Escola: Leitura e Produção de Textos Nome: Data: Série

: / /

Você lerá a história de um tamanduá que se deixou enganar pelas aparências. No entanto, algumas palavras estão faltando. Leia o texto e procure completar os espaços com a palavra que você julgar adequada. Atenção! Escreva somente uma palavra em cada espaço.

Os dois tamanduás
Era __________ vez ____________ portentoso tamanduá-bandeira que, por sua beleza e força, tinha ___________ amizade disputada pelos poderosos da floresta, que previam sua futura projeção. ___________ dia, ____________ velho tamanduá, feio e já desdentado, com _________ focinho esbranquiçado e cansado de ficar no olvido, arquitetou ___________ plano: __________ tamanduá formoso trabalharia para ele em troca de fortuna fácil. Já percebera sua ambição, e como tinha muitos amigos a quem cobrar favores antigos, pensou que poderia voltar a ter __________ posição social que já tivera... Nos primeiros tempos, ____________ jovem tamanduá ganhou, com pouco esforço, alguma fortuna e muitas facilidades. Auxiliado pelo tamanduá idoso, passou a ser convidado para __________ melhores festas e a figurar entre _______ melhores. Assim, ia cumprindo, cada vez com mais afinco, _______ tarefas que ________ tamanduá idoso determinava. _________ anos correram. Já bem posto, ________ belo tamanduá vivia no círculo restrito dos animais poderosos. Não contava, porém, com _________ cansaço de viver sempre ________ mesmo: estando entre poucos, ________ vida não tinha novidade que fizesse tremer seus longos pêlos. Percebia que ________ resto da floresta era indecifrável! Sendo _________ tamanduá jovem e somando-se a isso sua natureza curiosa, não suportou ________ mesmice e foi romper _______ contrato com _________ tamanduá idoso. Este, infeliz, já desfrutava do poder que tanto buscara. __ Tamanduá amigo, fiz tudo _______ que pediste e sou grato pelo que me alcançaste. Estamos quites, pois estás novamente em grande projeção. Sairei desta floresta, mudarei meu estilo de vida, pois já não me apetece ficar. Cansam-me _________ poderosos. __ Ora, meu filho, isto não é possível! Se assim fizer, você morrerá! Não está nos meus planos viver no olvido outra vez... e assim como o coloquei no alto, posso derrubá-lo! ________ jovem tamanduá, incrédulo, viu pela primeira vez que não havia amizade entre eles, apesar de tantos anos juntos. Sua ingenuidade estava a nu. Aos poucos, desenvolveu bronquite. Sofria, sofria... _________ dia, meio sufocado, aproveitou que _________ tamanduá idoso dormia e foi embora sem riqueza alguma. Chorou no caminho _________ tempo perdido e ________ possível pobreza que o esperava, mas __________ bronquite passara. Moral da história: Quando a esmola é demais o santo desconfia, mas se, mesmo desconfiado, ele aceitar, desconfie você dele.
In:GAZOLLA, Rachel. Fábulas nuas e cruas.São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

Glossário: Olvido: esquecimento Apetecer: agradar

2. O texto Os dois tamanduás é uma fábula. Em sala de aula você já trabalhou com textos semelhantes a esse. Que características esse texto apresenta que nos levam a dizer que se trata de uma fábula?

Etiene Peixoto

Língua Portuguesa/ Leitura e Produção de Textos – Ensino

Fundamental

2

3. Você deve ter percebido, enquanto completava os espaços, que as palavras utilizadas por você se repetiam. Quais palavras foram essas? Como elas são chamadas?

4. Você também deve lembrar que essas palavras são usadas em duas situações distintas: a) algumas particularizam um ser em um determinado grupo; b) outras, ao contrário, generalizam um ser de um determinado grupo. Com isso em mente, transcreva uma frase que sirva de exemplo para a situação a e outra para a situação b.

5. Observando atentamente os dois exemplos selecionados por você, responda às questões: a) Que mudanças de sentido ocorrem dentro do texto, ocasionadas pela utilização dessas palavras?

b) Construa duas frases nas quais esse efeito de sentido também ocorra.

Etiene Peixoto

Língua Portuguesa/ Leitura e Produção de Textos – Ensino

Fundamental

2

Etiene Peixoto

Língua Portuguesa/ Leitura e Produção de Textos – Ensino

Fundamental

2