Apostila Ensino Fundamental CEESVO - Geografia - Módulo 03

Módulo 03.

Geografia Fundamental.

Votorantim Conhecendo Votorantim

GEOGRAFIA
CEESVO 1

Módulo 03.

Geografia Fundamental.

Votorantim Conhecendo Votorantim

ROTEIRO Conhecendo Votorantim Você vai observar os aspectos físicos, humanos e econômicos. Verá os contrastes existentes em Votorantim. Estudará o município no contexto regional ao mundial. Observará a sua participação dentro desta realidade.

CEESVO

2

Módulo 03.

Geografia Fundamental. Votorantim.

Votorantim Conhecendo Votorantim

Você sabe localizar Votorantim? Sabe onde está localizado? Você verá nos mapas abaixo, a localização de Votorantim no mundo. O município está situado no estado de São Paulo, a uma distância de aproximadamente 100 km da capital, tendo uma área de 177 Km.² dentro da Região de Administrativa de Sorocaba.

Agora que você já localizou Votorantim no mundo. Vamos estudar o município. O município de Votorantim faz limite a cinco outros municípios, entre eles Alumínio, Ibiúna, Piedade, Salto de Pirapora e Sorocaba, que são interligados pelas rodovias Raposo Tavares (SP-270) e Votorantim – Litoral Sul (SP-79) que liga Votorantim a Piedade.

CEESVO

3

Módulo 03.

Geografia Fundamental.

Votorantim Conhecendo Votorantim

Veja no mapa a seguir os municípios limites a Votorantim.

Indo de um bairro a outro de Votorantim, você logo perceberá as diferenças no relevo, ou seja, as subidas e descidas, muito comum nesta cidade, que dá a característica de uma topografia acidentada. É bom saber que Votorantim possui uma altitude média acima de 500 metros. Topografia: é a descrição de um lugar com seus acidentes geográficos. Altitude: é a altura medida em relação ao nível do mar. O relevo de Votorantim está numa área de transição entre as terras do Planalto Atlântico (Sul – direção a Piedade) e as suaves colinas da Depressão Periférica (Norte – direção a Sorocaba). Depressão: área do relevo situada abaixo do nível das próximas. As terras da Depressão Periférica Paulista estão em altitudes inferiores a 500 m. Observe a foto abaixo ela mostra que área urbana de Votorantim se encontra num vale

CEESVO

4

Módulo 03.

Geografia Fundamental.

Votorantim Conhecendo Votorantim

Você já observou que a Avenida 31 de Março não apresenta subidas e descidas acentuadas? Isso se dá porque o traçado da Avenida procurou acompanhar o contorno natural do rio. Sendo essa área um vale. Portanto, dentro da topografia da cidade, podemos dizer que esta é a área mais plana do relevo.

Vale: é uma planície a margem de um rio.

Importante: Município: é a área total, abrangendo a zona rural e a zona urbana. A cidade: é a área urbanizada, dentro do município.

Você saberia dizer qual é o principal rio que atravessa a cidade?
Encontro do rio Sorocaba com o rio Cubatão, próximo ao terminal João Souto.

Esse rio recebe o nome de Rio Sorocaba, forma a represa de Itupararanga (Light), na divisa com Ibiúna. O Rio Sorocaba ainda é muito importante para o município, para o abastecimento de água e geração de energia, incluindo nesse abastecimento também o município de Sorocaba.

Os rios e córregos que cortam Votorantim fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba, que pertence a Bacia do Tietê. Veja na página seguinte o mapa da hidrografia de Votorantim. CEESVO 5

Módulo 03.

Geografia Fundamental.

Votorantim Conhecendo Votorantim

Bacia Hidrográfica é o conjunto de
terras banhadas por um rio principal e seus

afluentes.

