You are on page 1of 11

Casos de uso – Sistema para rede de

farmácias
Patrik
Jair C Leite

Engenharia de Software, Jair C Leite

Engenharia de Software. Jair C Leite .

Jair C Leite .Engenharia de Software.

Jair C Leite .Exemplos de casos de uso Engenharia de Software.

Casos de uso – Consultar produto Caso de uso: Consultar Produto Visão Geral: O Funcionário consulta os dados relativos a cada produto.) e quantidade em estoque. data da última atualização. desconto individual. preço de custo.. Seqüência típica de 1. pacote. fornecedor. Funcionário consulta um produto informando nome do produto eventos: 2. preço de venda. Objetivo: Realizar uma busca de um determinado produto. Os dados do produto são: código de barras. Jair C Leite . substância(s). fabricante. promoção). Seqüência alternativa: Linha 2(1): Se o produto não existir o sistema apresenta erro. descrição. nome curto (para impressora fiscal) . Ator primário: Funcionário Ator secundário: --- Pré-condição: Produto estar cadastrado e funcionário ter acesso a consultar produto no sistema. Engenharia de Software. unidade de volume (caixa. código de abcfarma.. situação (ativo. Sistema retorna os dados do produto resultante daquela consulta e o estoque deste em cada loja pertencente à rede da Farmácia-Cliente. Linha 2(3): O Funcionário pode executar o caso de uso Classificar Produtos por Prateleira. prateleira a que pertence. grupo. código. alíquota. inativo. frasco.. Linha 2(2): O Funcionário pode executar o caso de uso Consultar Histórico de Produtos. Pós-condição: Dados do produto são apresentados ao funcionário.

Sistema retorna as devoluções ocorridas naquele dia informado.Casos de uso – Consultar devoluções Caso de uso: Consultar Devoluções Visão Geral: O Vendedor consulta as devoluções de produtos pelos Clientes realizadas no sistema. Linha 2 (2): Vendedor pode imprimir a devolução desejada. Seqüência alternativa: Linha 1: Caso a data informada seja inválida. Objetivo: Consultar dados sobre alguma devolução. Jair C Leite . o sistema retornará os dados desta. Engenharia de Software. 2. Ator primário: Vendedor Ator secundário: --- Pré-condição: Vendedor ter acesso a consultar devoluções e Cliente ter feito devolução. Vendedor informa a data da movimentação desejada. Linha 2 (1): Vendedor tem a opção de informar o número da devolução. Pós-condição: Devoluções realizadas por cliente num determinado período são apresentadas na tela. o sistema apresenta erro. Seqüência típica de eventos: 1.

entrada por Cancelamento de Venda. tipo de transação (VenDa. Engenharia de Software. TransFerência. saída por Cancelamento de Entrada). EnTrada. TransFerência. Sistema lista as transações ocorridas sobre aquele produto identificando: data. DeVolução. quantidade anterior. Objetivo: Avaliar as transações ocorridas com o estoque dos produtos. Ator primário: Vendedor Ator secundário: --- Pré-condição: Vendedor ter acesso a consultar o histórico dos produtos. Seqüência típica de 1. hora. Jair C Leite . produto. DeVolução. Por exemplo. Vendedor informa o código do produto. Pós-condição: O sistema apresenta as transações ocorridas com o produto. eventos: 2. avaliar a movimentação de estoque ocorrida sobre determinado produto. quantidade atual e Funcionário que a executou. O vendedor escolhe a opção de consultar o histórico do produto. EnTrada. entrada por Cancelamento de Venda. saída por Cancelamento de Entrada) que ocorrem com os produtos tornando possível uma avaliação sobre estes. 3. quantidade movimentada.Casos de uso – Consultar histórico de produto Caso de uso: Consultar Histórico de Produto Visão Geral: O Sistema gera um histórico das transações (VenDa.

Jair C Leite . Sistema apresenta todas as vendas daquele cliente e o caso de uso termina Seqüência alternativa: Linha 1: Se o Cliente não existir o sistema apresenta erro. Vendedor informa o código do cliente. Pós-condição: O histórico de vendas do cliente é apresentado na tela. Objetivo: Avaliar as transações ocorridas com o cliente da Farmácia-Cliente.Casos de uso – Consultar histórico de cliente Caso de uso: Consultar Histórico de Cliente Visão Geral: O Sistema informa as vendas realizadas para um determinado cliente tornando possível uma avaliação sobre o mesmo. Ator primário: Vendedor Ator secundário: --- Pré-condição: Cliente estar cadastrado e vendedor ter acesso a consultar o histórico dos Clientes. Inclusão do caso de uso Consultar Venda. Seqüência típica de 1. saber a importância deste para a Farmácia-Cliente pela freqüência que adquire produtos da mesma. eventos: 2. 4. O vendedor escolhe a opção de consultar histórico do cliente. Por exemplo. Engenharia de Software. 3.

Objetivo: Associar um Entregador a uma entrega Ator primário: Caixa Ator secundário: Entregador Pré-condição: Caixa ter acesso a associar Entregador a entrega. Seqüência típica de eventos: 1. o Caixa executa este caso de uso para identificar o Entregador que vai fazer esta entrega. Caixa confirma a associação. 4. Caixa informa o código do Entregador que fará (ou fez) a entrega daquela venda. Sistema verifica se a venda é uma entrega.Casos de uso – Associar entregador a uma entrega Caso de uso: Associar Entregador a uma entrega Visão Geral: Quando uma venda realizada é classificada como entrega. Pós-condição: Entregador estar associado à uma entrega. Caixa informa a venda a ser feita a associação. Venda já realizada e identificada como entrega. 2. Jair C Leite . 3. Engenharia de Software.

Jair C Leite Engenharia . Sistema TEF comunica-se com a Administradora de Cartão.de Software. Administradora de Cartão envia resposta sobre a autorização da transação ao Sistema TEF. 6. o TEF informa que a transação não foi autorizada e o motivo de não ter sido na tela. Caixa informa nesta tela se vai digitar os dados ou passar o cartão no pin-pad.Casos de uso – Passar cartão Caso de uso: Passar Cartão Visão Geral: Caixa passa cartão através do pin-pad. Objetivo: Receber a forma de pagamento em cartão do Cliente. Ator primário: Caixa. digitando os dados ou passando o cartão manualmente. 2. administradoras de cartão Ator secundário: Cliente Pré-condição: Venda em cartão já realizada. Seqüência típica de eventos: 1. 5. 3. Após isso executa a ação que optou. Pós-condição: Transação autorizada ou não autorizada. Seqüências Alternativas: Linha 6: Caso a compra no cartão não esteja autorizada pela Administradora de Cartão. Sistema TEF apresenta tela para informar os dados do cartão. Caixa seleciona a venda em cartão. O sistema comunica-se com as administradoras de cartão e retorna uma resposta se a transação foi aprovada ou não. 4. Sistema TEF apresenta resposta ao Caixa e em seguida imprime o cupom do cartão.

Gerente Ator secundário: Cliente. Objetivo: Emitir cupom fiscal da venda para o Cliente. Caixa informa o código da venda a. Secretaria de Finanças. Jair C Leite .Casos de uso – Emitir cupom fiscal Caso de uso: Emitir Cupom Fiscal Visão Geral: Caixa utiliza o sistema para emitir cupons fiscais das vendas. Ator primário: Caixa. Sistema emite cupom fiscal daquela venda. Pós-condição: A venda ao cliente é finalizada. Gerente Pré-condição: Processo de venda iniciado e pagamento realizado ou cartão de crédito autorizado. Engenharia de Software. Seqüência típica de eventos: 1. Caixa seleciona a opção de emitir cupom fiscal. Se o caixa estiver num processo de venda. o código da venda é colocado automaticamente pelo sistema 3. 2.