Eco-Sistema – Sistemas ecológicos e Permacultura eco.sistema@terra.com.

br (19) 3544-8144

Filtros Biológicos
Os filtros biológicos tratam a água da pia da cozinha. O primeiro passo para tratar a água através de organismos vivos é conhecer quais são as substâncias que são misturadas à água. Esta água contém restos de alimentos e sabão. Restos de alimento são um material muito fácil de tratar. O sabão; quanto mais simples for, melhor (nós utilizamos sabão de côco). A idéia geral deste sistema é transformar estes resíduos em recursos. A matéria orgânica e o sabão podem facilmente ser transformados em adubo para plantas.

Tanque anaeróbico:
Esta é a primeira etapa do sistema. Aqui temos um tanque que permanece sempre cheio de água, de modo a criar condições anaeróbicas. Para inocular o sistema com microrganismos anaeróbicos de modo a catalizar o processo de quebra da metéria orgânica, inoculamos o fundo do tanque com lodo de brejo. O lodo de brejo naturalmente contém microrganismos anaeróbicos (Nitrossomonas), que irão transformar a amônia de nosso resíduo em nitrito, através de um processo chamado de NITRIFICAÇÃO.

O processo:
Chamamos o design deste sistema de design celular. Isto por que o sistema é composto por 4 celulas diferentes, cada uma funcionando como uma entidade auto-suficiente, capaz de realizar uma ampla gama de processos, embora possuam habilidades específicas. No entanto, para a maior parte dos sistemas biológicos, especialmente organismos pluricelulares, cada celula é interligada e simultaneamente dependente de outras celulas, cada uma com suas próprias funções específicas. Essa estratégia de especialização e interdependência esta incorporada em nosso sistema de filtros biológicos. Cada tanque é uma celula, constituída por uma biologia singular formando um habitat único, geralmente autosuficiente. Conectando um tanque ao outro de modo que a água flua por todos eles, criamos um organismo vivo, onde as células trocam informações entre sí e realizam funções complementares.

Tanque aeróbico:
Esta é a segunda etapa do sistema. Aqui temos dois tanques de 200 litros em paralelo, funcionando alternadamente (funciona um de cada vez, enquanto o outro “descansa”). Estes tanques são filtros de areia simples, com pedras britadas no fundo, e a textura do material diminuindo até em cima, quando temos areia. As britas e a areia funcionam como um filtro físico, de partículas grosseiras que eventualmente passaram pelo tanque anaeróbico, e principalmente como um substrato para as bactérias aeróbicas (Nitrobactérias), que se agarram às pedras formando colônias. Neste tanque, a água entra por cima e passa respectivamente pela areia, brita pequena, brita média, brita grande e finalmente sai pelo fundo do tanque, rumo à próxima etapa do processo. As Nitrobactérias transformam o nitrito em nitrato em um ambiente aeróbico.

Eco-sistema – Sistemas ecológicos e Permacultura Para esclarecer suas dúvidas, faça contato pelo eco.sistema@terra.com.br ou pelo telefone (19) 3544-8144. Visite nossa página na Internet.

mais do que isso. Com o passar do tempo. britas no fundo e areia na porção superior. realiza-se uma retrolavagem e a célula é alimentada normalmente com o efluente.Eco-Sistema – Sistemas ecológicos e Permacultura eco. imitando o comportamento de um brejo natural. chegando à máxima eficiência quando os espaços porosos entre as pedras estão totalmente ocupados. Estas plantas utilizarão como alimento o nitrato que chegou junto com a água. e as bactérias simbiontes presentes em suas raízes continuarão o processo de transformação do efluente. onde ocorrem exatamente os mesmos processos.br (19) 3544-8144 Este tanque melhora seu rendimento à medida que as bactérias efetuam a colonização. Este mecanismo permite que continuemos utilizando este tanque por algum tempo realizando retrolavagens com frequência. Papirus) que são plantas que suportam condições anaeróbicas de solo e. faça contato pelo eco. As pedras e a areia secam. .sistema@terra. Aqui. Brejo construído: Este tanque foi feito com uma caixa d’água de 200 litros. injetam oxigênio da atmosfera no solo inundado.br ou pelo telefone (19) 3544-8144. O tanque tem a mesma composição do anterior.com. as retrolavagens vão ficando cada vez mais frequentes. e as colônias de bactérias morrem. Para evitar o entupimento e consequente transbordamento de efluentes. Quando chega o momento desta célula ser utilizada novamente. Sistema radicular: O sistema radicular das plantas de brejo funciona como habitat para bactérias que Eco-sistema – Sistemas ecológicos e Permacultura Para esclarecer suas dúvidas. plantamos plantas de brejo( Tabôa. além das pedras e areia. junco. ou seja. até que chega o momento de colocar esta célula para “descansar”e ativar a outra. Visite nossa página na Internet. Brejo construído tanques aeróbicos de material reciclado Neste tanque estão presentes bactérias conhecidas como Pseudomonas. instalamos neste tanque um mecanismo de retrolavagem.com.sistema@terra. causando o entupimento. que é liberado para a atmosfera. que transformarão o Nitrato em Nitrogênio em forma gasosa. A célula em descanso pára de receber efluentes e o material aí depositado sofre uma compostagem aeróbica. este tanque também trabalha sempre cheio d’água. No entanto.

As plantas e as bactérias ajudam umas às outras a sobreviver. O lago tem solo fértil no fundo.Esta foi uma premissa de design definida no início do projeto de nossa residência. . assim como os minerais solúveis (potássio e fósforo do sabão.Eco-Sistema – Sistemas ecológicos e Permacultura eco. As plantas produzem seiva com enzimas.com.com. faça contato pelo eco.sistema@terra. Além disso. Lago: O lago é o último estágio dos filtros biológicos. construído com ferrocimento. Visite nossa página na Internet. que são liberadas através de suas raízes para as bactérias. Lago com peixes Observações: Este sistema foi construído a partir de materiais disponíveis no local. de modo a investir mais em trabalho e menos em dinheiro. a água já está praticamente limpa. oriri. Neste estágio. sem resíduos orgânicos ou moléculas de sabão.br (19) 3544-8144 se alimentam de material orgânico em decomposição. plantas aquáticas submersas e peixes. nitrato da matéria orgânica) serão utilizados pelas plantas aquáticas. devido à instabilidade de não sermos proprietários do local. plantas aquáticas flutuantes (aguapé. alface d’água). e as bactérias utilizam este oxigênio em seus metabolismos. O excednte de água vaza do lago por um ladrão e cai no pé de uma aceroleira. e o restante de material orgânico em decomposição.br ou pelo telefone (19) 3544-8144. O lago funciona como um estágio de polimento da água. onde eventuais partículas decantarão.sistema@terra. as plantas bombeiam oxigênio da atmosfera para o solo. O ambiente é totalmente adequado para peixes ornamentais (Carpas e King’s). Eco-sistema – Sistemas ecológicos e Permacultura Para esclarecer suas dúvidas. Aqui temos um pequeno lago de 2000 litros de volume.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful