You are on page 1of 12

GUIA RÁPIDO de

INSTALAÇÃO e CONFIGURAÇÃO

ROTEADORES WIRELESS 802.11
802.11N
N

Modelos
Modelos:
s TL
TL--WR
WR
WR8
841
841
41NN
N// TL-
TL-WR
WR
WR8
844
41ND
1ND
1ND// TL
TL--WR
WR9
WR941
941
41N
N/ TL-
N/ TL-WR
WR9
WR94
941ND
41ND

disponíve . traduções. Sobre a utilização do botão QSS 9 a) Procedimentos de uso _10 b) Adicionando novos usuários após uso do botão QSS _10 c) Descobrindo a senha da rede sem sem-fios fios _11 Informações importantes Este Este guia guia rápido rápido de de instalação instalação e configuração tem por objetivo objetivo principal principal configurar configurar seu seu roteador roteador para para oo acesso acesso àà internet. Cone Conexões xões físicas d doo Roteador 2 2. Confira no ato do recebimento do produto adquirido a sua integridade física. e instalação de outros dispositivos. transformações transformações ou adaptações sem a permissão permissão da da TP- TP-LINK LINK TECHNOLOGIES CO. Conectando Conectando--se se na rede sem sem--fios fios 8 6.. LTD. 1 .LTD. Recomendamos a leitura completa deste guia para instalação de seu produto. Configura Configurações ções essenciais do sistema operacional 2 a) Windows XP 3 b) Windows Vista 3 3. notifique seu seu revendedor revendedor ou ou transportadora transportadora responsável pela entrega do mesmo mesmo para para fins fins de de troca troca do produto ou outras soluções cabíveis. e em caso de avarias avarias. Outras marcas marcas ee nomes nomes de de produtos produtos são marcas registradas dos respectivos respectivos fabricantes. segurança. controle de acesso.. violação de embalagem. Configurações Configurações d do o Roteador 4 a) Internet a CABO (IP dinâmico) 5 b) Internet ADSL (PPPoE) 7 5.ÍNDICE Informações importantes 1 1. LTD. ou qualquer outra não- não-conformidade conformidade existente existente.Todos os direitos reservados. Nenhuma parte destas informações pode poderão rão ser reprod reproduzidas uzidas ou utilizadas para traduções. fabricantes. acesse acesse o conteúdo do CD que acompanha seu produto e visualize visualize a documentação disponível. Copyright 2009 TP TP--LINK LINK TECHNOLOGIES CO.. Para maiores informações informações sobre sobre como como configurar configurar parâmetros para redes sem sem-fios fios (wireless). .. As informações deste documento estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. ® é marca registr registrada ada da TP TP--LINK LINK TECHNOLOGIES CO. Página de configurações d doo Roteador 4 4.

conecte seu computador (desktop ou notebook) em qualquer uma das quatro portas (tipo LAN) do roteador assim numeradas – 1 2 3 4 – utilizando um cabo de rede Ethernet. é necessário que a placa de rede de seu computador esteja configurada para facilitar as conexões necessárias de acesso à internet. 2 . A partir destas configurações. Siga as orientações a seguir para definir com que seu computador consiga obter um endereço IP automaticamente de seu roteador.1. Conexões físicas do Roteador 1. 2. Conecte seu modem (ADSL/CABLE) na porta WAN do roteador utilizando outro cabo de rede disponível. Conecte o adaptador de energia no plugue (POWER) localizado na parte de trás do equipamento. será possível você acessar a página de gerenciamento de seu roteador e definir configurações básicas de conectividade externa. que basicamente envolvem ajustar parâmetros de controle da interface WAN de seu dispositivo. para então alimentá-lo eletricamente. 1 – Diagrama de instalação física dos roteadores N TP-Link 2. verificando se a tensão da tomada elétrica de sua residência é equivalente à tensão suportada pelo adaptador de energia que o acompanha (110 ou 220 Volts). Configurações essenciais do sistema operacional Seu roteador está pré-configurado para automaticamente definir parâmetros mínimos de rede e internet para todos os computadores que nele estiverem conectados. Para configurar seu equipamento. 3. Para tanto.

clique em OK. em seguida. b) Windows Vista • Clique em Iniciar > Painel de Controle. Clique sobre o botão OK para confirmar as alterações. selecione os itens Obter um Endereço IP 3 . • Dê um clique com o botão direito do mouse no ícone Conexão local e depois clique em Propriedades. selecione os itens Obter um Endereço IP automaticamente e Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente. • No Painel de Controle. clique sobre o botão Propriedades. digite nos campos: • Mantenha os outros campos inalterados. a) Windows XP • Clique em Iniciar > Painel de Controle. clique sobre o item Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4) e então clique sobre o botão Propriedades. • Na aba Geral clique sobre o item Protocolo TCP/IP e então clique sobre o botão Propriedades. selecione o item Usar o seguinte endereço IP. • Na tela que surgir. dê um duplo clique sobre o ícone Conexões de rede. Na tela seguinte. em seguida. Na tela seguinte. • Na aba Rede. • Clique sobre o item Exibir status. • Localize a opção Rede e Internet e clique sobre o item Exibir o status e as tarefas de rede. • Feche em seguida todas as janelas abertas para confirmar as configurações. Na tela seguinte.

• Feche em seguida todas as janelas abertas para confirmar as configurações.168. em seguida. 4. automaticamente e Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente. Configurações do Roteador As instruções a seguir têm por objetivo básico fazer com que seu computador .1 seguido da tecla ENTER – isto permitirá com que você acesse as configurações de seu roteador. a página de configurações do Roteador irá aparecer na tela. em seguida. todos os demais computadores que posteriormente forem conectados ao roteador (independente se através de cabos ou sem- fios) conseguirão também acessar a internet e compartilhar arquivos entre si. clique em OK. Tais configurações devem ser realizadas apenas uma única vez. Aparecerá uma janela de conexão solicitando a inserção de um Nome de usuário e Senha. e a partir do momento que seu computador conseguir acessar a internet. 3. Digite a palavra admin (utilize letras minúsculas) em ambos os campos. 4 . clique no botão OK. Página de configurações do Roteador Abra um software de navegação de internet de sua preferência (como o Internet Explorer da Microsoft) e na barra de endereços digite http://192. Escolha o procedimento abaixo mais adequado de acordo com as configurações do modem conectado à porta WAN do roteador.consiga acessar a internet. Em seguida.1.conectado através de cabo de rede em uma das portas LAN do roteador .

• Ligue seu modem.0. Conexões físicas do roteador. Vivax ou Ajato. Este procedimento será necessário para que seu modem apague sua tabela de endereços MAC/IP. • Dentro da página de configurações do roteador. • Desligue seu modem. Certifique-se que em WAN Connection Type a opção Dynamic IP esteja selecionada. clique sobre o botão Renew 5 . Certifique-se desta conexão e verifique também se a luz do painel frontal do roteador chamada WAN está acesa e piscando. Caso os campos IP Address. a) Internet a CABO (IP dinâmico) Caso sua conexão de internet seja oferecida por operadoras de TV a cabo como Virtua. Subnet Mask e Default Gateway mantenham-se com a numeração 0. Após alguns segundos. clique sobre as opções Network > WAN. as informações de endereçamento contidas na tela de gerenciamento Network > WAN deverão ser alteradas de forma automática. siga as instruções abaixo: • De acordo com instruções explanadas no item 1.0. mas mantenha seu roteador ligado. seu modem deverá estar conectado na porta WAN do roteador. Caso não esteja. ou se você utiliza um modem ADSL roteado (onde não há necessidade de se utilizar um software de autenticação para conexão à internet). selecione-a e então clique sobre o botão Save.0.

• Na tela seguinte. Caso você ainda não consiga acessar a internet. Se com o computador conectado diretamente ao modem você consegue acessar a internet. pressione-o mais de uma vez caso não haja alteração destas informações. clique sobre a opção Status ao lado esquerdo da tela. • Caso as instruções acima não funcionem. Clique sobre o botão Save para manter as configurações armazenadas. clique sobre as opções Network > MAC Clone. clique no botão Clone MAC Address. • Para verificar as configurações realizadas. desta forma. volte a conectá-lo diretamente ao roteador e acesse então novamente as suas configurações. Clique no botão Save para armazenar as alterações realizadas. • Se tudo estiver correto. a numeração dos campos IP Address. Dentro delas. Subnet Mask e Default Gateway deverá se alterar. os campos WAN MAC Address e Your PC’s MAC Address ficarão com o mesmo endereço MAC cadastrado. • A configuração está pronta. entre em contato com seu provedor ou operadora contratada. – se necessário. como mostra ilustração abaixo. 6 . tente conectar seu computador diretamente ao modem e verifique a navegação.

preencha os campos User Name e Password com informações relativas a sua conta de acesso à internet. Estas mesmas informações serão utilizadas para as configurações de seu roteador. Antes da aquisição do roteador. b) Internet ADSL (PPPoE) Caso sua conexão de internet seja oferecida por operadoras de telefonia fixa como Telefonica (Speedy). Brasil Telecom (BRTurbo). provavelmente você estava utilizando um software de autenticação baseado em um nome de usuário e senha necessários para conexão à internet. clique sobre as opções Network > WAN. Conexões físicas do roteador. ainda na mesma tela. 7 . Em WAN Connection Type selecione a opção PPPoE. • Dentro da página de configurações do roteador. GVT (Turbonet) ou outra não listada. Marque o item Connect Automatically para que seu roteador sempre se mantenha conectado à internet e para finalizar clique sobre o botão Save. Certifique-se desta conexão e verifique também se a luz do painel frontal do roteador chamada WAN está acesa e piscando. • Tenha em mãos o nome de usuário e a senha de seu provedor de acesso/conteúdos. seu modem deverá estar conectado na porta WAN do roteador. siga as instruções abaixo: • De acordo com instruções explanadas no item 1. Oi/Telemar (Velox).

Para maiores informações sobre como restringir o acesso à rede sem-fios dos roteadores TP-Link. Por padrão de fábrica. 8 . consulte manual digitalizado disponível no CD de suporte que acompanha este produto. e clique sobre o botão Conectar. • A configuração está pronta. • Clicando em Iniciar > Conectar a. clique sobre a opção Status ao lado esquerdo da tela. Conectando-se na rede sem-fios As instruções a seguir têm o objetivo de permitir o seu primeiro acesso à rede sem-fios deste roteador. a seguinte tela irá surgir mostrando as redes sem-fios disponíveis. entre em contato com seu provedor ou operadora contratada. 5. • Para verificar as configurações realizadas. Caso você não consiga acessar a internet. • Selecione na lista o nome da rede sem-fio desejado. o nome da rede sem-fios dos equipamentos TP- Link é TP-LINK_XXXXXX (onde X é uma variação de valores hexadecimais respectivos aos seis últimos dígitos do endereço MAC do equipamento emissor de sinal).

ou mostre apenas um alerta dizendo que a rede em questão é uma rede desprotegida. Sem exigir nenhum tipo de conhecimento sobre configurações de redes de computadores. • Se tudo funcionar. indicando que a conexão foi estabelecida com êxito. oferece a seus clientes um mecanismo de configuração para redes sem-fios prático. 9 . 6. simples. através de um simples clique no botão QSS (que está localizado na parte frontal dos roteadores sem-fios TP-Link (TL-WR841ND/TL-WR941ND)) é possível conectar facilmente computadores (que disponham de adaptadores de rede sem-fios compatíveis) à rede sem-fios com o máximo nível de segurança disponível. • Dependendo das configurações definidas dentro do roteador sem-fios. uma mensagem de aviso aparecerá. Marque as opções Salvar esta rede e Iniciar esta conexão automaticamente para que estes passos de configuração não sejam mais necessários. pode ser que a próxima janela solicite uma Chave de segurança ou senha. • Digite a senha da rede sem-fios ou clique sobre o botão Conectar assim mesmo para prosseguir com as conexões da rede sem-fios.11N. Sobre a utilização do botão QSS A TP-Link. através da fabricação de sua linha de produtos para redes sem-fios de alto desempenho com tecnologia 802. rápido e seguro.

o único pré-requisito é ter em mãos a 10 . Para conectar novos usuários à rede sem-fios. TL-WN811N. o uso do recurso QSS não é obrigatório. Todos os adaptadores de rede TP-Link 802. se desejar adicionar um novo computador sem-fios através do software do sistema operacional (conforme procedimentos do item 5. mesmo que este não seja fabricado pela TP-Link. • Abra o software QSS da TP-Link em seu computador e clique duas vezes sobre o botão Avançar.A tecnologia por trás deste botão chama-se WPS (Wi-Fi Protected Setup). leia o GUIA RÁPIDO de INSTALAÇÃO e CONFIGURAÇÃO de seu adaptador de rede sem-fios N. e assim sendo.com/english/soft/200873172329. repetindo novamente os mesmos procedimentos explanados acima. b) Adicionando novos usuários após uso do botão QSS Após utilização do recurso QSS disponível nos roteadores TP-Link. Para maiores informações sobre como utilizar o botão QSS. TL-WN827N. • Clique apenas uma vez sobre o botão QSS de seu roteador TP-Link. TL-WN961N e TL-WN910N) suportam esta tecnologia. é possível utilizá-lo junto aos roteadores N TP- Link com a tecnologia QSS: basta fazer a cópia gratuita do software que está disponível no link http://www. a rede sem-fios tornar-se-á protegida contra acessos de pessoas não autorizadas.11N (TL-WN851N.tplink. • Verifique se seu computador está conectado à rede sem-fios. Observação: Caso seu computador já disponha de um adaptador de rede sem-fios instalado. siga os procedimentos abaixo: • Instale o software QSS da TP-Link através do CD de instalação que acompanha a placa de rede sem-fios TP-Link adquirida. A TP-Link não garante a compatibilidade na utilização deste software junto com a placa de rede de terceiros. Conectando-se na rede sem-fios deste manual).zip e instalá-lo em seu computador. TL-WN861N. TL- WN821N. é possível utilizar novamente o botão QSS. • Aguarde o progresso da configuração automática e clique sobre o botão Concluir. TL-WN951N. Porém. a) Procedimentos de uso Para adicionar seu computador sem-fios (através de adaptadores de rede sem-fios TP- Link).

Para descobrir a senha da rede sem-fios de seu roteador. siga as etapas abaixo: • Acesse a página de configurações do roteador. já fisicamente conectado ao equipamento. Outros computadores que não estiverem conectados à rede do roteador não conseguirão visualizar tais informações. é importante salientar que as seguintes etapas só poderão ser realizadas pelo proprietário do roteador. • Role a barra de rolagem da página central até que as informações contidas na opção WPA-PSK/WPA2-PSK sejam destacadas. Página de configurações do Roteador deste manual.senha automaticamente criada pelo recurso QSS anteriormente utilizado. • Visualize a senha automaticamente criada no campo PSK-Passphrase. clique sobre as opções Wireless > Wireless Security. siga as etapas abaixo. que foi criada após o pressionamento do botão QSS. conforme ilustra a imagem a seguir: 11 . c) Descobrindo a senha da rede sem-fios Antes de qualquer procedimento adicional. de acordo com procedimentos definidos no item 3. Para descobrir a senha de sua rede que foi automaticamente criada. • Já dentro da página de configurações.