You are on page 1of 36

CASTMETA Informática
23/04/1999

Cast Informática Æ1990
Meta Informática Æ1985

¾Sede em Brasília
450 funcionários(2004)

Áreas de Atuação
™ DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS;

™ FÁBRICA DE SOFTWARE;

™ GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS - GED;

™ CONSULTORIA;

™ OUTSOURCING – MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA;

™ BUSINESS INTELLIGENCE;

™ BUSINESS TO BUSINESS (B2B).

Agir Localmente”. 9Expandir sua área de atuação. garantindo elevado grau de satisfação e retenção. “Pensar Globalmente. 9Ampliar seu portfólio de soluções. 9Fortalecer o relacionamento com os clientes. Metas e Objetivos 9Fortalecer a marca CASTMETA no mercado. 9Fortalecer as alianças estratégicas. Localmente .

Alguns Clientes ANATEL BANCO FIAT EUROPEU HGB AMCHAM CVM INFRAERO ANDIMA DPR LOCALIZA ANP FUJITSU STN FEBRABAN SERPRO BACEN PROCEDA TJ/DF TCU .

Banco Central) -Certificada ISO desde 1999 .2004 (Central de Risco .2002 -Workflow do ano .Principais Parceiros IBM PartnerWorld® Principais Prêmios .2003 -Prêmio e-finance .Empresa do Ano em GED .

também participa da área de melhoria contínua e metodologia.Processo de Engenharia de Software para Data Warehouse. atualmente envolvido em um projeto de Data Warehouse para a área de modernização de secretarias do Governo Federal. responsável pelo PENSO/DW . Na CastMeta. sistemas de call-center e telefonia através de voIP. peter.br .com. tendo atuado como Gerente de Tecnologia em empreendimentos na América do Sul que envolvia projetos para a área de televisão.mello@castmeta. Tem experiência na condução de projetos em nível nacional e internacional. além da condução do projeto em Data Warehouse. educação. PMP Gerente de Projetos na CastMeta.Peter Berndt de Souza Mello. desenvolvimento de sistemas administrativos.

• O PMBOK 2004 x o PMBOK 2000 (preview). PMBOK e o Rational Unified Process.Project Management Body of Knowledge como Framework para a Gestão de Projetos (destaque para a área de Tecnologia da Informação) • Panorama das áreas-chave definidas pelo Project Management Institute. • Exemplo ptático da adoção de estruturas do PMBOK em conjunto com o SW-CMM e o Rational Unified Process. • O Project Management Institute e as sessões no Brasil.Resumo: Esta apresentação irá abordar a Gestão de Projetos relacionada a adoção de práticas de gestão da qualidade sob a ótica do CMM. Tópicos principais: • PMBOK . .

Tópicos principais: • PMBOK . • O PMBOK 2004 x o PMBOK 2000 (preview). Material de Apoio: Conceituação de Projeto. Gestão de Projeto. PMBOK e o Rational Unified Process. . • O Project Management Institute e as sessões no Brasil. PMI. métricas.Resumo: Esta apresentação irá abordar a Gestão de Projetos relacionada a adoção de práticas de gestão da qualidade sob a ótica do CMM. riscos. . Frameworks. PMP. Métodos. PMBOK. RUP.Project Management Body of Knowledge como Framework para a Gestão de Projetos (destaque para a área de Tecnologia da Informação) • Panorama das áreas-chave definidas pelo Project Management Institute. erros. Processos... lições aprendidas. • Exemplo ptático da adoção de estruturas do PMBOK em conjunto com o SW-CMM e o Rational Unified Process. CMM.

dividido em 9 Áreas-Chave e 39 Processos. . Entradas. Cada processo inclui: Objetivos.Visão geral do PMBOK 2000 O PMBOK é um framework para a área de gestão de projetos. Saídas e Ferramentas.

Visão geral do PMBOK 2000 .

Visão geral do PMBOK 2000 O PMBOK não é nem MÉTODO e nem METODOLOGIA. ele é um conjunto de processos que funcionam como um framework. . Assim como o RUP.

Framework: • estrutura que suporta ou contém alguma coisa. Assim como o RUP. • modelo ou descrição de uma entidade complexa. . ele é um conjunto de processos que funcionam como uma framework. Visão geral do PMBOK 2000 O PMBOK não é nem MÉTODO e nem METODOLOGIA.

• estrutura que suporta ou contém alguma Assim como o RUP. responsáveis. e passos) e como ocorre sua integração com atividades de engenharia de software. Através da definição de como este framework deve ser detalhado (entradas. como uma framework. . ferramentas. Visão geral do PMBOK 2000 O PMBOK não é nem MÉTODO e nem Framework: METODOLOGIA. um conjunto de processos que • modelo ou descrição de uma entidade funcionam complexa. participantes. saídas. ele é coisa. é possível que se constitua um método/metodologia ou processo.

Ger. De Projetos e outras Disciplinas .

Ger. De Projetos e outras Disciplinas O PMBOK relaciona aquelas práticas que são geralmente aceitas PMBOK .

Ger. . Através deste PMBOK detalhe que se pode então construir uma metodologia. baseada no PMBOK. De Projetos e outras Disciplinas Cabe a organização que o utiliza adequar essas práticas à indústria onde se aplica.

• O RUP tem especial participação nos processos de Engenharia para sistemas Orientados a Objetos e também para os sistemas de Apoio à Decisão (B. • Os processos destas áreas são direcionados ao atendimento ao SW- CMM 2 e apoiados pelo RUP e PMBOK. sistemas com arquitetura orientada a objetos e para sistemas de apoio à decisão.I. / Data warehouse) . Gestão da Qualidade e Gestão de Configuração de Software. • O ponto comum de cada customização está nas áreas-chave: Planejamento e Acompanhamento Gestão de Requisitos. na prática • A Castmeta tem customizações especiais de seu processo de engenharia para sistemas em mainframe.Processo.

na prática No PENSO (Processo de Engenharia de Software da CastMeta). o PMBOK: Estabelece o mecanismo básico de integração entre processos de engenharia (baseados no RUP). atividades específicas para o atendimento ao SW-CMM-2 (em especial Gestão de Qualidade e Gestão de Configuração de Software) e atividades de planejamento dentro das áreas- chave sugeridas pelo PMI/PMBOK . Processo.

Processo. O SW-CMM estabelece premissas de controle e gestão que também influem na forma com que o RUP é customizado entre suas atividades de requisitos e engenharia. e Gestão de Configuração de Software. Gestão dos Requisitos. o SW-CMM: É a base para o detalhamento dos processos de Gestão da Qualidade. . na prática No PENSO.

na prática No PENSO. o RUP (Rational Unified Process): Estabelece o ciclo de vida do projeto para permitir o desenvolvimento de software através de iterações e resolução dos riscos de projeto o mais breve possível. 80% de todos os processos de ENGENHARIA dentro do PENSO irão refletir conceitos preconizados pelo RUP e só então são ajustados ao SW-CMM e PMBOK. . Processo.

.Processo. na prática O desenvolvimento de software com base a um processo adotado sobre os ciclos de vida dos projetos é o que irá possibilitar estabelecer a diferença entre o SUCESSO e o FRACASSO.

O PMBOK impõe um ciclo que tem 5 fases: Inicialização.. . Execução. • Ciclo de vida do Produto: Um produto é concebido. Este ciclo continua após o término do projeto. • Ciclo de vida do Projeto: fortemente influenciado pelo tipo de engenharia. por exemplo. Controle e Finalização. •A adoção do RUP irá sugerir o uso de um ciclo de vida por iterações.. Ciclos de Vida .. • Ciclo de vida de Gestão do Projeto: É o que garante a consistência entre o SW-CMM e o RUP. Planejamento.. construído. mantido.

Project Management Body of Knowledge • O que é Projeto ? • O que é Gestão de Projetos ? • O que é QUALIDADE ? .PMBOK 2000© .

• Envolve Gerenciar interesses e interessados.Project Management Body of Knowledge • O que é Projeto ? “Empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou um serviço único” • O que é Gestão de Projetos ? É “A aplicação de conhecimentos.PMBOK 2000© . • O que é QUALIDADE ? É a “totalidade de características de uma entidade que a torna capaz de satisfazer necessidades explicitas ou implícitas. duração. risco. com necessidades e expectativas diferentes.” • Envolve cuidar de exigências que competem entre si em termos de custo. qualidade e escopo.” . habilidades. ferramentas e técnicas com o objetivo de satisfazer os requisitos do projeto.

Project Management Body of Knowledge • Máximas do PMBOK: • 90% do tempo do gestor do projeto é gasto na obtenção e distribuição de informações. (indivíduos ou organizações que afetam ou serão afetados pelo projeto) • O Plano de Projeto é uma entidade VIVA e deve ser constantemente atualizado. • Não se deve dar ao cliente nem mais e nem menos do que aquilo que foi planejado. O ciclo entre planejamento/execução e controle deve acontecer continuamente por toda a vida do projeto. • Dividir para conquistar. . • As lições aprendidas são o fundamento para a melhoria contínua e o sucesso dos Projetos.PMBOK 2000© . A WBS (work breakdown structure / estrutura analítica do projeto) é o ponto de partida para o planejamento. • Deve-se conhecer ao máximo os “stakeholders” do seu projeto.

Ou melhor: justificam-se falhas de projeto pela falta de ferramentas: – É necessário colocar o processo a frente das ferramentas. Isso faz com que o risco seja máximo no início. • Confunde-se “Ferramental” com eficiência. • Quanto mais próximo do fim de um projeto. mais conhecemos sobre o problema. onde tudo é desconhecido. Assim. No entanto. no início também temos maior controle sobre o que é possível se fazer. devemos entender que embora há menor incidência de riscos ao fim do projeto.. Reflexões. estes podem ter maior impacto sobre os resultados: – Trate cada dia do projeto como um dos últimos dias de projeto! ..

temos medo de nos expor através de nossos erros e as lições aprendidas em um projeto raramente são documentadas.. .Reflexões. Reflexão (com dor): No Brasil..