Importante saber que Votorantim possui uma vegetação de transição. Esta transição recebe o nome de Zona de Tensão, isto é, uma região onde ocorre o encontro de tipos diferentes de vegetação. No caso de Votorantim encontra-se o Cerrado e a Mata Atlântica. É bom conhecer algumas características do Cerrado e da Mata Atlântica. Cerrado - é a vegetação brasileira que mais se espalhou depois da Floresta Amazônica, predominando na região central do Brasil. Sua vegetação é formada por árvores baixas e retorcidas com folhas bem duras. Entre as árvores e arbustos espalham-se as gramíneas altas. Os solos são pobres e com deficiências minerais. CEESVO 6

Módulo 03.

Geografia Fundamental.

Votorantim Conhecendo Votorantim

Mata Atlântica - localiza-se junto ao litoral, com árvores altas e vegetação densa, com grande variedade de espécies vegetais. É a vegetação brasileira que mais sofreu devastações. Hoje só restam 8% da área original de Mata Atlântica. Dessa área 5,7% vem sendo destruída a cada ano que passa. Um exemplo disso é o Pau-Brasil em vias de extinção. Sabia que em Votorantim apenas 11% de sua área total apresenta vegetação original. Alguns exemplos remanescentes dessa vegetação são: o Angico, o Cambará, o Pau de Jacaré, a Sibipiruna etc.

Você sabia que: No Jardim da Prefeitura existe um exemplar de Pau-Brasil? Árvore muito importante dentro da história do Brasil, hoje praticamente extinta na natureza. Você precisa conhecê-la.

Mas você pode perguntar: E o restante? A área restante é ocupada pela agricultura, pastagens, plantio de eucalipto e área urbanizada. Existem na área do município, grandes plantações de eucalipto, muito utilizados pela indústria devido ao rápido desenvolvimento, mesmo em solo pobre como é o caso de Votorantim, que possui um solo pobre em nutrientes e sujeito a erosão. Devemos destacar que o eucalipto não é uma espécie nativa da região, nem mesmo brasileira ele é. A sua origem é australiana. A produção de eucalipto no município é de 160.000 m3, 80% dessa madeira é usada como lenha e 20% como postes. Como foi citado anteriormente, o solo de Votorantim é pobre e sujeito aos processos erosivos. O solo é classificado como areno-argiloso.
Assoreamento: amontoado de terras depositado no leito dos rios, diminuindo sua profundidade ou até mesmo mudando seu curso natural.

Plantação de eucalipto

Nas fotos, exemplos de processos erosivos, que contam com a ajuda do homem para a destruição do solo.

Um dos principais problemas causados por esse tipo de solo é o assoreamento, que ocorre principalmente no rio Sorocaba. Este é agravado pela ausência da mata ciliar, isto é , vegetação localizada nas margens e nas proximidades dos rios, que funcionam como proteção aos rios contra a erosão.

CEESVO

7

Módulo 03.

Geografia Fundamental.

Votorantim Conhecendo Votorantim

Importante saber que a destruição desta vegetação e o assoreamento são fatores que contribuem para as enchentes que ocorrem em Votorantim. Como se pode ver, no trecho em que o rio corta a cidade, a presença da Mata Ciliar é praticamente inexistente. Ao passar pelas ruas, avenidas e praças da cidade, você deve ter notado que a vegetação urbana é bem reduzida e com poucas espécies nativas. Isso acontece pela falta de planejamento, isto é, o plantio de árvores inadequadas ao espaço urbano, que com o tempo começam a causar uma série de problemas, tais como: entupimento de calhas, destruição de calçadas e ruas, rachaduras e trincas nas casas próximas, etc. O plantio de árvores é muito importante, porém adequadas aos espaços disponíveis ao seu desenvolvimento. Como exemplo, podemos citar que a Prefeitura iniciou em 1996 a reforma dos canteiros da Avenida 31 de Março e da Praça de Eventos, onde houve uma preocupação com a escolha de espécies adequadas ao espaço. Outra característica dessa paisagem é o clima tropical, com temperaturas médias em torno de 20ºC. Sendo o mês de janeiro o mais quente e julho o mais frio. O Clima Tropical apresenta duas estações do ano bem definidas: o verão chuvoso e o inverno quase seco, com pouca variação de temperatura. Note no gráfico abaixo que os meses de muita chuva coincidem com o verão, e as poucas chuvas com o inverno. Agora que você já estudou os aspectos físicos do município de Votorantim, vamos colocá-lo nesse espaço. Conheça a origem do povoamento de Votorantim: Fique sabendo que a partir de 1884, com a construção da usina hidroelétrica de Santa Helena e a fábrica de tecidos, começaram a chegar imigrantes vindos da zona rural. Mas qual o motivo dessa vinda? O principal motivo era a oferta de emprego para trabalhar na construção da usina e na estamparia. A partir da década de 40 a migração se acelera, porque as fábricas já instaladas no município necessitavam de mão-de-obra e com a 2ª Guerra Mundial esse processo ganha novo impulso. CURIOSIDADE
O nome do bairro Vossoroca é derivado da palavra “ Voçoroca”, que significa processo erosivo provocado pelas águas das chuvas.

CEESVO

8

Módulo 03.

Geografia Fundamental.

Votorantim Conhecendo Votorantim

Podemos dizer que esse impulso teve como conseqüência o aumento da população local, que começava a se fixar em áreas próximas às fábricas dando origem à novas vilas. Migração: é o deslocamento da população de uma região para outra, para estabelecimento de moradia. Você mora em Votorantim? Se você respondeu que sim, então você faz parte da população, ou seja, compõem o conjunto de habitantes do município. Votorantim soma hoje aproximadamente 100 mil habitantes, sendo que a maioria absoluta vive na zona urbana. Observe os gráficos abaixo: O que vemos nos gráficos pode ser explicado pela presença da indústria, que atraiu os habitantes para essa região. E você, em que área do município vive? Em 1991 a população tinha aproximadamente 70 mil habitantes. Com o número atual se aproximando de 100 mil habitantes, pode se observar que a população vem crescendo de maneira rápida e desordenada, gerando uma série de problemas para o município, tais como: ► Habitação : falta de moradia e a ocupação de áreas ilegais (áreas verdes); ► Crescimento desordenado de áreas urbanas; ► Problemas ambientais: poluição dos rios e devastação.
Vista Parcial do Centro de Votorantim

Área verde Jardim Serrano

É preciso ficar atento ao crescimento acelerado e à falta de uma infra-estrutura urbana adequada e queda na qualidade de vida. Infra-estrutura: é a soma das condições básicas para o bem estar da população.

CEESVO

9

Módulo 03.

Geografia Fundamental. Com certeza você já foi a Sorocaba!

Votorantim Conhecendo Votorantim

E pôde perceber como Votorantim está próximo a Sorocaba. Isso acontece porque o município de Votorantim era antigo distrito de Sorocaba, emancipado em 1965. Em vista disso, aconteceu de alguns bairros serem cortados pela divisa, ficando parte em Votorantim e parte em Sorocaba. Distrito: divisão administrativa de um município ou de uma cidade que geralmente abrange mais de um bairro.

Você conhece algum bairro onde isso aconteceu? Se não conhece, visite os bairros Green Valey, Novo Mundo, Jardim Tatiane etc. Neles, encontramos algumas casas em Sorocaba e com seu quintal em Votorantim, ou vice-versa. Esse processo que ocorre entre os municípios se dá pelo crescimento urbano e o desenvolvimento industrial.

Perceba nesta foto de Votorantim que Sorocaba aparece ao fundo. Chamamos o processo de união entre duas ou mais cidades de conurbação. Conurbação: processo de união física entre áreas urbanas, eliminando o espaço rural entre elas.

CEESVO

10

Módulo 03.

Geografia Fundamental.

Votorantim Conhecendo Votorantim

Qual a relação entre a indústria e o desenvolvimento urbano de Votorantim? Como atividade que deu origem a cidade, o setor industrial, típico de áreas urbanas, sempre foi o mais desenvolvido no município. Hoje junto com Sorocaba, Votorantim forma um dos principais eixos industriais do estado de São Paulo. Algumas indústrias compram (importam) matéria-prima de outros países, entre eles: Estados Unidos, Coréia do Sul, França, Alemanha e países do Mercosul. Nosso município possui um Parque Industrial bem diversificado e desenvolvido, produzindo desde papelão até equipamentos eletrônicos. Algumas indústrias são exportadoras de seus produtos à vários países do mundo, como Itália, Estados Unidos, inclusive para os países do Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul)), Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.
Saiba que... Em Votorantim está localizada a maior fábrica de cimento da América Latina, isso dá ao município o título de “Capital do Cimento”

Fiação Alpina

Ano de instalação de algumas indústrias em Votorantim: S.A Indústrias Votorantim – Tecidos .........1946 S.A Indústrias Votorantim – Cimento ........1948 Indústrias Têxtil Metidieri S.A – Tecidos....1951 S.A Ind. Votorantim – Papel transparente..1951

Atualmente existem em Votorantim mais de 130 empresa, como por exemplo: ►Votoran, (Grupo Votorantim) ►Vitopel. (Antiga Votocel) ►Splice, entre outras.

Você trabalha ou já trabalhou na indústria? Conhece alguém desempregado? Saiba que o desemprego hoje é um problema mundial, portanto, existe em Votorantim. Um dos motivos do desemprego é a diminuição de vagas na indústria, tendo como conseqüência um aumento no comércio informal. Comércio informal: é aquele que não está devidamente regulamentado, não está cadastrado no município, por isso não paga impostos. Andando pela Avenida 31 de Março e pelos bairros, você irá perceber que o número de ambulantes e pequenos estabelecimentos comerciais vem aumentando nos últimos anos.

CEESVO

11

Módulo 03.

Geografia Fundamental. Você costuma ir ao Carrefour?

Votorantim Conhecendo Votorantim

Então você deve saber que esse hipermercado, junto com o Shopping Esplanada, forma outro importante ponto de comércio muito utilizado pela população de Votorantim. O prédio que abriga este ponto comercial foi construído sobre a divisa de Votorantim e Sorocaba. LAZER E CULTURA Quanto ao lazer, Votorantim se beneficia por seus aspectos naturais, principalmente na Serra de São Francisco. Lembre-se que o município de Votorantim está localizado na referida Serra. A Serra de São Francisco possui várias cachoeiras, sendo que a mais conhecida é a Cachoeira da Chave, devido sua proximidade com o centro urbano de Votorantim. Também a represa de Itupararanga (Light) é usada para os esporte e lazer. Você as conhece?
Itupararanga (Light)

Além desses pontos turísticos, temos o Parque do Matão, localizado próximo ao centro da cidade, que abriga mais de 45 espécies de animais. A fauna da região tem uma grande variedade de animais de pequeno e médio porte, principalmente de aves, roedores e répteis. Como exemplo, podemos citar: gambá, capivara, seriema, etc.

Teatro Municipal Francisco Beranger

Praça da Matriz

No aspecto histórico cultural existe um destaque para a Capela da Penha, localizada a 12 km da cidade, construída no século XVII. Este é o principal marco histórico religioso de Votorantim. Há também o Teatro Municipal ”Francisco Beranger”, com capacidade para 280 pessoas, localizado na Av.Vereador Nilton Vieira Soares, s/nº, Centro. A população de Votorantim conta também com salas de cinema nos Shoppings próximos que ficam entre as cidades de Votorantim e Sorocaba. Não esquecendo da Praça de Eventos, palco da tradicional Festa Junina da cidade, que atrai milhares de pessoas da região. CEESVO 12

Módulo 03.

Geografia Fundamental.

Votorantim Conhecendo Votorantim

Embora o aspecto cultural do município não seja de primeiro mundo, Votorantim tem índice de mortalidade infantil comparável aos países desenvolvidos. Em 1984, de cada mil crianças nascidas no município, 85 morriam antes de completar um ano de idade. Duas décadas depois, precisamente 2005, esse índice caiu para 11 a cada mil crianças nascidas.
Mortalidade Infantil é o numero de crianças que morrem antes de completar um ano de vida.

Você saberia localizar o centro de Votorantim? Pois saiba que atualmente Votorantim não possui um centro característico como de outras cidades, tal como o de Sorocaba, onde se pode observar a presença de uma igreja matriz (catedral), a praça central, ruas e calçadas antigas sem recuo da calçada etc.

