PLANIFICAÇÃO ANUAL DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA – 2°.

CICLO 6º ANO DE ESCOLARIDADE ANO LECTIVO DE 2009/2010 1° PERÍODO CONTEÚDOS Tema 1 – ADIÇÃO E SUBTRACÇÃO DE NÚMEROS REPRESENTADOS POR FRACÇÕES 1.1. Fracções 1.2. Fracções equivalentes 1.3. Adição e subtracção de números racionais 1.4. Propriedades da adição 1.5. Expressões numéricas Tema 2 – MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS RACIONAIS 2.1. Multiplicação de nºs representados por fracções 2.2. Propriedades da multiplicação 2.3. Potência de um número racional 2.4. Expressões numéricas e problemas 2.5. Divisão de números racionais 2.6. Expressões numéricas. Prioridade da multiplicação e da divisão. 2.7. Os números racionais na resolução de problemas. Tema 3 – PROPORCIONALIDADE DIRECTA 3.1. Razão como forma de comparação. 3.2. Aplicação das proporções. Regra de três simples. 3.3. Percentagem de uma quantidade. 3.4. Determinação de uma percentagem. 3.5. Escalas. 3.6. Proporcionalidade directa Avaliação e outras actividades . Tema 6 – ÁREAS. VOLUMES E CILINDRO DE REVOLUÇÃO 6.1. Área do paralelogramo. Área do triângulo 6.2. Área de figuras compostas 6.3. Circunferência e círculo. Elementos da circunferência 6.4. Perímetro de um círculo 6.5. Área do círculo 6.6. Problemas de áreas e perímetros 6.7. Volumes e capacidades 6.8. Volume de um cilindro 6.9. Planificação da superfície de um cilindro Avaliação e outras actividades Tema 7 - NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS: ADIÇÃO E SUBTRACÇÃO 7.1. Valor absoluto de um número. Números simétricos. 7.2. Comparação de dois números inteiros relativos 7.3. Adição e subtracção de números inteiros relativos Nº de tempos previstos 54 2° PERÍODO CONTEÚDOS Tema 4 – CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULOS 4.1. Desigualdade triangular 4.2. Construção de triângulos 4.3. Problemas com triângulos 4.4. Classificação de Quadriláteros 4.5. Paralelogramos 4.6. Polígonos e diagonais 4.7. Simetria real e em Matemática 4.8. Construção de figuras simétricas 4.9. Bissectriz de um ângulo Tema 5 – ESTATÍSTICA 5.1. Média de vários dados estatísticos 5.2. Moda dum conjunto de dados estatísticos 5.3. Introdução ao estudo das probabilidades Nº de tempos previstos 50 3° PERÍODO CONTEÚDOS Nº de tempos previsto 32

Avaliação e outras actividades

A planificação que se segue vai de encontro às competências gerais definidas no Projecto Curricular de Escola (cf. P.C.E. pp. 23,24, 25,26, 28, 29)

1

1º Período UNIDADE DIDÁCTICA: Operações envolvendo números racionais.
METODOLOGIAS/ SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1- Números racionais. - Fracções. - Comparação e ordenação de números. - Fracções equivalentes. - Adição e subtracção de números racionais; propriedades comutativa e associativa da adição. - Multiplicação de números racionais; propriedades comutativa, associativa e distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtracção . - Potência de expoente natural. - Inverso de um número ● Divisão de números racionais.

COMPETÊNCIAS

RECURSOS DIDÁCTICOS

●A compreensão global dos números e das operações (adição, subtracção e multiplicação e divisão) e a sua utilização de maneira flexível para fazer julgamentos matemáticos e desenvolver estratégias úteis de manifestação dos números e das operações. ●O reconhecimento dos conjunto de números racionais positivos, das formas diferentes de os representar e relacionar, bem como a compreensão das propriedades das operações em cada um desses conjuntos e a aptidão para usá-las em situações concretas. ●A aptidão para dar sentido a problemas numéricos e para reconhecer as operações (adição, subtracção e multiplicação) que são necessárias à sua resolução, assim como para explicar os métodos e o raciocínio usados.

● Utilização de materiais manipuláveis: sectores circulares ou barras fraccionadas. ● Actividades / exercícios seleccionados do manual. ● Actividades que favoreçam o desenvolvimento do cálculo mental, nomeadamente através da aplicação de propriedades das operações. ●A exploração de jogos numéricos, que proporcionando a prática do cálculo contribuam para desenvolver a imaginação e o raciocínio dos alunos. ● Resolução de problemas para calcular o quociente de dois números racionais absolutos representados de diversas formas. ● Leitura e escrita de expressões numéricas com todas as operações estudadas . ● Cálculo do valor de expressões numéricas com todas as operações estudadas Sectores circulares Barras fraccionadas Fichas de trabalho Jogos de fracções Barras coloridas Fichas de trabalho Jogos numéricos Máquina de calcular

● Expressões numéricas.

A planificação que se segue vai de encontro às competências gerais definidas no Projecto Curricular de Escola (cf. P.C.E. pp. 23,24, 25,26, 28, 29)

2

UNIDADE DIDÁCTICA: Proporcionalidade directa
COMPETÊNCIAS METODOLOGIAS/ SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM RECURSOS DIDÁCTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Proporcionalidade directa. - Constante de proporcionalidade directa. - Proporções. - Percentagem. - Escala.

●O reconhecimento de situações de proporcionalidade directa e a aptidão para usar o raciocínio proporcional em problemas diversos.

●Reconhecimento de situações de proporcionalidade directa, na vida real. ●Determinação da constante de proporcionalidade. ●Resolução de problemas que evolvam o conceito de proporcionalidade directa.

●A aptidão para trabalhar com percentagens e para compreender e utilizar as suas diferentes representações.

●A partir da noção de razão chegar ao conceito de proporção. ●Descoberta da propriedade fundamental das proporções. ●Reconhecimento de situações da vida real, para chegar à noção de percentagem. ●Interpretação de gráficos circulares relativos a percentagens. ●Resolver problemas da vida corrente que envolvam a aplicação directa de uma percentagem. ●Utilização e cálculo de escala de um mapa ou de um desenho.

Papel quadriculado Ficha de trabalho Máquina de calcular

A planificação que se segue vai de encontro às competências gerais definidas no Projecto Curricular de Escola (cf. P.C.E. pp. 23,24, 25,26, 28, 29)

3

2º Período UNIDADE DIDÁCTICA: Construção de triângulos
METODOLOGIAS/ SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 3- Construção de triângulos. Quadriláteros. Simetria em relação a uma recta. - Construção de triângulos. - Quadriláteros. - Classificação. - Propriedades dos paralelogramos. - Simetria em relação a uma recta. - Eixos de simetria. - Bissectriz de um ângulo.

COMPETÊNCIAS ●A compreensão dos conceitos de comprimento e perímetro, área, volume e amplitude, assim como a aptidão para utilizar estes conceitos na resolução e formulação destes problemas.

RECURSOS DIDÁCTICOS Instrumentos de medição e desenho: Régua Compasso Esquadro Transferidor Papel quadriculado Papel ponteado Palhinhas Clips Barras articuladas Ataches

● Construção de triângulos sendo dado: O comprimento dos lados; O comprimento de dois lados; A amplitude dos ângulo por eles formado; O comprimento de um lado e a amplitude dos ângulos adjacentes a esse lado. ●Classificação e descrição dos quadriláteros. ●Descoberta experimental das propriedades dos paralelogramos. ●Resolução de problemas numéricos e de traçado aplicando propriedades dos paralelogramos. ●Descoberta e desenho dos eixos de simetria de figuras geométricas simples. ●Construção, em papel quadriculado de figuras geométricas simples.

●A aptidão para utilizar a visualização e o raciocínio na análise de situações e na resolução de problemas em geometria.

A planificação que se segue vai de encontro às competências gerais definidas no Projecto Curricular de Escola (cf. P.C.E. pp. 23,24, 25,26, 28, 29)

4

UNIDADE DIDÁCTICA: Cilindro de revolução
METODOLOGIAS/ SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

COMPETÊNCIAS

RECURSOS DIDÁCTICOS Régua

2- Cilindro de revolução. O círculo. - Planificação da superfície do cilindro. - Perímetro do círculo

●A aptidão para realizar construções geométricas e para reconhecer e analisar propriedades das figuras geométricas recorrendo a materiais manipuláveis

●Construção da planificação da superfície de um cilindro de altura e diâmetro dados. ●Descoberta por via experimental, da fórmula que relaciona o perímetro de um círculo com o seu diâmetro. ●Resolução de problemas aplicando a fórmula do perímetro do círculo.

Fita métrica Compasso Objectos cilíndricos Papel colorido Fio Máquina de calcular

UNIDADE DIDÁCTICA: Áreas. Volumes.
METODOLOGIAS/ SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM ●Descoberta experimental das fórmulas das áreas do triângulo e do paralelogramo. ●Resolução de problemas que envolvam áreas de triângulos e de paralelogramos. ●Resolução de problemas que envolvam o cálculo da área do círculo utilizando a fórmula. ●Resolução de problemas ligados à vida real que envolvam o cálculo do volume do cilindro. ●Pequenas actividades relativas ao cálculo do volume de cilindros (ou capacidades em situações concretas).
A planificação que se segue vai de encontro às competências gerais definidas no Projecto Curricular de Escola (cf. P.C.E. pp. 23,24, 25,26, 28, 29)

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

COMPETÊNCIAS ●A aptidão para calcular áreas de rectângulos, triângulos e círculos assim como volumes de paralelepípedos e de cilindros, recorrendo ou não a fórmulas em contexto de resolução de problemas.

RECURSOS DIDÁCTICOS

7- Áreas. Volumes. - Áreas do: - Triângulo; - Paralelogramo; - Círculo. Volume do cilindro

Geoplano Elásticos Instrumentos medição de

Máquina de calcular

5

3º Período UNIDADE DIDÁCTICA: Estatística

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

COMPETÊNCIAS ●A predisposição para recolher e organizar dados relativos a uma situação ou a um fenómeno e para os representar de modos adequados, nomeadamente através de tabelas e gráficos e utilizando as novas tecnologias.

METODOLOGIAS/ SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

RECURSOS DIDÁCTICOS

6- Estatística. Recolha, organização interpretação de dados. - Moda e média aritmética e

●A aptidão para ler e interpretar tabelas e gráficos à luz das situações a que dizem respeito e para comunicar resultados das interpretações feitas ●A aptidão para realizar investigações que recorrem a dados de natureza quantitativa, envolvendo a recolha e a análise de dados e elaboração de conclusões. ●A compreensão das noções de frequência absoluta e relativa e aptidão para calcular estas frequências em situações simples. ●A compreensão das noções e moda e de média aritmética, bem como a aptidão para determiná-las e para interpretar o que significam em situações concretas. ●A sensibilidade para criticar argumentos em dados de natureza quantitativa.

●Recolha e organização de dados relativos a preferências dos alunos. ●Construção de tabelas de frequência e gráficos de barras a partir de dados fornecidos ou recolhidos pelos alunos. ●Leitura e interpretação da informação contida em tabelas ou gráficos. ●Identificação da moda e cálculo da média aritmética. ●Interpretação da média aritmética num dado contexto. Ficha de trabalho Computador

A planificação que se segue vai de encontro às competências gerais definidas no Projecto Curricular de Escola (cf. P.C.E. pp. 23,24, 25,26, 28, 29)

6

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful