You are on page 1of 30

Unidade I

GERENCIAMENTO DE
INFRAESTRUTURA

Prof. Victor Halla

O que é Infraestrutura ?

ƒ in.fra-es.tru.tu.ra
sf (infra+estrutura) 1 Parte inferior de
uma estrutura. (Fonte: Michaelis)
ƒ es.tru.tu.ra
sf (lat structura) 1 Organização das
partes ou dos elementos que formam um
todo. 3 Arquit Esqueleto ou armação de
um edifício. (Fonte: Michaelis)
ƒ Qual a infraestrutura mínima necessária
para construir uma casa?
ƒ Qual a infraestrutura mínima necessária
em uma cidade?

Qual objetivo da Infraestrutura ?

ƒ Fornecer conjunto de elementos
estruturais coerentes ou compatíveis
para suportar uma necessidade.
ƒ Os elementos podem ser:
ƒ Equipamentos;
ƒ Tecnologia;
ƒ Local;
ƒ Software;
ƒ Conhecimento;;
ƒ Pessoas;
ƒ Processos;
ƒ Etc.

Infraestrutura para Rede de Dados ƒ Necessária para permitir que equipamentos de redes possam compartilhar recursos. EIA . ƒ Sua complexidade depende do nível de confiabilidade esperada. TIA. ƒ Utiliza-se de normas internacionais para padronização: ANSI.

Em 2009 superou a barreira dos 160 milhões de usuários. Dados Voz . ƒ Uma das infraestruturas que mais crescem no Brasil.Infraestrutura para Telefonia Celular ƒ Permitem comunicação com membros da mesma rede e membros de outras redes. ƒ Disponibilizam recursos de voz e dados.

br . ƒ Não pode parar.Infraestrutura para Acesso Internet ƒ Rede possui um crescimento constante. Fonte: www. pois sistemas críticos dependem da internet.rnp.

Infraestrutura de Banda Larga x Conexão Discada ƒ Conexão Discada para acesso a Internet começou por volta de 1994. ƒ Usuário fazia conexões entre 2400kbps e 9600kbps. ƒ Banda Larga já permite hoje conexões residenciais superiores a 30Mbps. . ƒ RPN fazia uso de links de 64Kbps.

e) Pessoas não podem fazer parte da infraestrutura. d) O termo infraestrutura é utilizado apenas para soluções de alto desempenho. b) Muitas vezes o alto custo da infraestrutura inviabiliza a entrega da solução.Interatividade Sobre infraestrutura é correto afirmar que: a) O planejamento adequado da infraestrutura tem como principal objetivo padronizar a entrega da solução. . c) O custo da infraestrutura esta diretamente ligado a necessidade da solução.

ƒ É fundamental uma infraestrutura de distribuição! ƒ Questões relacionadas a logística são: ƒ Onde os produtos serão armazenados enquanto não chegarem ao cliente? ƒ Q Quando d os produtos d t podem d ser despachados? ƒ Como fazer com que o produto chegue ao cliente no menor prazo possível? . links de internet. ƒ Requer muito mais que cabeamento estruturado.Infraestrutura para Comercio Eletrônico ƒ Grande crescimento devido a facilidade e comodidade na compra. servidores.

ƒ Estudos indicam que esta categoria terá um grande crescimento nos próximos anos. ƒ Existem E i t softwares ft para criar i e gerenciar i o conteúdo de EAD. ƒ Chat. ƒ Geração e gestão de bases de dados.Infraestrutura para EAD ƒ E Estudo d a distância di â i tem provado d ser uma forma eficiente para o aprendizado. ƒ Vídeos. ƒ Algumas ferramentas utilizadas no EAD: ƒ Fóruns. Víd ƒ Wikis. ƒ Etc. ƒ Gestão de conteúdos (Recursos). .

ƒ Monitoração. ƒ Segurança. é o local onde são armazenadas. ƒ Etc. processadas e geridas as informações. ƒ Ar condicionado. . ƒ Links de Internet.Infraestrutura para Data Center ƒ D Data t CCenter t ou CCentro t d de Processamento de Dados (CPD). possuindo i d infraestrutura redundante no que diz respeito a: ƒ Energia Elétrica. ƒ São normalmente projetados para serem extremamente t t seguros.

Exemplos de Data Center Fonte: www.com .hp.

ƒ O ERP faz uso de uma única base de dados. conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning). ƒ Processos e técnicas de gerenciamento precisam ser aplicadas para obter eficiência na fabricação de software. atuando até na exportação. integrando todos os departamentos de uma empresa. ƒ Os softwares mais requisitados são de gestão integrada.Infraestrutura de Fábrica de Software ƒ O Brasil já possui diversas empresas com foco na fabricação de software. .