Centro de Sorocaba

A origem urbana de Votorantim deriva de bairros que se localizam juntos à antiga rua do comércio, hoje Avenida 31 de Março. Com o tempo os bairros cresceram e atualmente ocupam a região que é considerada o centro da cidade.

Região Central de Votorantim

CEESVO

13

Módulo 03.

Geografia Fundamental.

Votorantim Conhecendo Votorantim

Conclusões Votorantim tornou-se cidade no ano de 1965, e chegou ao desenvolvimento atual devido à sua industrialização. Localizada na Serra de São Francisco, Região Administrativa de Sorocaba. Sua população já se aproxima dos 100 mil habitantes. Conta com inúmeros e variados estabelecimentos comerciais e industriais. Possui características físicas que possibilitam a exploração turística.

Exercícios. Respondam em seu caderno: 1-Qual a principal atividade econômica de Votorantim? 2-Faça uma análise da mortalidade infantil em Votorantim. 3- Cite exemplos de problemas urbanos de Votorantim. 4- Quais são as características do relevo de Votorantim? 5- Dê duas diferenças entre o Cerrado e a Mata Atlântica. 6- O que é Mata Ciliar e qual a sua importância? 7- Como você explica migração? 8- Qual a relação entre a migração e o início do povoamento em Votorantim?

CEESVO

14

Módulo 03.

Geografia Fundamental.

Votorantim Conhecendo Votorantim

BIBLIOGRAFIA ADAS, Melhem. Geografia. São Paulo. Editora Ática, 1994. ALMANAQUE ABRIL. CD ROM, 8ª Edição, 2000.e 2004 BELTRAME, Zoraide Victoréllo. Geografia Ativa. São Paulo. Editora Ática, 1995. CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL, 1998. DIAMANTINO, Alves C. Pereira e outros, Ciências dos Espaço. São Paulo. Editora Atual, 1994 DIMENSTEIN, Gilberto. Aprendiz do Futuro. São Paulo. Editora Ática, 2000. ENCICLOPÉDIA ELETRÔNICA KOOGAN HOUAISS 2000 JORNAIS: Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Cruzeiro do Sul e Folha de Votorantim. LUCCI, Elian Alabi. Geografia. O homem no espaço global. São Paulo. Editora Saraiva, 1997. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estática. MAGNOLI, Demétrio e. Projeto de Ensino de Geografia. São Paulo. Editora Moderna, 2000. MÉDICI, Miriam de Cássia e. Coleção Nova Geração. São Paulo. Editora Nova Geração, 1999. MOREIRA, Igor. O espaço geográfico. São Paulo, Editora Ática, 1998. NIDELCOFF, Maria Teresa. A escola e a compreensão da realidade. São Paulo. Editora Brasiliense, 1990. OLIVA, Jaime. Espaço e Modernidade. Temas da Geografia Mundial. São Paulo. Editora Atual, 1995. PROFESSOR PC, Geografia, CD ROM REVISTAS: Veja, Isto é, Super Interessante, Época, Globo Rural. RODRIGUES, Rosicler Martins. As cidades brasileiras. São Paulo, Editora Moderna, 1995. SENE, Eustáquio de e. Espaço geográfico e globalização. São Paulo. Editora Scipione, 1998. SIMIELLI, Maria Helena. Atlas Geográfico. São Paulo. Editora Ática, 2000. TELECURSO 2000, Geografia, Vol. 1 e 2 . VESENTINI, J. William. Sociedade e Espaço. São Paulo. Editora Ática, 1997.

CEESVO

15

Módulo 03.

Geografia Fundamental.

Votorantim Conhecendo Votorantim

EQUIPE DE GEOGRAFIA CEESVO 2005

Jaime Aparecido da Silva Maria de Fátima Pinto Deise Quevedo Bertaco

COLABORAÇÃO PCP - Neiva Aparecida Ferraz Nunes Equipe de Geografia do CEESSO 2004 DIREÇÃO Elisabete Marinoni Gomes Maria Isabel R. de C. Kupper APOIO. Prefeitura Municipal de Votorantim.

CEESVO

16

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful