de alunos que faltarem no dia da aplicação. . Lista de Presença 5º EF Estadual dos alunos e Formulário de Controle da Aplicação c) Pacote cinza: Caderno de Questões Abertas de Matemática (amostra) a) Pacote cinza: Caderno de Matemática Municipal e b) Pacote transparente: Folhas de Respostas para as questões 5º EF Particular de múltipla escolha (pré-identificadas). As provas em Braille ou ampliadas estarão em pacotes específicos. Lista de Presença dos alunos e Formulário de Controle da Aplicação 18/11 a) Pacote cinza: Caderno de Ciências / Ciências da Natureza b) Pacote cinza: Caderno de Redação c) Pacote cinza: Caderno de Questões Abertas de Matemática (amostra) Estadual d) Pacote transparente: Folhas de Respostas para as questões 7º e 9º EF e de múltipla escolha (pré-identificadas). separadas dos demais Cadernos de Prova. Data Ano / Série Rede Material a) Pacote cinza: Caderno de Matemática b) Pacote transparente: Folhas de Respostas para as questões de múltipla escolha (pré-identificadas). reservas que poderão ser utilizadas quando o número de alu- nos exceder o quantitativo previsto. Lista de Presença e 3ª EM Formulário de Controle da Aplicação. e) Pacote transparente: Folhas de Redação (pré-identificadas) a) Pacote cinza: Caderno de Redação Municipal e b) Pacote transparente: Folhas de Redação (pré-identifica- Particular das). nos respectivos pacotes. devidamente identificados. Lista de Presença dos alunos e Formulário de Controle da Aplicação Há também.

II. não deixando nenhuma em branco e procurando mostrar o que realmente sabem sobre o conteúdo avaliado. as Folhas de Respostas/Redação. Procedimentos ao chegar à sala de aplicação das provas O Aplicador deverá a) cumprimentar os alunos. Procedimentos para a entrega dos instrumentos de avaliação 1. b) Retirar dos pacotes os Cadernos de Prova/Redação. Gerais a) Abrir os pacotes destacando a serrilha na linha pontilhada do primeiro lacre. . regis- trar a ocorrência no verso do Formulário de Controle de Aplicação. Atenção! Escolas Estaduais: Caso haja falta de Caderno ou Folha de Redação para a turma. e) Registrar no Formulário de Controle de Aplicação o total de Cadernos/Folhas de Respostas que faltaram para a turma. apresentar-se e explicar-lhes que farão uma prova (mencionar a dis- ciplina) que irá contribuir para melhoria da qualidade do ensino de escola. a Lista de Presença e o Formulário de Controle de Avaliação. c) Contar o número de Cadernos de Provas/Redação (inclusive os reservas) e anotar no Formulá- rio de Controle de Aplicação.Iniciando a aplicação das provas I. b) orientar os alunos para que respondam às questões da prova com cuidado. d) organizar a sala para dar início à aplicação das provas. c) criar um clima agradável e tranquilo para a realização da prova. caso ocorra. d) Contar o número de Folhas de Respostas/Redação (inclusive as reservas) e anotar no Formu- lário de Controle de Aplicação.

17/11 Portuguesa .Alunos do 5º ano EF a) Explicar aos alunos que as respostas devem ser transcritas para a Folha de Respostas. .Caderno de Língua Portuguesa estruturado com 24 questões de múltipla Língua escolha. Instruções Específicas . . estruturado com 24 questões de múltipla escolha. personalizada.Folha de Resposta.respondam as Questões Abertas de Matemática. Para iniciar a aplicação Informar aos alunos que eles devem: . personalizada Matemática – com destaque para o número do Caderno de Matemática correspon- todas as redes dente.Folha de Resposta para a Redação.assinalem as alternativas na Folha de Respostas.Caderno de Questões Abertas de Matemática – turmas da amostra da 18/11 Matemática rede estadual. .resolver as questões da prova com cuidado e atenção.usar caneta esferográfica azul ou preta para preencher a Folha de Respostas e a Folha de Redação.responder a todas as questões.assinalem as alternativas na sua Folha de Respostas. . | 14 | . como exemplo a seguir: b) Ler para os alunos as instruções constantes da Folha de Respostas. Prova de . c) Explicar aos alunos como será entregue o material: . Prova de . Prova de . personalizada com destaque para o número do Caderno de Língua Portuguesa cor- respondente.respondam às questões de Língua Portuguesa.transcrevam o texto na Folha de Redação.ter cuidado no preenchimento da Folha de Respostas e na transcrição da Redação. . para as questões de múltipla escolha. de ensino . e Redação – Atenção! todas as redes Orientar os alunos para que façam a avaliação na seguinte sequência: de ensino .produzam o rascunho do seu texto no Caderno de Redação. – Questões Atenção! Abertas Orientar os alunos para que façam a avaliação na seguinte sequência: (amostra) .permanecer sentados durante a entrega dos instrumentos de avaliação. 2. .abrir o(s) Caderno(s) de Provas/Redação somente depois de autorizados.respondam às questões de Matemática. Rede Estadual .Folha de Resposta. .Caderno de Matemática. para as questões de múltipla escolha. . . .Caderno de Redação.

para as questões de múltipla escolha. persona- Portuguesa e lizada com destaque para o número do Caderno de Língua Portu- 17/11 Matemática – guesa e Matemática correspondente.Caderno de Ciências/Ciências da Natureza. b) Entregar o Caderno de Provas (não identificado). personalizada. | 15 | . a Folha de Resposta/Redação pré-identificada cha- mando-o pelo nome. c) Entregar o Caderno de Redação (não identificado). para as questões de múltipla escolha.Alunos do 7º e 9º anos EF e 3ª série EM a) Explicar aos alunos que as respostas da prova deverão ser transcritas para a Folha de Respostas. Questões Abertas . Atenção! Nas provas da 3ª série EM há questões com 4 (quatro) e/ou 5 (cinco) alternativas. ano/série. cujo nome não se encontra na lista de presença. Nos de- mais anos (7º e 9º EF) são apenas 4 (quatro) alternativas. todas as redes de . . de ensino .assinalem as alternativas na sua Folha de Respostas.Caderno de Redação. – todas as redes . turma e disciplina e o nº do Caderno de Prova no campo específico da Folha de Respostas. c) Explicar aos alunos como será entregue o material: Prova de Língua .respondam às questões de Ciências/Ciências da Natureza. O próprio aluno deverá preencher o seu nome. personali- zada com destaque para o número do Caderno de Ciências/Ciên- Rede Estadual cias da Natureza correspondente. (amostra) .respondam às Questões Abertas de Matemática. caso haja algum aluno na sala.Folha para a Redação. na carteira do aluno. Prova de Redação .Caderno de Questões Abertas de Matemática – turmas da amostra 18/11 Ciências da da rede estadual.Folha de Resposta.Folha de Resposta. .Instruções Específicas .Caderno de Língua Portuguesa e Matemática estruturado com 48 ensino questões de múltipla escolha. .transcrevam o texto na Folha de Redação.produzam o rascunho do seu texto no Caderno de Redação. conferindo o seu número com o registrado na Folha de Respostas. b) Ler para os alunos as instruções constantes da Folha de Respostas. Prova de Ciências/ . em sua carteira. 3. e) Utilizar Folha de Resposta/Redação sem identificação e o Caderno de Prova/Redação reser- vas. nome da escola. Natureza Atenção! Prova de Orientar os alunos para que façam a avaliação na seguinte sequência: Matemática – . d) Entregar o Caderno de Questões Abertas de Matemática (pré-identificado). Para entregar os instrumentos de avaliação a) Entregar a cada aluno.

quando for chamado pelos pais e tiver que sair da escola. por exemplo. Solicitar que marquem na Folha da Resposta o número do seu caderno no campo correspondente (mostrar o local). Em caso de erro. | 16 | . 2. 3. deverão levantar o braço e permanecer sentados. quando não puder concluir a prova por estar passando mal. o horário de início e término da prova. g) Pedir aos alunos para colocarem o seu nome. somente nas seguintes circunstâncias: 1. na lousa. k) Não autorizar a entrada de aluno retardatário. Procedimentos depois do início das provas a) Preencher a Lista de Presença (Anexo V) assinalando com – X – a presença do aluno. que será de uma hora e trinta minutos. 3. exemplificar o procedimento. f) Avisar aos alunos quando faltarem 20 minutos para o tempo estipulado para a finalização da prova. h) Pedir aos alunos que confiram se o número do Caderno de Prova é o mesmo constante da Folha de Respostas. b) Circular entre as carteiras para verificar se os alunos estão respondendo às questões das pro- vas e. escrever na capa do Caderno de Prova. III. depois do início da prova. devolver o material recolhido. j) Anotar. g) Comunicar aos alunos o encerramento do tempo de prova. 2. no caso de aluno deixar a sala: 1. Atenção! O Caderno de Prova entregue ao aluno deverá ter o mesmo número registrado na Folha de Resposta pré-identificada e na Lista de Presença. após a aplicação. se o aluno voltar. d) Permitir que o aluno saia da sala. outra situação que exija a saída definitiva ou temporária. recolher todos os instrumentos de avaliação. e) Proceder como segue. na transcri- ção das respostas. f) Solicitar aos alunos que confiram seus dados pessoais na Folha de Respostas/Redação. bem como o tempo mínimo de perma- nência em sala de aula. o motivo da saída. comunicar o Diretor da Escola. c) Controlar o tempo de prova. nome da escola e da turma nos Cadernos de Prova/Redação. para que o recolhimento de todo o material ocorra em sua carteira. i) Avisar aos alunos que ao terminarem a prova. caso perceba que algum aluno está encontrando dificuldade.

IV. c) Registrar o número de alunos presentes e ausentes nas Folhas de Rosto dos pacotes de Folhas de Respostas/Redação d) Preencher cuidadosa e completamente os campos do Formulário de Controle da Aplicação. e) Acondicionar os instrumentos nos mesmos pacotes em que foram recebidos. b) Verificar se todos os Cadernos de Prova/Redação e Folhas de Respostas/Redação foram de- volvidos pelos alunos. Procedimentos depois do encerramento das provas a) Recolher todas as Folhas de Respostas/Redação e os Cadernos de Provas/Redação. colocando pri- meiramente os materiais não utilizados e depois os utilizados: Atenção! • Cadernos de Prova Pacotes cinzas • Cadernos de Redação • Folhas de Respostas para as questões de múltipla • Folhas de Redação Pacotes transparentes • Formulário de Controle da Aplicação • Lista de Presença • Folha de rosto Lacre do pacote para devolução dos Cadernos de Provas | 17 | . Atenção! Todos os alunos com necessidades especiais participarão da avaliação e lhes deverá ser oferecido um tempo maior para a realização das provas.

h) Entregar todos os pacotes ao Diretor. seguindo as orientações constantes do próprio pa- cote. se houver. . g) Lacrar os pacotes.Lacre do pacote para devolução das Folhas de Respostas f) Colocar os Cadernos de Prova em Braille ou ampliados no pacote específico. na sala de aplicação.

d) Inserir o nome do aluno na Lista de Presença. Número excedente de alunos na sala Havendo aluno excedente em sua sala. II. ano/série. d) Os Cadernos de Provas/Redação em Braille deverão ser devolvidos no mesmo pacote de ori- gem. turma e disciplina na(s) Folha de Respostas/Redação. e) As Folhas de Respostas/Redação (pré-identificadas) correspondentes às provas em Braille deverão ser devolvidas no mesmo pacote da turma. • Caderno de Prova/Redação (reserva). após o término do horário de aplicação. b) O preenchimento das Folhas de Respostas das provas ampliadas deverá ser realizado pelo Aplicador. cujo nome não consta da Lista de Presença. b) Solicitar ao aluno que preencha seu nome. Aplicação das provas especiais a) Os Cadernos de Provas em Braille e ampliados deverão ser devolvidos no pacote de origem. nome da escola. proceder como a seguir: a) Entregar ao aluno: • Folha de Respostas/Redação não identificadas. . O material de avaliação deste aluno deverá ser devolvido com os demais de sua turma. c) Solicitar ao aluno que marque na Folha de Resposta o nº que identifica o Caderno de Prova no campo correspondente.Instruções específicas I. c) Não haverá preenchimento de Folha de Respostas/Redação das provas em Braille.

| 20 | .

ANEXO I Carta de Apresentação do Aplicador | 21 | .

ANEXO II Termo de Compromisso do Aplicador | 22 | .

ANEXO III Formulário de Controle de Aplicação (frente) | 23 | .

Formulário de Controle de Aplicação (verso) | 24 | .

ANEXO IV Folha de Respostas Língua Portuguesa e Matemática .Ensino Médio | 25 | .

Folha de Respostas Língua Portuguesa e Matemática 7o e 9o anos .Ensino Fundamental | 26 | .

Folha de Respostas Ciências da Natureza Ensino Médio | 27 | .

Ensino Fundamental Ciências .7o e 9o anos . Folha de Respostas Língua Portuguesa / Matemática .Ensino Fundamental | 28 | .5o ano .

Folha de Redação Ensino Fundamental | 29 | .

Folhas de Redação Ensino Médio | 30 | .

ANEXO V Lista de Presença | 31 | .