ƒ As exportações brasileiras devem ultrapassar US$ 500 milhões. .Necessidade de Exportação de Software ƒ Países como Índia e China vem enriquecendo com a exportação de software. ƒ Treinamentos. suporte e manutenção são outras formas de receita proveniente da exportação.

Interatividade Por que a mão de obra especializada é tão importante para a infraestrutura? a) Pois ajuda a monitorar e suportar a infraestrutura. b) Porque realiza todo o planejamento necessário. e) Porque cada solução. d) Porque consegue se antecipar a problemas. tem uma necessidade diferente. c) Porque reduz o custo da infraestrutura. precisando assim de mão de obra especializada. .

. seriam gerados 630 mil empregos na America Latina. ƒ Falta de profissionais pode gerar uma crise no setor. ƒ 15 mil vagas em aberto para desenvolvimento de software. ƒ Estudos indicam que entre 2006 e 2009.A Falta de Profissionais ƒ A Tecnologia da Informação esta em evolução constante. ƒ Mão de obra não consegue acompanhar o ritmo do crescimento.

ƒ Os profissionais de TI são uns dos mais bem pagos.Polemica no Mercado de TI ƒ Em algumas áreas existe uma diferença salarial muito grande. ƒ Basicamente podemos dividir TI em infraestrutura e desenvolvimento. .

Formação Contínua ƒ Tecnologia muda todos os dias. . ƒ Profissionais precisam se atualizar para atuar no mercado. ƒ Cursos e certificações são as formas mais comuns de atualização e reciclagem.

.. ƒ Tem com objetivo certificar o conhecimento de um individuo em determinada tecnologia e/ou produto.Certificações ƒ Hoje em dia. ƒ HP. ƒ Cisco. quase todos os grandes Vendors disponibilizam provas de certificação: ƒ Microsoft. ƒ Red Hat. ƒ Sun. ƒ IBM. ƒ Check Point.

deixando de lado conhecimento e vivência das competências comportamentais. ƒ A formação dos profissionais ocorrem em um curto espaço de tempo em detrimento da demanda. ƒ Empresas priorizam somente a ênfase no conhecimento técnico.O Despreparo do Profissionais ƒ Infraestrutura tem um crescimento expressivo. . ƒ Ambientes tem se tornado mais complexos.

ƒ Conhecimento do funcionamento básico. ƒ Aluno precisa aprender a aprender. ƒ Estudar SEMPRE ! ƒ Inglês .Competências Necessárias ƒ Boa formação básica = Sólida.

Interatividade Escolha a alternativa correta: a) Para trabalhar no mercado de TI. d) Existe uma grande demanda por profissionais de TI. c) Muitas vezes as certificações ajudam no aumento do salário. b) As certificações são formas de provar o conhecimento em determinada tecnologia ou produto. . o profissional precisa estar em constante atualização. e) Todas as alternativas anteriores.

Os Investimentos em TI ƒ Corresponde a quanto de dinheiro. tempo e recursos pretende se aplicar a uma infraestrutura. ƒ TI precisa suportar o negócio da empresa. . ƒ Exigem planejamento e previsão.

ƒ ROI = Lucro Liquido / Investimentos . ƒ Em quanto tempo recupero o investimento ? ƒ Pesquisa é fundamental para encontrar os sistemas mais eficientes e com maior retorno.Retorno do Investimento ƒ ROI = Return on Investiment.

Custo Total de Posse ƒ TCO = Total cost of ownership. ƒ TCO é consultado às vezes como ao custo de operação total. além do gasto para mantê- los. ƒ Estimativa financeira projetada para avaliar os custos diretos e indiretos sobre a compra de todo investimento importante. .

ibm.Exemplos TCO http://www-03.com/linux/RFG-LinuxTCO-vFINAL-Jul2002.pdf .

ƒ Virtualização. bancos vão aumentar o investimento em TI. .Investimento em TI no Brasil ƒ Segundo IDC. consolidação de infraestrutura e convergência TI-Telecom estão entre os principais focos.

de forma lógica e física. suportando os negócios da organização com regularidade e segurança. .Objetivo da Disciplina Oferecer recursos para gerir o departamento de TI .

d) Ajudam no calculo da probabilidade de prejuízo. . e) Reduzem a probabilidade de prejuízo.Interatividade Como o ROI e TCO pode orientar uma empresa na decisão por um produto ou tecnologia ? a) Maximizam os lucros obtidos. c) Identificam qual será o retorno do investimento e quanto a operação do produto e/ou tecnologia custará. b) O ROI e TCO não podem ser utilizados para esta finalidade.

ATE A PRÔXIMA! .