Precisamos aprender a identificar. Isto significa ter Gerente de Projetos que registram suas lições aprendidas e Empresas que valorizam este aprendizado.. registrar e responder aos nossos erros..Reflexões. . Reflexão (com dor): No Brasil. temos medo de nos expor através de nossos erros e as lições aprendidas em um projeto raramente são documentadas.

COMUNICAÇÃO • Acompanhar problemas do dia-a-dia... patrocinadores. o amigo. . Ele tem sua hora de ser o negociador. o ponto de apoio. apresentar resultados. .. o líder. Um gerente de projetos é a imagem que constrói sobre si. o flexível.. técnicos e o publico em geral. discutir o cronograma. Precisa ser o exemplo. .. Um gerente de projetos precisa acertar o balanço entre o formal e informal. o chefe. curiosos. entre o que é detalhe e o que é genérico. reunir-se com usuários. existe até a hora de engolir sapo. Um gerente de projetos é o que ele fala. escreve.. • Para o Gerente de Projetos. o solucionador. o inflexível. o concessor.. expõe.. avaliar riscos em equipe. .

caracterizada por Grupos de Interesse Específicos (Governo. É um FRAMEWORK que pode atender os mais diversos projetos: da indústria farmacêutica à projetos de engenharia física. Trata-se de um guia com as melhores práticas reconhecidas por seus membros para apoiar as atividades de Gestão de Projetos. Aeroespacial. civil ou aeroespacial. etc). . TI.O Project Management Institute • O PMI é uma organização de profissionais. publicações. representa uma fonte de informações. com seções em mais de 40 países. apoio à colocação no mercado e o Programa de Certificação Profissional. • Para seus membros. simpósios. responsável pela criação de uma rede de conhecimento. responsável por normas. • O PMBOK é o seu produto mais conhecido. seminários.

inclusive em Editais para Licitações Públicas. O Brasil é o terceiro país no mundo em número de associados ao Project Management Institute. • Uma das vantagens desta certificação frente a outras é a de exigir a comprovação de “horas de vôo” em projetos. Isso não garante. . o PMI passou a se conhecido especialmente pelo seu Programa de Certificação Profissional.um certo exagero no valor deste certificado. Nos últimos 6 meses.PMP -Project Management Professional • No Brasil. o número de pessoas buscando a Certificação PMP cresceu mais de 30%. que estes profissionais certificados sejam “experts” e isso tem levado a encontrarmos . contudo. • A Certificação PMP já começa a aparecer como exigência na contratação de profissionais desta área.pelo menos no Brasil . Isso diminui a chance de encontrarmos profissionais certificados sem a experiência necessária em sua área de atuação.

No entanto temos que lidar com um “choque cultural” já que são baseadas na experiência de Projetos nos Estados Unidos. mas não cobre todo o conteúdo da prova de certificação para o PMI. Técnicas de Solução de Problemas. • Boa parte das questões envolvem experiências do dia-a-dia e podem ser resolvidas através do bom senso. Teorias da Organização. por exemplo. Técnicas de Resolução de Conflitos. apresentam exclusivamente dinâmicas de negociação e relacionamento com fornecedores dentro da realidade americana. Teorias de Motivação. . com um mínimo de 135 acertos. A disciplina de “contratos”. • A prova de certificação é composta por 200 questões de múltipla escolha e precisa ser concluída em 240 minutos.Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Contratos. PMBOK x Certificação Informações pertinentes Informações pertinentes • O PMBOK é a base. • Há questões que exigem cálculo mas são baseadas em fórmulas de fácil memorização e se relacionam principalmente ao Earned Value (cálculo do valor agregado em um projeto) • Alguns tópicos de importância: Responsabilidade Profissional.

com cerca de 15 horas de estudo por semana. PMBOK x Certificação Informações pertinentes Informações pertinentes • É necessário um bocado de “internalização” de conteúdos. • Sugere-se pelo menos 3 meses de dedicação. estamos formando o Clube PMP (http://www.clubepmp. Por esta razão.br) • No Clube. • A criação de grupos virtuais para a discussão de questões podem ser também muito úteis. é possível se encontrar: • Materiais variados para download • Fóruns e dicas para certificação • Textos e trocas de experiências com GPs de todo o Brasil. O PMPCards acompanha o CD deste evento. • Jogos de memorização. como o PMPCards.com. podem ser muito úteis durante o aprendizado. além da resolução de muitos exercícios através de simulados. .

.2004. Planejamento. Controle e Finalização. • Não vale para a certificação até 2006. • Apresenta 44 processos ao invés de 39. Execução. • Dá destaque a disciplina de Integração. única a ter atividades em todo o ciclo: Iniciação. PMBOK 2004 Informações pertinentes Informações pertinentes • Será lançado em Out.

br Informações sobre a CastMeta e seus processos de Engenharia de Software: peter.clubepmp.br PMBOK On-Line: http://www.com.com.com.mello@castmeta.br http://www.br/pmbok2000 .clubepmp.br http://www.com.mello@clubepmp.com. Contatos Informações sobre o PMPCards.castmeta. Clube PMP ou Frame-IT: peter.